Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

O que tenho instalado neste momento.
Tenho neste momento um cilindro videira de 100 Lts com 1 serpentina, instalado na cave de minha casa. Tenho também dois tubos de ppr que ligam de junto ao cilindro até ao sótão da casa. - A ideia era terem sido em cobre, mas houve um erro na construção, e agora não vou alterar isso.-

Agora o que estava a pensar fazer.
A ideia era colocar um painel solar termossifao de 150 Lts na cobertura ligado ao abastecimento de água e a saída do depósito do painel ligado á entrada do cilindro da cave utilizando os tais tubos de ppr já existentes, que ligam os dois locais.
Assim ficaria com 150 Lts no painel solar sem apoio eléctrico, e 100 Lts no cilindro com apoio da resistência eléctrica do cilindro.

A serpentina do cilindro ficaria livre para ligar á caldeira de pellets que já comprei e cuja instalacao ficara para outro tópico.

Tenho visto no olx kits solares com tubos de vácuo por 790€ que devem ter origem chinesa, e tenho dúvidas da qualidade do material e da durabilidade do mesmo.


Dúvidas.

Será que estes painéis achinesados são bons?

Será que a temperatura de saída no verão irá exceder a capacidade do ppr? Queria evitar a válvula misturadora á saída para não tornar mais caro o sistema.

Por outro lado os painéis ficarão voltados mais ou menos a poente, para não ter de fazer estruturas estranhas no telhado. no Solterm ter voltado os painéis para poente não deu uma grande baixa de eficiência.

Outra nota, selecionei só 150 Lts para não sobrecarregar a estrutura de madeira do meu telhado, no entanto considero suficiente pois vou ter uma acumulação combinada de 250lts o que para três pessoas deve ser mais que suficiente.
Última edição por fsaraiva em terça jul 15, 2014 9:04 am, editado 1 vez no total.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Ajuda na seleção de material

Mensagem por fsaraiva »

Aproveito para colocar aqui o link do olx de que falo na mensagem.
Alguém sabe se este material é bom?
Já vi aqui pelo fórum de que o líquido dos tubos de vácuo tem de ser trocado ao fim de 5 anos, isso é verdade?

http://saovictor.olx.pt/painel-solar-pr ... -455920675" onclick="window.open(this.href);return false;
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

Então, ninguém tem experiência com painéis de tubo de vácuo que possa partilhar?
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por david_neves »

fsaraiva Escreveu:O que tenho instalado neste momento.
Tenho neste momento um cilindro videira de 100 Lts com 1 serpentina, instalado na cave de minha casa. Tenho também dois tubos de ppr que ligam de junto ao cilindro até ao sótão da casa. - A ideia era terem sido em cobre, mas houve um erro na construção, e agora não vou alterar isso.-

Agora o que estava a pensar fazer.
A ideia era colocar um painel solar termossifao de 150 Lts na cobertura ligado ao abastecimento de água e a saída do depósito do painel ligado á entrada do cilindro da cave utilizando os tais tubos de ppr já existentes, que ligam os dois locais.
Assim ficaria com 150 Lts no painel solar sem apoio eléctrico, e 100 Lts no cilindro com apoio da resistência eléctrica do cilindro.

A serpentina do cilindro ficaria livre para ligar á caldeira de pellets que já comprei e cuja instalacao ficara para outro tópico.

Tenho visto no olx kits solares com tubos de vácuo por 790€ que devem ter origem chinesa, e tenho dúvidas da qualidade do material e da durabilidade do mesmo.


Dúvidas.

Será que estes painéis achinesados são bons?

Será que a temperatura de saída no verão irá exceder a capacidade do ppr? Queria evitar a válvula misturadora á saída para não tornar mais caro o sistema.

Por outro lado os painéis ficarão voltados mais ou menos a poente, para não ter de fazer estruturas estranhas no telhado. no Solterm ter voltado os painéis para poente não deu uma grande baixa de eficiência.

Outra nota, selecionei só 150 Lts para não sobrecarregar a estrutura de madeira do meu telhado, no entanto considero suficiente pois vou ter uma acumulação combinada de 250lts o que para três pessoas deve ser mais que suficiente.
Se for bem dimensionado é uma excelente escolha, podias responder as tuas dúvidas usando o pesquisar do forum.

- muito material que é montado na europa, usa material chines.
- deves usar 1 tubo por cada 10L, ignora abaixo disso.
- cada tubo é 20euros e quando se parte não tens que esperar semanas pela garantia como num painel plano.
-a inclinaçao não seria um problema.
-a durabilidade dos tubos ppr depende da temperatura da agua ,tens graficos sobre isso basta usares o google.
-compra o Ânodo de magnésio, vaso de expansão, e a valvula Misturadora termostática.
-se tens problemas com o peso do conjunto, usa um kit com cilindro interior com dupla serpentina, e coloca o actual no olx.
-um kit 300l podes usar agua quente extra para ambas as maquinas de lavar e no aquecimento central reduzindo amplitude termica.
-o unico defeito dos tubos a vacuo é a temperatura nos dias mais quentes.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

Obrigado David, já tinha usado a pesquisa mas as respostas que procuro ainda não as encontrei.
Como por exemplo :
Li no fórum que os painéis tubo de vácuo é necessário trocar o fluido em cerca de 5 anos, pelo elevado nr de ciclos que o fluido interior dos tubos faz, foi a primeira vez que ouvi isso e gostava de confirmação.

