Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

boas

finalmente depois de esperar....7 meses, quase que eram 9 tenho o meu sistema montado. ainda não sei ao certo se vou pagar a estrutura, o instalador fez um ultimoapelo para a marca, que enviou a dita debitada na factura. só que não era a estrutura que eu vi nas fotos e tenho impressos os dados técnicos dela. é uma estrutura diferente que deixa o acumulador assente nas telhas e os paineis inclinados a 35º. é parecido com um que já vi por aqui da vulcano. e vai ser assente nesta diferença que vou basear a minha reclamação, se tiver de a pagar. aliás quando via montagem alertei o instalador para o facto do possivel mau funcionamento, devido ao acumulador não estar totalmente acima dos paineis, mas ele disse que não havia motivo para alarme.
realmente mesmo com o tempo que tem estado, nos 2 dias atrás, céu com muitas nuvens, a água chegou aos 49º. eu penso que é bom, mas é necessário comparar com outras pessoas.

alguém que seja da zona de aveiro me diga por favor como estava a água do vosso termossifão nos dias 3 e 4.

hoje o céu está completamente nublado 100%, de manhã a água estava a 30º e de certeza não vai aquecer.

quando o tempo estiver bom ponho aqui fotos.
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

um pergunta, estás a medir a temperatura onde? é que mesmo que os paineis ultrapassem o fundo do acumulador, a parte superior vai aquecer sempre bem. o problema é que em vez de teres 200l, terás só 150l ou mesmo 100l aquecidos.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

boas
tem um termometro digital instalado no centro na zona da resistência.
quanto ao resto penso que aquecerá por todo, já que o circuito primário entra por cima e sai por baixo toda a água vai ser aquecida. basta pensar um pouco e concluir.
não acho que marcas conceituadas como a wikora e vulcano iam cometer um erro desses. há um caso aqui com uma instalação idêntica da vulcano mas há um erro na montagem. a ligação do circuito primário ao acumulador está ligeiramente descendente, quando havia de ser o contrário. nesse caso é muito mais dificil fazer-se a circulação natural do fluido. mostrei umas fotos dessa montagem ao meu instalador que viu logo o defeito. mesmo assim ele tem uma solução, quando há essa possibilidade. que é fazer com que o tubo de retorno do fluido aos paineis fique mais comprido, de maneira a criar uma barriga que fique muito mais baixa e assim ajuda a provocar a circulação natural.
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

lrds Escreveu:boas
quanto ao resto penso que aquecerá por todo, já que o circuito primário entra por cima e sai por baixo toda a água vai ser aquecida. basta pensar um pouco e concluir.
é mais ou menos isso, mas ao sair por baixo, foi libertando o calor, mais em cima, e progressivamente menos para baixo. no caso do meu sistema, o circuito primário faz a permuta na base do acumulador, mas, nem assim a água aquece por todo o cilindro, já que a água aquecida sobe para o topo.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por Njay »

lrds Escreveu:tem um termometro digital instalado no centro na zona da resistência.
isso já vinha de origem ou instalaste?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

isso já vinha de origem ou instalaste?

boas

pedi ao instalador, custou cerca de 40 €

hoje chuva o dia inteirinho, água a 30º
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

boas

céu muito nublado, poucas abertas, água a 40º ao fim da tarde, deu pra lavar a loiça de 6 pessoas e ficou a 38º. prós duches acendi a bailarina.

melhores dias virão. mau é se não.
Inté


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por manuelcar »

não desesperem porque o inverno vai duro. assim que chegar a primavera vão-se aperceber do absurdo de não terem feito a instalação mais cedo.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

manuelcar Escreveu:não desesperem porque o inverno vai duro. assim que chegar a primavera vão-se aperceber do absurdo de não terem feito a instalação mais cedo.
boas
encomenda a 22 de outubro de 2009 e montaram a 01 de março de 2010, são 4 meses, fora os problemas que tive com a 1ª encomenda (esquecer) + 3 meses.

