Painel solar nao aquece

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

Boa noite, recentemente comprei um imóvel no qual tem um painel solar igual da imagem em baixo mas não está a aquecer, já ouvi dizer que é por falta de um liquido mas pelo que pesquisei esse liquido é um anti congelante, sendo assim esse liquido de certo modo é quase indispensável ...

dentro da cozinha tenho 2 torneiras que julgo eu 1 é para usar agua directamente do painel e outra da rede, supostamente fica aberta apenas a torneira da canalização que vem do painel

Relativamente a válvula que tem no painel esta numero de 1 a 6 julgo que esta seleccionado numero 6 será o mais correcto ?


Agradecia a quem me pudesse ajudar a fim de poupar uns trocos... obrigado
Anexos
vulcano_tss300_skwlr_productdetail.png
vulcano_tss300_skwlr_productdetail.png (98.5 KiB) Visto 13564 vezes

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por Esteves »

Bem eu não entendo muito desta área, mas se não aquece, 2 coisas podem acontecer, ou não tem o dito Glicol ( o tal anticongelante ) ou pode ter algo interrompido no circuito...

Se for o Glicol é fácil de ver se tem, quanto mais não seja testares mesmo com anticongelante só para tirares as dúvidas, se for disso é aconselhável meter o Glicol.

Relativamente a válvula 1 a 6 é uma válvula de segurança, e está bem, quer dizer que aos 6 bar vai abrir para não estragar nada por excesso temperatura.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por CrOhN »

Para despistar, podes simplesmente adicionar água ao circuito primário. Se ela desapareceu, alguma coisa não está bem. Talvez um reaperto das conecção do circuito primário.


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

Boas ppl obrigado pelas vossas respostas.

como vejo se tem esse Glicol ? esse Glicol nao é um anti congelante ? julgo que a falta do mesmo nao afecta o aquecimento...


Crohn como adiciono agua no circuito primario ?


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

uma empresa de cá quer 10euros por litro de liquido anti congelante, ao todo sao 20 litros, sera que esse valor nao é um bocado puxado ?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por CrOhN »

É o costumeiro oportunismo! Se a tua zona não costuma ter temperaturas muito negativas, um litro de glicol diluido em água chega bem.

No teu caso não sei como acrescentar, mas não deve ser dificil identificar. Se for como o meu, é uma das saidas no topo do depósito. Uma tem uma valvula de segurança, a outra um tampão por onde enches o circuito.


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

Bom dia CrOhN ja identifiquei o cujo..... prevendo que algo corra pelo pior depois consigo retirar esse liquido, existe alguma saida ?

Ate posso comprar os 20litros mas nao a 10euros por litro loool, sabes onde posso encomendar , aqui em S.miguel gostam de se aproveitar...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por CrOhN »

Mesmo que não tenhas glicol, água serve para pores isso a funcionar. De certeza que uma casa de acessorios para automóvel que têm anti-congelante para venda. Embora não seja a mesma coisa, funciona. Convem que seja numa concentração muito baixa. Para limitar danos às tubagens, já que o glicol para radiadores, é mais agressivo para alguns metais.


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

penso que kk anti congelante dakeles verde ou azulado é melhor do que meter apenas agua....... a agua a longo prazo spr pode danificar a tubagem da canalizaçao, certo ?


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

estive a ver em casa e por acaso tenho um bidão de 5litros de anti congelante vermelho da marca continente

diz
concentração 10%
Anti Congelante ate -5ºC
Anti-calcário
Anti corrosivo

sera q uso esse nem que seja para testar e depois se vir que nao aquece bem com mais tempo hei de comprar o "ideal" . tenho é que comprar mais 15l. o tipo da vulcano diz que leva 20 litros


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por accoelho »

Pra testar, como já foi dito, qualquer coisa dá.
Se for disso, depois sim convém por o que for recomendado.


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

a verdade é que depois vai ficando ficando e fica esquecido loool mas tb a longo prazo nao deve fazer mal ao painel... tlvx o maximo que pode fazer é nao aguentar tanto a temperatura..

onde moro temperatura ronda entre os 6º e 27ª


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por CrOhN »

Se não tens temperaturas negativas, nem precisas do anti-congelante. Agua destilada ou desmineralizada será suficiente.


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

Boas, meti anti congelante hj, assim que tiver novidades, posto aqui, obrigado :)


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

bem passado 1 dia com o liquido no maximo a agua parece estar morna, nao foi um dia com muito sol , mas penso que devia ser o suficiente....

tubo onde passa o liquido esta bastante quente


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por CrOhN »

Pode ter ar no circuito. Retiraste a a tampa do outro tubo no topo do depósito? Quando acrescentaste, levou muito?


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

eu meti foi por cima na tampa no topo do deposito... por cima tem mais uma valvula mas n tirei.... levou a volta de 17litros, posso é exprimentar a ver se esta a precisar de mais..


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

Bem acabei de tirar a valvula e ja atestei , deve ter levado no maximo mais meio litro... o que acho estranho é que no painel diz que leva 20litros, e apenas consegui meter a volta de 17/18 litros....

ao tirar a tampa e a valvula e ter atestado ja nao deve de ter ar pois nao ?

a valvula esta no maximo no 7.

o tubo que passa do cilindro para o painel onde passa o liquido esta um pouco quente mas o tubo de agua quente que vai a misturadora esta frio..


tambem so ontem meti o liquido e nem tem feito bons dias.... vou aguardar alguns dias de sol

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por Esteves »

a valvula esta no maximo no 7.


Não entendeste o que eu disse no post anterior.... Relativamente a válvula 1 a 6 é uma válvula de segurança, e está bem, quer dizer que aos 6 bar vai abrir para não estragar nada por excesso temperatura.

Já verificas-te o que o CrOhN disse!?!?!?!?


Pode ter ar no circuito. Retiraste a a tampa do outro tubo no topo do depósito? Quando acrescentaste, levou muito?


Como eu já disse, não é a minha área, mas julgo o circuito deve ter de pressão 1.5bar digo eu!!!!!
Pelo menos no meu sistema está com 1.5Bar de pressão, pode não ser igual para todos....
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Painel solar nao aquece

Mensagem por rocheiro »

Boas como mencionei em cima, quando a tampa eno topo vi que hj ja levava mais um pouco de liquido entao abri uma outra tampa que por acaso é uma valvula e meti liquido ate derramar no sitio dessa valvula e tornei a tapar...

quando voltei a por dessa vez nao deve ter levado meio litro ....

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”