Estruturas para paineis solares

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

boas

acaba de ser instalado o meu ts 200l wikora
para minha surpresa não vi estrutura nenhuma, apenas um suporte para o depósito e duas longarinas que suportam os paineis. devido a um engenhoso estratagema deram cerca de 35º de inclinação aos paineis. fui informado pelo instalador que mesmo assim a factura, da marca porque a marca debita ao instalador que por sua vez debita ao cliente, trazia debitado uma estrutura. segundo ele ligou e falou com o fornecedor a expor a situação. o que me faltava era ainda ter que pagar a estrutura e não a ter. pelo que sei o caso foi levado à administração.
o material aplicado é rigorosamente o mesmo se os paineis ficassem com a inclinação do telhado

vou pôr aqui um esquema, rudimentar, do mesmo. a longarina da parte mais elevada do painel está fixa à estrutura do depósito, mas, é movel. basta aliviar um parafuso e os paineis ficam com a inclinação necessária, isto antes de estarem ligados ao deposito. acham justo ter de pagar um extra de 200 e tal euros?
Esquema.pdf
(43.76 KiB) Transferido 4116 vezes
Inté


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Tó Miguel »

acham justo ter de pagar um extra de 200 e tal euros?
é claro que não!... mas o que acontece é eles comprarem o kit completo, apesar de darem preços diferentes, no entanto se existe um parcelar na proposta, cada um compra o que quer, desde, que ao assinar a proposta seja referenciada essa resalva.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Njay »

a enrepo (wikora) tem no seu site desenhos de estruturas que vende (e que os instaladores podem usar ou não), não será uma dessas?

eu entretanto espero já ter o meu "problema" resolvido, ainda não vos posso contar como foi porque ainda não está efectivado, mas se tudo correr como está previsto e prometido devo pagar cerca de 40€ pela "estrutura".
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

njay Escreveu:a enrepo (wikora) tem no seu site desenhos de estruturas que vende (e que os instaladores podem usar ou não), não será uma dessas?

eu entretanto espero já ter o meu "problema" resolvido, ainda não vos posso contar como foi porque ainda não está efectivado, mas se tudo correr como está previsto e prometido devo pagar cerca de 40€ pela "estrutura".
boas
não o instalador também ficou surpreendido porque, foi a 1ª que lhe apareceu. e é instalador oficial da enrepo. como ele está a par da luta que tenho travado acerca disto, e ao ver o material que tinha para aplicar também não achou correcto que ma debitassem. o material em si da estrutura era o mesmo se os paineis ficassem com a inclinação do telhado
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

boas

por mim este assunto está encerrado

estrutura = 0,00€

não posso deixar de agradecer ao instalador energiclima, de me ter ajudado e entercedido por mim junto do fornecedor e que levou a este desfecho.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

boas

além disso de extras só paguei o termómetro e o cabo para o mesmo. ligaram a resistência e puseram um dijuntor. acho que isolaram também as valvulas que ficaram expostas e os acessórios, pelo menos disseram que o faziam e eu acredito.
tempo da montagem, dia e meio.
Inté


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por jmsf »

boas
se pudesses colocar ai umas fotos para vermos melhor
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

boas
sábado se estiver bom tempo vou tirá-las

mas ponho-as no outro tópico - wikora 200l diário
Inté


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por c_s_amaral »

o pagamento das estruturas como um extra é uma atitude tipicamente portuguesa em que as empresas estão sempre a tentar encontrar um "buraco" para ganhar mais uns cobres.

é mais do que obvio que o "espirito da lei" era colocar os paineis em casa dos clientes sem custos adicionais, segundo as regras definidas.

em lado nenhum, no meu contrato se diz que ao escolher telhado inclinado já não tenho direito a uma estrutura. a unica coisa que isso significa é que os paineis são para instalar num telhado inclinado.

se eu escolhi telhado inclinado, é porque o meu telhado é inclinado. não faz sentido escolher telhado plano, só para não pagar a estrutura para telhado inclinado.


