Mais um AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

matuga
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jun 14, 2010 11:21 pm

Re: Mais um AQS

Mensagem por matuga »

caro giles,

também estou a pensar instalar um sistema igual. o meu único problema é como alternar o consumo entre o sistema solar e o esquentador. para isso fiz um pequeno esboço (http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 47&t=12959) do que tentarei implementar se fôr possível. uma vez que já tem o seu a funcionar, tem alguma sugestão/ajuda para o meu sistema?

obrigado
matuga


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Mais um AQS

Mensagem por giles »

olá matuga, desculpa a demora mas só hoje vi as mensagens no meu e-mail.
eu no meu caso coloquei a caldeira a gasóleo fora de serviço, fechando os passadores.
apenas uso água quente produzida pelo painel. quando não há sol suficiente ligo a resistência de apoio. sei que não é a solução mais técnica mas foi a que melhor se adaptou à minha aplicação.
desde que tenho o sistema instalado, só houve 1 dia em que entrou o apoio eléctrico.
estou para ver como vai ser no inverno...

no teu caso, já ponderaste a hipótese de substituíres o esquentador por um com módulo solar ?


matuga
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jun 14, 2010 11:21 pm

Re: Mais um AQS

Mensagem por matuga »

olá giles,
ainda estou a ponderar instalar ou não um esquentador já preparado para solar. depende do valor do módulo solar, ou dos elementos em separado do meu esquema(http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 47&t=12959).

é que existe um pormenor (se percebi bem) no funcionamento do módulo solar que não me agrada: as válvulas de corte/desviadoras eléctricas comutam consoante a temperatura. até aqui tudo bem. o problema é que o faz, quer haja torneiras abertas ou não! ou seja: devido ás variações de temperatura as válvulas vão andar a ligar e a desligar(provocando um desgaste prematura ou avaria) desnecessáriamente, mesmo que não se esteja a consumir água.
no meu esquema, todo o sistema só 'pensa e age' caso exista circulação de água.

mas fora os desabafos como se está a portar o teu ts?
vi nos posts anteriores um dia que marcava 40º e no outro 94º! essas eram as temperaturas da água do depósito ou da serpentina?
qual a relação de temperatura entre a água do depósito e a que saí da serpentina para consumo? perde-se muito calor? se a água estiver muito tempo a correr não vai arrefecendo gradualmente?
desculpa as perguntas todas, mas um feedback teu será importante na minha decisão de compra ou não. se não tivesse visto o post inicial, provavelmente já o teria adquirido.
se pudesses dar algum feedback agradecia.

muito obrigado.
matuga


mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Localização: Porto

Re: Mais um AQS

Mensagem por mamilcar »

boas matuga,

em 1º lugar quer-te dizer que fazes bem em investir neste tipo de equipamentos pois a sua eficácia e rentabilidade é surpreendente e pena é que o preço do material, no meu entender, ainda esteja demasiado alto (principalmente agora que a campanha do estado acabou) …

agora vou procurar responder há tua dúvida que no fundo é se deves ou não colocar “modulo solar”.
na minha opinião não é necessário!... e ainda menos necessário é se usares um esquentador com modulação de chama como apoio solar.… digo-te isto após passar o inverno rigoroso que tivemos (com muita chuva, frio e até neve!).
o modulo solar é útil somente pela comodidade que dá, isto é, não tens que te preocupar pois a agua quente está sempre garantida, independentemente de quem a aquece. se é isso que pretendes instala! …agora… garanto-te, por experiência própria, que o controle manual do sistema não te dá trabalho nenhum e até te dá uma melhor percepção da eficiência/funcionamento do sistema.

no meu caso pessoal eu fiz uma instalação com as seguintes características (um bocadinho mais complicada que o habitual):
o sistema tem um controle manual e funciona de 3 maneira diferentes:
-“só solar” (agua vem directamente do sist. solar e entra directamente na rede de tubagem da casa)
-“misto” (neste caso a agua vem do sist. solar mas passa obrigatoriamente no esquentador de apoio sendo este que vai controlar a temperatura da agua – esquentador com modulação de chama) nota: esta modalidade é muito utilizada no inverno
-“sistema tradicional“sem intervenção do sist. solar (só será usado no caso de avaria no sist. solar)

parece complicado mas não é!…. são só necessárias 4 válvulas de corte, dois “t” e algum espaço para poderes fazeres a instalação.
na pratica… poucas vezes intervenho no sistema … (desde meados de março que está a funcionar em “só solar” estado o esquentador pura e simplesmente desligado! ….)

