Paineis solares adaptados a aquecimento central (pode ser?)

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
vea
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta dez 21, 2011 7:17 pm

Paineis solares adaptados a aquecimento central (pode ser?)

Mensagem por vea »

Boas,

Tenho uma casa com rés do chão e primeiro andar com uma área de aproximadamente 200m2 por piso. Parte da casa tem instalado um sistema de aquecimento central com diversos radiadores que funciona a gás. Não estou satisfeita com os consumos e além disso estou a fazer obras de isolamento na casa. Gostaria de saber se é possível adaptar o sistema de aquecimento central de modo a ser alimentado por painéis solares. Se os painéis solares não são uma boa opção, o que é que seria uma boa opção?

Desde já obrigada porque já comecei a estudar o assunto só a ler as vossas "conversas"...


system32
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 167
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Paineis solares adaptados a aquecimento central (pode se

Mensagem por system32 »

Pode , mas sai caro.1- Necessita de um deposito de inercia, de onde sai a agua para os radiadores. 500L ou mais.
Depois liga uma das serpentinas do deposito a um sistema solar de circulação forçada, com muitos painéis. Aqui é que fica caro.
a segunda serpentina serve para outra fonte de calor alternativo ao solar.

Se quer poupar gaste mas é nos isolamentos (provavelmente ETICS seria a melhor solução para renovações).
E coloque janelas que vedem bem e estores exteriores que fecha quando está frio.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”