Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Dai
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 09, 2015 3:58 pm

Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por Dai »

Portugal tem excelente condição para usar energia solar, mas seguindo o relatório do site AguaQuenteSolar.com o aproveitamento do sol para aquecer a água(painel solar térmico) é baixo, qual é a vossa opinião sobre esta situação?

Falo da minha experiência, já pensei instalar o painel solar térmico, mas se não contar o benefício ambiental, o benefício económico parece que não justifica o investimento. Na minha casa tem 4 adultos e 2 criança, logo tem de instalar um painel de 300L. O orçamento mais baixo consegui é 2100€: a marca é Solius, termossifão, com instalação incluído. Mensalmente gastamos acerca de 30€ em gás para tomar banho(somos rápidos de tomar banho, :) ), considera que o painel solar é auto-suficiente em 9 meses(talvez um pouco optimista), precisa de quase de 8 anos para amortizar o investimento. Quando finalmente amortizar o investimento, provavelmente precisa de meter dinheiro para fazer manutenção.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por rnlcarlov »

Tenho há seis anos AQS na minha casa. Somos apenas duas pessoas, logo o depósito é pequeno (não sei dizer qual o volume). Este ano gastei até agora 13€, nos primeiros meses do ano e não toquei no gás desde Abril, só precisando de usar um par de vezes do este mês passado. Foram 7 meses sem pagar nenhum gás, e mesmo no resto dos meses várias vezes tomo banho aquecido pelo Sol. Em Fevereiro e Março deste ano gastei cerca de 1€ cada mês. Dezembro e Janeiro é que usei bastante mais gás, perfazendo mais 11€.
Logo todos os dias somados não me parece irrealista 9 meses banhos powered by Sun. Isto para Lisboa, numa zona com bastantes prédios à volta, onde apanho bastantes sombras ao início e fim do dia.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por jmlflorencio »

Dizem que é a aplicação da energia solar com uma maior taxa de retorno... Creio que o problema no caso apresentado no primeiro post poderá ser o equipamento proposto: para mim, para 6 pessoas, 150 L de água quente chegariam...

Qual é a diferença de valores metendo um equipamento mais pequeno?


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por apr »

Vai fazer 10 anos que foi alterado o RCCTE que obriga a instalação de paineis solares em novas construções, no entanto a crise não ajudou muito nesse campo.

Acredito que a maior parte das pessoas vive num apartamento sem condições fisicas para instalar um equipamento desses. E quem pode tem que ter cuidado com os preços exorbitantes que por aí se praticam.


Autor do tópico
Dai
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 09, 2015 3:58 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por Dai »

Seguindo a recomendação(todas as marcas e instaladores) a partir de 5 pessoas, convém ser 300L.
Parece-me que 150L é muito pouco, só dá 25L/pessoa.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por sugarstorm »

Dai Escreveu:Portugal tem excelente condição para usar energia solar, mas seguindo o relatório do site AguaQuenteSolar.com o aproveitamento do sol para aquecer a água(painel solar térmico) é baixo, qual é a vossa opinião sobre esta situação?

Falo da minha experiência, já pensei instalar o painel solar térmico, mas se não contar o benefício ambiental, o benefício económico parece que não justifica o investimento. Na minha casa tem 4 adultos e 2 criança, logo tem de instalar um painel de 300L. O orçamento mais baixo consegui é 2100€: a marca é Solius, termossifão, com instalação incluído. Mensalmente gastamos acerca de 30€ em gás para tomar banho(somos rápidos de tomar banho, :) ), considera que o painel solar é auto-suficiente em 9 meses(talvez um pouco optimista), precisa de quase de 8 anos para amortizar o investimento. Quando finalmente amortizar o investimento, provavelmente precisa de meter dinheiro para fazer manutenção.
Sim, para 6 pessoas 300L é o mais indicado.
No entanto o orçamento que apresentas parece-me um pouco inflacionado.
Numa procura rápida no KuantoKusta há para aí muitos TS300L bem mais em conta que isso:

http://www.kuantokusta.pt/electrodomest ... ermossifao

200L a partir de 1000€ e 300L a partir de 1500€.
Por 2100€ já tens 300L mas de circulação forçada, com o depósito 300L dentro de casa, logo com menos perdas.
Procura bem!
A diferença na amortização de 8 anos pode descer para 5 ou 6. :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por apr »

E instalação?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por rnlcarlov »

Na casa dos 2000€ foi mais ou menos o que eu me lembro do meu sistema me ter custado, mas comprei-o em 2009. Imagino que os preços estejam mais agradáveis por agora.


Autor do tópico
Dai
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 09, 2015 3:58 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por Dai »

O orçamento para instalação é 500€, vai dar o mesmo.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por apr »

Ainda é um sistema um bocado dispendioso, mas sabe mesmo bem em dias gelados como hoje ter um deposito cheio de àgua quente para abusar! ;-)


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por sugarstorm »

Dai Escreveu:O orçamento para instalação é 500€, vai dar o mesmo.
500€ por instalação é roubo à mão armada. :shock: :shock: :shock: A menos que vivas no rés-do-chão e o painel fique no telhado, num prédio com 20 andares!

Procura outras propostas. Muitas vezes os AKI/Maxmat/Leroy Merlin/Bricomarche têm acordos com instaladores muito interessantes. Procura!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por sergiomms »

Parece-me muito, muito, muito apertado o consumo de 30€/mes para 6 pessoas tomarem banho!
Quem é o fornecedor do gás?
sergiomms


Autor do tópico
Dai
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 09, 2015 3:58 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por Dai »

Qual é o valor razoável para instalação de termossifão de 300L na vivenda de 2 andares que não tem pré-instalação, telhado inclinado?


