kit hibrido

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
JCarreira
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 07, 2016 3:17 pm

kit hibrido

Mensagem por JCarreira »

Viva,
a ideia é aquecer agua de um termo acumulador de 200lt com uma resistÊncia de 24v dc 750w, sei que vai demorar umas horas é verdade como já foi dito por aqui https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=19570, eu fiz o mesmo teste com uma 220ac 500w,e até aqui já está testado e funciona, aliás leva a água dos 30ºc até aos 60 em 8 horas e depois praticamente fica desligada o tempo todo.
Quanto ao material moro numa zona elevada junto aos antigos moinhos de vento por isso pensei numa solução híbrida
http://www.ebay.com/itm/500W-750W-Hybri ... PV4t7clNtQ

agora o que eu já sei,
-para não aquecer em demasia o termo acumulador ligar um termostato de segurança e um de controlo em ssr para corrente continua 50a
-os paineis ligados em serie para ter os 24vdc
-preciso de uma resistência de frenagem para o aerogerador não entrar em (over speed)
preciso de ajuda
- posso ligar directamente a resistência no sitio da bateria (saida do controlador fornecido no kit)
-irá este controlador controlar/dosear a carga na resistência ou vai ficar a ligar e desligar a resistência
-valor da resistência de fernagem
se alguém fez algo do género e puder ajudar agradecia comentários
cump
JCarreira

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: kit hibrido

Mensagem por serges »

Hum...

Creio que aqui faz mais sentido.

Vamos aguardar respostas
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: kit hibrido

Mensagem por jmlflorencio »

Porquê a opção pela resistência de 24V?


Autor do tópico
JCarreira
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 07, 2016 3:17 pm

Re: kit hibrido

Mensagem por JCarreira »

jmlflorencio Escreveu:Porquê a opção pela resistência de 24V?
poupar os euros do inversor!! no entanto já estou a pensar mudar isso porque transportar dc obriga ter cabos de grande secção e ficando um pouco longe dos painéis não é viável, já estou a considerar um inversor de rede assim sempre que a água já estiver a 60º (durante os quatro meses de inverno) pois está ligado o aquecimento a lenha, passo a injectar este bocadinho na rede para autoconsumo sempre paga os aparelhos em stand by, sempre que a agua esteja abaixo dos 60º passo a alimentar apenas a resistência e neste caso 220v 750w. A minha questão é se a produção for por exemplo só 300w o inversor vai colocar esses 300w na ressitência? ou vai esperar para a produção atingir a potência da carga (ressitencia) para activar a sua saida? Não conheço o comportamento destes aparelhos. Outra questão se colocar uma bateria o inversor aplica funciona até a bateria estar completamente descarregada e só liga quanto estiver completamente carregada? existe algum aparelho para controlar isso?
Obrigado

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”