Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

com o regresso do «rei» tudo volta ao normal. ontem dia de sol água a 69º. o tempo vai continuar assim com poucas nuvens, é bom....
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

depois de uns dias sem sol , eis que ele regressa aos poucos . ontem tempo muito encoberto com algumas abertas deu pra 2 duches e loiça, nada mal.
hoje o tempo está na mesma, pelo que se das 11 às 15 tiver boas abertas há água quente.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

afinal, sol nem vê-lo durante todo o dia
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

o sol continua em recessão e teima em nao aparecer, vamos a ver hoje parece que vou ter sorte
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

sexta dia de sol com água a 56º. não gastei nenhuma e reparei que perdeu 3º, estava a 53º de manhã.
Inté


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

parece que vem aí uma semana com sol. já era tempo...
Inté

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por Volt »

lrds Escreveu:parece que vem aí uma semana com sol. já era tempo...
podes crer!

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

lá vai dando para uns duches e loiça e no final fica....geladinha.
Inté

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por Master »

calha mesmo bem, pois no meu caso já não comprava bilhas desde março e ontem reparei nos preços, xiçaaaaaaaaaaa o gás tá caro.....
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

ontem testei o sistema até ao limite. o termometro marcava 43º (centro do depósito) tomei duche a minha esposa também, ficou a acusar 38º. disse ao puto para tomar o duche com a água do aqs e se viesse fria mandasse um berro. tomou ele o duche sem problemas e ainda lavei a loiça e não era pouca. perto do final a água vinha morna até chegou mesmo a fria. conclusáo, era o que eu suspeitava. apesar da sonda marcar 38º ainda saíu água para um duche e lavar loiça. quando tiver tempo hei-de mudar a sonda no depósito mais para cima, para ter uma percepção mais exacta da quantidade e da temperatura da água. de certeza já houve algumas vezes em que não usei o aqs por pensar que não tinha água em quantidade e suficientemente quente.
Inté


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por sugarstorm »

lrds Escreveu:ontem testei o sistema até ao limite. o termometro marcava 43º (centro do depósito) tomei duche a minha esposa também, ficou a acusar 38º. disse ao puto para tomar o duche com a água do aqs e se viesse fria mandasse um berro. tomou ele o duche sem problemas e ainda lavei a loiça e não era pouca. perto do final a água vinha morna até chegou mesmo a fria. conclusáo, era o que eu suspeitava. apesar da sonda marcar 38º ainda saíu água para um duche e lavar loiça. quando tiver tempo hei-de mudar a sonda no depósito mais para cima, para ter uma percepção mais exacta da quantidade e da temperatura da água. de certeza já houve algumas vezes em que não usei o aqs por pensar que não tinha água em quantidade e suficientemente quente.
boas lrds,

confirmo a tua teoria.
hoje duche com a água a 36,9º no meu ts norquente 200l e deu ainda mais água quente depois.
posso até dizer-te que já dei duches rápidos (2/3 minutos) à minha filhota com o termómetro a marcar 32º, e posso garantir que a água deveria estar 5 ou 6 graus mais quente que isso. mas ao fim desses 2 ou 3 minutos a água fica logo morna (pudera, com a fria a entrar a uns 4º ou 5º!!!).

conclusão: dá para um duche se o termómetro marcar valores superiores a 35º!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por jcaiado »

sugarstorm Escreveu: boas lrds,

confirmo a tua teoria.
hoje duche com a água a 36,9º no meu ts norquente 200l e deu ainda mais água quente depois.
posso até dizer-te que já dei duches rápidos (2/3 minutos) à minha filhota com o termómetro a marcar 32º, e posso garantir que a água deveria estar 5 ou 6 graus mais quente que isso. mas ao fim desses 2 ou 3 minutos a água fica logo morna (pudera, com a fria a entrar a uns 4º ou 5º!!!).