Relativamente á inclinação não ser importante não me parece possível, pois é necessário que o fluido aqueça ao sol e transfira o calor para a água de aqs, e isso funciona por evaporação/condensação pelo que tem de estar sempre inclinado, aqui no fórum li 25graus no mínimo

Em relação ao meu sistema, trocar o depósito por um de 300 Lts não é possível pela limitação que tenho dos tubos de ppr que interligam o telhado e o local do depósito, por isso é que estava a tentar montar um sistema não convencional que me permitisse ultrapassar essas limitações.
A ideia seria pre aquecer a água de aqs que entra no cilindro cá de baixo, diminuindo o delta T relativamente à água de abastecimento.

Outra minha dúvida é se eu aquecer o cilindro cá de baixo com utra fonte de energia, se não a perco por termossifao? ou seja a temp do depósito do painel está a 30 a temp do cilindro cá de baixo está a 60 , o mais provável é a água subir por termossifao e eu estar a perder energia. Pensei em aplicar uma válvula de um sentido mas não sei se funciona em águas quentes.

Suponho que o telhado resista a 150/200 kg extra, 300/350kg é que já é abusar um bocadinho tendo em conta que a estrutura tem 100 anos.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por CrOhN »

Se meteres o cilindro de baixo em série com o termosifão, não terás problemas em aquecer o termosifão com a água do cilindro de baixo.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

CrOhN Escreveu:Se meteres o cilindro de baixo em série com o termosifão, não terás problemas em aquecer o termosifão com a água do cilindro de baixo.
Pois mas era isso mesmo que eu queria evitar, pois como o depósito fica no telhado tem sempre mais perdas.
A ideia era mesmo que a água do depósito de cima fosse exclusivamente aquecida pelo sol.
Se ficar a 30 graus o cilindro em baixo só precisa de subir outros 30, se fizer os 60 directos o de baixo nem sequer liga.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por CrOhN »

Percebeste ao contrário. O que eu disse é que em série, a água do cilindro de baixo não aquecerá a do cilindro de cima. O que tu queres fazer é exactamente como tenho em minha casa.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

Achas então que não vale a pena colocar uma válvula unidirecional?

Estive a ver in loco os tais painéis dos tubos de vácuo e tem muito bom aspecto, apenas me faz confusão o apoio. O apoio está desenhado para coberturas planas, mas não estou a ver como se adapta a uma situação de cobertura inclinada. Teria de haver algum trabalho de serralharia.
Por outro lado o sistema vem em kit não da para baixar o preço retirando peças no meu caso dispensava o controlador e a resistência, porque não me fazem falta nenhuma.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

Finalmente e depois de muita pesquisa decidi-me a montar o sistema solar térmico

preciso só das vossas opiniões para saber se estou a cometer um grande erro! pois a solução que estou a tentar montar é um pouco diferente do sistema típico.

A minha casa foi uma reconstrução, pelo que no meio da confusão deixei que o picheleiro colocasse tubos de PPR na ligação entre o cilindro e a futura localização do painel solar térmico.
A única possibilidade era colocar um termosifão, porque num sistema de circulação de agua os tubos de PPR podiam derreter, caso a temperatura excedesse os 70 graus.
Por outro lado tendo eu uma estrutura em madeira no telhado, não me parece bem estar a sobrecarregar o telhado com um deposito de 200 Lts.

o esquema do existente é o que está no desenho abaixo.

Imagem


O que estou a pensar fazer é colocar um sistema de painéis deste género (mas com 15 tubos apenas)
http://campolide.olx.pt/aquecedor-de-ag ... -459857903" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;


colocar uma bomba re-circuladora do ebay tipo esta
http://www.ebay.com/itm/Solar-Powered-H ... 19e8a6dbeb" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

e liga-la a um cilindro tipo este (sem o ligar á electricidade)
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 39733.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Os painéis ficavam no telhado ligados ao abastecimento de rede, no sótão colocava o cilindro a fazer re-circulação para o painel com um T ligar ao cilindro da cave.

que vos parece?

duvidas
será este cilindro do leroy merlin compatível com o sistema? (vou tentar arranjar um de 100 Lts)
consigo comprar bombas circuladoras melhores cá? (a ideia era a bomba ser alimentada por um painel solar, se já viesse incluído optimo)
será que justifica colocar um vaso de expansão ou deixo só a válvula de segurança? (fica uma válvula em cada cilindro)
não se arranja este tipo de painéis mais baratos na zona do Porto? (aceito propostas por MP)
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por CrOhN »

Esse cilindro não serve, tens que arranjar um cilindro com pelo menos um permutador. Um sistema de circulação forçada é composto por mais componentes que uma simples bomba de circulação.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

e se for neste esquema

Imagem

achas que dá?

para colocar um cilindro com permutador tenho de fazer um circuito primário o que neste caso não me agrada muito.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por CrOhN »

Não me parece, existem aí ligações que podem não funcionar como pretendes. Como está, vais por pressão da rede directo nos paineis ( não sei se estão preparados para isso). Existindo consumo, vai passar a água toda pela bomba e pelos paineis (não sei o débito da bomba, mas não deve ser suficiente para uma torneira aberta, além do problema quando a bomba está parada).

