AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Mensagem por hmgp »

Pessoal, venho solicitar 2 ajudas.

Estou com um problema no mínimo estranho.
Após uma manutenção normal ao sistema com troca do ânodo de magnésio do depósito e limpeza de todo o sistema, a mesma deixou de funcionar.
Já lá tive 2 vezes as pessoas que fizeram a manutenção, e eu assisti à manutenção, nada mais fizeram que retirar parte da água, trocar o anôdo, limpar tudo na zona da bomba de calor e voltar a fechar. Voltaram lá e com uma pistola de termómetro e mesmo tocando a serpentina, tenho a certeza que entra liquido quente +-65º/70º na serpentina, só que a bomba não aquece a água...
Para o fazer tenho que accionar a resistência de backup.

Também já pensei que fosse pouco tempo, mas já deixei a bomba a trabalhar um fim-de-semana inteiro e não aqueceu, até acaba por descer a temperatura da água.

Também já desliguei a bomba do auxilio dos paineis solares, para ver se era algo dessa parte (apesar de os mesmos apresentarem no termometro, em dias de sol uns 90º!)

Tenho uma bomba de calor Dimplex com apoio solar.

1ª ajuda -> Alguém faz ideia do que se esteja a passar?

2ª ajuda -> Já agora, dado que a empresa que me instalou a coisa fechou, por Sintra conhecem/aconselham alguém para esta situação?

Desde já muito obrigado.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Mensagem por apr »

Ar no circuito primário? Qual a temp da sonda no coletor?


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Mensagem por O_volt »

E os que fizeram a manutenção, que acham?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Mensagem por hmgp »

@apr - Eu realmente perguntei sobre isso, se o motor tinha ar no circuito e como tal não estivesse a funcionar correcto, mostraram-me uma série de válvulas e afins dizendo que se não houvesse liquido suficiente no circuito, para evitar estragar o motor ele simplesmente parava. Que a minha bomba de calor tem uma série de seguranças e que todas estavam ok.

@O-volt - os que lá foram, como eu referi, provaram que aquilo aquecia, e aquece, nos tubos antes de a serpentina entrar para o depósito eu vi o termómetro e senti com os dedos que não se podia tocar, portanto tinha mesmo uns 60º/70º naquele circuito.

Eu estou a pedir ajuda porque estou mesmo embasbacado com aquilo. Está aparentemente tudo ok, faz calor, excepto que não me aquece a água no depósito...

Como não fiquei 100% confiante nos que lá foram (eram novos para mim porque como referi, os que montaram abriram falência...) vim aqui pedir ajuda se alguém tem ideia do que seja e/ou conhece alguém que me trabalhe nisto lá para os lados de Sintra, ou até Lisboa e façam a deslocação a Sintra.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Mensagem por apr »

Se a água não aquece duvido que o circuito primário esteja a conseguir transferir energia para o depósito. Também está quente na saída do circuito? A bomba faz mais barulho que o normal ou tem o mesmo ruído que tinha quando o sistema funcionava?

Se não houver transferência de calor a temperatura nos coletores podem subir em demasia e fazer parar a bomba de circulação para proteção.

Na saída de água (torneira termoestatica?) tem que estar tudo bem senão tinha água fria mesmo com apoio elétrico.

Independentemente disso tudo acho que devia chamar rapidamente alguém para inspecionar a instalação. Pode sair caro estar á espera da resposta que não vem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Mensagem por hmgp »

A bomba não faz mais barulho que o normal.
A bomba não aquece demais, pelo menos não noto diferença.
Eu neste momento, desliguei a parte da bomba e uso o apoio solar e o apoio da resistência, daí que esteja a pedir ajuda aqui.
Não quero voltar a pagar assistência, como fiz, e ficar como estou...
Vou voltar a verificar se a saída do circuito também tem a temperatura alta.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Mensagem por apr »

E então já deu com o problema?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: AQS Ajuda num problema no minimo estranho

Mensagem por hmgp »

Ainda não, hoje vou abrir a bomba e dar uma revisão nas ligações e fazer umas verificações
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”