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por jmsf »

caro amigo c_s amaral

leiam com atenção o topico
ninguem disse que se escolher telhado inclinado nao tera direita a estrutura, mas que ao escolher essa opção a estrutura que vem é para os paineis ficarem assentes no telhado conforme a inclinação e orientação que ele tiver

quando se fala de estruturas extra é para dar a inclinação orientação certas aos paineis

agora o que lhe posso dizer é que em certas marcas ao escolher telhado plano essa estrutura dá para adaptar em um telhado inclinado logo não tera nada a pagar

outras marcas não dá e aí tera que pagar uma estrutura que andará sempre na ordem dos 150€ (máximo p/ ts 300lts)

agora como td na vida á clientes e clientes e há instaladores e instaladores
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Njay »

jmsf Escreveu:outras marcas não dá e aí tera que pagar uma estrutura que andará sempre na ordem dos 150€ (máximo p/ ts 300lts)
já me pediram 250€+iva para uma estrutura de re-orientação para um ts200.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por PaulOL »

njay Escreveu:
jmsf Escreveu:outras marcas não dá e aí tera que pagar uma estrutura que andará sempre na ordem dos 150€ (máximo p/ ts 300lts)
já me pediram 250€+iva para uma estrutura de re-orientação para um ts200.

viva!

já agora, se não é descrição, para que marca?

obg.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

boas

eu continuo a achar que quem tiver um telhado virado a sul, e que só necessita da estrutura para dar a inclinação correcta, não deveria pagar nada. felizmente no meu caso imperiou o bom senso e não paguei. os paineis têm que ficar com a inclinação correcta. é a mesma coisa que comprar uma bicicleta sem pneus. ela sem eles anda, mas não anda bem. e seria um absurdo ter de os pagar à parte!
Inté


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por jmsf »

lrds Escreveu:boas

eu continuo a achar que quem tiver um telhado virado a sul, e que só necessita da estrutura para dar a inclinação correcta, não deveria pagar nada. felizmente no meu caso imperiou o bom senso e não paguei. os paineis têm que ficar com a inclinação correcta. é a mesma coisa que comprar uma bicicleta sem pneus. ela sem eles anda, mas não anda bem. e seria um absurdo ter de os pagar à parte!
boas
é obvio que se for só para dar a inclinação não tera que pagar
aí entrará a astucia do instalador de maneira a os custos serem os menores
quem estiver a pagar pela estrutura par dar a inclinação ideal esta a ser levado
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Njay »

o instalador da aosol pediu-me 250€ + iva para a estrutura de orientação. e só me disse o preço 2 ou 3 dias antes do dia em que era suposto começar a instalação. deixei a instalação em stand-by enquanto eu analizava a questão.

comecei por pedir informações sobre essa estrutura, desenho técnicos, materiais de que era feita mas nunca me enviou nada.

liguei para a marca e disse-lhes que achava um valor absurdo, perguntei se não era possível adaptar a estrutura que já vinha com o kit e disseram-me que não, pedi contactos de outros instaladores que eles tivessem mas negaram-mos. perante a minha insistência em que queria contactos para ter outras opiniões a conversa subiu ligeiramente de tom e o senhor do outro lado acabou por dizer simplesmente apenas "porque não pode ser". pessoalmente não aceito nada só "porque é assim", e apesar de me ter dito que ia falar com o instalador para saber mais detalhes e ver o que poderia fazer, percebi nesse momento como é que se ia acabar por resolver o assunto. dias mais tarde ainda me ligou para dizer que tinha falado com o instalador e que este tinha reduzido o valor para 200€ + iva. ya...

entretanto liguei para outras marcas a pedir opiniões sobre estruturas e orçamentos e descobri que em geral as marcas pedem aos seus instaladores para ir ver potenciais locais de instalação e ninguém cobra nada por isso. foram 3 instaladores de marcas diferentes lá a casa ver; o 1º levava-me se bem me lembro quase 200€, o 2º nunca me chegou a enviar uma estimativa e o 3º levava-me 40€ (wikora) e então fiquei-me por aí. este instalador da wikora foi aliás dos 4 o único que analizou realmente a situação e que quis ver ao pormenor a estrutura do telhado.