Se queres descomplicar, vais ter mesmo que optar pelo termosifão. Duvido que o telhado não aguente ~300kg a mais. Além disso, podes sempre reforçar a estrutura, ou mesmo trazer os apoios à placa em baixo. O meu termosifão está assim, tenho estrutura de madeira, mas a estrutura do painel vem à placa.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

o painel dá porque no fundo aquilo é só um colector, agora na bomba deves ter razão...
será que não existe uma que deixe passar a agua quando está off?
porque não vejo outra limitação a este sistema simplificado.

em relação a um termosifão, realmente era a melhor solução, onde arranjo um de 150 LTS por um bom preço?

existem uns no OLX por 400€ de baixa pressão e com uma válvula de redução para permitir a ligação à rede, mas é uma solução que não me deixa muito confortável, pois em caso de avaria da válvula, vai rebentar alguma coisa.

preferia um de alta pressão de 150 LTS.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

tenho andado um pouco afastado aqui do forum, mas para dar um fim ao post, aqui fica a solução encontrada.

Acabei por importar directamente da China dois painéis com um deposito de 150L e 15 tubos de vácuo, e instalei um deles.
O sistema ficou a funcionar como um pré aquecimento de agua antes de chegar ao cilindro, atinge temperaturas muito altas, apesar de estar voltado a poente.

Não vinha com um termómetro pelo que comprei um digital no ebay, e coloquei a sonda numa abertura para o efeito no depósito, ainda tentei fazer o registo manual das temperaturas, mas é muito trabalhoso.
Neste momento já está instalado há cerca de um ano e tem funcionado bem.O único senão é estar voltado para poente que lhe retira alguma da sua rentabildade no inverno.
O apoio eléctrico está desligado, tenho o cilindro eléctrico ligado apenas das 5h00 às 7h00 com um temporizador, para tirar partido da tarifa bi-horária e nunca fiquei sem agua quente.
Em parte do ano poderia desligar a energia ao cilindro pois o sistema aquece suficientemente a agua, mas para não ter essa preocupação, geralmente fica ligado.
No verão caso não tenha consumos a válvula de segurança começa a disparar pois facilmente se atingem altas temperaturas.

Durante a instalação coloquei uma válvula termoestática, para evitar injectar agua demasiado quente no circuito que é de PPR mas está no máximo ainda não lhe dei grande uso, não sei se valeu a pena.

Imagem

aqui fica uma foto geral
Imagem

resumo geral -
Vale a pena fazer o investimento, mas convêm ter as coisas bem pensadas desde o inicio, no meu caso a limitação de temperatura da tubagem (PPR) e o facto de ter o termoacumulador 10 metros abaixo do telhado foram uma limitação. Ter de origem um termoacumulador relativamente caro (Videira 100 Lts com serpentina) foi outra das limitações pois não o queria substituir (até porque também está ligado à caldeira de biomassa). O facto do telhado ser exposto a ventos fortes e não ter uma boa exposição foi outro dos elementos que condicionou as opções.
O sistema de tubos de vácuo é bom e funciona bem, o único reparo vai para o Inox chinês do suporte que já está a ficar com umas manchas de corrosão.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por serges »

Obrigado pela partilha e o testemunho...

Mais ainda este testemunho vale ouro...
Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por alexjp4 »

O suporte não deve ser de inox?! deve ser de chapa pintada, já agora em quanto é que te ficou no total o painel de tubos de vácuo de 150lts? é que tambem tenho um "chinês" ....


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

Não é chapa pintada, é mesmo inox, mas existem vários tipos de inox.
Inclusivamente no meu painel o Inox do interior do depósito é diferente do inox exterior e o inox do suporte também é diferente desses outros por isso é que esta com manchas.
Apesar de ser chinês escolhi-os com algum critério, não foi o mais barato que encontrei, e pedi fotografias de todo o processo de construção dos paineis, pelo que conto que este sistema me dure muitos anos.

Em relação a preços ficou-me cada um dos dois painéis por cerca de 750€, originalmente são muito mais baratos, mas as taxas de importação e transporte destroem qualquer expectativa de se lucrar com este negocio.
A propósito, o outro que não instalei está disponível caso alguém queira ficar com ele.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por alexjp4 »

é que tambem tenho um AQS de tubos de vácuo chinês mas os suportes são de chapa pintados por isso é que pensei que o teu tambem fosse pintado, mas tambem ficou muito mais barato que o teu, porque como dizes as taxas de importação e o transporte ficam caras e o meu foi comprado em Portugal.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Painéis de tubos de vacuo, chineses?

Mensagem por fsaraiva »

Já agora gostava de saber o preço da tua instalação, caso possas dizer. É de alta pressão ou de baixa pressão? É que isso é que geralmente faz a diferença de valor mais significativa.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”