Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

depois de chatear o importador e o instalador, vão-me montar a valvula de segurança nas aguas sanitarias que nem sequer estava.

quanto ao vaso não os consigo convençer, para já!

para já vamos meter a valvula de segurança e o manometro de pressão (pago por mim)
com a certeza que se a valvula disparar temos de colocar o vaso!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm
Localização: benavente (peniche)

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por henriquefala »

caros amigos voltando a carga em relação ao vaso de expansão e como ja fiz noutras ocasioes em relação a solarhart ca vai a resposta de um fabricante em relação a instalação de vaso de expansão.embora esteja totalmente contra a minha atitude profissional pois acho que faz parte das boas praticas de instalação e trata se de mais um elemento de segurança para o deposito pois como ja referi anteriormente ja vi depositos totalmente destruidos porque a valvula de segurança nao actuou.

«a sonnenkraft não vê nada contra a instalação de um vaso de expansão no circuito secundário, embora não seja um elemento vital para a segurança do sistema, visto que existe a válvula de segurança, pode ser vantajoso visto que pode impedir que a válvula de segurança seja actuada, e haja um desperdício de água.»


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por cblfreitas »

depois de chatear o importador e o instalador, vão-me montar a valvula de segurança nas aguas sanitarias que nem sequer estava.


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

bom vou reportar o meu caso:

no sabado, a instalação já foi posta em funcionamento, e funcionou por algumas horas e parou com erro: provavelmente o fio do sensor das placas que ficou mal ligado.
felizmente, até lá, aqueceu bem a agua, que hoje, (2º) ainda tenho agua quente no deposito.

material parece bom, mas muito cuidado com o instalador (e como proprio representante) pois senão a minha instalação iria ficar com variados problemas alguns apenas se manifestariam com o tempo.

para já:
faltava a valvula de segurança sanitaria.
faltava o vaso sanitário (mandado colocar as minhas custas, pois a marca não se chegou à frente)
pessima instação electrica do modulo solar (valvula de três vias electrica + termoestato). e quando digo pessima refiro-me a perigosa mesmo!!
valvula de três vias meia avariada (vai ser substituida hoje)
ligação do sensor das placas exposta e enxertada no exterior com cabo telefonico e manga retratil (uma camada apenas) e sem qualquer outra proteção. (em negociação para corrigir este tema.
abertura para passagem dos tubos do primario para o interior sem qualquer isolamento, ou seja com o tubo a poder roçar no cimento e infiltrações (e cobre + cimento + chuva não me merece uma ideia com futuro.)

depois foi pedida uma derivação após a misturadora para a mq de lavar. ligaram logo à saida do deposito (95º). se eu não reparo nisso, só certamente mandava a mq para o galheiro!!!


os problemas tem estado a ser resolvidos pelo instalador , mas clientes com menos conhecimentos poderão ter problemas).


vamos ver o que mais me espera...
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

mas clientes com menos conhecimentos poderão ter problemas).
é a selecção natural a funcionar.
Porreiro, pá!


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

report de funcionamento:

depois de reparado o fio do sensor e trocada a valvula misturadora que tinha defeito o painel ficou a funcionar novamente.

durante o dia de ontem: dia da chuvada bem forte, tenho a dizer que mesmo assim o painel aqueceu a agua +18º:

a agua passou de 34º de manhã para 52º à noite. note-se que o sensor se encontra na parte mais baixa do deposito sendo que na parte mais alta certamente tenho mais temperatura.

não está mau atendendo que desde 5º passada (à 6 dias) que tenho a caldeira desligada
e os paineis só funcionaram 2 dias sendo u o dia da chuvada!!

o rendimento para já parece-me bom!!

para perceber mais o o que se passa dentro do deposito , arranjei um termometro electronico daqueles que medem a temperatura ambiente numa sonda com fio.

a sonda meti-a no outro sitio que o deposito tem para ter sonda, a cerca de 2/3 da altura, para a segunda serpentina (que não uso) e assim passei a ter noção de que a temperatura de uma quantidade relativamente significativa de agua.

tambem (mas isso requer bricolagem), retirei o sensor de temperatura ambiente e meti-o ns ponta de um fio. encostei-o à saida da misturadora para ter noção da temperatura de saida da agua.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

boas noticias portanto. isto quer dizer que, normalmente, desde março a outubro não deves ter problemas o que justifica fortemente o investimento que fizeste
dezembro, janeiro e fevereiro são os meses que têm os dias mais nublados e mais curtos, de resto...
a chuva pouco importa, desde que alguma parte do dia tenha uma boa radiação.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por antonio-leal-43 »

system32 Escreveu:àntonio,
o que é essa coisa vermelha no deposito??
é que no meu tem apenas uma tampa de plastico com um tampão por baixo
cumpr,
jb
viva,

antes de mais, as minhas desculpas pela minha ausência prolongada. isto de ser pai tem muito que se lhe diga, e esta época de doenças é muito ocupante para pais....

