Painel solar caseiro

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
sammuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado set 22, 2007 1:18 am

Painel solar caseiro

Mensagem por sammuel »

Vamos a isto...
Materiais
calha utilizada nas montagens de pladur da mais larga
Imagem

Tubo rega 16mm PEBD ( gostaria que fosse PEAD mas não tive pachorra para procurar)
Imagem

Tês para tubo rega 16mm
Imagem

Poliestireno extrudido
Imagem

Corticite 2mm
Imagem

Chapa galvanizada 0,5mm
Imagem

Rebites, cola de silicone, abracadeiras de nylon e spray preto baço da luxens.


Mãos à obra.

Comecei por cortar a chapa galvanizada marcar e furar

Montar o tubo com os tês e fixar à chapa com as bridas...
Imagem

...mais à frente já feito
Imagem

Montagem da caixa usando uma chapa de galvanizado 0,5mm rebitada à calha do pladur
Imagem

meti silicone entre a chapa e a calha
Imagem

Silicone no fundo da caixa para manter o isolamento fixo
Imagem

já com o isolamento
Imagem

corticite para proteger o isolamento de temperaturas mais extremas
Imagem

Já a tomar forma...
Imagem

...com pintura
Imagem

para a cobertura tenho umas placas de um material que não sei se será o melhor, mas vamos ver.

Agora só para o próximo fim de semana é que vou testá-lo se tiver bom tempo. Depois reporto.

Imagem


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por alexjp4 »

Parabens pela iniciativa!
Agora tens que arranjar um depósito para poderes guardar a agua quente.
Vai dando noticias.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por lrds »

Eu tenho material desse em casa, uso na rega gota a gota, e já me tinha passado pela cabeça fazer algo do género. O problema é a conecção dos T´s quando aquecer não irá «mijar» água por todos os lados? Não era melhor ao conectar os T´s com o tubo pôr uma cola, cola-veda ou silicone de alta temperatura?
Inté

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por Esteves »

O projecto está bem elaborado, mas se os tubos fossem em cobre e soldados ai sim ficava ao mais alto nível.

Julgo que com os tubos em plástico e com as uniões que tem quando for no verão com as altas temperaturas vai mijar por todo lado como diz o lrds

Eu já por mais que uma vez me deu para fazer um com as serpentinas que os frigoríficos teem na traseira mas também tem faltado o material e tempo.


sammuel com meia dúzia de metros de cobre (sei que está muito caro) com um maçarico dos pequenos (cerca de 15€) e solda fazias um painel de topo.

Aqui como soldar os tubos http://www.youtube.com/watch?v=QlJn-PL6 ... re=related
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Esses tubos e uniões são de rega mas não são de levar pressão, porque ao colocares a pressão da rede eles devem saltar todos e o tubo está sujeito a rebentar, mesmo sem ser com o calor da agua quente.
Os tubos para suportarem pressão da rede são os que têm uma risca azul a todo o comprimento e os acessórios são de aperto ou de rosca.
Se não utilizares a pressão da rede e como ainda estás na faze de construção, pelo sim pelo não cola os tubos aos acessórios com a cola dos canalizadores que aí tens a certeza que eles não saltam com o calor.
Bons trabalhos!


Autor do tópico
sammuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado set 22, 2007 1:18 am

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por sammuel »

Boas amigos.
Antes de mais obrigado pelos vossos posts.

Amigo alexjp4 já tenho um depósito daqueles redondos azuis em plástico. O sistema vai trabalhar à pressão atmosférica normal, vou ter um trocador de calor dentro do depósito que esse sim vai estar à pressão da rede e que vai ficar ligado na entrada de água fria do termoacumulador. Segundo os dados técnicos do tubo PE e acessórios eles podem trabalhar com uma pressão de até 4 kg a 20 Cº. Segundo tenho lido por ai tira-se 2% da pressão por cada grau de aumento de temperatura. Segundo este link (http://pt.wikipedia.org/wiki/Polietileno) a temperatura máxima permissível para o PEBD que é o caso é de 80 Cº vamos lá ver o que acontece com o sol a dar-lhe.

