Novato em AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Trodrigues
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta jul 15, 2011 10:11 pm

Novato em AQS

Mensagem por Trodrigues »

Bom a minha caldeira a Gasóleo berrou de vez (nem 5 anos durou) graças à corrosão do deposito, que resultou em acumulação de agua e "inundou" o queimador.

Posto isto fui à procura de alternativas para deixar de pagar 1000€/ano em gasóleo.
Rapidamente surgiu a hipótese de instalar uma AQS no telhado da casa, chamei cá um homem de um empresa que faz instalações aqui da zona e ele apresentou-me o "orçamento" (Uma folha mais a fazer publicidade à empresa do que propriamente um orçamento, no entanto vêm lá os preços).

Ficou um depósito de 300L em cobre (que segundo parece não requer manutenção ao contrario dos vitrificados) com 2 painéis de 4m2 cada um, mais aqueles apetrechos todos (termóstato, válvula de segurança, purgador, etc) sem qualquer tipo de bomba portanto penso que seja com a força da rede de agua, tudo isto com montagem, ficando por 2900€ com 800 e picos € a ser amortizados no IRS.

No "orçamento" não vem descrito qualquer marca, existe algum risco de ser material "barato"?

Mas o que eu queria mesmo saber é se o AQS realmente funciona e se os gastos energéticos são efectivamente algo que se note no final do mês. O homem fez umas contas de cabeça e apresentou-me os números de 0.50 cêntimos diários por cada 2 horas se estiver sempre a puxar electricidade.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Novato em AQS

Mensagem por mauri »

Não há ninguém que possa responder?

Trodrigues aguarda mais um tempo pela resposta e entretanto enquanto esperas pela resposta de quem poderá saber, passa pela apresentações e diga-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
Trodrigues
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta jul 15, 2011 10:11 pm

Re: Novato em AQS

Mensagem por Trodrigues »

Bem por acaso vim ver de vez em quando se tinha respostas, mas não há problema.

Continuei a pesquisa por mim próprio e no fim de semana passado decidi efectivamente instalar o tal sistema AQS que falo em cima.
Só um reparo, os 2 painéis não são de 4m2 como o orçamento indicava mas 2 de 2m2. Os mesmo são da marca Zantia (alguém dá feedback da marca?), o reservatório não tem marca, penso eu, é feito por uma empresa de siderurgia nacional, só vi na caixa que realmente era os 300lts cobre termofissao.

Instalaram em 2 dias e actualmente está instalado há 24 horas. Ontem com apenas umas 3 ou 4 horas de sol, a família já conseguiu tomar banho com agua bastante quente e até agora a opinião relativamente a isto tudo é obviamente bastante positiva, dado que nem está ligado à corrente eléctrica.

Existem "grandes" discrepâncias relativamente há instalação e posição dos painéis, mas não me quis pronunciar muito sobre isso aos instaladores, porque de certeza que percebem mais do que eu.
O meu telhado faz um V inverso possivelmente de 45º, está divido em 2 partes, uma que apanha o sol desde que se levanta e outra que apanha o sol desde que ele se deita. Eles optaram por instalar na parte que apanha o pôr do sol, com os painéis sem qualquer inclinação adicional, portanto apoiados no telhado.
Agora falta é o derradeiro teste que é que o sol só bate nos painéis como deve ser depois das 10h e a essa hora já toda a gente tem os banhos tomados, mas vamos ver.

De resto a pressão da agua é bastante boa, coisa que sinceramente tínhamos algum receio e como disse em cima estou bastante contente com este sistema, ando a aconselhar a todos os meus amigos isto, é (muito) mais económico, estamos a aproveitar energias renováveis e vai saber bem não ter que pagar 1200€ de gasóleo todos os anos. É só vantagens!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Novato em AQS

Mensagem por mauri »

Quando não obtemos respostas temos que ser nós mesmo procurar soluções.
Foi isso que fizeste e ainda bem que estás satisfeito. É assim mesmo.
Sempre que possas e queiras colabora e participa.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novato em AQS

Mensagem por PaulOL »

[quote="Trodrigues"]Bem por acaso vim ver de vez em quando se tinha respostas, mas não há problema.

