Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Na sexta a pareceu cá a equipa de montagem para a respectiva manutenção. Não é mais que verificar o anôdo, que ainda faz mais 1 anito, ver os isolamentos, repor o glicol caso se necessário e limpar o vidro. Se não houver mais problemas é o que fazem. Quando terminar a garantia faço eu a manutenção, pelo menos enquanto me atrever a ir ao telhado.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Ontem, e apesar do tempo frio, mas com sol, a temperatura da água atingiu uns espantosos 75º!!! Como O resto do pessoal foi à piscina tomei um duche à moda antiga :lol:
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Ligeira fuga no acumulador. Aquando da manutenção, tiraram a resistencia para verificar o anôdo, não apertaram bem a falange e pinga. Já a reapertei mas havia um parafuso teimoso que andava de roda, e continuava a ter um pingo. O problema é que não dá para pôr nenhuma chava por trás para o segurar. Convicto que o instalador teria uma chave própria para o efeito, fui lá falar com ele. Afinal não têm chave nenhuma, apertam as porcas e geralmente os para fusos «aguentam-se» sem andar de volta. Como é possivel? Montam e dão manutenção a centenas de acumuladores e não ter uma chave para segurar o parafuso. Lá me emprestou uma chave que eu não tinha em casa, mas reparei que não devia dar, levei-a na mesma. Mas não deu.

Tive de arranjar um bocado de barra, abrir-lhe um corte do tamanho do parafuso e dobrá-la a 90º para encaixar no parafuso. Resultou 5*. Apertei e em principio ficou vedado, hoje vou verificar novamente...
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Nada feito a fuga continuou lá até ao fim da tarde.

Até ao fim da tarde porquê? Porque às 15h liguei a dizer que não tinha resolvido o problema. E quando cheguei a casa já lá estava uma equipe de montagem a reparar a avaria. Era a junta que estava toda que era uma miséria. Foi substituida.

Apesar de estar satisfeitissimo com o trabalho realizado, e a rapidez com que fui atendido, não podia ter deixado de fazer um reparo.
A manutenção foi feita à pouquissimo tempo, 2 meses no mássimo. Ora quando a fizeram tinham obrigação de ver que a junta já não estava em condições, não foi neste espaço de tempo que se degradava tanto. Falta de brio de um funcionário. Que não mancha o trabalho até agora realizado.

Um pormenor que também reparei foi a quantidade de uma massa branca que estava agarrada à resistência, deve ser calcário, e só em 2 meses, parindo do principio que a limparam anteriormente.

Com isso acabo de adquirir por cerca de 38€ um filtro, de 1'', que vou instalar na tubagem geral. Faço ideia de como há-de estar os das máquinas!!!!!

Depois de o instalar tenho de proceder à desmontagem das resistências das máquinas para limpá-las, porque se tiverem muito calcario gastam mais luz.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Luz!!!! :D
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Já ao tempo que não escrevo aqui nada mas também há muito pouco a dizer, o que neste caso é bom. O sistema vai de vento em popa com duches à fartura, eu por vezes até tomo 2 por dia, e já há muito tempo que não vejo o termometro a baixar dos 60º. Até estou a gastar água para lavar a loiça da «casa do forno» que fica um bocado mais longe.

Não podia estar mais satisfeito :D
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Ontem, com este tempo muito encoberto, chego a casa por volta das 17:30, a água estava a 44º liguei a resistência 2h ficando a 59º. É o que farei quando a água estiver pelo menos rente aos 38 a 40º
Inté


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:Ontem, com este tempo muito encoberto, chego a casa por volta das 17:30, a água estava a 44º liguei a resistência 2h ficando a 59º. É o que farei quando a água estiver pelo menos rente aos 38 a 40º
Boas

A valvula termostática não está regulada para 45Cº? é que não te vale a pena aqueceres a agua a uma temperatura superior ao que a valvula termostática deixa passar porque estás a gastar energia, sempre podendo esperar que no dia seguinte haja sol e te aqueça a agua gratuitamente.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:
lrds Escreveu:Ontem, com este tempo muito encoberto, chego a casa por volta das 17:30, a água estava a 44º liguei a resistência 2h ficando a 59º. É o que farei quando a água estiver pelo menos rente aos 38 a 40º
Boas

A valvula termostática não está regulada para 45Cº? é que não te vale a pena aqueceres a agua a uma temperatura superior ao que a valvula termostática deixa passar porque estás a gastar energia, sempre podendo esperar que no dia seguinte haja sol e te aqueça a agua gratuitamente.

Como assim...?

Então a val.termostática não é precisamente para regular a temperatura do caudal de saída, se não houver lá água com temperatura superior não há mistura (regulação), o que quer dizer que sai a temperatura inferior a 45º.
Há sempre interesse que tenha água acima dos 45º, tanto mais, quanto as necessidades de banhos a efectuar nesse dia!
No dia seguinte será outro dia, poderá o S.Pedro dar uma ajuda!...

Cpts.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
lrds Escreveu:Ontem, com este tempo muito encoberto, chego a casa por volta das 17:30, a água estava a 44º liguei a resistência 2h ficando a 59º. É o que farei quando a água estiver pelo menos rente aos 38 a 40º
Boas

A valvula termostática não está regulada para 45Cº? é que não te vale a pena aqueceres a agua a uma temperatura superior ao que a valvula termostática deixa passar porque estás a gastar energia, sempre podendo esperar que no dia seguinte haja sol e te aqueça a agua gratuitamente.

