AQS - tubos de vácuo fluxo directo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS - tubos de vácuo fluxo directo

Mensagem por alexjp4 »

fsilva Escreveu:esse problema também já aconteceu comigo,
as torneiras da sua amiga sao misturadoras certo?
o que acontece é o seguinte: a agua vem muito quente de deposito (por exemplo, mais de 60º) ao misturar mais agua fria apropria torneira vai fechando a quente e abrindo a fria, e ao deixar de ter pressão na quente faz desligar a bomba.
Eu estou para trocar a torneira misturadora por uma torneira da mais antigas, aquelas que têm 2 torneiras (1 quente e 1 fria), consigo temperar melhor a agua e tenho mais pressão
Possivelmente é isso?! eu tenho torneiras misturadoras com dois manípulos nos wcs e misturadora de 1 manipulo na cozinha mas como não tenho bomba não tenho esse problema a unica coisa é que tenho menos pressão na agua quente.
Mas a bomba não deveria desligar-se visto que está a passar agua por pouco que seja ela deveria manter-se ligada.
Quando lá for vou tentar ver o que se passa.
obrigado pela dica.


vcabecinha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça fev 06, 2018 6:32 pm

Re: AQS - tubos de vácuo fluxo directo

Mensagem por vcabecinha »

Boas tardes,
Sr fssilva estou a procura de um sistema de AQS estava inclinado para um da eco-pikers igual ao eu.
Já tenho orçamento e, pelos vistos agora já instalam com válvula termoestatica bomba/booster de pressao de raiz, bem como controlador para evitar alguns dos problemas relatados...
Deixo a descrição dos conteúdo do orçamento.
1 - Coletor com 30 tubos de vácuo de fluxo direto, três camadas;

2 - Reservatório com 250 litros de capacidade (6/7 pessoas); rendimento superior aos painéis tradicionais planos de 300 L;

3 - Reservatório em aço-inoxidável, estrutura em liga de alumínio;

4 - Funcionamento por termossifão;

5 - Despressurizado; mais seguro, mais económico, maior rendimento e fiabilidade;

6 - Sistema com misturadora termostática: limita a temperatura da água a 55/60ºC nos pontos de consumo evitando assim riscos de queimaduras e/ou danos na canalização;

7 - Fornecimento e aplicação de booster/bomba automática de reforço à pressão de consumo;

8 - Fornecimento de controlador, digital e programável, de gestão, inclusive do sistema de apoio (resistência elétrica/esquentador) tendo por base temperaturas, níveis e hábitos/necessidades de consumo de águas quentes sanitárias;

9 - Fornecimento e instalação de apoio/resistência elétrica e/ou em alternativa, módulo automático para esquentador. Como funciona: o seu esquentador ligar-se-á automaticamente caso e alguma vez, a temperatura da água no coletor desça abaixo da temperatura desejada. É necessário o esquentador ser do tipo inteligente (sem chama piloto).

10 - Coletor/painel com 5 anos de garantia.

11 - Sistema, totalmente isento de manutenção;

Ainda esta satisfeito com o seu sistema?
Como sesta a correr o ultimo ano?
Vi que em Janeiro do ano passado, com +/- 15 graus conseguia 60 no coletor. Isto com dias de sol?
também vi que no primeiro inverno ainda gastou 3 garrafas de gás butano das pequena isso foi só para AQS e comida também. Achei um pouco porque, na realidade neste momento no meu agregado de 5 pessoas, 2 adultos e 3 crianças, gasto uma garrafa dessas a cada 3/4 semanas de inverno.

Obrigado pela ajuda.
Melhores cumprimentos

Valter Cabecinha


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: AQS - tubos de vácuo fluxo directo

Mensagem por fsilva »

Boas,
sim, continuo satisfeito com o sistema.
em janeiro basta estar um dia inteiro com sol e a temp. da agua chegas aos 60º (dá para os banhos do dia seguinte)
no 1º inverno gastei 3 garrafas e foi so para AQS,
o ano passado gastei 1 garrafa e meia,
este ano já vou para a 3ª garrafa de gas, depende muito dos invernos.
1 garrafa de gas (so para AQS) também me dá para 4 semanas.


lreis
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 02, 2018 11:48 am

Re: AQS - tubos de vácuo fluxo directo

Mensagem por lreis »

Bom dia,

Desculpe estar a incomodar com questões, mas gostava de saber o que acontece com o seu sistema quando a temperatura no verão é muito elevada.
Relativamente ao inverno, não tem o apoio eléctrico?
Regra geral em quantos meses por ano precisa do esquentador?
Muito obrigado
Luis Reis

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS - tubos de vácuo fluxo directo

Mensagem por serges »

Olá bem vindo, antes destas e outras questões...

Podes por favor apresentar te no local correcto?

Obrigado e participa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: AQS - tubos de vácuo fluxo directo

Mensagem por fsilva »

lreis Escreveu: segunda abr 02, 2018 11:52 am Bom dia,

Desculpe estar a incomodar com questões, mas gostava de saber o que acontece com o seu sistema quando a temperatura no verão é muito elevada.
Relativamente ao inverno, não tem o apoio eléctrico?
Regra geral em quantos meses por ano precisa do esquentador?
Muito obrigado
Luis Reis
Viva,
não incomoda com questões, isto é mesmo um forum de partilha.
No verão não ha problema, como o sistema e despersurizado a agua nunca atinge mais de 100º, ao chegar perto dos 100º deita agua fora e coloca agua fria.

no inverno nao tenho apoio electrico, se a temperatura do painel nao for suficiente utilizo o esquentador normalmente, simples!!

geralmente uso o esquentador 4 meses por ano (depende dos invernos e dos meses)
nos meses mais rigorosos (janeiro) uso quase todos os dias o esquentador,
nos meses mais amenos ás vezes dá para os banhos todos outras vezes so para 1 ou 2 banhos (o resto vai de esquentador)

qq duvida disponha

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”