Painel solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Painel solar

Mensagem por Smamede »

Boas noites,
o meu pai adequeriu 1painel AQS de 120 L, que funciona por gravidade por 200€. O vendedor disse logo que aquilo não era grande coisa mas pronto, comprou .
Agora tive a ver e não tenho pressao nas torneiras . Recorro aqui aos entendidos na materia e pergunto se conhecem este tipo de painel, e se existe alguma forma de ter agua quente na torneira com pressao de forma economica e que eu possa fazer pelas minhas proprias mãos.( temos que econimizar neste periodo de austeridade )

Bom Sol

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Painel solar

Mensagem por Master »

Olá
Eu tenho 2 painéis e de tipos diferentes.
Um têm um motor que dá pressão ao painel (Solco), pelo que mesmo que falte a agua o painel ainda funciona durante um tempo e só se n houver luz é que a pressão baixa.
O Outro funciona com a pressão da rede da agua. (Falke)
Portanto e no teu caso dizes que funciona por gravidade, mas está ligado á rede? Se tiver é a própria rede que empurra a agua.
No meu caso e no Falke tive até de colocar uma torneira de pressão para diminuir a entrada de agua, a minha rede têm muita pressão.
Tens fotos do painel e marca? talvez alguém aqui te ajude
Dos Fracos Não Reza a História...


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Painel solar

Mensagem por lrds »

Boas

Pode alguma válvula de retenção, ou outra, estar montada ao contrário.
Inté


Wilson Simão
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda jul 11, 2011 2:20 pm

Re: Painel solar

Mensagem por Wilson Simão »

Smamede Escreveu:Boas noites,
o meu pai adequeriu 1painel AQS de 120 L, que funciona por gravidade por 200€. O vendedor disse logo que aquilo não era grande coisa mas pronto, comprou .
Agora tive a ver e não tenho pressao nas torneiras . Recorro aqui aos entendidos na materia e pergunto se conhecem este tipo de painel, e se existe alguma forma de ter agua quente na torneira com pressao de forma economica e que eu possa fazer pelas minhas proprias mãos.( temos que econimizar neste periodo de austeridade )

Bom Sol

Eu resolvi o meu com mangueira de jardim (cor forte ) desenrolada sobre o telhado e alimentando uma pequena caixa d'agua (forrada no isopor) para os períodos noturnos.

Quanto a pressão, deve ser por causa da altura da caixa d'agua, então instale um desvio em t perto da bóia de modo que uma parte alimente a caixa e a outra (desvio) um chuveiro.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”