Solar térmico + Bomba de calor AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
RMCO
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta fev 11, 2016 10:19 am

Solar térmico + Bomba de calor AQS

Mensagem por RMCO »

Bom dia!

Sou novo no fórum e preciso de ajuda na escolha de um sistema para aquecimento de águas sanitárias.
Fiz uma pesquisa no fórum mas não foi suficiente para ajudar a tomar a decisão.

Estou a concluir a construção de uma moradia que adquiri na zona de Vila do Conde já em fase avançada da construção com pré-instalação de painéis solares e de A.C..
Estamos a analisar a solução para A.Q.S. que foi inicialmente pensada – painéis solares térmicos com apoio de bomba de calor – e variante sem bomba de calor.
A casa será habitada por 2 adultos prevendo-se que no período de 2 anos possa aumentar em mais 1 adulto e uma criança.

Obtive estes orçamentos:
1. Solar térmico forçado + acumulador:
1.1. Solius Silversol 2 + Hidromantel S. Simples 300L – 2.889€;
1.2. Beretta: 2x Painel solar plano seletivo 2,0 m2 + Depósito de AQS - 2 Serp. Vicotermo vitrop.solar conj.completo 300L – 4.053€
1.3. Beretta: 1x Painel solar plano seletivo 2,5 m2 + Depósito de AQS - 2 Serp. Vicotermo vitrop.solar conj.completo 200L – 3.383€

2. Solar térmico forçado + bomba de calor:
2.1. Beretta: 2x Painel solar plano seletivo 2,0 m2 + GALTHERM B- Bomba Calor 1 serpentina 300 L-2.43 kw – 4.827€
2.2. Solius Silversol 2 + Solius EcoTank Gris 300 L – 3.506€/3.950€
2.3. Painéis solares Junker´s FCC-2 S CTE + Bomba de calor C/ Serpentina Junkers Supraeco W 300 L – 3.951€.

Os valores incluem IVA e instalação completa.

Não tenho conhecimentos nesta área e por isso agradeço toda a ajuda e comentários sobre as estas soluções, a razoabilidade dos orçamentos e a confiança nas marcas/equipamentos.

Obrigado.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Solar térmico + Bomba de calor AQS

Mensagem por Emanuel Couto »

A malta já vem ajudar ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Solar térmico + Bomba de calor AQS

Mensagem por mcarneiro »

RMCO Escreveu:Bom dia!

Sou novo no fórum e preciso de ajuda na escolha de um sistema para aquecimento de águas sanitárias.
Fiz uma pesquisa no fórum mas não foi suficiente para ajudar a tomar a decisão.

Estou a concluir a construção de uma moradia que adquiri na zona de Vila do Conde já em fase avançada da construção com pré-instalação de painéis solares e de A.C..
Estamos a analisar a solução para A.Q.S. que foi inicialmente pensada – painéis solares térmicos com apoio de bomba de calor – e variante sem bomba de calor.
A casa será habitada por 2 adultos prevendo-se que no período de 2 anos possa aumentar em mais 1 adulto e uma criança.

Obtive estes orçamentos:
1. Solar térmico forçado + acumulador:
1.1. Solius Silversol 2 + Hidromantel S. Simples 300L – 2.889€;
1.2. Beretta: 2x Painel solar plano seletivo 2,0 m2 + Depósito de AQS - 2 Serp. Vicotermo vitrop.solar conj.completo 300L – 4.053€
1.3. Beretta: 1x Painel solar plano seletivo 2,5 m2 + Depósito de AQS - 2 Serp. Vicotermo vitrop.solar conj.completo 200L – 3.383€

2. Solar térmico forçado + bomba de calor:
2.1. Beretta: 2x Painel solar plano seletivo 2,0 m2 + GALTHERM B- Bomba Calor 1 serpentina 300 L-2.43 kw – 4.827€
2.2. Solius Silversol 2 + Solius EcoTank Gris 300 L – 3.506€/3.950€
2.3. Painéis solares Junker´s FCC-2 S CTE + Bomba de calor C/ Serpentina Junkers Supraeco W 300 L – 3.951€.

Os valores incluem IVA e instalação completa.

Não tenho conhecimentos nesta área e por isso agradeço toda a ajuda e comentários sobre as estas soluções, a razoabilidade dos orçamentos e a confiança nas marcas/equipamentos.

