Apoio a sistema solar térmico

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Apoio a sistema solar térmico

Mensagem por D'eu »

Boa Tarde,

Criei este tópico no sentido de obter uma opinião acerca de uma situação que vou ter de resolver na minha casa a breve prazo. Tenho um sistema solar de circulação forçada (deposito 300L) instalado o qual é apoiado por uma caldeira mural a gás propano. Com a instalação cá na rua do gás natural queria acabar de vez com as botijas de 45 Kg ... o problema é que a caldeira não está preparada nem tem especificações compativeis com gás natural (tem chama piloto ainda e não passa na inspeção) ... tendo de preoceder à sua substituição e dado estarmos em crise (!) o que me aconselham?

Analisei o mercado e ficaram-me estas opções na cabeça (boas ao más ... )

Opção 1

Seria substituir a velha caldeira por uma caldeira de chama modulante que me permitisse gastar só a quantidade de gás necessária para elevar a temperatura das AQS vindas do deposito solar ... Existem várias caldeiras disponíveis já no mercado preparadas para este efeito ... Penso que esta seria a opção mais económica!

Opção 2

Substituir a velha caldeira por uma de última geração ou seja, de condensção / alto rendimento. Esta opção, penso que me permitiria poupar algum dinheiro no aquecimento central. Mas a minha pergunta é, será que a diferença de preço compensa? Isto porque o equipamento é substancialmente mais caro ... após muito pensar não estou bem certo que o elevado investimento inicial (comparativamente a uma caldeira moderna normal) vá ter retorno muito rapidamente ...

Opção 3

Esta última opção faz parte de um plano que idealizei na altura em que instalei o sistema solar e passava por instalar uma bomba de calor ar-água para colmatar as necessidades de aquecimento da casa durante o Inverno e dar algum apoio ao AQS se fosse possível e instalaria ainda um esquentador de SOS para quando a conjetura ditasse que nenhuma das outras opções eram viaveis ... ... esta opção era uma opção a longo prazo dado o montante a investir (as bombas de calor ainda são bastante caritas!)

Escrevo este tópico para obter algum brainstorm ... gostaria de obter algumas opiniões acerca desta situação ... como resolveriam esta situação se fosse em vossa casa?

Cptos

D'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Apoio a sistema solar térmico

Mensagem por CrOhN »

Se calhar a opção por caldeira será o mais fácil e económico. Se pretendes usar a caldeira para aquecimento, pensa mesmo numa de condensação. De certeza que o que vais poupar em combustível paga o excesso do custo de compra. Pelo que sei, usando uma caldeira de condensação, terá que funcionar em modo estanque.

Eu, por acaso uso uma bomba de calor para AQS, como tenho um painel TS200L e neste momento, somos o dobro do que inicialmente estava previsto para uso do mesmo, não chega mesmo para as necessidades. E assim, optei pela bomba de calor. Tenho o painel a injetar a água no cilindro da bomba de calor, e a bomba aquece o resto.

Esta solução, para 7 pessoas, nos ultimos meses, têm resultado numa média de 4,5KW/h diários (de notar que o painel está com 25º de inclinação, portanto, no inverno, mesmo com sol, pouco faz).

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Apoio a sistema solar térmico

Mensagem por D'eu »

CrOhn,

Podes dar-me algum feddback acerca da bomba de calor que tens instalada? Nomeadamente, qual o comportamento da bomba de calor durante o inverno ... consegue ser suficiente para suprir as necessidades de aquecimento central e de AQS para 7 pessoal? QUe consumo de eletricidade tens com a bomba de calor a fazer aquecimento central?

A minha grande renitência na opção pela bomba de calor é que na minha casa necessitaria de uma bomba de calor de alta temperatura, dado possuir radiadores ... a casa não foi instalada nem com pavimento radiante nem com ventiloconvecores. Há cerca de 2 anos cheguei a pedir uns orçamentos de bombas de calor ... o melhor orçamento que tive foi de uma empresa de Vila Verde, a Vidam, e na altura rondava os 5000€. VAlor que não posso gastar na atual conjetura!

Já agora que marca de bomba de calor tens?

Já agora que marca de bomba de calor tens?
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Apoio a sistema solar térmico

Mensagem por CrOhN »

Não posso dar feedback da bomba para aquecimento central, apenas para AQS. O que te posso dizer, é que: em dias de temperaturas a rondar os zero graus, e sem sol, o consumo eléctrico anda à volta de 6Kw/h. Nestas condições, acho que o COP ficará próximo dos 3.

A minha bomba é uma Deron DE-400LW com bomba de 1.8KW. Na altura que foi instalada, o vendedor/instalador disse-me que estava a fazer aquecimento central com uma bomba similar, mas de 2.7KW.

É, com bomba de calor, convem mesmo ser ventiliconvectores.

A minha foi comprada aqui http://www.inserpotencia.com/index.htm


Diez10
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jun 27, 2012 8:37 am

Re: Apoio a sistema solar térmico

Mensagem por Diez10 »

Visto que este assunto estagnou, aproveito o tópico para relançar outra discussão aproveitando o assunto.

Estou interessado em adquirir um Termossifão de 200L para uma moradia.
As dúvidas surgem é em relação ao apoio ao painel.
A moradia não tem gás natural (nem mo querem instalar), o que seria a única opção que me agradava.
Em todas as outras encontro bastantes contras, mas tenho que optar por uma delas.
Neste sentido venho aqui pedir a vossa opinião sobre o melhor (em termos de eficiência e €€) apoio ao painel solar.


protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Re: Apoio a sistema solar térmico

Mensagem por protasio »

Supostamente mesmo o sistema termossifão tem incorporado um apoio eléctrico. Não te chega para os gastos?

Eu numa casa de 3 pessoas tenho um sistema semelhante em que o apoio está sempre desligado, só o ligo em alguns dias no inverno e com uma gestão adequada do consumo dá para os gastos.

Neste caso sendo eléctrico funciona como um termoacumulador normal. Assim supondo que eu gasto a água quente toda ligo o apoio eléctrico e em 2h tenho água quente outravez mesmo sem sol. Este é a meu ver o método mais eficiente, mas se quiseres mais disponibilidade basta tares o apoio sempre ligado, e assim quando consomes água ele automaticamente começa a compensar.


Diez10
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jun 27, 2012 8:37 am

Re: Apoio a sistema solar térmico

Mensagem por Diez10 »

A questão é que, após analisar os prós e contras, fiquei com a ideia de que o gás é a melhor solução (mais eficiente).
Com o gás apenas aqueço a água que realmento gasto, e não um depóstito de 200l quando só vou gastar 50l.
Com o gás também não tenho que estar preocupado e pôr a minha vida a girar, no que respeita à utilização da água quente, à volta disso.

PS: Parece que irá haver novidades em relação ao gás natural. Vamos ver se serão boas.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”