aquecimento aqs+aquecimento

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
fightes2010
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 28, 2010 5:18 pm

aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fightes2010 »

comprei moradia em 2006, e estava equipada com uma caldeira a gasóleo marca roca gti , da qual utilizo para o aquecimento de água e aquecimento central, ligado aos radiadores da casa.

entretanto comprei um sistema de painéis solares vacuo, ligado a um acumulador, que por sua vez a empresa instaladora ligou à caldeira a gasoleo, porque conforme sugerido pela mesma, iria diminuir o gasto em gasoleo para aquecimento central e em a.q.s..

já entramos no rigoroso inverno e entretanto, já verifiquei que já gastei mais gasoleo, do que nos anos anteriores, algo estranho, quando supostamente deveria ser o inverso, e pelas ligações que verifiquei, a saida do aquecimento central da caldeira a gasoleo, a agua aquecida pela caldeira, é enviada directamente para o acumulador e não para os radiadores como antes.
ora, na maioria dos dias, está frio e muito nevoeiro e verifico que a agua do acumulador ronda os 20-30º, e quando a caldeira a gasoleo está a trabalhar, esta é lançada para o acumulador a 70-80º, será que a ligação não está em conformidade, tenho a sensação que estou a aquecer a agua do acumulador, dai verificar que já gastei mais gasoleo.

aguardo uma resposta se possível, caso exista alguma solução.


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por solsombra »

boas,

então nesta caldeira os circuitos de aqs e aquecimento não são separados? funcionando o aquecimento em circuito fechado?
em consequência o depósito da água aquecida pelos painéis deve alimentar a caldeira (aqs) e não o circuito de aquecimento.

não esquecer que deve instalar um by-passe para, no verão, poder desligar a caldeira e consumir só do depósito (acumulador) do aquecimento solar.

solsombra


Autor do tópico
fightes2010
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 28, 2010 5:18 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fightes2010 »

a minha caldeira tem 2 sistemas independentes aqs e aquecimento.
mas supostamente este sistema era pra poupar gasoleo, e a empresa instaladora, explicou-me que a agua aquecida pelo painel era enviada para o acumulador e só depois enviada para a caldeira, a sensação que tenho, é que estou a aqueçer a agua do acumulador, e pelas contas de ano passado do consumo de gasoleo, este ano já superei e muito, digam-me alguma alternativa/sugestão para poupar mais gasoleo no inverno, pois no verão, fazendo a proposta sugerida pelo by-pass, pouco gasoleo gasto, o problema é sempre no inverno.
obrigado


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por solsombra »

boas,

há aqui qualquer coisa que não deve estar bem explicada.
a ligação do depósito de água aquecida pelo sistema, deve ter instalada na saída da água quente um passador com válvula de retenção o que não permite o que afirma.

para que se perceba exactamente o que está feito devia colocar aqui um desenho do que foi executado

a saída do depósito, como já foi dito, liga onde se encontrava ligada a admissão de água fria na caldeira, se não estiver assim está mal, mas não acredito que não esteja.

portanto não pode estar a aquecer a água do depósito desde que esteja assim ligado.

quanto ao by-bass, este vai permitir que, durante o tempo com sol suficiente, não vai poupar, vai gastar 0€ desde que mantenha a caldeira desligada.

solsombra

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fyntas »

ola boa noite
essas informações são muito vagas, tente arranjar um esquema das ligações ou fotografias.


Autor do tópico
fightes2010
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 28, 2010 5:18 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fightes2010 »

ai vai o esq
Painel solar.pdf
ai vai um resumo do esquema.
(56.52 KiB) Transferido 4500 vezes
uema
a minha dúvida é se não existe uma alternativa de o aquecimento não passar pelo acumulador e sim ir directo aos radidadores, pois assim penso que estou a aquecer a agua do acumulador, pois regra geral , nesta altura não passa dos 20-30º, e a caldeira envia a água a 80º.


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por solsombra »

boas,

vamos lá a ver se fica esclarecido.
paineis sol 2.jpg
paineis sol 2.jpg (16.48 KiB) Visto 7248 vezes
solsombra


Autor do tópico
fightes2010
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 28, 2010 5:18 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fightes2010 »

então as ligações que estão feitas na minha caldeira não estão em comformidade, conforme o anexo que enviei, corecto?


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por solsombra »

boas,

se eu consigo perceber o esquema que fez..., no seu caso parece que a 2ª serpentina do acumulador está a ser usada para aquecer a água do acumulador, quando liga o aquecimento. será?

solsombra


Autor do tópico
fightes2010
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 28, 2010 5:18 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fightes2010 »

ora bem, a ver se explico:
a saida do aquecimento da caldeira (letra b), não vai para os radiadores, vai para o acumulador (letra b1);
daí a minha dúvida persiste, estou a aqueçer a agua do acumulador, quando este tem temperatura inferior a 80º? que é a temperatura que está programada para sair da caldeira a gasoleo?