sr. system 32.
certamente já se terá esclarecido. a coisa vermelha a meio de depósito é a resistência eléctrica. quando se opta por resistencia eléctrica, a tampa de plástico é retirada e é colocada a resistência.

quanto à válvula de segurança, essa vem no kit, logo não é necessário negociar, nem devia ser necessário fazer pressão no instalador. na documentação fornecida pela pme-link, está bem claro que entre outros elementos, o kit integra uma válvula de segurança, logo, têm que instalar e mais nada...
acerca do vaso de espanção secundário nada é referido, logo, vai apenas da boa vontade do instalador/negociação.

lamento que a sua instalação não tenha corrido da melhor forma. como disse já atrás, não tenho nada a dizer da minha instalação, e até agora, ainda não tive necessidade de usar o apoio, mesmo durante os dias de chuva e céu nublado que já houve.
por isso a minha opinião, é, mais do que optar por uma boa marca, é mesmo optar por um instalador de confiança. o equipamento pode ser cinco estrelas, mas se estiver mal montado então a qualidade extra pode não servir de muito.


quanto ao vaso de espanção, tenho uma pergunta para quem souber responder:
o que é que acontece se o termostato da resistencia avariar, e a resistencia começar a aquecer sem parar? quais são os órgãos de segurança que vão actuar? como é que vai ser o comportamento do vaso de espanção?

nota final: após instalação do sistema solar, coloquei redutores de caudal nas torneiras, de modo a gastar menos água quente e aumentar assim o rentimento do depósito. uma vez que já não uso esquentador, o caudal de água quente pode agora ser tão baixo quanto possível, aumentando assim a durabilidade da água quente acumulada no depósito solar.

cumprimentos,
antonio


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

boas,
realmente não ccoreu lá muito bem, mas já está tudo resolvido. ainda ontem foram mudar a sonsa das placas com um fio sem emendas directo até ao controlador. e meterem uma caixa de derivação para esconder as ligações electricas feitas com terminais de aparafusar.
tambem eu ainda não necessitei de energia de apoio: realmente o rendimento parece-me bom!!

quanto à sua duvida, se o termoestato não desligar, a temperatura sobe muito, e a valvula de segurança vai disparar e certamente retirará toda a pressão em excesso do deposito. claro que o deposito vai para o lixo, pois as temperaturas vão no minimo derreter o isolamento e provavelmente danificar o proprio deposito! custo bem alto.

e atenção onde a valvula de segurança irá verter a agua em excesso. se for para o chão prepare-se para um inundação!

eu tambem tenho redutores de caudal (já tinha), assim poupa-se agua ( fria ou quente)

já agora , qual a temperatura maxima que já viu no deposito??

é que o meu não passa dos 60º e segundo o instalador é mesmo assim, embora vai falar com o importador para ver se se pode aumentar um pouco (80º era bom) a temperatura.

assim ganhava-se mais alguma margem para os dias nublados como hoje!!

cumpr,
jb,


antonio-leal-43 Escreveu:
system32 Escreveu:àntonio,
o que é essa coisa vermelha no deposito??
é que no meu tem apenas uma tampa de plastico com um tampão por baixo
cumpr,
jb
viva,

antes de mais, as minhas desculpas pela minha ausência prolongada. isto de ser pai tem muito que se lhe diga, e esta época de doenças é muito ocupante para pais....

sr. system 32.
certamente já se terá esclarecido. a coisa vermelha a meio de depósito é a resistência eléctrica. quando se opta por resistencia eléctrica, a tampa de plástico é retirada e é colocada a resistência.

quanto à válvula de segurança, essa vem no kit, logo não é necessário negociar, nem devia ser necessário fazer pressão no instalador. na documentação fornecida pela pme-link, está bem claro que entre outros elementos, o kit integra uma válvula de segurança, logo, têm que instalar e mais nada...
acerca do vaso de espanção secundário nada é referido, logo, vai apenas da boa vontade do instalador/negociação.

lamento que a sua instalação não tenha corrido da melhor forma. como disse já atrás, não tenho nada a dizer da minha instalação, e até agora, ainda não tive necessidade de usar o apoio, mesmo durante os dias de chuva e céu nublado que já houve.
por isso a minha opinião, é, mais do que optar por uma boa marca, é mesmo optar por um instalador de confiança. o equipamento pode ser cinco estrelas, mas se estiver mal montado então a qualidade extra pode não servir de muito.


