Banhos quentes com a energia solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

Já há bastante tempo que queria usar o calor do sol para aquecer a água dos banhos ,poupando um pouco de gás, do ambiente e claro da carteira 8-) .
No fim deste verão aproveitei uma "promoção " de um importador do Porto Alto e comprei um sistema de aquecimento de águas por tubos de vácuo.
O sistema de 150lt com resistência, tubos,adaptadores, estrutura, etc,ficou tudo por 405€
A montagem ficou por minha conta,pois queria reforçar a estrutura ,que na minha opinião é um pouco fraca (made in china )
http://jiajiare.gmc.globalmarket.com/
O enchimento do depósito pode ser manual ou quando atinge os 20% do nível de água enche automaticamente.
Hoje pelas 10h enchi até aos 80% ficando a temperatura pelos 36 ° ,agora com uma temperatura exterior de 20° já aqueceu até aos 66°
Anexos
Painel de controlo
Painel de controlo
20161106_131037.jpg


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por dmachado »

Viva, como é que está a pressurizar a água quente? Cumprimentos.


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

dmachado Escreveu:Viva, como é que está a pressurizar a água quente? Cumprimentos.
De momento a pressão é pouca,mas da para tomar banho ,tenho em vista 2 tipos de bomba para montar no sistema
http://m.ebay.com/itm/12V-DC-5L-min-60W ... ING_ACTIVE
Ou
http://m.ebay.com/itm/DC-12V-24V-5-5M-1 ... ING_ACTIVE

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por Emanuel Couto »

É assim mesmo, parabéns... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por MRider »

Quando somos nós a fazer tem outro valor.
Parabéns
Live long and prosper!


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

Obrigado apenas estou a seguir os vossos passos 8-) :lol:


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns pela empreitada ;-)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por CrOhN »

A primeira bomba só dá até 60º.


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por dmachado »

Eu punha duas da segunda em paralelo, duplica o caudal e divide o esforço... E dá para 100°, supostamente


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

A primeira bomba tem a vantagem de ter 1 sensor que deteta a passagem de agua e liga o motor,mas é uma bomba de membrana e tem menos potencia que a segunda bomba.
A segunda bomba não tem sensor que deteta a passagem de agua,teria de inventar alguma coisa para a meter a trabalhar, pois ter de ir ligar o motor e depois é que abrir a torneira não é nada prático.
Hoje de manhã enchi o depósito a 100% e agora tenho uma temperatura de 86°isto num dia de sol mas com muito vento e a temperatura máxima foi de 15° e a noite esteve 9°-fica o registo para novas comparações.
Anexos
20161107_175942.jpg

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por MRider »

Muito bom. No verão vai ferver
Live long and prosper!


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

MRider Escreveu:Muito bom. No verão vai ferver
Já não falta mt para ferver
Anexos
14786294573232019014810.jpg


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Parabens!
Tambem tenho um AQS igual a esse, na verdade desde que haja sol aquece e oiço a agua a ferver, mas tambem tem grandes percas durante a noite, deve ter pouco isolamento e no meu caso (tenho que ir resolver isso) tem o buraco por onde entra a sonda do lado em que normalmente vem o vento por isso ainda deve arrefecer mais, vou tapar o buraco, mas de modo a que a agua ou o vapor se necessitar de sair o possam fazer.
Como é que reforçaste o suporte do AQS?
Eu não tenho bomba para aumentar a pressão porque ao misturar a agua fria a agua acaba por ficar com alguma pressão e o painel está montado a uns 5m de altura em relação as torneiras.
Se instalares uma válvula termostática a saída do AQS deixas de ter o problema da temperatura para a bomba de pressão e evitas que alguem se queime porque a agua chega as torneiras com uma temperatura mesmo elevada.
Tambem fui eu que montei o meu mas se fosse hoje dava-lhe mais inclinação para ele ficar mais perpendicular ao sol durante o inverno e menos no verão que a agua passa a tarde toda a ferver apesar de a agua já vir de outro AQS que está em série com este.

Avatar do Utilizador

Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por Faisca230 »

Bem interessante. Não conheço ainda essa tecnologia dos tubos de vacuo. Tenho Aquecimento AQS com dois paineis ligados a um deposito em inox de 300L, mas de inverno nem pensar. DE Verão ainda me safo. O sistema já está montado à cerca de 15 anos. O Depósito/Cilindro tem dois circuitos um que vem da caldeira do Aquecimento Central a Gasoleo ( desligado à bastantes anos ) e a lenha.Além disso tem uma resitência de 1600W. Pelo que li, e há que aprofundar, seria viável ligar um sistema desses em série com os velhos paineis. Mas como estou às cegas, vou ler e pesquisar sobre o assunto.
Parabéns!
Abraço


