Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por jcaiado »

Viva,

Tenho um acumulador de 400L qual queria montar um grupo de impulsão e uns paineis solares, a duvida reside qual será a area de captação indicada para os 400L? Existe alguma formula para esse calculo?

JC

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por visitante1 »

o que posso ajudar é que se for painel de tubos de vácuo é recomendável utilizar 1 tubo por cada 10 litros de agua!
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por jcaiado »

A instalação vai ser do tipo "drain-back" por isso não sei se os tubos de vácuo são recomendados para este tipo de sistema...

JC

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por visitante1 »

os tubos são recomendados para qq sistema desde que seja bem instalado
os grandes problemas são os mitos que assombram os instaladores e nem só.
tenho um amigo meu que tem um drain back e está contente, o termo é de 310L
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por david_neves »

jcaiado Escreveu:Viva,

Tenho um acumulador de 400L qual queria montar um grupo de impulsão e uns paineis solares, a duvida reside qual será a area de captação indicada para os 400L? Existe alguma formula para esse calculo?

JC
Tambem é importante a localizaçao do acumulador...
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por CrOhN »

Eu arriscaria pelo menos 6m2. Ou 3 paineis planos.


Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por jcaiado »

Ok. Culpa minha, não expliquei o filme todo! Então é assim, Instalei um recuperador de aquecimento central, e aproveitei para comprar um deposito para AQS. Este deposito é do tipo dos rotex, ivt, etc, ou seja trabalha sem pressão e AQS é feita por permutador de extração e a circulação do sistema solar tem que ser feita em sistema "drain-back". Até aqui tudo normal! Agora possuo um TS 200L da magnifica norquente :cry: onde os dois paneis partiram. Felizmente consegui trocar os paineis à conta do seguro de recheio da casa. Os paineis que foram colocados foram os solargus ESP1 mas com a dimensão dos originais norquente (A solargus foi uma das empresas entre que chegou a acondo com yunit para a troca dos colectores partidos da norquente mas com o custo a ser suportado pelo cliente, enfim o filme que todos nós sabemos....). Os paineis ESP1 parecem-me muito bons quer em qualidade quer em rendimento (não tem nada a ver com a trampa norquente). Agora pretendia desfazer-me do deposito do TS (tenho tinho conhecimento que é uma questão de tempo até romper...), vai ser vendido para cobre (a proposito deixo aqui a informação que o acumulador tem 44Kg de cobre), comprar o grupo de bombagem e utilizar os paineis que possuo. Agora a àrea de capação que possuo é pequena (3,2m^2) para os 400L (390 para ser mais preciso). A ideia era adquirir mais um painel igual aos que possuo e assim ficava com 4,8m^2 reais de captação. Será que esta area vai ser suficiente para o acumulador? tendo em conta que o agregrado familair é composto por 3 pessoas e de verão queria apoveitar para alimentar a MLL e a MLR (Aqui já dava uso à misturada do TS) já que energia electrica está a ficar carissima, queria retirar o maximo proveito do sistema! Comprar mais um painel ainda me parece financeiramente interessante, que tiver que adquiri 2 a coisa começa a ficar puxada.

O deposito está a cerca de 6 metros dos paineis, será demasiado?

Link dos paineis que possuo http://www.solargus.pt/produtos/energia ... res#modelo com excepção da area absorsora é 1,6 em vez de 1,99..

JC


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por CrOhN »

Assim de repente, e com uns calculos rapidos. Os 3 paineis demorariam cerca de 5 horas (na melhor das hipóteses) a aumentar a temperatura dos 400l em 35º.

Mas, levando em consideração que são só 3 pessoas, acredito que seja suficiente.

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por david_neves »

jcaiado Escreveu:Ok. Culpa minha, não expliquei o filme todo! Então é assim, Instalei um recuperador de aquecimento central, e aproveitei para comprar um deposito para AQS. Este deposito é do tipo dos rotex, ivt, etc, ou seja trabalha sem pressão e AQS é feita por permutador de extração e a circulação do sistema solar tem que ser feita em sistema "drain-back". Até aqui tudo normal! Agora possuo um TS 200L da magnifica norquente :cry: onde os dois paneis partiram. Felizmente consegui trocar os paineis à conta do seguro de recheio da casa. Os paineis que foram colocados foram os solargus ESP1 mas com a dimensão dos originais norquente (A solargus foi uma das empresas entre que chegou a acondo com yunit para a troca dos colectores partidos da norquente mas com o custo a ser suportado pelo cliente, enfim o filme que todos nós sabemos....). Os paineis ESP1 parecem-me muito bons quer em qualidade quer em rendimento (não tem nada a ver com a trampa norquente). Agora pretendia desfazer-me do deposito do TS (tenho tinho conhecimento que é uma questão de tempo até romper...), vai ser vendido para cobre (a proposito deixo aqui a informação que o acumulador tem 44Kg de cobre), comprar o grupo de bombagem e utilizar os paineis que possuo. Agora a àrea de capação que possuo é pequena (3,2m^2) para os 400L (390 para ser mais preciso). A ideia era adquirir mais um painel igual aos que possuo e assim ficava com 4,8m^2 reais de captação. Será que esta area vai ser suficiente para o acumulador? tendo em conta que o agregrado familair é composto por 3 pessoas e de verão queria apoveitar para alimentar a MLL e a MLR (Aqui já dava uso à misturada do TS) já que energia electrica está a ficar carissima, queria retirar o maximo proveito do sistema! Comprar mais um painel ainda me parece financeiramente interessante, que tiver que adquiri 2 a coisa começa a ficar puxada.

O deposito está a cerca de 6 metros dos paineis, será demasiado?

Contei aqui na zona 12 paineis norquentes partidos, eu ia para os tubos a vacuo por razoes obvias é 20 euros mudar cada um e nao ficamos sem agua quente.

Link dos paineis que possuo http://www.solargus.pt/produtos/energia ... res#modelo com excepção da area absorsora é 1,6 em vez de 1,99..

JC
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por jcaiado »

CrOhN Escreveu:Assim de repente, e com uns calculos rapidos. Os 3 paineis demorariam cerca de 5 horas (na melhor das hipóteses) a aumentar a temperatura dos 400l em 35º.

Mas, levando em consideração que são só 3 pessoas, acredito que seja suficiente.

Sem contar com o apoio do TS, estou a retirar cerca de 10-15º ao acumulador num uso diario normal! Se introduzir uma MLL 2x semana mais a MLR umas 4x semana. Acha que os 3 paineis aguentam? Isto nos meses mais ensolarados! Sem saber fazer contas, parece-me que a coisa é capaz de funcionar....

JC


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por CrOhN »

Acredito que sim.

As contas são fáceis de fazer:

Partindo de uma eficiência dos paineis de 70%, tens 0.7KW por m2. Para aqueceres 400l de água, de 15 a 50º, precisas de cerca de 16KW. Logo, como dizia o outro, "é só fazer as contas".


Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 95
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Qual a area de Captação para acumulador de 400 litros?

Mensagem por jcaiado »

Obrigado! Os paneis anunciam um rendimento de 81% certificação solarkeymark (está lá a folha da certificação), daí eu dizer que são bons paineis! Lá pra primavera anvanço com a instalação...

link para a certificação dos paineis! http://www.dincertco.de/logos/011-7S1947%20F.pdf

JC

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”