quanto ao vaso de espanção, tenho uma pergunta para quem souber responder:
o que é que acontece se o termostato da resistencia avariar, e a resistencia começar a aquecer sem parar? quais são os órgãos de segurança que vão actuar? como é que vai ser o comportamento do vaso de espanção?

nota final: após instalação do sistema solar, coloquei redutores de caudal nas torneiras, de modo a gastar menos água quente e aumentar assim o rentimento do depósito. uma vez que já não uso esquentador, o caudal de água quente pode agora ser tão baixo quanto possível, aumentando assim a durabilidade da água quente acumulada no depósito solar.

cumprimentos,
antonio
Última edição por system32 em terça nov 03, 2009 11:16 am, editado 1 vez no total.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

quanto ao vaso de espanção, tenho uma pergunta para quem souber responder:
o que é que acontece se o termostato da resistencia avariar, e a resistencia começar a aquecer sem parar? quais são os órgãos de segurança que vão actuar? como é que vai ser o comportamento do vaso de espanção?
com o aumento de volume correspondente ao aumento de temperatura, a pressão vai aumentando. o vaso de expansão vai acomodando essa diferença até atingir o ponto de taragem da válvula de segurança. nessa altura esta abre e liberta a pressão.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por antonio-leal-43 »

viva,
obrigado pelas respostas.
estará então certo afirmar que o vaso e a válvula de segurança são dois elementos complementares. o vaso protege de pequenos aumentos de pressão (segurança primária), e a válvula protege para grandes aumentos de pressão (segurança secundária).

mais uma questão: conheço uma pessoa que retirou a válvula de segurança do termoacumulador, para evitar que esta estivesse continuamente a verter água. ao retirar a válvula de segurança, retirou também a válvula anti-retorno. desta maneira, a rede de água é que etá a absorver os aumentos de pressão provocados pelo termoacumulador, uma vez que a rede é infinitamente grande, e que a regulação de pressão é feita nos sistemas dos smas. alguém me sabe dizer qual o inconveniente desta montagem?
system32 Escreveu:boas,
já agora , qual a temperatura maxima que já viu no deposito??
é que o meu não passa dos 60º e segundo o instalador é mesmo assim, embora vai falar com o importador para ver se se pode aumentar um pouco (80º era bom) a temperatura.
assim ganhava-se mais alguma margem para os dias nublados como hoje!!
o meu depósito já ultrapassou os 70º em dias de sol (finais do verão). nesses dias, verifiquei que após os painéis arrefecerem, a bomba arrefeceu o depósito até aproximadamente 65º (colocando o glicol a circular já depois do sol se ter posto) mas não arrefeceu abaixo dos 65º.
o que o instalador me disse, é que o depósito absorvia o calor dos painéis até atingir 90º. aos 90º a bomba pára, e os painéis podem entrar em estagnação (por exemplo no pico do verão). no fim do dia, o depósito é arrefecido até aos 65~70º.
quanto à programação da centralina, já tentei encontrar os manuais na net mas ainda não consegui. parece-me que essa informação está bem protegida pela marca.
no entanto já pude experimentar que, no modo de tempo de trabalho "hp" e premindo durante vários segundos a tecla de cima da centralina, esta entra num modo "escondido", e parece-me que é possível ter acesso ao modos de programação. como não tenho os manuais da centralina, não quis arriscar, mas será certamente aí que se podem fazer as programações desejadas.
penso que o modo programado actualmente será certamente o modo mais eficiente e/ou o modo mais optimizado em termos de durabilidade vs potência ganha. mas também concordo que com uma programação personalizada se possa tirar um pouco melhor partido do sistema, como por exemplo, permitir maior temperatura no inverno (maior rendimento) , e menor temperatura no verão (maior durabilidade).

cumprimentos,
antonio


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por CrOhN »

antonio-leal-43 Escreveu:viva,


mais uma questão: conheço uma pessoa que retirou a válvula de segurança do termoacumulador, para evitar que esta estivesse continuamente a verter água. ao retirar a válvula de segurança, retirou também a válvula anti-retorno. desta maneira, a rede de água é que etá a absorver os aumentos de pressão provocados pelo termoacumulador, uma vez que a rede é infinitamente grande, e que a regulação de pressão é feita nos sistemas dos smas. alguém me sabe dizer qual o inconveniente desta montagem?