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

Faisca230 Escreveu:Bem interessante. Não conheço ainda essa tecnologia dos tubos de vacuo. Tenho Aquecimento AQS com dois paineis ligados a um deposito em inox de 300L, mas de inverno nem pensar. DE Verão ainda me safo. O sistema já está montado à cerca de 15 anos. O Depósito/Cilindro tem dois circuitos um que vem da caldeira do Aquecimento Central a Gasoleo ( desligado à bastantes anos ) e a lenha.Além disso tem uma resitência de 1600W. Pelo que li, e há que aprofundar, seria viável ligar um sistema desses em série com os velhos paineis. Mas como estou às cegas, vou ler e pesquisar sobre o assunto.
Parabéns!
Abraço
Dizes que de inverno nem pensar porquê???
O teu AQS é de pressão ou sem pressão?
Se for com pressão e comprares o AQS de tubos sem pressão tens que instalar o sem pressão depois do que tens, penso que o melhor é a resistência ficar no AQS que ficar em ultimo para não teres que desperdiçar agua, não tem nada que enganar, a entrada de agua fria fica no antigo, do antigo sai do lado da agua quente um tubo que liga a agua fria do novo e da saida da agua quente do novo ligas o tubo (ou acrescentes se não chegar) que saia da agua quente do antigo.
é que assim a agua quando entra para o AQS de onde vais tirar a agua quente já vai com uma temperatura superior a da rede.
Acho que dá para perceberes não é nada complicado senão faço-te um desenho não sei se tenho fotografias das ligações dos meus.
A questão da resistência ficar no ultimo é que assim que necessitares de agua quente sai logo não tens que esperar que venha do anterior e misturar para aquecer a que está no ultimo AQS.


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

Perdas de temperatura do sistema :
Durante a noite perdeu 11°
São 6.30 da manhã e a noite registou 8°
Acabei agora de tomar um banho muito quente,tive de ligar tb a água fria senão largava a pele :)
O furo onde está a sonda é muito pequeno tipo 8mm
Não estou a ver entrar muito ar por aí para arrefecer a água.
Anexos
20161109_064302.jpg

Avatar do Utilizador

Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por Faisca230 »

Dizes que de inverno nem pensar porquê???
O teu AQS é de pressão ou sem pressão?
Se for com pressão e comprares o AQS de tubos sem pressão tens que instalar o sem pressão depois do que tens, penso que o melhor é a resistência ficar no AQS que ficar em ultimo para não teres que desperdiçar agua, não tem nada que enganar, a entrada de agua fria fica no antigo, do antigo sai do lado da agua quente um tubo que liga a agua fria do novo e da saida da agua quente do novo ligas o tubo (ou acrescentes se não chegar) que saia da agua quente do antigo.
é que assim a agua quando entra para o AQS de onde vais tirar a agua quente já vai com uma temperatura superior a da rede.
Acho que dá para perceberes não é nada complicado senão faço-te um desenho não sei se tenho fotografias das ligações dos meus.
A questão da resistência ficar no ultimo é que assim que necessitares de agua quente sai logo não tens que esperar que venha do anterior e misturar para aquecer a que está no ultimo AQS.
Pois não sei se o meu AQS é de pressão ou não, não estou dentro do assunto, o que posso adiantar é que é um circuito fechado, com dois paineis, controlado por sondas de temperatura, que fazem circular a água do sistema dos paineis pela serpentina do depósito, cada vez que a temperatura da água dos paineis for superior à temperatura da água do cilindro ou depósito.
De inverno nem pensar porque a temperatura que a água dos paineis atinge, nunca leva a água do depósito à temperatura desejada, tem de haver aquele empurrão via resistência, ou quando o frio começa a aparecer, que foi o caso de ontem, meter umas cavacas na caldeira XAP35 e aquecer a casa e a agua do depósito. Por azar, já depois do post que meti, tive de ir às compras, a válvula de enchimento automático, à entrada da caldeira, berrou. Já comprei outra e substitui e ontem já aqueci a casa e a água do depósito pela primeira vez este ano.
Quanto a esse novo sistema, vou ter mesmo que ler sobre o assunto, estou mesmo a leste, não sei mesmo como funciona. Mas agora estou virado mais para o inicio da produção fotovoltaica em autoconsumo. Cada coisa a seu tempo, mas foca prometido que irei fazer um estudo sobre este assunto deveras importante.
Obrigado pela resposta e pela ajuda. Vou acompanhado o assunto. Bem haja.
Faísca230