conclusão: dá para um duche se o termómetro marcar valores superiores a 35º!
confirmadissimo tambem no meu ts 200 da norquente ainda mais visivel quando uso o apoio (resistencia electrica) em que apenas uma parte do deposito é aquecido. a sonda já acusou 28º e a minha mulher continuava no banho, por isso a agua tinha que estar quentinha senão começava logo a berrar claro que passados 2/3 minutos a agua estava morna. estes ultimos dias sol tem sido uma maravilha nunca pensei que a temperatura exterior pouco afectasse o rendimento do sistema desde que lhe deem sol para "papar" ele não se roga a aquecer. no meu caso o apoio electrico tem-se mostrado muito mais economico que o velhinho esquentador, desde que se tenham habitos mais ou menos defenidos. estava a pensar adquirir um esquentador para apoio solar mas já percebi que é pessimo negocio no meu caso.

jc


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por solsombra »

boas,

nos dias que correm dificilmente se consegue que os sistemas consigam ultrapassar os 40...43º.

qualquer investimento, no aquecimento directo da água existente no depósito, é, em minha opinião, deitar dinheiro fora.

digo isto porque ao elevarmos a temperatura da água, vamos fazer com que esta se aproxime da temperatura máxima que poderemos obter se no dia seguinte estiver um dia de sol.

em consequência, o rendimento máximo do sistema só se consegue obter se, só aquecermos por outros meios, unicamente a quantidade de água que consumirmos.

infelizmente verifica-se que grande parte dos possuidores de sistemas instalados nem sequer imaginam de que modo foi aquecida a água dos seus sistemas.

solsombra

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por Master »

não percebi bem...
vocês estão no inverno a tomar banho com agua a uma temperatura igual ou abaixo da temperatura do corpo?
sinceramente não acredito, ou o fazem por necessidade ou porque o termometro está avariado.
eu no inverno, sinceramente não consigo tomar banho com menos de 40-45º, é claro que estou a falar em banho com prazer, pois para ser uma rapidinha até fria vai....
a minha mulher e os putos ainda pior.
anteontem estava quentinha (mais de 45º de certeza)
ontem tomei banho e estava quase morna, pelo que devia rondar os 45º (ou um pouco menos), para o resto da famelga tive de ligar o esquentador.
acho que deviam tirar a temperatura da agua á saída da torneira e não no painel, pois têm que ter em conta as perdas calorificas.
o meu painel não é desta marca, mas mesmo agora no inverno e sem apoios, ele consegue com sol o dia todo, dar-nos banhos a todos confortavelmente, o mal é que estes 2 ultimos meses ter havido pouco sol.
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

master, não percebeste bem. é a temperatura que marca no termómetro, centro do acumulador, o que quer dizer que mai para cima tem água mais quente.

agora «regressou» o inverno


boas festas
Inté


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por jcaiado »

solsombra Escreveu:boas,

nos dias que correm dificilmente se consegue que os sistemas consigam ultrapassar os 40...43º.

qualquer investimento, no aquecimento directo da água existente no depósito, é, em minha opinião, deitar dinheiro fora.

digo isto porque ao elevarmos a temperatura da água, vamos fazer com que esta se aproxime da temperatura máxima que poderemos obter se no dia seguinte estiver um dia de sol.

em consequência, o rendimento máximo do sistema só se consegue obter se, só aquecermos por outros meios, unicamente a quantidade de água que consumirmos.

infelizmente verifica-se que grande parte dos possuidores de sistemas instalados nem sequer imaginam de que modo foi aquecida a água dos seus sistemas.