Amigo Esteves estou completamente de acordo consigo em cobre é que era mas neste projecto devo ter gasto perto de 50€ e se fosse em cobre upa upa e o trabalho também ia ser outro.

lrds Escreveu:Eu tenho material desse em casa, uso na rega gota a gota, e já me tinha passado pela cabeça fazer algo do género. O problema é a conecção dos T´s quando aquecer não irá «mijar» água por todos os lados? Não era melhor ao conectar os T´s com o tubo pôr uma cola, cola-veda ou silicone de alta temperatura?
Amigo lrds para o PE não há cola que resista só soldando e se ele começar a mijar tá na altura de pensar ou em resolver a situação ou partir para outro projecto com outros materiais também em conta.

cump.

samuel


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por lrds »

Então sammuel já testou o painel? Tem estado um sólinho bom para testar. Boa sorte.
Inté


Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por Field »

Muito bom! Vi uma vez um captador solar injetado em polietileno e anunciava a grande vantagem: se num dia muito frio a água congelar dentro dos tubos os mesmos dilatam e não racham, ao contrário dos tubos de metal. Muito boa a idéia do trocador de calor no reservatório de água quente, se fizesse com tubos de metal o captador, poderia colocar uma solução de etilenoglicol para baixar o ponto de congelamento da água. Fiz um uma vez mas não assim, ficou na minha ex casa... usei um captador de 1m² e 100 L de água em um recipiente de isopor (Poliestireno extrudido?) de 120L, esses de levar bebida gelada pra praia. Num dia quente de verão(uns 38ºC), cheguei a medir 85ºC no reservatório. Ficava ao mesmo nível da caixa de água da casa de 1000L e usava direto a água quente do reservatório, não me passou pela cabeça colocar um trocador... O captador era com tubos de Alumínio e usai pasta térmica (eu comprei em uma loja de autopeças - bem barato - as de cpu são um pouca mais caras...) entre os tubos e a chapa de Alumínio, que era de 1,5mm... fixei tudo com arame recozido e pintei de preto-fosco. Depois descobri que tem que ser de Cobre por causa de umas bactérias, e que o melhor resultado seria com chapa de Alumínio e tubos de Cobre, me disse um engenheiro civil. Parabéns!


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por system32 »

Na primavera , vou fazer uma coisa dessas, mas em cobre, para aquecer a minha piscininhina ( 3m diâmetro).
Meto os painel no circuito do filtro e vamos ver o que dá.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!


numimen
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 13, 2012 12:04 pm

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por numimen »

Boas a todos,

Com base no exelente projeto do sammuel e com a preciosa ajuda dos comentários estou tentado a fazer um coletor idêntico cá para casa, mas com os tubos em cobre.

Tenho por aqui alguns tubos de cobre que sobraram de umas obras, mas são mais grossos em relação aos aconselhados (22 para o coletor e 8/12 para os distribuidores).
Os que tenho são 22 e 28.
Estou a pensar colocar os de 28 para os coletores e os de 22 para os distribuidores, mas visto que os tubos dos distribuidores (que ficam ao alto paralelos) que tenho são tão grossos irei perder eficiência?
Será melhor achatar os tubos de 22 de forma a ficarem ovais? Dessa forma ficam com maior área virada para o sol.
Visto estarmos a pensar em custos não me interessa estar a comprar tubo de 12 a quase 4€/Mt.
Consigo soldar cobre em chapa zincada?

Agradeço a todos.


Ronco
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta dez 02, 2011 7:20 pm

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por Ronco »

pena que as fotos já eram...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel solar caseiro

Mensagem por serges »

Pois infelizmente não as guardou no servidor do forum perde se um testemunho importante|!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”