INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

nfgb
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 26, 2018 10:55 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por nfgb »

Olá,

Sei que já passou algum tempo desde este post, mas queria fazer algo semelhante ao que o pagf fez. Contudo como não sou expert no assunto tenho algumas dúvidas, nomeadamente:
- que fios cortar (ou melhor que componente é a sonda), já abri e vi que placa que nem tem muitos componentes, suspeito que seja um em forma de cilindro mas queria ter a certeza antes de "dar cabo" dela.
- que tipo de fio acrescentar?
- qual o comprimento máximo do fio a acrescentar?
- tenho um termossifão chromagen, que julgo que não tem orifício para colocar uma sonda, neste caso onde posso colocar a sonda?

Obrigado,
pagf Escreveu: terça nov 17, 2009 11:01 pm olá a todos,
sou novo aqui no fórum e espero dar o meu contributo com a minha experiencia (microgeração e térmico).

o meu sistema solar térmico é ts 200l da vulcano ao qual adaptei uma “estação meteorológica” sem fios do "lidl" que dá para medir a temperatura interior e exterior (o custo rondou os 10 euros), não sei se todos os ts tem, mas o meu acumulador tem um orifício na lateral do depósito para colocar uma sonda. o que eu fiz foi abrir o aparelho que supostamente se coloca perto da janela para medir a temperatura exterior, cortei os fios da sonda e acrescentei um bocado de fio para este não estar junto ao ts, à chuva... e coloquei-o no sotão, assim tenho as 2 temperaturas visíveis no outro aparelho “estação meteorológica”, a exterior (que é da água) e a interior da casa.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por t3lmo »

Eu optei por instalar um sensor de temperatura com sonda e display LCD (3€, eBay): https://www.ebay.co.uk/itm/Digital-LED- ... 2870372132
Cortei a ponta da sonda, fiz uma puxada de 4 metros até ao cifão, encostei a sonda na zona exterior do ânodo da resistência.
O display coloquei no quadro: https://www.instagram.com/p/9gjHiAJQhM/
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por claudiof »

Viva,

Fiquei interessado por esta solução low cost... pode explicar ou mesmo meter foto de como fez isto

> encostei a sonda na zona exterior do ânodo da resistência.

Está mesmo encostado do lado de fora do depósito?


nfgb
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 26, 2018 10:55 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por nfgb »

t3lmo Escreveu: quarta nov 28, 2018 10:26 am Eu optei por instalar um sensor de temperatura com sonda e display LCD (3€, eBay): https://www.ebay.co.uk/itm/Digital-LED- ... 2870372132
Cortei a ponta da sonda, fiz uma puxada de 4 metros até ao cifão, encostei a sonda na zona exterior do ânodo da resistência.
O display coloquei no quadro: https://www.instagram.com/p/9gjHiAJQhM/
Obrigado t3lmo, eu na realidade queria uma solução totalmente automatizada. Já tenho uma solução de automação baseada num raspberry pi que de acordo com a radiação solar, etc, liga ou ou não a resistência, mas como deve calcular não tem grande precisão. Na realidade bastava saber a temperatura dá água do depósito para isto ficar perfeito. E já percebi que consigo capturar o sinal da estação meteorológica do lidl (via rf) e que tem bastante alcance pelo nem precisava de um fio muito longo. Assim só me faltava ligar a estação ao depósito. Neste caso o visor até era o que menos me interessava porque conseguiria sempre consultar essa informação no telemóvel ou no pc.
No limite até poderia comprar esse e tentar ligar ao raspberry pi, mas com os meus parcos conhecimento de eletrónica não me parece que vá longe.

Outra questão na zona exterior do ânodo da resistência, dá uma noção precisa da temperatura dentro do depósito?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por t3lmo »

Então para automatizar bastaria instalar um Sonoff TH16 e fica tudo na app da cloud, temperatura e configurações.

No meu caso com o sensor encostado, dá-me um valor muito aproximado da temperatura da água que sai nas torneiras (o que me basta).
No verão o valor é muito superior (80ºC) ao que desce para casa pois tenho uma válvula misturadora termoestatica na saída do sistema.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


nfgb
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 26, 2018 10:55 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por nfgb »

t3lmo Escreveu: quarta nov 28, 2018 10:15 pm Então para automatizar bastaria instalar um Sonoff TH16 e fica tudo na app da cloud, temperatura e configurações.

No meu caso com o sensor encostado, dá-me um valor muito aproximado da temperatura da água que sai nas torneiras (o que me basta).
No verão o valor é muito superior (80ºC) ao que desce para casa pois tenho uma válvula misturadora termoestatica na saída do sistema.
Isso parece-me muito interessante! Já utilizou? é que parece bom de mais para o preço! Só mais uma questão, o relay pode ficar dentro daquela tampa do depósito onde está a resistência ou teria ficar numa sitio mais protegido, ficando apenas o sensor lá dentro e teria que arranjar uma extensão para o fio?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por t3lmo »

Sim, eu tenho assim com o sensor dentro da tampa do depósito e 4 metros de cabo até ao relay dentro do quadro, pois este tem que ter sinal de wifi da casa para poder estar online.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


nfgb
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 26, 2018 10:55 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por nfgb »

t3lmo Escreveu: quarta nov 28, 2018 11:07 pm Sim, eu tenho assim com o sensor dentro da tampa do depósito e 4 metros de cabo até ao relay dentro do quadro, pois este tem que ter sinal de wifi da casa para poder estar online.
Sinal wifi até acho que tenho no telhado porque está perto do router. A minha dúvida tinha a ver com o facto poder estar mais exposto à humidade.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por t3lmo »

Se puderes evitar colocar elétrónica que não seja IP65 no exterior, tanto melhor.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


nfgb
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 26, 2018 10:55 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por nfgb »

t3lmo Escreveu: quinta nov 29, 2018 12:02 pm Se puderes evitar colocar elétrónica que não seja IP65 no exterior, tanto melhor.
No limite posso usar uma caixa destas (https://www.itead.cc/sonoff-ip66.html) certo?
Já agora onde é que arranjaste a extensão para o cabo do sensor? Pelo que vi o sensor só tem um metro de comprimento.


nfgb
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 26, 2018 10:55 pm

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por nfgb »

nfgb Escreveu: segunda dez 03, 2018 4:00 pm
t3lmo Escreveu: quinta nov 29, 2018 12:02 pm Se puderes evitar colocar elétrónica que não seja IP65 no exterior, tanto melhor.
No limite posso usar uma caixa destas (https://www.itead.cc/sonoff-ip66.html) certo?
Já agora onde é que arranjaste a extensão para o cabo do sensor? Pelo que vi o sensor só tem um metro de comprimento.
Dá para usar um destes https://www.amazon.co.uk/kenable-Bands- ... V4F2T&th=1? Eu sei que é para AV mas pelo menos o conector é o mesmo e há quem compre juntamente com o sensor da sonoff...

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: INSTALAÇÃO DE UM um manometro de temperatura

Mensagem por t3lmo »

Cortei o cabo do sensor nas pontas e liguei a cabo elétrico normal de 1,5mm2.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”