Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

crohn Escreveu:resolver, resolve, mas é tambem uma dica para os amigos do alheio.
boas
sim isso também já pela passou pela carola, mas vou estar 15 dias fora! por outro lado, como a valvula de segurança é de pressão não corro o risco de perder grandes quantidades de agua.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

as férias já foram, depois de 15 dias cheguei a casa 11h água a 91º, à tarde 95º, pra mim é um record mas é preciso ver que durante 15 dias não se gastou água. fui ao telhado e não vi «vestigios» de descargas. se o primário descarregasse notava-se o escorrimento no depósito, e mesmo no sitio da valvula do secundário não se notavam escorrimentos. penso que é como já ouvi dizer, quando as casas estão à venda não há gastos e na maioria também não há problemas.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

alguém sabe onde posso comprar um contador para electricidade? para medir os gastos com a resistência do acumulador do aqs. um do tipo que se ligue directamente na tomada e que por sua vez permita ligar uma tomada também. assim parecido com os relógios usados para programar algo.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

bem por incrivel que pareça, estamos no pico do verão, pelo menos a acreditar no calendário, depois de 2 dias sem ver o sol, liguei o esquentador para tomar duche hoje de manhã. sim desde 01 de março que não funcionava.
hoje lá apareceu o sol e tudo regressa ao «normal»
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

lrds Escreveu:as férias já foram, depois de 15 dias cheguei a casa 11h água a 91º, à tarde 95º, pra mim é um record mas é preciso ver que durante 15 dias não se gastou água. fui ao telhado e não vi «vestigios» de descargas. se o primário descarregasse notava-se o escorrimento no depósito, e mesmo no sitio da valvula do secundário não se notavam escorrimentos. penso que é como já ouvi dizer, quando as casas estão à venda não há gastos e na maioria também não há problemas.
agora um familiar meu que tomou conta da casa disse-me que o termómetro chegou aos 99,50º neste periodo de inactividade.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

tudo rola sem problemas
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

pois é, agora é que a porca torce o rabo. o sol tem sido pouco e ontem não chegou a aparecer, a água ainda deu para os gastos. de manhã quando saí de casa estava a 42º, como o sol vai continuar escondido logo a água vai estar na mesma. agora a minha dúvida é se logo à tarde ligo a resistência das 17:30 às 20:00 aprofeitando o facto da água estar a cerca de 40º, ou uso o esquentador. como é dia de ir à piscina, se calhar uso o esquentador, é mesmo só para a loiça. e entretanto pode ser que amanhã venha algum sol.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

afinal e apesar de eu não ter visto o sol a temperatura subiu até aos 53º. é nestes dias que se vê a capacidade do sistema. um dia sem sol à vista, completamente nublado, mas assim a querer aparecer. e aqueceu um pouco a água, muito bom.
Inté


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

gostava que o meu sistema fosse assim, hoje viu-se mal para compensar as perdas. quanto mais subir a temperatura.


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por jcaiado »

lrds Escreveu:afinal e apesar de eu não ter visto o sol a temperatura subiu até aos 53º. é nestes dias que se vê a capacidade do sistema. um dia sem sol à vista, completamente nublado, mas assim a querer aparecer. e aqueceu um pouco a água, muito bom.
o meu ontem (5ª feira), ainda foi capaz de subir dos 34º para os 56º aqui na zona da bairrada (mas ainda se viu o sol por algum tempo embora pouco). hoje é que nepias, depois dos gastos matinais ficou ali nos 32-33 e por ali se tem mantido, lá terei que chamar o pronto secorro (esquentador). entretanto fiquei agora a saber que o apoio electrico não está a funcionar já estive a ver as ligações e está tudo ok até ao ts, logo o problema está mesmo na resistencia ou nas ligações lá em cima.... amanha se o tempo permitir vou lá acima dar uma espreitadela antes de chatear o instalador! confesso que foi desleixo meu na altura da instalação como a mesma já foi concluida tardiamente, eu proprio disse que ficava encarregue de testar o apoio electrico, só que nunca foi necessario e lá deixei passar a coisa... o que vale é que continuo a ter o velhinho esquentador operacional

jc


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

eu tenho 2 esquentadores e 1 bailarina, mas estou a pensar construir mais 2 apoios a lenha. um para um fogão de lenha e outro para um recuprador de calor. mas como pretendo gastar o menos possivel tudo é um bocado lento. tenho 2 depositos de inox 1 de 40l para o fogão ( este é só p/ lavar louça) e outro de 200l para o recup.de calor. «só» tenho de construir umas serpentinas para intruduzir nas fontes de calor. em principio vou vomeçar pelo fogão já que é o mais pequeno e até já tenho alguns acessórios, e vai servir de experiência para o outro. se funcionar no fogão também funciona no recuperador, embora este seja de mais dificil execução.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

tudo rola..... estamos em outubro com sol e nesta altura do ano a água chega aos 75º. depois de 3 banhos e de gastos para a louça quando me fui deitar estava a 55º. de noite é que arrefeceu um pouco, de manhã estava a 48º.

estou satisfeitíssimo. houve pessoas que criticaram a maneira de como esta o sistema montado, que não ia haver a função de termossifão mas, o que é certo é que funciona às mil maravilhas. e por aquilo que tenho observado (lido) aqui no fórum não é inferior a nenhum outro da mesma capacidade, antes pelo contrário.

