Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

fónix!! ontem a água estava a 87º e de manhã a 69º.
Inté

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por fyntas »

diz-nos hoje qual é a járda
aposto ai para os 94º...


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

por acaso não chegou aos 90º. hoje é que eu penso que irá para essa marca, porque ontem foi dia de piscina e só eu é que tomei duche, e hoje de manhã esta va a 78º. o liquido solar não tem um limite de temperatura? de qualquer forma penso que não haverá mesmo no pico do verão muitos dias mais quentes. haverá é dias um pouco mais compridos e isso é que vai fazer subir a temperatura.

hoje, como trabalho perto de casa, vou ver a temp. ao meio dia para comparar com o final da tarde, curiosidade.

já agora uma observação, aquando da instalação falei no vaso de expansão para o secundário ao instalador. respondeu-me que no caso dos termossifões os acumoladores não enchiam totalmente, criando uma bolsa de ar com alguns litros, que permitia absorver as dilatações da água.
isto tem alguma lógica?
para mim talvez, depende da colocação do tubo da saida da água. se estiver um pouco abaixo do cimo, e deve estar, talvez tenha lógica. só quem tenha visto um acumulador «por dentro» é que poderá dizer alguma coisa.
Inté


c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por c_s_amaral »

lrds Escreveu:já agora uma observação, aquando da instalação falei no vaso de expansão para o secundário ao instalador. respondeu-me que no caso dos termossifões os acumoladores não enchiam totalmente, criando uma bolsa de ar com alguns litros, que permitia absorver as dilatações da água.
isto tem alguma lógica?
tenho algumas duvidas que isso possa acontecer, porque a grande maioria dos ts que existem usam a pressão da rede para trabalhar e para isso o deposito tem de estar sempre cheio.
no meu caso (solahart), a saida fica em cima e se não entrar água não sai nada.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

afinal de manhã devia estar a 68º e não 78º de quase 90º um duche «avantajado» e lavar a louça. tenho que começar a ver a temp. ao deitar e ao levantar para ter uma noção das perdas
ao meio dia estavam 74,50 vamos ver à noite. hoje o dia não está tão quente.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

pois mesmo assim a temp. atingiu uns impressionantes (pelo menos para mim) 93,5º.
depois dos gastos quando fui dormir estava a 81,9º e de manhã 76,5º perdas de cerca de 5º.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

lrds Escreveu:ontem dia muito quente a temperatura da água chegou aos....82º. dá para depenar galinhas

o termómetro é de 2 digitos, portanto deve ler até aos 99º
sou mesmo cegueta desde 1 de março que cá está. é de 3 digitos 00,0 não sei até onde irá
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

se calhar vai até 99,9.


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por jcaiado »

lrds Escreveu:
lrds Escreveu:ontem dia muito quente a temperatura da água chegou aos....82º. dá para depenar galinhas

o termómetro é de 2 digitos, portanto deve ler até aos 99º
sou mesmo cegueta desde 1 de março que cá está. é de 3 digitos 00,0 não sei até onde irá
lrds,

o termometro que instalou, é o "lts12-pt-e (pt100/ntc)", correcto? se assim for o mesmo vai até aos 999º usa a casa decimal apenas até aos 99,9. acho que chega para o seu sistema de qualquer forma o limite é dado pelo tipo de sonda que está a utilizar, acho que as ntc/ptc vão até aos 150 e as pt100 até aos 600, alguem que me corrija se estiver a dizer asneira... esta informação foi retirada do manual de instruções do equipamento que encontrei na net, dado que tambem estive para comprar um...

jc


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

jcaiado Escreveu:
lrds,

o termometro que instalou, é o "lts12-pt-e (pt100/ntc)", correcto? se assim for o mesmo vai até aos 999º usa a casa decimal apenas até aos 99,9. acho que chega para o seu sistema de qualquer forma o limite é dado pelo tipo de sonda que está a utilizar, acho que as ntc/ptc vão até aos 150 e as pt100 até aos 600, alguem que me corrija se estiver a dizer asneira... esta informação foi retirada do manual de instruções do equipamento que encontrei na net, dado que tambem estive para comprar um...

jc
pois não sei... o temómetro está junto com o dijuntor da resistência, tipo de um mini quadro, e acho que não tem nenhuma referência à vista. como não fui eu que o comprei não sei o modelo. vou dar uma espreitadela para ver se vejo alguns dados, talvez removendo a tampa do quadro.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

o sol tem andado com vergonha mas mesmo assim a água do painel vai chegando. agora que chegou a uns minimos históricos de 27º e com esta porcaria de tempo vamos ver se logo à noite tenho água pra duches. senão entra a bailarina (com os restos das mobilias velhas) em acção
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

mesmo depois de baixar tanto lá voltou tudo ao normal não foi necessário ligar o apoio.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

ora cá estou para mais um relato.

apesar do tempo continuar instavel a água chega para as necessidades
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

estiveram pelo menos 2 sem ver o sol, na semana passada, mas mesmo assim a água quente foi suficiente para os gastos, é incrivel!
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

agora até tomo 2 duches por dia um de manhã e outro à noite
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

era bom que pudesemos armazenar o excesso de água quente que é produzido no verão, para gastar de inverno . assim penso que o sistema cobria os 100% das necessidades.
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

isso é que é o "santo graal" da coisa.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

duches à noite a temp. passa sempre dos 85º, por vezes rente a 90º, ainda tomo de manhã e quando saio de casa a água está acima dos 70º.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

faz tempo que não digo nada, mas, também não há muito que dizer. água quente não tem faltado.

agora ocorre-me uma ideia, quando for de férias não será melhor tapar o painel? possivelmente não é má solução para evitar o aumento da temp. e o possivel desperdicio de água.

alguém diga alguma coisa pf.
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

resolver, resolve, mas é tambem uma dica para os amigos do alheio.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”