Instalaram em 2 dias e actualmente está instalado há 24 horas. Ontem com apenas umas 3 ou 4 horas de sol, a família já conseguiu tomar banho com agua bastante quente e até agora a opinião relativamente a isto tudo é obviamente bastante positiva, dado que nem está ligado à corrente eléctrica.

Existem "grandes" discrepâncias relativamente há instalação e posição dos painéis, mas não me quis pronunciar muito sobre isso aos instaladores, porque de certeza que percebem mais do que eu.
O meu telhado faz um V inverso possivelmente de 45º, está divido em 2 partes, uma que apanha o sol desde que se levanta e outra que apanha o sol desde que ele se deita. Eles optaram por instalar na parte que apanha o pôr do sol, com os painéis sem qualquer inclinação adicional, portanto apoiados no telhado.
Agora falta é o derradeiro teste que é que o sol só bate nos painéis como deve ser depois das 10h e a essa hora já toda a gente tem os banhos tomados, mas vamos ver.

Boas Trodrigues,

Fez uma boa aposta no aquecimento de águas, como fonte as energias renovaveis!

Esta altura do ano é a pior para testar este tipo de equipamento, porque não precisa de muitas horas de radiação solar para que se efective a produção de muita água quente. O problema está mais no Inverno e uma má orientação associada a uma errada inclinação podem por tudo, ou quase tudo a perder. :cry:
O problema pode até ser grave visto que afirma: "Existem "grandes" discrepâncias relativamente há instalação e posição dos painéis" sinal que sabe o que está mal, porque sabe do que fala, pois devia-se ter imposto e não confiar cegamente nos instaladores, por alguns estão apenas interessados nos muitos €€€, pelo menor custo possível e o menor custo (poupança de material e horas de trabalho) muitas vezes está associado a más instalações nos parâmetros que enunciei

Boa Sorte!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Novato em AQS

Mensagem por Master »

Olá amigo
Posso dar a minha situação e devo dizer que o principal num painel é a sua montagem.
Comprei um painel de 300 Lt que foi montado sem a inclinação ideal e orientação ideal, pois confiei no montador.
Como tal, o painel está muito subaproveitado, de tal modo que passado 2 anos comprei outro de 200 lts e aí exigi a sua ideal orientação e inclinação e como tal o painel de 200 lts é muito mais eficaz que o de 300 lts.
No verão, como se diz em cima não é a melhor altura para tirar conclusões, pois com este Sol, até uma mangueira no telhado aquece a agua...
O Ideal é depois de Outubro e até Março.
Posso-te dizer que no verão tenho 1 painel de 200 Lts que dá e sobra para a familia de 5 pessoas e 2 maquinas de lavar, o painel de 300 lts está tapado durante 3 meses, mas no inverno também posso dizer que os 2 painéis juntos não chegam....
Dos Fracos Não Reza a História...


Autor do tópico
Trodrigues
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta jul 15, 2011 10:11 pm

Re: Novato em AQS

Mensagem por Trodrigues »

Boas,

Desde já obrigado pelas vossas opiniões.

Após ler confesso que fiquei um bocado em "semi-pânico", pelo menos até chegar a Outubro-Março, como o Master diz e realmente por o sistema ao teste, até porque a ultimo coisa que quero realmente é problemas e mais despesas.
Já fez pouco mais de uma semana desde que montaram, e sim comecei realmente a ter noção que esta altura a agua está sempre quente, até ante-ontem e ontem esteve um pouco nublado mas a agua continuou sempre quente.

Deixo aqui uma imagem do meu telhado com os painéis, a foto está editada de modo a não fazer publicidade à empresa que montou.

Imagem

Espero opiniões vossas em relação há posição dos paineis.
Digo também que deviam ser umas 9 ou 10 da manhã quando a foto foi tirada. O Sol nasce por trás da casa e morre mesmo em frente aos painéis.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Novato em AQS

Mensagem por Master »

A inclinação parece pouca, mas a orientação parece boa, pois no meu 1º painel é ao contrário, apanha Sol de manhã e sombra á tarde o que é errado, no teu parece bem.
Há aqui muitos instaladores que poderão opinar.
Já agora não consegui ver o vaso de expansão, o painel têm um?
Dos Fracos Não Reza a História...


