Painel solar nao aquece

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por Jcab »

Esteves Escreveu:
Jcab Escreveu:
rocheiro Escreveu:Boas ppl obrigado pelas vossas respostas.

como vejo se tem esse Glicol ? esse Glicol nao é um anti congelante ? julgo que a falta do mesmo nao afecta o aquecimento...


Crohn como adiciono agua no circuito primario ?
Esse liquido é o que faz aquecer. È indispensavel.

Jcab Ao que chamas de liquido (Glicol "anticongelante") não tem nada a ver com o aquecer.

Com forme o nome o diz Anticongelante é essa a finalidade do Glicol.
Confesso que não tou a perceber nada. :? :? é o liquido que faz aquecer a agua. Ate podes meter só agua. É usado um glicol próprio (não toxico)porque tem anti congelante sim. Mas é esse liquido que faz aquecer a agua nos acumuladores.
Última edição por Jcab em domingo mai 04, 2014 2:37 pm, editado 1 vez no total.


Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por Jcab »

Esteves Escreveu:É que vai para aqui uma confusão ...........

R_C o Glicol ou anticongelante não é para misturar com a agua de consumo :lol: :lol: :lol:

O Glicol é para meter no circuito que aquece a agua de consumo, dentro do deposito de 200L ou 300L tem uma serpentina que é ligada aos elementos do painel, funciona em circuito fechado.

Como funciona um sistema solar térmico por termossifão!!!

O sistema é composto por um painel plano ou tubos de vacuo e um depósito de água que deve estar sempre na parte superior do painel.
A água sanitária é aquecida através de um líquido solar (Glicol ou Anticongelante) que circula entre o painel e o depósito em circuito fechado.
A transferência de calor é efectuada com recurso a um permutador de calor. A circulação do líquido solar produz-se pela alteração das respectivas densidades, provocada pelas diferentes temperaturas do circuito de ida e retorno. O princípio é simples: o fluido quente é menos denso do que o fluido frio, fazendo com que o que está quente suba, e o que está frio desça.



ATENÇÃO Há por ai sistemas que a agua de consumo passa nos elementos do painel.

Os vidros dos painéis que tu vês partidos por esse País não estão em contacto com a agua :!: :!: :!:

Eles partem por outros motivos.


Agora vamos ao glicol, como já foi dito por aqui, pode-se usar anticongelante dos carros -20º caso as temperaturas da zona não sejam muito negativas, como o rocheiro já disse e muito bem 2 litros para 18 de agua, o que dá 20% de glicol que na realidade é anticongelante puro.

Eu por acaso também ando a montar um sistema solar térmico, até fui compara hoje o material, e comprei o tal glicol (€7.35) 1 litro, como o circuito vai levar mais de 10 litros vou fazer da seguinte forma, 1 litro de glicol e o resto com anticongelante do mais barato que se usa de deitar no radiadores dos carros (cada 5 litros €2,50)

Eu concordo com o @pnunes

Chego á conclusão que se não fosse este forum muitos nunca saíriam da ignorancia e outros tantos nunca a revelariam....
incluindo eu! :)
é isto que esta dito aqui com a excepção que não pode, não deve ser usado um anti congelante de carros...tem que ser um liquido próprio não toxico na utilização para aquecimento de aguas sanitarias

É muito importante dizer isto.


Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por Jcab »

rocheiro Escreveu:ao que parece que criou mais confusao foi o anticongelante dos carros ser toxico, e de existir possibilidade em caso de fuga do mesmo entrar em contacto com a agua que esta no deposito, julgo que dentro do deposito passa a serpentina onde tem o liquido se assim é em caso de fuga existe essa possbilidade de "contaminar" a agua do deposito, certo ?

no meu caso conseguir por a volta de 18 litros de anticongelante automovel e esta 5* esse liquido aguenta ate -5º, com temperatura varia entre 6 e 27 é suficiente
Voce não faça essa asneira de colocar anticongelante dos carros no sistema!


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

ja meti ja a 1 mes e esta tudo ok, eu ja consegui arranjar 10 litros de general solar systems fs10v , pelo que pesquisei ja tem mistura feita sendo assim tenho que arranjar mais 10 litros, para proceder a substituição


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por mcarneiro »

Boas

a Wurth vende glicol solar em embalagensde 10 litros ,em duas versões uma concentrada e outra ja diluida a 35% pronta a usar.


Já agora deixo aqui um reparo apenas, o glicol deve ser diluido com agua destilada sempre que possivel, e se por acaso numa emergencia não tiverem , usem agua mineral engarrafada, agua da torneira não é aconselhavel porque entre outras coisas contem cloro e calcario emquantidade variavel dependendo das zonas do País


Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por Jcab »

Uma lata de Glicol já pronta da Vulcano/Junkers de 20 litros creio que custa 90 a 100 euros.


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

Boas ppl ca estou eu novamente....

estive de ferias durante 2 semanas, e ao chegar reparei que apareceu uma fuga num dos tubos (ainda bem que fechei a torneira do contador, gastando apenas o que estava no cilindro)

fui ao telhado e ja substitui o tubo, ao dar uma vista de olhos pelo sistema, reparei que no sitio onde se mete o liquido estava preto e ao abrir o tampão parece que o liquido saiu .....

existe como saber se ainda tem liquido ?
será que a válvula de segurança não esta a funcionar ?


assustei me ao ver tudo preto.....


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por CrOhN »

Que liquido é que dizes que desapereceu? O do primário? Podes drenar o resto a ver o que tem (ou não).

Estiveste de férias. E o painel, esteve sempre exposto?


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

Bom dia, sim o primario, sim esteve exposto ..... deve se tapar ??


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por CrOhN »

Se esteve sem água no depósito, imagino a temperatura que terá atingido.

Quando não se vai utilizar o sistema durante algum tempo, convem tapar os paineis. O problema é a "pista" que deixamos para os amigos do alheio. Acho que drenar o primário também funciona (nem sempre prático).

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por Celestino »

CrOhN Escreveu:...Quando não se vai utilizar o sistema durante algum tempo, convem tapar os paineis. O problema é a "pista" que deixamos para os amigos do alheio...
Pois é. Uns painéis cobertos são um "placar convidativo" para esses amigos...
No entanto, um sistema de circulação forçada onde o controlador tem a "função férias" resolve a questão.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

pois, para a proxima ja sei, ja esta tudo em ordem novamente, obrigado

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”