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por solsombra »

boas,

exactamente!

solsombra


Autor do tópico
fightes2010
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 28, 2010 5:18 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fightes2010 »

então este sistema não faz poupar em nada a caldeira de gasoleo, acaba por ser ainda mais dispendioso pra aqueçer o acumulador, enfim, sou mais um que caiu na aldrabice de acreditar neste catalógos novos com inovações solares......


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por solsombra »

boas,

o que deve fazer é questionar o instalador sobre o modo de funcionamento da instalação por ele executada e pedir-lhe que justifique por que motivo consome agora mais gasóleo do que antes.

solsombra


FCMartins
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jan 17, 2011 1:33 pm
Localização: vila nova de famalicão

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por FCMartins »

eu sou instalador e pelo que vi aqui isso não esta corretamente ligado e o seguinte o acomulador tem no minimo 1 serpentina nessa serpentina estão ligados os paineis solares com circulação forçada, o acomulador tem entrada de agua fria e saida de agua quente, a caldeira tem entrada de agua fria e saida de agua quente e depois tem uma ''serpentina'' que e o circuito de aquecimento, ai nesse caso a agua fria tem de entrar no acomulador, a saida de agua quente do acomulador tem de ligar na entrada de agua fria da caldeira, e a saida da agua quente da caldeira tem de ligar a instalação da casa, o circuito de aquecimento tem de estar ligado so na caldeira.

queria saber se no circuito de circulação dos paineis estao com agua ou com liquido solar.
queria saber tambem se o acomulador esta ao lado da caldeira e quantros litros e.
queria saber se o circuito de circulação dos paineis tem algum vaso de expanção fechado, e queria saber se colocarao a instalação do circuito dos paineis em cobre desde os paineis ao acomulador.


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por cblfreitas »

isto de facto parece estar um pouco confuso e o esquema tb me parece não facilitar.
o que se poderia considerar normal (se assim lhe podemos chamar) era o retorno dos radiadores passar pela 2ª serpentina do depósito, a fim de captar algum calor que o solar pudesse disponibilizar e só depois disto voltar à caldeira, onde entraria pré-aquecido poupando no aquecimento.

isto, no entanto, é uma falácia. mesmo que esteja bem ligado o que acontece é que o que poupar no aquecimento vai gastar no aquecimento de águas, uma vez que o solar nesta altura não lhe deve chegar nem para as aqs. isto a não ser que tenha investido uma pipa de massa num sistema de grande capacidade. se por outro lado as ligações estiverem mal feitas, então o resultado pode realmente ser o que está a pensar. mas isso só vendo. por outro lado se tivessem ligado a ida da caldeira ao depósito, o resultado é que o depósito aquecia até aos 70 ºc.

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fyntas »

o esquema apresentado está bem ligado, mas a energia solar só aquece o acumulador para aguas sanitárias nada mais.
no esquema apresentado existem 3 circuitos

1º colectores x serpentina do acumulador

2º aguas quentes sanitárias x caldeira x consumo

3º aquecimento central caldeira x radiadores

para utilizar o deposito aquecido com energia solar teria o retorno que entra na caldeira entrar numa outra serpentina do acumulador e por sua vez sair do acumulador e entrar no retorno da caldeira ( o objectivo será fazer o pré aquecimento do circuito do aquecimento central)
imagine que o aquecimento central está a funcionar a agua sai da caldeira a 70º vai ao radiadores perde temperatura e volta a entrar na caldeira (30º 40º depende da temperatura dissipada) para ser aquecida novamente.
imagine que no deposito tem agua a 60º, o retorno em vez de entrar na caldeira aos tais 30º ou 40º vai passar no acumulador e já vai entrar na caldeira a 50º por ex, e a caldeira só já vai aquecer o que faltar para os 70º que é a temperatura de saída para o aquecimento.
obviamente que tem de haver um sistema que controle uma válvula de 3 vias que em função da temperatura do retorno e da temperatura do deposito vá encaminhar a agua do aquecimento central ou directamente á caldeira ou primeiro passar no acumulador.
obviamente que quando a agua do acumulador baixar por ex dos 45º o circuito do aquecimento central já não pode passar no acumulador porque iria ficar sem agua quente para os banhos o que iria obrigar a caldeira a aquecer essa agua e seria um desperdício.

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: aquecimento aqs+aquecimento

Mensagem por fyntas »

desculpa lá cb/freitas não reparei na tua resposta vai de encontro ao que acabei de dizer.
mas se são tubos de vacum depende da área de captação mas de qualquer forma terá de ser bem gerido para poupar e acredito que consiga reduzir os consumos.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”