antonio
inconvenientes, não vejo nenhum. mas acho que cada instalação de água já tem uma valvula anti-retorno antes do contador. embora já tenha visto situações em que não funciona.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por manuelcar »

mais uma questão: conheço uma pessoa que retirou a válvula de segurança do termoacumulador, para evitar que esta estivesse continuamente a verter água. ao retirar a válvula de segurança, retirou também a válvula anti-retorno. desta maneira, a rede de água é que etá a absorver os aumentos de pressão provocados pelo termoacumulador, uma vez que a rede é infinitamente grande, e que a regulação de pressão é feita nos sistemas dos smas. alguém me sabe dizer qual o inconveniente desta montagem?
desgraça à vista, como é evidente. as mesmas leis da física que não permitem que o tanque acomode o aumento de volume também se aplicam à rede de abastecimento. retirar o último elemento de segurança que impede a explosão do tanque em caso de pressão excessiva é ignorante e irresponsável (!).
e mesmo que não haja explosão, a redução do tempo de vida útil do tanque deve impedir mesmo os mais optimistas de tentarem semelhante aventura.
entre colocar um vaso de expansão e remover a válvula de segurança, eu sou dos que gosta de reflectir bem...
Porreiro, pá!


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

o meu sistema nem aquece mais do que os 60º pura e simplesmente para!!

o instalador não lhe deixou o manual do controlador??
tenho lá umas folhas com a programação, tenho de ver melhor os promenores!
antonio-leal-43 Escreveu:viva,
obrigado pelas respostas.
estará então certo afirmar que o vaso e a válvula de segurança são dois elementos complementares. o vaso protege de pequenos aumentos de pressão (segurança primária), e a válvula protege para grandes aumentos de pressão (segurança secundária).

mais uma questão: conheço uma pessoa que retirou a válvula de segurança do termoacumulador, para evitar que esta estivesse continuamente a verter água. ao retirar a válvula de segurança, retirou também a válvula anti-retorno. desta maneira, a rede de água é que etá a absorver os aumentos de pressão provocados pelo termoacumulador, uma vez que a rede é infinitamente grande, e que a regulação de pressão é feita nos sistemas dos smas. alguém me sabe dizer qual o inconveniente desta montagem?
system32 Escreveu:boas,
já agora , qual a temperatura maxima que já viu no deposito??
é que o meu não passa dos 60º e segundo o instalador é mesmo assim, embora vai falar com o importador para ver se se pode aumentar um pouco (80º era bom) a temperatura.
assim ganhava-se mais alguma margem para os dias nublados como hoje!!
o meu depósito já ultrapassou os 70º em dias de sol (finais do verão). nesses dias, verifiquei que após os painéis arrefecerem, a bomba arrefeceu o depósito até aproximadamente 65º (colocando o glicol a circular já depois do sol se ter posto) mas não arrefeceu abaixo dos 65º.
o que o instalador me disse, é que o depósito absorvia o calor dos painéis até atingir 90º. aos 90º a bomba pára, e os painéis podem entrar em estagnação (por exemplo no pico do verão). no fim do dia, o depósito é arrefecido até aos 65~70º.
quanto à programação da centralina, já tentei encontrar os manuais na net mas ainda não consegui. parece-me que essa informação está bem protegida pela marca.
no entanto já pude experimentar que, no modo de tempo de trabalho "hp" e premindo durante vários segundos a tecla de cima da centralina, esta entra num modo "escondido", e parece-me que é possível ter acesso ao modos de programação. como não tenho os manuais da centralina, não quis arriscar, mas será certamente aí que se podem fazer as programações desejadas.
penso que o modo programado actualmente será certamente o modo mais eficiente e/ou o modo mais optimizado em termos de durabilidade vs potência ganha. mas também concordo que com uma programação personalizada se possa tirar um pouco melhor partido do sistema, como por exemplo, permitir maior temperatura no inverno (maior rendimento) , e menor temperatura no verão (maior durabilidade).