para mim, está provado que não é necessário que o depósito esteja totalmente acima da saida do painel, para haver função de termossifão. esta solução além de ser igualmente funcional, não tem tanto impacto visual.
Inté


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por jcaiado »

lrds Escreveu:tudo rola..... estamos em outubro com sol e nesta altura do ano a água chega aos 75º. depois de 3 banhos e de gastos para a louça quando me fui deitar estava a 55º. de noite é que arrefeceu um pouco, de manhã estava a 48º.

estou satisfeitíssimo. houve pessoas que criticaram a maneira de como esta o sistema montado, que não ia haver a função de termossifão mas, o que é certo é que funciona às mil maravilhas. e por aquilo que tenho observado (lido) aqui no fórum não é inferior a nenhum outro da mesma capacidade, antes pelo contrário.

para mim, está provado que não é necessário que o depósito esteja totalmente acima da saida do painel, para haver função de termossifão. esta solução além de ser igualmente funcional, não tem tanto impacto visual.
com o meu ts 200 da norquente, tambem tudo a rolar 5*, ontem à noite antes de me deitar e depois de 3 duches + agua para cozinha, o termometro ainda registava 68º, hoje de manha tinha 57, tenho pena de só conseguir ler até aos 70º mas avaliar pelo consumo e pelas temperaturas verificadas, a temperatura no deposito teve ter passado os 80º. é a partir de agora que a inclinação dos paineis começa a mostrar serviço. segundo uma folha de calculo que possuo, em outubro num dia de sol limpo como os que tem estado consigo produzir mais energia que em junho, por isso tem que aquecer e bem resumindo, pelo investimento estou super hiper satisfeito as perdas no exterior até que não são de especial o principal problema é mesmo a estratificação que é muito mais rapida que nos depositos verticais, mas enfim não se pode ter tudo....

jc


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

afinal o meu problema de não ter rendimento no meu rigsun era por causa de ter o primário completamente seco. não sei se foi da manutenção que foi feita, a verdade é que foi depois de eles cá estarem que isto ficou assim. na altura não me preocupei porque estava tempo de chuva, mas quando veio o sol, e a temperatura nem se mexia...

liguei para o pessoal que cá veio, e eles disseram que deixaram tudo bem, mas, quase que aposto que depois de purgarem o sistema, esqueceram-se de o encher outra vez. enfim, repuz o liquido no primário, e tudo ok. apesar de e só ter um painel e estar com uma inclinação de 25º , chega diáriamente aos 56º, lá cai para os 48 durante a noite, mas, mesmo assim, é mais que suficiente para os habituais banhos matinais.

nos depósi
jcaiado Escreveu: as perdas no exterior até que não são de especial o principal problema é mesmo a estratificação que é muito mais rapida que nos depositos verticais, mas enfim não se pode ter tudo....
jc
queres dizer, a estratificação desaparece muito mais rápido num depósito horizontal que num vertical.


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por jcaiado »

crohn Escreveu: queres dizer, a estratificação desaparece muito mais rápido num depósito horizontal que num vertical.
exactamente!

jc


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

ora bem. ontem praticamente não houve sol, a água à tarde chegou aos 48º deu para lavar loiças e um duche (os outros foram na piscina ) e de manhã estava a 38º. como o dia está completamente invernoso, sem sol, logo estará na mesma. teremos que ligar o apoio porque, sem sol não há nada pra ninguém!
Inté


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por sugarstorm »

boas lrds,

o meu ts 200l da norquente ontem à noite tinha 52º, de manhã 48º, depois de 2 duches baixou para os 28º (às 14:00) e agora subiu (com 2 horas de sol intermitente e acanhado) para uns interessantes 36º.

só falta o banho da pequenota cá da casa. talvez dê, mas vai ser à rasquinha...

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

mau tempo e sol a ir e vir não dá para aquecer água, à que acender a bailarina, ou usar o esquentador..... o sistema da norquente talvez aqueça melhor nesta época devido a ter uma maior superficie dos paineis, penso eu de que.....
Inté


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por sugarstorm »

boas lrds,

de facto é uma vantagem do sistema norquente, e uma das razões da minha escolha.
mas sem o deus sol, não há milagres

com 3 horas de bom sol por dia, dá para fazer a vida normal.
o pior é que nos últimos 3 dias não houve esse "bom" sol. só mesmo intermitente, acanhado e pouco frequente...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por mamilcar »

sugarstorm Escreveu:boas lrds,

de facto é uma vantagem do sistema norquente, e uma das razões da minha escolha.
mas sem o deus sol, não há milagres

com 3 horas de bom sol por dia, dá para fazer a vida normal.
o pior é que nos últimos 3 dias não houve esse "bom" sol. só mesmo intermitente, acanhado e pouco frequente...
boas,

a minha experiencia com o sistema norquente é identica ao do "sugarstorm"... basta 2/3 horas de "bom sol" para repor a temperatura boa para consumo....
por outro lado constacto que a minha autonomia é de +/- 3 dias, isto é, ao fim de 3 dias sem sol necessito de usar o apoio.

mas isto depende do tipo de consumo e de agregado familaiar que cada um tem...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”