entretanto fui adiando a instalação do aosol até saber dos orçamentos das outras marcas. quando tive o de 40€ simplesmente liguei para a pmelink e pressionei para me mudarem de marca, argumentando que apesar de haver essa ressalva sobre estrutura de orientação paga à parte no contracto, não era justo chegar a vias de facto e cobrarem-me mais quase 30% sobre o valor total que paguei pelo sistema, e para o qual tinha o meu orçamento. também não podia ser obrigado a ficar com o fornecedor que me cobra mais 30% quando outro fornecedor me cobra apenas mais 4% para um produto similar. inicialmente disseram-me que que não havia mudanças de marca, mas pressionei-os e deram-me contactos do departamento comercial para falar directamente; mas acabou por não ser necessário no final processou-se tudo só através da linha telefónica de atendimento.

depois de várias semanas (atrasos por problemas no atendimento da pmelink), lá me deram resposta positiva e efectuou-se então a mudança de marca. tive que expôr a questão 3 vezes porque de cada vez que o fazia aparentemente nada ficava registado no sistema deles, e quando passadas 2 ou 3 semanas eu voltava a ligar para saber o que se estava a passar, não tinham informação nenhuma. passei-me por completo. só quando ligava para lá é que as coisas avançavam. depois da 3ª vez comecei a ligar para lá horas depois só para confirmar que ainda estavam a par da questão e tinham os dados todos. quando comecei a fazer este "acompanhamento diário" lá a coisa andou depressa.

no final da chamada que me fizeram da pmelink a dizer que já estava confirmada a mudança de marca, a senhora referiu já assim "de saída" que se calhar eu já não ia era ter direito ao apoio do governo porque ia fazer novo contrato já em 2010 e ainda não se sabia se haveria apoio este ano. saltou-me a tampa outra vez e disse-lhe que isso não podia ser de forma alguma pois todo o problema não foi originado por mim, e cheguei mesmo a dizer-lhe que tinha que ter o apoio nem que o estado tivesse que criar um decreto-lei só para o meu caso, lol. a senhora lá me disse que ia verificar melhor a questão e que me ligava no dia seguinte sem falta até às 11h e assim fez dizendo que afinal estava tudo bem que ia ter direito ao apoio.

entretanto eles lá fizeram a mudança de marca, sem necessidade de nenhuma intervenção minha, e o sistema ainda só vai começar a ser montado esta semana por ocupação do instalador. vamos lá a ver se corre tudo sem mais precalços até ao fim.

continuo a achar que o aosol deve ser um excelente sistema (e levezinho!), mas infelizmente as coisas não caminharam para aí.

bom, depois desta longa descrição, só tenho a dizer que se fosse público que as marcas não cobram por "vistorias" iniciais, ao contrário do que está escrito nas regras do programa (do que me lembro de ler), ninguém teria problemas com esta história da estrutura. afinal é o que faz sentido, num mercado livre como o nosso e havendo vários fornecedores as pessoas têm o direito não só de escolher entre os vários como de saber à partida exactamente qual será o custo do produto.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por lrds »

njay Escreveu: 40€ (wikora) e então fiquei-me por aí. este instalador da wikora foi aliás dos 4 o único que analizou realmente a situação e que quis ver ao pormenor a estrutura do telhado.
boas

se tens acompanhado este tópico sabes que a minha marca é a mesma que a tua. e quiseram-me cobrar cerca de 238,00€ pela mesma estrutura que agora te vao aplicar por 40,00€.
mas tu tiveste sorte resolveste o problema em poucas semanas eu andei cerca de 6 meses, e a pmelink não mexeu um dedo para resolver o assunto.
tive um final feliz porque acabei por não pagar nada, devo-o ao instalador que acompanhou todo o processo e pressionou a marca.
a estrutura da wikora pra telhado inclinado é a mesma se os paineis ficarem com a inclinação do telhado ou se for necessário dar alguma inclinação, como foi o meu caso. não sei porque te estão a cobrar 40,oo€. de qualquer modo se calhar nesta altura e por causa desse valor não vale a pena levantar mais «poeira» senão ainda atrasas a coisa mais. fizeste uma exelente escolha já que desde que tenho «essa coisa» no telhado não falou água quente.
Inté


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Njay »

sim, eu sei que a tua marca é a mesma que a minha. eu cheguei à enrepo porque andei à procura de estruturas e eles são a única marca (representante) que tem apresentam no site estruturas como productos. o valor de 238€ + iva deve ser de facto o preço da estrutura, pois comecei por contactá-los no sentido de saber preços para adquirir uma estrutura caso fosse mais barata do que a dos 250€ + iva que me estavam a pedir. infelizmente não era (pediram-me cerca de 264€, tendo em conta que não sou instalador deles e que ainda assim me faziam uma "atençãozinha"). no entanto foram bastante prestáveis e atenciosos e foram eles que acabaram por me propôr falarem com o instalador da minha zona para ele ir ver o caso ao local sem qualquer custo.