solsombra
no meu caso, não concordo que seja um desperdicio aquecer a agua no deposito, vejamos, de 2ª a 6ª feira tenho horarios para banhos bem definidos, dois duches (o meu e da maria) matinais entre as 7 e 7:30 e um por volta das 19 (filhota), pelo que o apoio que uso é a resistencia a trabalhar em bi-horario entre as 5:30 e as 7 da matina, claro que a resistencia só trabalha o tempo que for necessario e se for necessario, assim a agua aquecida é logo gasta, ficando o deposito fresquinho para receber o calor do sol se o existir, depois leva uma hora de aquecimento entre as 18 e as 19 (se for necessario) para o duche da filhota e a louça de apoio ao jantar (a louça costuma ser lavada na maquina), ao fim de semana a programação é mais flexivel desta forma e no meu caso em particular o uso da resistencia está a mostrar-se bem mais economica que o velinho esquentador, até porque de madrugada a agua que está no deposito está sempre bem mais quente do que a que recebo da rede, pelo que o apoio necessario será pouco, para já não falar no conforto que o desosito proprociona em termos de simultaniedade/caudal, estabilidade de temperatura coisas que são dificeis de obter com o meu velhinho esquentador. agora se formos aquecer para armazenar então concordo consigo e tambem acho um desperdicio... agora cada caso é um e cado e é dessa forma que as coisas devem ser analizadas. já pensei em comprar um esquentador de apoio solar mas só de pensar que custa quase tanto como o sistema solar, e fazendo umas continhas simples, já vi que o custo do esquentador dá para muito ano de apoio electrico. outra coisa que me irrita nos esquentadores, é basta abrir a torneira da agua quente e o esquentador já esteja a gastar gás mesmo que não se chegue a osufruir da pouca agua quqnte que não chegou sequer à torneira. as crianças a brincar e as mulheres pelo menos a minha é perito nisto, principalmente na cuzinha... vai um pouco de agua para um tachinho, agora é para um pratinho... e o esquentador sempre a arrancar para nada.

ps. esquentador com gás de botinja propano bem caro

esta é a minha opinião

jc


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por solsombra »

boas,

não consigo descobrir como pode ser mais económico, aquecer 300l de água até aos p.ex. 40º, do que, partindo da temperatura a que se encontra água no depósito fazê-la passar por outro sistema de modo a aquecer só a quantidade estritamente necessária ao nosso gasto.

claro que se torna necessário ter outro sistema que permita fazê-lo.

solsombra


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por mamilcar »

boas,

este assunto gás vs electricidade já é recorrente aqui o forum!...

como em tudo na vida ambos têm vantagens e desvantagens... depende do tipo de consumo, do tipo de electrodomésticos existentes, da potência e do tipo de tarifário usado etc.

no meu caso pessoal uso como apoio o esquentador com modelação de chama...”só gasto o que preciso e quando preciso”!... nesta altura do ano o sistema solar está ligado directamente ao esquentador e este gere o sistema em função da temperatura por mim definida. de março a outubro o sistema teve ligação directa do sistema solar á rede de aqs da casa (sem uso do esquentador).
vantagens:
- fiz a vontade à minha “maria” que não prescinde do fogão com chama.
- não tive que reforçar a potência eléctrica contratada
- não tive que impor a disciplina do bi-horario ( a minha maria não se dá muito bem com isto!...)
desvantagens:
- o gás é ligeiramente mais caro (principalmente em relação ao bi- horario electrico)
- o arranque instantâneo do esquentador mal se abre a torneira da agua quente (mas este problema só se verifica nesta altura do ano pois na maioria dos meses do meses está com ligação directa).
- o manuseamento da botija é sempre um incomodo...

enfim.... cada um procura o sistema que se enquadra melhor ao seu tipo de consumo!...
e, provavelmente, todos têm razão!!!....


jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por jcaiado »

vamos lá ver se nos entendemos!

eu defendi o uso da electricidade apenas e só no meu caso e expliquei porque, não generalizei... não tenho nenhum sistema de apoio modulante, porque se tivesse provavelmente mudaria a minha opinião, o meu ts ficou-me em 400 e poucos €€€ (não tenho culpa que tenha ficado tão barato ), agora não me passa pela cabeça dar outro tanto para adquirir um esquentador para apoio solar! alías quando o meu velhinho (+ de 15 anos) esquentador entregar a alma ao criador, se tiver que aquirir algum sistema de apoio, será um termoaculador para meter dentro de casa onde de inverno será alimentado pela agua do deposito do ts e terá uma serpentina interna (ou duas) para receber o apoio da minha caldeira a pellets do aquecimento central.

espero que tenha ficado bem esclarecido que não estou a defender este ou aquele. cada caso é um caso e cada treinador joga com os jogadores que tem disponiveis

jc


Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por lrds »

eu só sei que nada sei, mas o que sei é que não há sol, que chatice......
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”