termossifão colector horizontal

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

termossifão colector horizontal

Mensagem por Lagafe »

bom dia,

precisava de uma ajuda.
devido um requisito de um cliente estou à procura de sistema termossifão com os colectores na horizontal.
eu pessoalmente nunca vi e não acho que seja muito interessante do ponto de vista da estratificação térmica.
contudo, como está em causa a componente arquitectónica, cabe-me procurar se existe esse produto no mercado.
alguém pode ajudar?
cumprimentos,

lagafe


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por Ferra »

para o termossifão funcionar obriga a um desnivel minimo, por isso termossifão horizontal de certeza que não existe! o que pode existir é cf, ou ts com o tal desnivel...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por Lagafe »

agradeço a resposta mas creio que não entendeste a questão.
o que estou a perguntar é se há ts com os colectores na horizontal ao invés da vertical como habitualmente e não a inclinação com o solo.
cumprimentos.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por PaulOL »

lagafe Escreveu:agradeço a resposta mas creio que não entendeste a questão.
o que estou a perguntar é se há ts com os colectores na horizontal ao invés da vertical como habitualmente e não a inclinação com o solo.
cumprimentos.

boas!

já alguem dizia: isto, vai aqui uma açorda!

vamos lá ver se entendemos o que pretende, então para si os colectores são habitualmente colocados na vertical!!!!....então a radiação solar é horizontal?

os colectores dos ts, que conheço, são todos colocados na horizontal, com uma inclinação "normal" entre 30 a 45º, para poderem funcionar correctamente e para rentabiliza-los ao máximo, mas também pode-se optar por menos inclinação por questões estéticas em detrimento da eficiencia anual.

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por fyntas »

o que o lagafe está a dizer é que em vez de ser ao alto é deitado mantendo a inclinação correcta como é obvio.
a sonennktaft tem mas não em termossifão, acho que a tresmilar tem


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por Ferra »

mau, mau...
acho que estou a ficar burro, pois não estou a entender nada! (será da idade?)
mas afinal o que é pretende? vamos por tentativas!
1-será que o que pretende é um painel solar que ao invés de ser mais alto que largo, seja mais largo que alto? se é isso sim já vi, apesar de ser para colocar numa varanda, deve dar para o que pretende...
quanto ao ponto de vista da estratificação termica funciona tudo na mesma porque esta dá-se no acumulador e não na serpentina.
2- ao falar em vertical e horizontal está a falar na orientação da serpentina? tipo os tubos de vácuo que são na vertical mas pretende uns que trabalhem na horizontal?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por lrds »

eu acho que o que ele pretende é uns paineis (colectores) totalmente, 100% horizontais. tipo pregados ao chão direitinhos sem qualquer tipo de inclinação. mas aí o termossifão não funciona tem de ser circulação forçada....
Inté


Autor do tópico
Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por Lagafe »

ferra Escreveu:mau, mau...
acho que estou a ficar burro, pois não estou a entender nada! (será da idade?)
mas afinal o que é pretende? vamos por tentativas!
1-será que o que pretende é um painel solar que ao invés de ser mais alto que largo, seja mais largo que alto? se é isso sim já vi, apesar de ser para colocar numa varanda, deve dar para o que pretende...
quanto ao ponto de vista da estratificação termica funciona tudo na mesma porque esta dá-se no acumulador e não na serpentina.
2- ao falar em vertical e horizontal está a falar na orientação da serpentina? tipo os tubos de vácuo que são na vertical mas pretende uns que trabalhem na horizontal?

viva,

a idade está muito boa porque é exactamente a primeira opção, ser mais largo do que alto.
não será para colocar numa varanda mas por um preciosismo estético de evitar ao máximo a sua visibilidade.
recorda-se da marca desse que viu?

cumprimentos.


Autor do tópico
Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por Lagafe »

lrds Escreveu:eu acho que o que ele pretende é uns paineis (colectores) totalmente, 100% horizontais. tipo pregados ao chão direitinhos sem qualquer tipo de inclinação. mas aí o termossifão não funciona tem de ser circulação forçada....
viva,

não compreendeu correctamente.
veja por favor a resposta que dei ao colega ferra.

quanto à colocação de colectores 100% na horizontal, tenho as minhas dúvidas que até esses funcionem. tenho ideia que a inclinação mínima que por norma é aconselhada são 15º. acho que os tubos de vácuo da viessman de circulação forçada podem ser colocados mesmo na horizontal mas não tenho certeza absoluta.
de qualquer forma não esse o propósito que procuro.

cumprimentos


Autor do tópico
Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por Lagafe »

fyntas Escreveu:o que o lagafe está a dizer é que em vez de ser ao alto é deitado mantendo a inclinação correcta como é obvio.
a sonennktaft tem mas não em termossifão, acho que a tresmilar tem
é exactamente isso.
colectores planos na horizontal há várias marcas, mas termossifãos horizontais nunca vi.

cumprimentos


Autor do tópico
Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por Lagafe »

paulol Escreveu:
lagafe Escreveu:agradeço a resposta mas creio que não entendeste a questão.
o que estou a perguntar é se há ts com os colectores na horizontal ao invés da vertical como habitualmente e não a inclinação com o solo.
cumprimentos.

boas!

já alguem dizia: isto, vai aqui uma açorda!

vamos lá ver se entendemos o que pretende, então para si os colectores são habitualmente colocados na vertical!!!!....então a radiação solar é horizontal?

os colectores dos ts, que conheço, são todos colocados na horizontal, com uma inclinação "normal" entre 30 a 45º, para poderem funcionar correctamente e para rentabiliza-los ao máximo, mas também pode-se optar por menos inclinação por questões estéticas em detrimento da eficiencia anual.
agradeço a contribuição mas agradecia que visse os comentários que fiz ao colega serra e compreenderá o que pretendo.
cumprimentos.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por PaulOL »

lagafe Escreveu:
paulol Escreveu:
lagafe Escreveu:agradeço a resposta mas creio que não entendeste a questão.
o que estou a perguntar é se há ts com os colectores na horizontal ao invés da vertical como habitualmente e não a inclinação com o solo.
cumprimentos.

boas!

já alguem dizia: isto, vai aqui uma açorda!

vamos lá ver se entendemos o que pretende, então para si os colectores são habitualmente colocados na vertical!!!!....então a radiação solar é horizontal?

os colectores dos ts, que conheço, são todos colocados na horizontal, com uma inclinação "normal" entre 30 a 45º, para poderem funcionar correctamente e para rentabiliza-los ao máximo, mas também pode-se optar por menos inclinação por questões estéticas em detrimento da eficiencia anual.
agradeço a contribuição mas agradecia que visse os comentários que fiz ao colega serra e compreenderá o que pretendo.
cumprimentos.

boas!
ora, ainda bem que o lagafe lhe conseguiu ler o pensamento…por exclusão de partes alguém lá chegaria!
se me permite, para o que pretende, normalmente é usado o termo “colocado ao alto” ou “colocado ao baixo” e é tomado por referência a parte mais comprida do objecto em causa. usar o termo vertical e horizontal é desajustado e só veio criar "alguma confusão", mas ainda bem que entre todos os participantes houve quem decifrasse a sua intenção.

cumpts.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: termossifão colector horizontal

Mensagem por Ferra »

infelizmente já foi a uns anos e não me lembro da marca. lembro-me dele pois achei "graça" ao promenor de ser para varandas. mas mesmo que não encontre, não pode ser circulação forçada porquê? ainda ficava mais dissimulado pois não era necessario o termoacumulador por cima do painel!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”