Autor do tópico
Dai
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 09, 2015 3:58 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por Dai »

sergiomms Escreveu:Parece-me muito, muito, muito apertado o consumo de 30€/mes para 6 pessoas tomarem banho!
Quem é o fornecedor do gás?
GALP.
Até costumamos tomar banho de todos seguidos para não ter desperdício da água quente entre o esquentador e a casa de banho.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por t3lmo »

Dai Escreveu:Qual é o valor razoável para instalação de termossifão de 300L na vivenda de 2 andares que não tem pré-instalação, telhado inclinado?
Podes ter uma noção dos valores pelos orçamentos que tive para um sistema idêntico: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... c1f4cc0227
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por Fil »

Gostava de dar aqui uma achega relativamente a umas questões. O termossifão (segundo a minha experiência) pode dar até para o ano quase todo, sem usar aquecimento adicional por gás ou electricidade, depende de várias variáveis, como é o caso da posição (sul/norte), local do país, sombras e afins. Os termossifões não são todos iguais como devem imaginar, há termossifões e termossifões. Posso-vos dar o meu exemplo, em Lisboa, 100% virado a sul, o ano passado usámos a resistência 5 dias, durante o resto do ano a água esteve sempre quente o suficiente para se tomar banhos à vontade. É claro que o termossifão custou 2400€ chave na mão e tem apenas 200 litros. No nosso caso o problema é outro, temos tanta água quente, que no verão temos de o tapar para não estar constantemente a deitar água fora, visto que a temperatura passa os 100 graus e é a forma do mesmo se proteger para não danificar os materiais. Resumindo, se fosse para mim, para 6 pessoas tomarem banho regularmente sem preocupações, só pensava em aparelhos de gama média alta para cima, o que dificilmente andará abaixo dos 3000€, é tudo para cima disso. A gastar 30€ de gás por mês são 360€ por ano, vai precisar de 8 a 9 anos para pagar o investimento, e sim, antes disso terá que gastar dinheiro em manutenção, peças de desgaste (ânodo magnésio) que será por volta de 50€ de 3 em 3 anos, depende do aparelho.

As vantagens é que acabam as pressas para tomar banho (cuidado com o consumo de água) e sabe muito bem ter a água quente sem custos desnecessários. Ao fim de alguns anos estará muito satisfeito, porque afinal o gás aumentou e pagou o investimento em menos tempo do que esperava. Compensa sempre, pode é demorar a recuperar o investimento, mas recupera a liberdade ;)

Espero ter ajudado.
Última edição por Fil em quarta nov 25, 2015 5:27 pm, editado 1 vez no total.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por CrOhN »

Fil, optimiza isso para o Inverno. Angulo dos paineis superior a 50º. Matas 2 coelhos. Aquece melhor no inverno e está menos exposto no verão.

Um anodo de magnesio não custa 50eur. O meu usa anodos com cerca de 30cm. Custaram cerca de 12eur cada.

Os 30eur de gas de certeza que é em gas natural. Não estou a ver 6 pessoas gastarem só esse valor se fosse em gas de garrafa. Se fosse gas de garrafa lá ia para mais do dobro.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por sergiomms »

CrOhN Escreveu:Fil, optimiza isso para o Inverno. Angulo dos paineis superior a 50º. Matas 2 coelhos. Aquece melhor no inverno e está menos exposto no verão.
...
Os 30eur de gas de certeza que é em gas natural. Não estou a ver 6 pessoas gastarem só esse valor se fosse em gas de garrafa. Se fosse gas de garrafa lá ia para mais do dobro.
Também tenho meu optimizado para o Inverno.
se fosse garrafa era bem mais caro :) mas deve haver "gato" na mesma...
Como fazes para cozinhar? tens uma placa electrica? indução ou outra? Não acredito que faças os cozinhados para 6 e banhos só com esse valor .... fazes?
sergiomms


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por Fil »

Já está a 45 graus e se o levantar mais fica muito exposto ao vento. Mesmo assim vou ter de comprar um estore automático ou algo do género para o tapar no verão. Se não usar a água quente durante 2 dias, vão logo litradas a ferver para fora (que aproveito para outras coisas).
Eu falei em 50€ já a contar com a mão de obra, já vi levarem 75€, como já vi não levarem nada (no meu caso está incluído durante 5 anos). Se for o próprio a mudar, é mais barato claro.

Obrigado a ambos ;)


Autor do tópico
Dai
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 09, 2015 3:58 pm

Re: Porque a taxa de implementação do painel solar é baixa?

Mensagem por Dai »

sergiomms Escreveu:
CrOhN Escreveu:Fil, optimiza isso para o Inverno. Angulo dos paineis superior a 50º. Matas 2 coelhos. Aquece melhor no inverno e está menos exposto no verão.
...
Os 30eur de gas de certeza que é em gas natural. Não estou a ver 6 pessoas gastarem só esse valor se fosse em gas de garrafa. Se fosse gas de garrafa lá ia para mais do dobro.
Também tenho meu optimizado para o Inverno.
se fosse garrafa era bem mais caro :) mas deve haver "gato" na mesma...
Como fazes para cozinhar? tens uma placa electrica? indução ou outra? Não acredito que faças os cozinhados para 6 e banhos só com esse valor .... fazes?
Só uso gás para aquecer a água, uso placa elétrico para cozinhar.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”