Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Valter84
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 27, 2016 5:52 pm

Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por Valter84 »

Boa tarde,

Fui designado administrador de um condomínio de um prédio com poucos anos (cerca de 4) que tem painéis solares vulcano fkc 1s.
Decidi procurar por propostas para manutenção dos painéis e das várias visitas que tivemos uma delas referiu-me que os painéis solares não estavam normais e que deviam ter algum defeito de fabrico por parecerem video estilhaçado e que supostamente deveriam ser praticamente transparentes.

Sinceramente, eu não percebo nada do assunto e estranho que apenas uma das empresas tenha referido isto e que a empresa que fez o trabalho no ano passado não tenha referido o assunto, mas como sou preocupado venho aqui pedir a vossa ajuda porque provavelmente conseguem dizer-me se de facto estão com um aspecto estranho ou se estão perfeitamente normais.

Aqui ficam as fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já agora aproveito para questionar, quantos anos de garantia têm estes painéis solares?

Agradeço a vossa ajuda.
Obrigado,
V

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por Emanuel Couto »

A malta vai ajudar ;)

Valter84 porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por sugarstorm »

1- Há quebra de rendimento no aquecimento da água?
2- Porque não pergunta directamente à Vulcano?
3- A garantia terá de ser no mínimo 2 anos. Mas não há um contrato de instalação? Lá deverá estar estipulado qual a garantia, já que este tipo de painéis muitas vezes tem muitos mais anos de garantia.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por CrOhN »

Aparentemente, estão normais. Os vidros dos paineis planos é texturado por baixo, de forma a reter os infravermelhos que eventualmente sejam emitidos pelo colector.


Autor do tópico
Valter84
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 27, 2016 5:52 pm

Re: Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por Valter84 »

Obrigado pelo vosso feedback.
Ainda bem que estão normais.

Em relação ao rendimento no aquecimento da água, confesso que acho baixo para o sistema instalado que são cerca de 20 painéis. Eu vivo no prédio há cerca de 3 anos e a temperatura máxima que vi nos sensor do circuito da água dos painéis solares foi 58 graus no verão. Não vos parece baixo?

Já agora aproveito para questionar, quais são as causas mais comuns para estes problemas de rendimento?

Como expliquei, agora que sou administrador do prédio é que estou a tentar perceber melhor do assunto para tirarmos o máximo partido do sistema instalado.

Em relação ao contrato de instalação, isto foi instalado pelo construtor, não faço a mínima ideia qual o contrato de instalação mas vou tentar saber junto do mesmo.

Obrigado,
V


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por alexjp4 »

Penso que um dos problemas de rendimento é a falta do liquido solar, os painéis têm resistências para aquecer agua? os 58 graus não é uma temperatura muito alta mas tudo depende de onde está a sonda instalada um dos meus já este ano chegou aos 98ºC pelo menos no painel de controle e depois é mais complicado saber se há algum problema com o aquecimento porque não sabes quando estão a gastar agua quente logo a entrar agua fria, quando os paineis são só de um utilizador sabes se gastaste agua ou não mas num prédio é mais difícil fazer esse controle e a questão é se essa temperatura chega.
Quanto aos vidros dos paineis eu tinha uns paineis com vidros transparentes que deixavam entrar agua e quando substituíram os paineis os que vieram são como esses e foi o "representante" que os substitui.


Autor do tópico
Valter84
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado fev 27, 2016 5:52 pm

Re: Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por Valter84 »

Ao que parece os painéis não têm qualquer defeito.
Os problemas que têm é estarem sujos, não estarem inclinados para aproveitar a exposição solar de todo o dia e subdimensionados (São 21 painéis para 27 fracções).

Obrigado por todas as respostas.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por alexjp4 »

Valter84 Escreveu:Ao que parece os painéis não têm qualquer defeito.
Os problemas que têm é estarem sujos, não estarem inclinados para aproveitar a exposição solar de todo o dia e subdimensionados (São 21 painéis para 27 fracções).

Obrigado por todas as respostas.
Menos mal, pelo menos já sabes o que tens que fazer.

Boa sorte


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Estado de Painéis Solares Vulcano - Problema?

Mensagem por mcarneiro »

Valter84 Escreveu:Ao que parece os painéis não têm qualquer defeito.
Os problemas que têm é estarem sujos, não estarem inclinados para aproveitar a exposição solar de todo o dia e subdimensionados (São 21 painéis para 27 fracções).

Obrigado por todas as respostas.
Boas ,

atenção que nem todos os paineis têm o vidro transparente , se não houver fugas , é verificar se o sistema está atestado de glicol, porque mesmo sem fugas o glicol é um alcool, evapora com o tempo, sem a quantida de correcta o sistema na funciona a 100%

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”