hoje sol nem vê-lo.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

boas

ontem continuou o sol escondido todo o dia. hoje há grandes expectativas, já que o sol logo de manhãzinha brilhava cheio de força, vamos a ver.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

tal como pensei, às 17 horas tinha água a 60º.

apesar do sol a temperatura do ar não era muita, pois esteve frio. quando os dias aquecerem mais um pouco penso que não faltará água quentinha, aquecida pelo sólinho
Inté


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por manuelcar »

o que vai fazer mais diferença é a duração do dia e a altura do sol. a temperatura ambiente não é um factor determinante.
eu tive água a 45º como programado, mas todo o excesso foi para o piso radiante, o que nos permite andar de meias em casa. como todo o inverno, de resto.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

continua o sol e água quente.
já reparei que ao fim de 2 banhos o termometro desce para 40 e poucos graus, o que pode ser um efeito da sonda do termometro estar metida ao centro. é um detalhe que tenho de verificar, sábado se estiver bom tempo.
se bem que possivelmente ainda não há calor suficiente para aquecer a totalidade dos 200l do acumolador.

era importante que mais pessoas dessem o seu testemunho até para compararmos as diferentes marcas e ou sistemas.
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

a mim o que me interessa é a temperatura de manhã, já que os banhos são matinais. ontem o termometro estava a 48º às 22h. de manhã estava nos 43º após 2 banhos ficou nos 35º. o termómetro está um pouco mais alto que o centro do acumulador.

de notar: independentemente do que o termómetro indica (às vezes passa-se), tivemos sempre que misturar água fria.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

boas
eu também acho que a minha água vem muito quente, se calhar um ajuste na valvula termostatica não se perdia nada. o meu sistema está ai a uns 5 metros do esquentador práticamente todo isolado, só falta cerca de 2m dentro de casa, há poucas perdas. não há necessidade de a água vir tão quente.
Inté


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por manuelcar »

correcto, se no inverno ainda tens que abrir a água fria é porque a válvula pode ser afinada.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

mais um belo dia de sol e água aquecida por ele. hoje como é sábado e a mulher sempre vai gastando alguma, durante o dia, nas limpezas e louças, acendi a bailarina para que não gastasse demasiada água do acumulador. assim à hora dos banhos eu ainda tomei duche com a água da bailarina, não a podia desperdiçar, e a mulher e o puto (puto, 13 anos e praticamente 1,80, já me passa em 7 cm) tomaram banho do painel. fui ao telhado tirei fotos, que mais tarde aqui porei, tirei a tampa da resistência e como suspeitava a sonda do termómetro está ao meio do acumolador. vou falar com o instalador para a mudar para a parte de cima da resistência e assim fica mais ou menos a 2/3 do acumolador. assim fico com uma ideia mais precisa da quantidade de água quente que há. eu podia mudar a sonda, está entalada entre o isolamento e o depósito, mas puxei um pouco e ofereceu resistência. é melhor chamar o instalador, que é práticamente meu vizinho, e assim já afina a termostática.
Inté


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por Abiliodinis »

boas se não fosse pedir muito era capaz de perguntar ao instalador aonde comprou o termometro digital?
eu sou de cacia aveiro, sobre o ts não posso dar informações porque so tenho o sistema forçado, alem de ter o cap, tirado na no c.formação da vulcano.
cumprimentos


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

abiliodinis Escreveu:boas se não fosse pedir muito era capaz de perguntar ao instalador aonde comprou o termometro digital?
eu sou de cacia aveiro, sobre o ts não posso dar informações porque so tenho o sistema forçado, alem de ter o cap, tirado na no c.formação da vulcano.
cumprimentos
boas
o instalador é a
moderado por violar o artigo 4º: de qualquer modo já teve a informação, pede-se para que seja enviada por mp: mauri
. agora não sei como vai instalá-lo, já que no ts com resistência ele é aplicado junto dela. tem que er um acesso para entalar a sonda entre o isolamento e a chapa interior do acumulador
Inté


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por Abiliodinis »

boas o meu agradecimento pela informação, sera que essa empresa estará na feira de março?
cumprimentos

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”