Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
tassbenhe
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo abr 03, 2011 6:06 pm

Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Mensagem por tassbenhe »

boa tarde a todos!
eu estou a pensar em montar um sistema aqs de circulação forçada cá em casa. a minha duvida é a seguinte: se é possivel conjugar o sistema aqs com o uso de esquentador.
por exemplo: imaginemos que estamos num dia de inverno e em que o sistema aqs não consegue aquecer suficientemente a água (temperatura muito baixa). o que eu gostaria de saber é se nesta situação, existe algum sistema em que como no depósito a água não estaria quente suficiente, o esquentador que tinha para assistir o sistema aqs ligava-se e aquecia a agua que ia para o consumo.

não sei se fui claro no meu exemplo

é que eu aqui em casa o aquecimento da água é feito por esquentadores que estão no exterior da casa. e a minha ideia era por o depósito do sistema aqs no local onde se encontram os esquentadores e se possível conjugar o sistema aqs com os esquentadores quanto o aqs não conseguir aquecer a água o suficiente.

desde já obrigado a todos os "ajudantes"

Avatar do Utilizador

bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm

Re: Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Mensagem por bywire »

boas,
pelo que sei , deve dar perfeitamente usando um módulo solar que não é mais que uma torneira termostática mas mais avançada.
eu estou servido com um modulo solar universal da vulcano com um sistema de paineis de termosifão; usando um esquentador para apoio.
ele permite usar um esquentador normal para apoio dos painéis solares.
trabalha da seguinte maneira:
quando a agua vem a mais de 45º , ele manda a agua sem passar pelo esquentador e mistura agua fria até a agua ficar a 45º .
quando a agua vem a menos de 45º , o módulo manda-a para o esquentador para aquece-la e sai do esquentador para o modulo solar , saindo deste a 45º .
o unico inconveniente é que nos dias em que a água sai dos paineis a mais de 45º , se o esquentador estiver ligado; este vai aquecer a agua até chegar ao modulo solar a mais de 45º.
eu meti um termometro junto ao modulo para saber quando ligar o esquentador sem gastar gas desnecessariamente.

cumprimentos,
bywire
Anexos
Podem ver aqui como esta ligado a um esquentador convencional.
Podem ver aqui como esta ligado a um esquentador convencional.
DSC_5564 (300x199).jpg (90.48 KiB) Visto 6032 vezes

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Mensagem por BondadeSua »


saudações verdes
na minha ignorância, a única condição que tem que ser satisfeita, para que o sistema funcione de forma económica, é que a água aquecida pelo sol, passe no esquentador/caldeira, antes de chegar à torneira. e não o contrário.
no circuito solar, só entra água fria.
a água aquecida, (fora do circuito solar propriamente), não deve ir ao "depósito solar" novamente. apenas deve ir à torneira para consumo. ou seja, no esquentador/caldeira, só entra água quente. quer esteja pouco ou muito quente.
resumidamente é o que acontece cá em casa.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Autor do tópico
tassbenhe
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo abr 03, 2011 6:06 pm

Re: Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Mensagem por tassbenhe »

bondadesua Escreveu::mrgreen:
saudações verdes
na minha ignorância, a única condição que tem que ser satisfeita, para que o sistema funcione de forma económica, é que a água aquecida pelo sol, passe no esquentador/caldeira, antes de chegar à torneira. e não o contrário.
no circuito solar, só entra água fria.
a água aquecida, (fora do circuito solar propriamente), não deve ir ao "depósito solar" novamente. apenas deve ir à torneira para consumo. ou seja, no esquentador/caldeira, só entra água quente. quer esteja pouco ou muito quente.
resumidamente é o que acontece cá em casa.

bondadesua
exacto era isso que eu pensava. no entanto o meu esquentador não é recente deve ter prai uns 3 ou 4 anos. não há problema com isso certo?
então no fundo o que eu preciso pra conjugar os 2 sistemas é um dispositivo que receba informação da temperatura da água do sistema aqs, que tenha uma espécie de automatismo para activar o esquentador sempre que a temperatura for inferior à que eu quero. alguém sabe o nome ao certo disto?


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Mensagem por lrds »

boas

eu não concordo muito com o «módulo solar» porque, sempre que abrirmos a torneira quente ela é imediatamente desviada para o esquentador (a água que se encontra na tubagem está fria) leva tempo até que chegue a água do painel, estamos a gastar gás.
eu tenho tudo controlado manualmente, e são 3 sistemas: painel, esquentador e bailarina. só tenho que abrir um passador e fechar outro para mudar de sistema. com acesso à informação da temperatura do acumulador é fácil gerir.

há esquentadores que dispensam o uso do módulo solar, analisam a temperatura da água e «sabem» se é necessário ligar ou não. mas mesmo com um esquentador desses eu optava por comandar manualmente ao sabor do meu interesse
Inté


wassap
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta jan 28, 2010 10:30 pm

Re: Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Mensagem por wassap »

se o esquentador tiver chama modelante penso que podes ligar directamente a saída do sistema solar à entrada do esquentador e este vai variar a quantidade de gás para que a água saia à temperatura desejada pelo utilizador.

há sempre desperdício de água qualquer que seja o sistema, no entanto, há soluções que minimizam este desperdício de água.


tiagottx
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 13, 2009 1:08 pm

Re: Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Mensagem por tiagottx »

Este assunto já deve estar mais que resolvido, ainda assim dou o meu contributo :)

Numa situação semelhante com TS 300lts, optei manter o esquentador a gás que tinha (que é ligado à corrente para funcionar, ignição e ventilação). e só o ligo quando acho necessário.

A maior parte do ano está desligado no botão! Creio que a àgua passa por ele mas ele não mexe, e só o ligo ao fim de 3-4 dias sem sol quando a àgua começa a chegar morna. Também me foi sugerida a hipótese de meter uma torneira/selector para fazer um bypass da àgua quente sem passar pelo esquentador e aí este não funcionaria a mando da central da Vulcano se eu achasse que a àgua estava suficientemente quente vinda do painel, mas optei pela mais simples.

Actualmente até estou a pensar em deixar o esquentador e meter uma resistência(que ligo quando quero tal como o esquentador), mas essa é outra história (pagar 10€/mês de contador de gás quase pró boneco)...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema AQS circulação forçada + Esquentador?

Mensagem por visitante1 »

Andava aqui a dar uma vista de olhos ao topico porque quero fazer uma coisa parecida, vou instalar um termoacumulador de 2 serpentinas sendo uma para o painel solar térmico e outra para a caldeira a lenha que já possuo.
Vou fazer uma leitura da agua no termoacumulador e quando esta baixar para uma temperatura ainda a definir vai ser desviada atravéz de uma valvula de 3 vias para um esquentador, ou seja aproveito ainda agua morna e assim o esquentador não fara tanto"esforço" para aquecer essa agua.
Penso que assim terei agua quente quase instantaneamente mesmo que não haja sol e de inverno não tenha a caldeira ligada.
Que acham??
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”