tanto quanto sei o instalador vai pedir a estrutura para telhado plano e adaptá-la ao meu telhado. o teu caso pode ser mais simples e por isso ter sido possível usar a estrutura de telhado inclinado que vem com o kit, mas o meu está bastante desviado, quase 45º do sul e tem que ter mais inclinação. o sistema vai ser mesmo montado "com rotação" face ao telhado, não se trata apenas de montar o painel "direitinho" e dar-lhe mais inclinação "ao alto". este meu caso deve ser dos "piores" no que toca a orientação. uma das coisas que o instalador esteve a fazer tirar medidas ao telhado, pois quando rodas o sistema tens que ter um apoio do telhado (viga) nos 4 cantos da estrutura, o que pode não ser possíve/fácil em todos os telhados. por acaso o meu até se adapta bem a isso porque em vez de ter vigas verticais com "ripas" horizontais onde assentam as telhas, é todo feito de vigas horizontais onde assentam as telhas (logo é forte e tem vigas pouco espaçadas); caso contrário teria provavelmente que levar uns "pés" a atravessar o telhado e a assentar no chão do sotão (um dos instaladores disse-me logo que era o que ia fazer).

é verdade que não levou 6 meses como o teu caso, mas ainda assim levou uns meses. era originalmente para ter sido montado na 3ª semana de janeiro.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Njay »

já foi há meses e já não me lembrava, os tais 40€ nem são por causa da montagem, são para uns suportes de fixação da estrutura ao telhado, porque a estruturaa de telhado plano não as tem (não precisa delas, bastam uns parafusos para a fixar).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por Patalhetas »

e agora ??
pois é, muito se tem falado aqui no antes .... mas ainda ninguem falou no depois!
passou se um ano após a montagem do meu painel, solarhart, mas nem tudo corre bem, comecemos pelo início.
logo na montagem o instalador exegiu o pagamento adicional de 16m de tubo multicamada num total de 26m instalados, e ainda queriam isolar o mesmo tubo que ficou no interior da casa com isolamento com protecção uv, bla bla que custava uns 5€ o m/l salvo erro. disse que não queria tal coisa, pois como não ficava exposto ao exterior não havia nessecidade, lá puseram o isolamento normal, mas como não tinham o indicado tiveram de cortar o mesmo de forma a caber no tubo.
com o passar dos meses reparo pouca eficiencia dos mesmos, nos dias de pouco sol, quase sem agua quente, fui confirmar a inclinação não chega aos 20gº de inclinação 19,5. ora como a inclinação ronda os 40gº ..... morando eu no algarve .......
hoje foi feita a 1ª manutenção anual, vieram 2 tecnicos, subiram ao telhado, vasaram um pouco de glicol, adicionaram o mesmo verificaram as valvulas, lavaram o painel, nem verificaram a resistencia, se estava a funcionar.
no final pediram me 25€
perguntei o porquê ? foi do glicol, pois é um produto de desgaste !!!! toma
mas afinal ??? qual a tabela de preços aplicada ? qual foi a quantidade usada ? qual o preço/ litro ?

acham isto normal ?
quanto a inclinação, que acham que devo fazer ?

obrigado
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Estruturas para paineis solares

Mensagem por mamilcar »

boas patalhetas

penso que a inclinação ideal, embora isto seja discutivel, é a "latitude - 5º" ( no caso de faro 37,5º-5º= 32,5º de inclinação).

relativamente à minha manutenção, por coinsidencia também realizada hoje, foi feita a verificação prevista no contrato não havendo necessidade de trocar qualquer componente pelo que, no meu caso, não paguei nada. ainda falei na possibilidade de substituir o isolamento da tubagem exterior mas afirmaram que, pelo menos este ano, não era necessario dado que o mesmo estava em boas condições.

nota: o contrato de garantia prevê que a substituição de componentes (glicol, isolamento, valvulas, ...etc) fica a nosso cargo pelo que não estranho que tenhas pago o glicol...agora se é caro ou barato...não sei.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”