Como assim...?

Então a val.termostática não é precisamente para regular a temperatura do caudal de saída, se não houver lá água com temperatura superior não há mistura (regulação), o que quer dizer que sai a temperatura inferior a 45º.
Há sempre interesse que tenha água acima dos 45º, tanto mais, quanto as necessidades de banhos a efectuar nesse dia!
No dia seguinte será outro dia, poderá o S.Pedro dar uma ajuda!...

Cpts.
boas

Claro que a valvula termostática é para regular a temperatura o que eu quero dizer é que se hoje a noite tiveres 44Cº e se aqueceres agua até aos 59cº e amanhã estiver sol estás a desperdiçar energia a aquecer a agua desnecessariamente, porque amanhã a noite já tens agua com uma temperatura superior aos 59cº.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:
lrds Escreveu:Ontem, com este tempo muito encoberto, chego a casa por volta das 17:30, a água estava a 44º liguei a resistência 2h ficando a 59º. É o que farei quando a água estiver pelo menos rente aos 38 a 40º
Boas

A valvula termostática não está regulada para 45Cº? é que não te vale a pena aqueceres a agua a uma temperatura superior ao que a valvula termostática deixa passar porque estás a gastar energia, sempre podendo esperar que no dia seguinte haja sol e te aqueça a agua gratuitamente.
Boas!

O problema é que o nosso amigo Irds não faz o jogo da antecipação, nem faz futurologia, :roll: ele precisa de água quente para esse mesmo dia (banho prá noite ou de manhã)...não há, neste caso, qualquer desperdício de energia :mrgreen: ele aquece o que vai gastar!

O dia seguinte será outro dia, caso venha sol, tanto melhor, já não precisará de ligar a resistência... :D


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

É isso.

Só aqueço água que + ou - sei que vou gastar. Ora se a água está a 44º talvez não chegue para 3 duches ( e daí talvez até chegue, porque já tomei banhos, no verão, com o termometro a acusar 40º, tenho que explorar ao mássimo este assunto) e como agora as noites já são muito frias, há mais perdas, então aqueço-a só um pouco, para tomar os duches à vontade, e de manhã ainda há água morna para a higiene matinal.

Isto funcionava bem, sem ligar a resistência, era se tivesse um esquentador mesmo próprio para aquecer água até 45º, trabalhando em conjunto com uma valvula de 3 vias. Mas enquanto o esquentador velho funcionar, não há aventuras para mais gastos.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Há muito que não digo cá nada. Mas também até à data não há muito a dizer.

Já há muitos meses, acho que desde março, que não ligo o esquentador, apenas acendi a bailarina, 3 vezes, nos dias que choveu muito. E de resto tudo «rula» :lol:

Quando leio os problemas que outros tiveram com a norquente só penso, *%*#"*!!! do que me livrei.

Quando pensamos que devemos ajudar as empresas portuguesas, devemos pensar 2 vezes, principalmente quando são janelas de oportunidades de negócios com subsídios do estado, à vista. Isto está cheio de chicos-espertos e oportunistas. E mais uma vez se confirma a massa de que alguns são feitos.

Lançam o produto a preço de saldo, recebem, e fecham as portas. E deixam os clientes com as calças na mão. E o mais certo é abrirem com outro nome, para depois irem fazer a assistência, pagando o cliente, claro. É típico.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Manutenção anual já feita. Tudo rola sem problemas. Venha é o sol que este inverno gastei muita lenha a aquecer água. Mas já ouvi por aí que o verão vai ser muito encoberto. Será?
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Acutalização: Não há grandes novidades e isso é bom!

Chegou o inverno, e agora por vezes é necessário gastar eletricidade, gás ou lenha.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Manutenção feita num destes dias. Não há muito a dizer, excepto que não necessitou de levar o ânodo, portanto não vou pagar nada!
Inté

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

É sempre bom poupar na manutenção desde que nao afecte o seu bom funcionamento.

De resto tudo a funcionar bem?


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

Tudo a rolar, não há queixas. Nem do material nem do pessoal instalador.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

lrds Escreveu:já tomei banhos, no verão, com o termómetro a acusar 40º, tenho que explorar ao máximo este assunto
Em relação à temperatura que o termómetro acusa tenho a acrescentar que, um dia destes enchi-me de coragem e com o termómetro a acusar 37º tomei banho e a água esta óptima. Nem foi preciso temperá-la.Para o fim já vinha um pouco mais morna, mas ainda nada de desconfortável.

A partir de agora Só ligo o apoio quando acusar os 37º e desligo aí talvez aos 45º De certeza dá para 3 duches.

A sonda do termómetro está talvez ligeiramente por baixo do 1/4 do depósito a contar de cima. Ora se no local da sonda tiver 37º toda a água que está para cima está mais quente. Portanto são mais de 50l. Serão até mais porque a água imediatamente abaixo da sonda não estará logo fria.No dia em que estava a 37º depois de tomar banho estava a mais de 35º.

Estes factos é que importa explorar bem para determinarmos com mais exactidão a quantidade de água quente que dispomos, e não gastar energia à toa.

Um dia destes perco o «amor» à água e descarrego o depósito e vou comparando a temperatura de saida com a que é marcada no termómetro. Só assim teria a certeza das reais capacidades do sistema.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”