Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
asaportugal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 11, 2013 2:48 pm

Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Mensagem por asaportugal »

Já li e reli dezenas de opiniões sobre o assunto, e continuo hesitante.
De facto tinha um Termodinamico Axergie 300Lits, actualmente Energie que durante 20 anos cumpriu a sua obrigação, talvez com custo que nunca me preocupou.
Actualmente, com aumentos tarifários IVAs e sei lá mais é altura de fazer contas :o e pedir a vossa honesta opinião.

- Resido numa moradia em Guimarães, e actualmente somos apenas 2 pessoas (eu e a m/Maria :D ]
Esporádicamente tenho um filho que permanece 1 -2 dias.

- Estava a pensar num Sistema de circulação forçada com acumulador, ou substituir o velhinho Axergie por um identico mais moderno e quiçá eficiente.

Dúvidas:

Penso que o sistema de circulação forçada alem da bombagem contínua ainda tem de dispor de resistencia no depósito ( 1.750 a 2.000 W ??) para compensar os dias nebulosos e especialmente o Inverno.
Qual será aproximadamente o consumo em energia desta opção ?

O Termodinâmico sei que o compressor trabalha todo o ano, mas com um consumo médio mensal
entre 9 e 12€ segundo os fabricantes.

Grato pelas informações que se dignarem colocar.


Autor do tópico
asaportugal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 11, 2013 2:48 pm

Re: Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Mensagem por asaportugal »

Bump...


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Mensagem por mcarneiro »

asaportugal Escreveu:Já li e reli dezenas de opiniões sobre o assunto, e continuo hesitante.
De facto tinha um Termodinamico Axergie 300Lits, actualmente Energie que durante 20 anos cumpriu a sua obrigação, talvez com custo que nunca me preocupou.
Actualmente, com aumentos tarifários IVAs e sei lá mais é altura de fazer contas :o e pedir a vossa honesta opinião.

- Resido numa moradia em Guimarães, e actualmente somos apenas 2 pessoas (eu e a m/Maria :D ]
Esporádicamente tenho um filho que permanece 1 -2 dias.

- Estava a pensar num Sistema de circulação forçada com acumulador, ou substituir o velhinho Axergie por um identico mais moderno e quiçá eficiente.

Dúvidas:

Penso que o sistema de circulação forçada alem da bombagem contínua ainda tem de dispor de resistencia no depósito ( 1.750 a 2.000 W ??) para compensar os dias nebulosos e especialmente o Inverno.
Qual será aproximadamente o consumo em energia desta opção ?

O Termodinâmico sei que o compressor trabalha todo o ano, mas com um consumo médio mensal
entre 9 e 12€ segundo os fabricantes.

Grato pelas informações que se dignarem colocar.
viva,

Isso ai em cima o mais eficiente é mesmo um termossifão com tubos de Vacuo , a resistencia no deposito é só utilizada quando não há sol durante o dia inteiro, isso se não tiveres outro backup para aquecer a agua, evita as soluções forçadas , a bomba consome sempre mais do que os fabricantes dizem, tenho um colega que tem um sistema forçado , e diz que o valor mensal de consumo da bomba anda a volta dos 15 eurs, no termossifão a gravidade está sempre a ajudar, e é gratuita , só se o Passos decidir por-lhe um imposto também :twisted:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Mensagem por visitante1 »

Eu optei (está em fase de instalação) por um sistema de tubos de vacuo circulação forçada, mas porque fiz umas obras e coloquei a agua quente muito proxima das caixas. Antes esperava muito tempo pela agua e o desperdicio de gas e agua era grande.
Penso que para quem tem uma distancia aceitavel o melhor é como o mcarneiro diz, tubos de vacuo termossifão.

Em relação ao consumo exagerado da bomba do colega do mcarneiro, parece-me mesmo um exagero!!! 3 kw dia só na bomba!!! eu diria que não é possivel a não ser que tenha algo invulgar... 3kw dia dá para aquecer agua para 4 banhos diarios.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Mensagem por CrOhN »

15 eur para a bomba!? A minha bomba de calor não gasta isso em pleno inverno! E aquece água para 6-7 banhos diários!

Alguem que tenha um sistema forçado que possa, que meça o consumo do sistema num dia bem solarengo, só para que se ponha a coisa em perspectiva.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Mensagem por mcarneiro »

CrOhN Escreveu:15 eur para a bomba!? A minha bomba de calor não gasta isso em pleno inverno! E aquece água para 6-7 banhos diários!

Alguem que tenha um sistema forçado que possa, que meça o consumo do sistema num dia bem solarengo, só para que se ponha a coisa em perspectiva.
O gajo que fez, a mediçãoe é o dono do sistema , é Eng. electrotecnico de uma multinacional do ramo electrico, mas se calhar tirou o curso como o relvas... :lol:

eu continuo a preferir o termossifão, da menos chatice e tem menos custos. , acho , e isto é a minha opinião , o forçado justifica-se quanto a distancia entre a casa de banho ou casas de banho estão muito longe do deposito, permite mais junto ao sitio onde a agua vai ser utilizada.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Mensagem por visitante1 »

Eu daqui a uns dias posso colocar aqui uma ideia dos consumos do sistema, mas posso dizer que tenho também um sistema de circulação no aquecimento e não gasta quase nada, também optei por bombas eficiencia da Grundfos.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Solar circulação forçada ou Termodinâmicos ?

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu:Eu daqui a uns dias posso colocar aqui uma ideia dos consumos do sistema, mas posso dizer que tenho também um sistema de circulação no aquecimento e não gasta quase nada, também optei por bombas eficiencia da Grundfos.
Eu tenho a sorte de ter o termossifão directamente por cima da casa de banho , mesmo em dezembro só utilizei dois dias a resistencia , vantagens de ser no Algarve ...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”