sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por kanyboy »

hoje fui a casa de um, colega meu e ele tinha a instalaçao do sistema forçado dele toda feita em pex, inclusive o circuito primario que vai aos paineis, pareceu-me muito estranho, mas de qualquer das formas decidi vir aqui pedir uma opinião aos expert's.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por Ferra »

não sou expert mas penso que não há problema desde que a temperatura não ultrapasse os 90 graus.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por kanyboy »

pois ate ai tudo bem, digamos que se existir um consumo regular o sistema n deve passar muito desses 90 graus, mas oq me parece é que se por alguma razão o meu amigo for passar um fim de semana fora, o sistema vai sofrer graves danos. porque planos ou de vacuo, em pleno verao os colectores conseguem facilmente enfiar 90º no deposito e obviamente que no circuito primario durante o dia o liquido circulara a mais, ou seja cheira-me que vai dar raia, mas como ele é daqueles que tem a mania que sabe tudo, vai-me dar um certo gozo dizer-lhe "eu bem te disse".


rmlc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 18, 2011 8:53 pm

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por rmlc »

ola!
esse sistema so vai funcionar ate ao primeiro dia de calor, a ligaçao do circuito primario tem de ser feita em cobre. nas aqs nao ha problema mas assim... o sistema ultrapassa facilmente 90º.

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por fyntas »

esse é um ponto critico
qualquer circuito primario tera de ser tubagem em cobre ou identico


Autor do tópico
kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por kanyboy »

pois eu disse-lhe exatamente isso, mas e uma vez que la passou uma inspecção e aquilo passou, ele ainda se riu de de mim, e como não sou tecnico de nada a minha palavra caiu na lama, mas como ja calculava aquilo que aqui me vieram dar certeza, disse-lhe para ter cuidado, e para rezar, porque bantam vir os dias mais longos e por alguma razao a luz lhe falhar durante 1 hora e vai dizer adeus aquilo tudo.
por enquanto é uma maravilha, como aquilo n é cobre as perdas pelas tubagens sao menores, mas a seu tempo ele ha de entender o porque de se usar o cobre.

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por fyntas »

em qualquer situação é considerada uma situação grave
se for uma instalação do mst 2009 convém expor a questão junto da pmelink


rmlc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 18, 2011 8:53 pm

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por rmlc »

nao ha nenhuma entidade oficial que inspessione esses equipamentos, a instalaçao e da responsabildade do instalador que deve ser certificado. as perdas termicas do cobre podem e devem ser compensadas com isolamento.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por Ferra »

sendo uma questão de tempo a temperatura passar dos 90 (e os experts dizem que passa) então é uma situação que deve ser resolvida...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: sistema forçado com instalaçao toda em multicamadas.

Mensagem por cblfreitas »

de facto, esta história é tão estranha, que até parece mentira.
se o sistema fosse da mst/2009, de facto deveria ser pedida uma inspecção à marca ou à pmelink. no entanto duvido que assim seja, pois já teria aguentado um verão inteiro, o que não seria muito normal. quando chegar ao fim da primavera e o depósito atingir a temperatura programada no controlador, a bomba circuladora vai parar e a temperatura na saída do painel vai trepar muito rapidamente. esta ligação com o tubo pex à saída do colector vai amolecer em três tempos. se tiver a função de arrefecimento dos painéis programada, ainda pode aguentar mais um pouco, mas mais cedo ou mais tarde acabará por derreter as ligações do pex.

acho que pode dizer ao seu amigo para não esperar pela garantia. neste momento, já tem direito a uma instalação totalmente nova.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”