cumprimentos,
antonio
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por Ferra »

manuelcar Escreveu:
mais uma questão: conheço uma pessoa que retirou a válvula de segurança do termoacumulador, para evitar que esta estivesse continuamente a verter água. ao retirar a válvula de segurança, retirou também a válvula anti-retorno. desta maneira, a rede de água é que etá a absorver os aumentos de pressão provocados pelo termoacumulador, uma vez que a rede é infinitamente grande, e que a regulação de pressão é feita nos sistemas dos smas. alguém me sabe dizer qual o inconveniente desta montagem?
desgraça à vista, como é evidente. as mesmas leis da física que não permitem que o tanque acomode o aumento de volume também se aplicam à rede de abastecimento. retirar o último elemento de segurança que impede a explosão do tanque em caso de pressão excessiva é ignorante e irresponsável (!).
e mesmo que não haja explosão, a redução do tempo de vida útil do tanque deve impedir mesmo os mais optimistas de tentarem semelhante aventura.
entre colocar um vaso de expansão e remover a válvula de segurança, eu sou dos que gosta de reflectir bem...
concordo e acrescento que se houver uma obstrução do tubo de água fria devido a incrustações ou algo que se desprenda ou acumulação de areia em alguma curva? enfim, algo fora do normal que esteja a impedir o retorno para a rede? epá, se eu tivesse válvula de segurança o tanque não tinha explodido!...
tipico tuga!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


rolex00
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta nov 18, 2009 12:01 am

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por rolex00 »

boas,
agradecia a vossa ajuda, estou a ponderar a instalação de um sistema igual ao que está em discussão. no entanto tenho uma caldeira a gás que abastece um sistema de aquecimento central com radiadores de chapa assim o aquecimento de aguas sanitárias.
- questão, é possivel conciliar os dois sistemas? tenho alguma vantagem? de que forma?

obrigado, agradeço a vossa ajuda


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

por ventura terá o mesmo que eu tenho (só que eu não tenho ligado a parte do aquecimento central).

a caldeira pode servir, para alem do aquecimento central, para aqs, mas pode ser de duas maneiras: ou como esquentador de chama modulante e sem chama piloto (como a minha) que aquece a agua a uma temperatura especificada variando o tamanho da chama, util quanto tdemos 30º no deposito e só queremos aquecer mais 15º. ou como um outro circuito de aquecimento ligado a uma segunda serpentina no deposito.

estes depositos tem essa segunda serpentina , e a centralina pode controlar o sistema todo.

é claro que poupas mais gas se a caldeira for do tipo esquentador.
tens é quie pedir o modulo solar...


rolex00 Escreveu:boas,
agradecia a vossa ajuda, estou a ponderar a instalação de um sistema igual ao que está em discussão. no entanto tenho uma caldeira a gás que abastece um sistema de aquecimento central com radiadores de chapa assim o aquecimento de aguas sanitárias.
- questão, é possivel conciliar os dois sistemas? tenho alguma vantagem? de que forma?

obrigado, agradeço a vossa ajuda
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


rolex00
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta nov 18, 2009 12:01 am

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por rolex00 »

sim a caldeira é uma riello, tipo esquentador, é analógica. tem duas posições: aquecimento de águas sanitárias ou as + aquecimento central.

o que me dizes é que posso poupar gás devido á utilização do aqs em conjunto. no entanto não vou conseguir optimizar a parte de aquecimento central.

e vale o investimento em aqs?


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por system32 »

não percebi é se a caldeira tem chama modulante, se sim podes certamente, senão, é mais complicado, pois ou acertas manualmente a potencia da mesma, com frequencia, ou arriscas-te a aquecer demasiado (ou de menos) a temperatura da agua. podes sempre utilizar a resistencia como apoios.

o meu conselho: fala com eles directamente e pede para irem a tua casa ver inloco os promenores.

cumpr.



rolex00 Escreveu:sim a caldeira é uma riello, tipo esquentador, é analógica. tem duas posições: aquecimento de águas sanitárias ou as + aquecimento central.

o que me dizes é que posso poupar gás devido á utilização do aqs em conjunto. no entanto não vou conseguir optimizar a parte de aquecimento central.

e vale o investimento em aqs?
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


Autor do tópico
antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
Localização: Sintra

Re: Programa Energia Solar - Sonnenkraft SCE300 (C.F.)

Mensagem por antonio-leal-43 »

rolex00 Escreveu:no entanto não vou conseguir optimizar a parte de aquecimento central.
e vale o investimento em aqs?
viva,
este sistema está concebido apenas para aqs (tanto quanto sei)
para aquecimento central é necessário um sistema diferente, e a construção tem de estar previamente preparada para isso.

system32 Escreveu:podes sempre utilizar a resistencia como apoios.
no meu caso estou a usar a resistencia como apoio, e liguei-a a primeira vez na primeira semana de novembro. durante a primeira semana de funcionamento, o custo foi inferior a 1 euro.
a resistencia liga das 5h30 às 7h00 da madrugada (horário de vazio), e a água mantém-se quente durante todo o dia, o suficiente pelo menos para 3~4 banhos ao fim do dia.

cumprimentos,
antonio

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”