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

labutess Escreveu:Perdas de temperatura do sistema :
Durante a noite perdeu 11°
São 6.30 da manhã e a noite registou 8°
Acabei agora de tomar um banho muito quente,tive de ligar tb a água fria senão largava a pele :)
O furo onde está a sonda é muito pequeno tipo 8mm
Não estou a ver entrar muito ar por aí para arrefecer a água.
quando ligas a agua fria acabas por ter pressão na agua quente, é o que compensa os AQS sem pressão a ficarem com alguma pressão, o problema é quando a agua está no limite da temperatura para o banho e não é necessário acrescentar agua fria.
No meu caso o furo está virado precisamente para o lado de onde normalmente vem o vento, por muito pequeno que seja permite a saída do calor e em caso de vento a entrada de ar frio.
Nos meus lados a 2 dias as 7,30h a agua que estava dentro de uma mangueira tinha 0,4Cº o termómetro é chinês mas não deve falhar muito porque coincide com outro termómetro ou então estão os dois descalibrados.
Não percebo muito de inglês mas parece-me que as bombas que mencionas não são de pressão ou seja, não ligam quando a pressão diminui (quando abres torneira) mas estão sempre ligadas, as bombas produzem pressão mas estão sempre ligadas, como é que vais fazer para elas só ligarem quando a pressão diminuir? é que uma amiga minha tambem tem desses AQS e o vendedor vendeu-lhe uma bomba mas custou oitenta e tal euros.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

Faisca230 Escreveu:
Dizes que de inverno nem pensar porquê???
O teu AQS é de pressão ou sem pressão?
Se for com pressão e comprares o AQS de tubos sem pressão tens que instalar o sem pressão depois do que tens, penso que o melhor é a resistência ficar no AQS que ficar em ultimo para não teres que desperdiçar agua, não tem nada que enganar, a entrada de agua fria fica no antigo, do antigo sai do lado da agua quente um tubo que liga a agua fria do novo e da saida da agua quente do novo ligas o tubo (ou acrescentes se não chegar) que saia da agua quente do antigo.
é que assim a agua quando entra para o AQS de onde vais tirar a agua quente já vai com uma temperatura superior a da rede.
Acho que dá para perceberes não é nada complicado senão faço-te um desenho não sei se tenho fotografias das ligações dos meus.
A questão da resistência ficar no ultimo é que assim que necessitares de agua quente sai logo não tens que esperar que venha do anterior e misturar para aquecer a que está no ultimo AQS.
Pois não sei se o meu AQS é de pressão ou não, não estou dentro do assunto, o que posso adiantar é que é um circuito fechado, com dois paineis, controlado por sondas de temperatura, que fazem circular a água do sistema dos paineis pela serpentina do depósito, cada vez que a temperatura da água dos paineis for superior à temperatura da água do cilindro ou depósito.
De inverno nem pensar porque a temperatura que a água dos paineis atinge, nunca leva a água do depósito à temperatura desejada, tem de haver aquele empurrão via resistência, ou quando o frio começa a aparecer, que foi o caso de ontem, meter umas cavacas na caldeira XAP35 e aquecer a casa e a agua do depósito. Por azar, já depois do post que meti, tive de ir às compras, a válvula de enchimento automático, à entrada da caldeira, berrou. Já comprei outra e substitui e ontem já aqueci a casa e a água do depósito pela primeira vez este ano.
Quanto a esse novo sistema, vou ter mesmo que ler sobre o assunto, estou mesmo a leste, não sei mesmo como funciona. Mas agora estou virado mais para o inicio da produção fotovoltaica em autoconsumo. Cada coisa a seu tempo, mas foca prometido que irei fazer um estudo sobre este assunto deveras importante.
Obrigado pela resposta e pela ajuda. Vou acompanhado o assunto. Bem haja.
Faísca230
Em principio é de pressão ou seja a agua que sai é compensada por agua que entra, ou seja se fechares a torneira de entrada para os paineis não consegues retirar toda a agua que está dentro do depósito.
No meu sem pressão a agua vem só com a pressão do desnível e o depósito não é hermético como o outro AQS de pressão.
Já viste se o problema dele de não aquecer a agua não será falta do liquido solar (glicol)? é estranho ele no inverno (desde que haja sol) ele não aquecer a agua, eu tenho uma mangueira a passar por dentro de garrafas pet e a agua aquece mesmo estando frio só é necessário que haja sol.
Tambem estamos a caminhar para a pior época do ano para o solar.


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

como é que vais fazer para elas só ligarem quando a pressão diminuir? é que uma amiga minha tambem tem desses AQS e o vendedor vendeu-lhe uma bomba mas custou oitenta e tal euros.[/quote]

Essa bomba que tem a tua amiga tb tem que se ligar manualmente ou no controlador,ainda estou a estudar qual a bomba que vou comprar,aliás para mim até ficava assim,mas tenho outros gostos cá em casa :shock:

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”