Obrigado.
Boas,

Boas ,

Estive a ler a tua descrição da instalação , e vi que optaste por sistema forçado , acho que só se põe agora uma questão ,que é : o sistema vai servir só para aquecimento de aguas Sanitárias ? se sim eu optaria pelo sistema com Solar térmico forçado + acumulador com resistência de apoio, se também vai ser utilizado para o aquecimento da casa , optaria pela opção com bomba de calor , quanto à marca optaria pela Solius além dos orçamentos serem mais baixos, é uma empresa Portuguesa AI do norte ,de avintes - vila nova de gaia , eu tenho um solar térmico deles e estou satisfeito, só pediria mais um orçamento com painéis Solius tubosol HP (painéis com tubos de vacuo ) são mais eficientes.


LNeves
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 30, 2016 6:12 pm

Re: Solar térmico + Bomba de calor AQS

Mensagem por LNeves »

Boa tarde a todos.
Esta questão também me interessa.
Vou fazer obras de remodelação (Lisboa) e procuro a solução mais eficiente (qualidade + preço) para AQS. Pelo que tenho pesquisado a solução que o RMCO apresentou, parece-me ser muito boa.
No entanto, o mcarneiro referiu que se fosse utilizado para aquecimento da casa, optaria pela solução com bomba de calor!
Pergunto, se esta solução não ficará mais cara ou se se consegue dentro dos valores que foram propostos ao RMCO.
Obrigado e cumprimentos
LNeves


mirsa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta jul 20, 2016 12:28 pm

Re: Solar térmico + Bomba de calor AQS

Mensagem por mirsa »

Boa tarde,

Tenho em minha casa um sistema solar térmico com bomba de calor. Foi instalado em 2013 e, sem dúvida, uma óptima opção.
No entanto, se fosse hoje, e devido à descida dos preços do solar fotovoltaico, faria uma opção diferente.

Avaliem a hipótese de instalar um sistema de bomba de calor + painéis solares fotovoltaicos.
Vantagens em relação ao solar térmico:
1- instalação mais simples e com menor custo - é mais fácil conduzir electricidade do que água quente, evita os custos da tubagem entre o acumulador e os painéis térmicos e a instalação que é mais complicada.
2- sistema mais flexivel - tendo geração de electricidade esta pode ser usada tanto no aquecimento da água com a bomba de calor como para qualquer outro fim quando não é necessário água quente. Quando não há sol a bomba de calor é a forma mais eficiente de aquecer a água. Quando há sol a mais, e menor necessidade de água quente, qualquer sistema solar térmico produz água quente em excesso, que é o que acontece no verão. Nesta circunstâncias pode ajustar-se o aquecimento da água às necessidades e aproveitar a electricidade gerada para outros fins, p.ex. programar máquinas de lavar, etc.

Uma dica extra: a bomba de calor emite ar frio e seco como qualquer ar condicionado. Este ar é muito útil para arrefecer espaços no verão ou para secar roupa nos dias chuvosos!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Solar térmico + Bomba de calor AQS

Mensagem por rocker_pt »

mirsa Escreveu: Avaliem a hipótese de instalar um sistema de bomba de calor + painéis solares fotovoltaicos.
Vantagens em relação ao solar térmico:
1- instalação mais simples e com menor custo - é mais fácil conduzir electricidade do que água quente, evita os custos da tubagem entre o acumulador e os painéis térmicos e a instalação que é mais complicada.
2- sistema mais flexivel - tendo geração de electricidade esta pode ser usada tanto no aquecimento da água com a bomba de calor como para qualquer outro fim quando não é necessário água quente. Quando não há sol a bomba de calor é a forma mais eficiente de aquecer a água. Quando há sol a mais, e menor necessidade de água quente, qualquer sistema solar térmico produz água quente em excesso, que é o que acontece no verão. Nesta circunstâncias pode ajustar-se o aquecimento da água às necessidades e aproveitar a electricidade gerada para outros fins, p.ex. programar máquinas de lavar, etc.

Uma dica extra: a bomba de calor emite ar frio e seco como qualquer ar condicionado. Este ar é muito útil para arrefecer espaços no verão ou para secar roupa nos dias chuvosos!
E preços? ou referencias de instaladores sabes de alguns para a bomba de calor?

A solução com custo de utilização mais baixos parece-me ser: Paineis solares + reforço com esquentador.
Uma bomba de calor tem potencias de 2kw (mesmo com ganhos energéticos de 3x) será mesmo que ficará mais barato do que o esquentador?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Solar térmico + Bomba de calor AQS

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que dependerá do uso... Se falamos só em AQS, as bombas de calor 'tudo em um' têm potências dessa ordem mas já depois de multiplicadas pela sua eficiência, elas só consomem um terço disso em electricidade...

Se forem bombas de calor para aquecimento é que a potência já será superior...

Quanto a custos, há soluções na casa dos 1500 eur (chave na mão) para bombas de calor com 180 litros de depósito, juntando todas as vantagens parece-me muito bom 'negócio'!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”