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novato em AQS

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Amigo, trate quanto antes de exigir um aplicação conforme ditam as regras ao instalador, porque:

- A inclinação só é boa para esta fase do ano, para o Inverno é uma desgraça! :evil:

- A orientação, pior só mesmo virado para Norte! :evil:

É praticamente certo que água quente de Outubro a Março, só com apoio eléctrico!

Desculpe este frieza, mas é intolerável :evil: :evil: uma aplicação como essa, é mesmo para poupar em material e mão-de-obra.

A meu ver, o instalador só estava desculpado se o TS estive-se aplicado assim, a pedido do cliente por qualquer razão estética ou outra, mas mesmo assim... e mais não digo!!!

Cumpts.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Novato em AQS

Mensagem por sugarstorm »

Caro Trodrigues,

Tenho de concordar com o PaulOL.
A inclinação é uma desgraça. Pela foto parece ter uns 20º, talvez 25º quando deveria ter entre 42º (Algarve) e 47º (Minho/Trás os montes), logo dependendo da latitude da sua casa. A regra geralmente aceite é latitude+5º.
Mas ainda pior é a orientação dos paineis.
Pela sua foto e pela informação da hora a que foi tirada a foto, os paineis estão orientados a NW (noroeste). Na melhor das hipóteses estarão a ONW (oeste-noroeste). Ou seja uma verdadeira desgraça :? O sol só vai bater directo no teu painel das 17:00 em diante, ou seja quando já tem muito pouca força. E isto no verão. Se tens àgua quente agora é porque o sol está bem alto agora nesta altura do ano e bate por cima do depósito de água, na diagonal, aquecendo um pouco a água. a partir de Setembro/Outubro isso já não vai acontecer. O sol não sobe tanto no horizonte e os paineis só terão incidência solar no fim do dia. E como no Inverno os dias são curtos, NÃO VAIS TER ÁGUA QUENTE!
Deveriam estar montados na outra água do telhado virados para a direita da foto (sul).
Ou então no cimo do telhado (mesmo em cima dos telhões grandes) também virado para a direita (sul).

Aconselho-te a leres a odisseia do Master:

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... ilit=solco

E veres o que ele fez:

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... k&start=40

Resolveu o seu problema...comprando um painel novo e instalando esse bem, virado a SUL!!!

Por isso, e enquanto está na garantia, aconselho-te vivamente a falares com o instalador para mudar tanto a orientação como a inclinação do teu painel.

Sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


super8
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jun 25, 2008 9:44 pm

Re: Novato em AQS

Mensagem por super8 »

Não dá para perceber qual é o desvio em relação ao sul, mas em todo o caso é preferivel (não havendo a possibilidade dos paineis ficarem virados para sul), ficarem virados mais para oeste (tentando não exagerar).Relativamente à inclinação, eu pessoalmente acho que se deve utilizar a de Inverno que é a latitude mais 20º.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Novato em AQS

Mensagem por PaulOL »

super8 Escreveu:Não dá para perceber qual é o desvio em relação ao sul, mas em todo o caso é preferivel (não havendo a possibilidade dos paineis ficarem virados para sul), ficarem virados mais para oeste (tentando não exagerar).Relativamente à inclinação, eu pessoalmente acho que se deve utilizar a de Inverno que é a latitude mais 20º.

Boas!

Penso que só não há possibilidade de ficar virado para Sul, se houver algo que faça uma sombra muito significativa nos painéis, de resto é só uma questão de mais ou menos trabalho, mais ou menos material e... brio profissional :)
Quanto há latitude + 20º, é uma opinião que para o Inverno é aceitável, mas como este tipo de equipamento não permite manusear em função da estação do ano o mais correcto e conforme ditam as regras, a latitude + 5º é o aconselhavel!!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”