boa sorte


golf 1cabrio
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo ago 01, 2010 10:30 pm

Re: Mais um AQS

Mensagem por golf 1cabrio »

boas.parabens giles, pelo aqs.
agora que ja passou algum tempo,o que tens a dizer do sistema,e do produto em si.estas contente?tem tido bons desempenhos mesmo em dias nublados?
era possivel dar o site do fabricante?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Mais um AQS

Mensagem por mauri »

golf 1cabrio Escreveu: era possivel dar o site do fabricante?
por mp, claro!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Mais um AQS

Mensagem por giles »

golf 1cabrio Escreveu:boas.parabens giles, pelo aqs.
agora que ja passou algum tempo,o que tens a dizer do sistema,e do produto em si.estas contente?tem tido bons desempenhos mesmo em dias nublados?
era possivel dar o site do fabricante?
alô pessoal. pelos vistos tinha deixado algumas respostas "penduradas" por falta de seguimento do tópico desde há bastante tempo. então ainda bem que vocês voltaram a abordar este tópico porque está mesmo a fazer 1 ano desde que o painel com o auto-colante vermelho se encontra no telhado, inclusivamente o próprio auto-colante eh eh.
eu penso que posso dizer que os resultados foram os esperados. nos dias nublados, não havendo sol não há produção, mas isso acontece com qualquer painel, mesmo com os mais caros. nos dias com abertas e mesmo com temperaturas baixas consegui ter a água nos 60ºc (água do reservatório). nessas situações, embora o reservatório seja de 200l e tambem embora o consumo não seja directo, não dá para abusar muito nos banhos. dará para 2 pessoas tomarem banho e depois esperar que o apoio volte a repôr.
no verão, se me recordo, tinha o controlador programado para ligar o apoio aos 40ºc, o que nunca veio a ocorrer. durante o inverno fui subindo a temperatura gradualmente até achar o equilíbrio de consumo/conforto e ficou nos 60ºc. não queimei 1 gota de gasóleo e usei o apoio eléctrico, especialmente durante a noite por utilização da tarifa bi-horária. vi a factura da edp a subir mas tambem tinha sempre água quente.
em resumo, pelo preço não fiquei desapontado. teria ficado desapontado, isso sim, se tivesse pago 2000 ou 3000€ acabando por ter o mesmo desempenho, isto, digo eu, porque não há milagres. o problema das energias renováveis, especialmente no aqs é e será sempre o de termos produção em excesso quando menos precisamos dele e por défice quando nos faz mais falta e isso tanto acontece com um painel caro como com um barato.
e ainda outra coisa: resistiu ás intempéries, até o auto-colante, que não cheguei a descolar, mantendo a côr vermelha.
uma coisa que verifiquei que nem sempre funciona a 100% é o controlador electrónico. apercebo-me que, mesmo estando seleccionado para não ligar, ele por vezes liga. ainda não percebi bem porquê mas parece-me mais um erro de sw ou um bug qualquer. outra coisa menos boa é que pelo facto do depósito se encontar à pressão atmosférica, aberto ao ar, durante os dias de grande exposição, há perdas de água por evaporação. essas perdas são repostas pelo tanque auxiliar e rondam entre os 20 e os 40l por semana. essa abertura para o ar é no mesmo tubo de entrada do sensor que mede a temperatura da água e o níivel do depósito. uma solução que eu não cheguei a testar, é a de fechar essa saída e injectar o sensor por baixo. terá que ser um sensor invertido.

quanto ao site, claro que sim, é este: http://www.shenyuansolar.com/en/
e se virem as galerias de imagens vão encontrar fotos minhas tiradas durante a minha visita à fábrica em julho do ano passado. na altura eu estava ligado a uma empresa de energias renováveis e estávamos a pensar importar mas acabaram por encerrar para férias !...
voltando ainda ao sistema, o meu não é o melhor que eles têm. ainda nos tubos de vácuo existe um outro tipo designado por tree target e um outro de maior rendimento mas os preços são ligeiramente superiores. e tambem têm sistemas de circuito fechado.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Mais um AQS

Mensagem por mauri »

por se tratar de artigo que interessa ao fórum é de ficar o link da firma, mas parece-me que não dá ligação, até que poderiámos desfrutar algumas das imagens do giles virem as galerias de imagens vão encontrar fotos minhas tiradas durante a minha visita à fábrica
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”