Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Vitinha9999
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 21, 2016 4:09 pm

Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por Vitinha9999 »

Olá, pessoal sou novo por aqui e estou com algumas dúvidas, pois uns fornecedores dizem uma coisa e outros outra!

A minha dúvida para aquecimento de água sanitária

1º fornecedor
Bomba de calor de 300 lts sem painéis diz um fornecedor que não precisos de painéis solares pk o consumo da bomba é Mt baixo.
2º fornecedor
bomba de calor de 300 lts com painéis solares diz outro fornecedor pois assim vou gastar menos energia
3º fornecedor
Painéis solares com um cilindro eléctrico menos dinheiro na aquisição do material e pouco se vai ligar as resistência para aquecer água!!!


Com isto tudo fiquei sem saber qual produto que é melhor... Que me dizem ?
Por qual devo optar? :idea: :?:


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por jmlflorencio »

Sou tentado a concordar com o primeiro fornecedor, e em parte com o terceiro.

O primeiro porque as bombas de calor são de facto eficientes. Se é possível usar-se um vulgar cilindro eléctrico como único meio de aquecimento de água sem fazer nenhum rombo no orçamento, com uma bomba de calor mais fácil será.

Com o terceiro em parte, porque actualmente é possível conciliar um cilindro eléctrico com uma instalação solar fotovoltaica, e reduzir um pouco o custo por aí. Os painéis solares térmicos perdem muito rendimento no inverno, e aí sim creio que aquecer 300L com electricidade ficaria caro.

A propósito disso, os 300L são mesmo necessários? Ou é o conjunto que propuseram, apenas?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por t3lmo »

Eu optei pela 3ª opção, 300L com termosifão: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=19090
É água quente de borla quase todo o ano, 80ºC de verão, 60ºC de inverno. Durante a noite cai uns 5ºC.
De inverno tenho um temporizador a ligar 2h a resistência de 2kW em bi-horário (6-8h), 4kWh = 0,4€ nos dias em que é preciso.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por apmendes »

Eu tenho instalada há mais de 10 anos a 3ª opção, painel e cilindro eletrico. Se fosse hoje talvez optasse pela bomba de calor, pelo que tenho lido tem um rendimento superior aos paineis.


Autor do tópico
Vitinha9999
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 21, 2016 4:09 pm

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por Vitinha9999 »

Estou a dizer 300l porque foi o proposto por eles estamos a pensar numa família de 4 pessoas em que 2 ainda não nasceram :)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por t3lmo »

Nós também somos 5 cá por casa e sem dúvida que 300L é o indicado.
Quanto ao rendimento, nada bate os 0€ de consumo energético durante 10 meses do ano. Nos restantes tenho gasto uma média de 5€/mês para ter água quente nos banhos.
Os meus filhos chamam-lhe 'banhos de água do sol' :D
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
Vitinha9999
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 21, 2016 4:09 pm

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por Vitinha9999 »

t3lmo Escreveu:Nós também somos 5 cá por casa e sem dúvida que 300L é o indicado.
Quanto ao rendimento, nada bate os 0€ de consumo energético durante 10 meses do ano. Nos restantes tenho gasto uma média de 5€/mês para ter água quente nos banhos.
Os meus filhos chamam-lhe 'banhos de água do sol' :D

Quer dizer que só gasta10€ por ano para ter águas quentes!?
Tem sol que aqueça a água 10 meses?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que com 300L dará para ter muita flexibilidade...

Cá em casa usamos um cilindro de 75 litros para 3 adultos e uma criança.

Se fosse com energia solar, teria que ter sol todos os dias para aquecer a totalidade da água. Tendo 300 L, basta ter um bom dia de sol (por semana?) para aquecer a água, e um pouco de sol nos dias seguintes para ir mantendo a coisa 'a nível'. O senão disso é o custo de instalação, mais alto por ser um sistema com tanta capacidade...

São opções ;-)


Autor do tópico
Vitinha9999
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 21, 2016 4:09 pm

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por Vitinha9999 »

jmlflorencio Escreveu:Creio que com 300L dará para ter muita flexibilidade...

Cá em casa usamos um cilindro de 75 litros para 3 adultos e uma criança.

Se fosse com energia solar, teria que ter sol todos os dias para aquecer a totalidade da água. Tendo 300 L, basta ter um bom dia de sol (por semana?) para aquecer a água, e um pouco de sol nos dias seguintes para ir mantendo a coisa 'a nível'. O senão disso é o custo de instalação, mais alto por ser um sistema com tanta capacidade...

São opções ;-)
Estou a pensar em meter uma bomba de calor de 200l com 1 painel solar de 2mtrs por 1750€ mais a instalação!
O sistema é da Tróia tem um cop de 4,1.
A minha dúvida será se os 200l vai chegar, e se é bom negócio!?
Ainda não sei quanto será a instalação!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por Master »

Por motivos de divorcio saí de uma casa a pouco tempo aonde tive (está) instalado um sistema solar (Sol) de 150 lts e lembro-me perfeitamente que para ter agua quente com sol, não precisa de ter sol todos os dias, eu com uma familia de 5 pessoas e com o painel 150 lts, dava para tudo e ainda tinha a maquina de lavar roupa e loiça ligada á agua quente do painel.
Porque o Cilindro de 150 Lts rende o dobro, pois a temperatura no interior é muito superior á temperatura que usamos, logo misturamos agua fria e o cilindro rendeeeeeee
No Verão aliás tinha por vezes de tapar cerca de metade do painel devido ao excesso de agua quente e pressão ao abrir as torneiras nos primeiros banhos e mesmo tapado, o painel dava para 2 dias nublados para cada dia de sol.
No inverno e destapado (havendo Sol) dava para esse dia pelo menos e de manhã ainda estava morno, mas como óbvio... no Inverno e com pouco sol ou sem Sol...não chega e liga-se o esquentador.
Continuo a achar hoje, como achava antes a cerca de 10 anos... que na minha zona, compensa mais o Solar (sol) que o Solar (bomba de calor), e por 2 ou 3 meses que o mesmo funcione menos bem...uso gás.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por t3lmo »

Vitinha9999 Escreveu:Quer dizer que só gasta10€ por ano para ter águas quentes!?
Tem sol que aqueça a água 10 meses?
Estamos em fins de julho e este ano gastei pelo contador da resistência, 109,71 kWh o que dá um valor de 109,71*0,1109 = 12,17 €.
2 paineis a aquecer 300 litros de água quente duram dias porque existe sempre a torneira misturadora termoestática (à saída do cilindro) regulada para 50ºC.
Como nos dias mais quentes e acima de 80ºC o sistema liberta pressão e alguma água, coloquei um depósito térreo para recolher essas águas das caleiras (assim como das chuvas) e usar depois para regar a mini-horta.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por jmlflorencio »

Os números dos sistemas solares térmicos são bons, disso não há dúvidas.

A minha questão é se a diferença de preços compensa.

É que instalar uma bomba de calor fica por que valor? 1300€? E instalar um cilindro faz-se com 1/4 disso...


Autor do tópico
Vitinha9999
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 21, 2016 4:09 pm

Re: Águas quentes sanitárias bomba de calor ou painéis solares!?

Mensagem por Vitinha9999 »

jmlflorencio Escreveu:Os números dos sistemas solares térmicos são bons, disso não há dúvidas.

A minha questão é se a diferença de preços compensa.

É que instalar uma bomba de calor fica por que valor? 1300€? E instalar um cilindro faz-se com 1/4 disso...

Não sei mas não estou a pensar instalar por mais de 200/300€ isso vai ficar por minha conta!!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”