Banhos quentes com a energia solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por Faisca230 »

Em principio é de pressão ou seja a agua que sai é compensada por agua que entra, ou seja se fechares a torneira de entrada para os paineis não consegues retirar toda a agua que está dentro do depósito.
No meu sem pressão a agua vem só com a pressão do desnível e o depósito não é hermético como o outro AQS de pressão.
Já viste se o problema dele de não aquecer a agua não será falta do liquido solar (glicol)? é estranho ele no inverno (desde que haja sol) ele não aquecer a agua, eu tenho uma mangueira a passar por dentro de garrafas pet e a agua aquece mesmo estando frio só é necessário que haja sol.
Tambem estamos a caminhar para a pior época do ano para o solar.
É isso,é de pressão quanto à água para os banhos ou torneiras de água quente, a fria entra no depósito à pressão pré-estabelecida, não à pressão da rede, pois tem uma válvula reguladora de pressão à entrada, e obriga a água quente a sair, ao se abrir uma torneira.
O circuito de aquecimento é ou são, circuitos fechados, sem depósitos, seja o da caldeira, seja o dos paineis, que não tem qualquer depósito. Coisa primitiva, mas já tem uns anos.
Já liguei o aquecimento central a lenha nestes últimos dois dias, e agora sim, a EDP vai notar diferença, até eu.

O esquema é do género deste que est´aqui na imagem, dois circuito, falta aqui a tal resistência eléctrica, que a seu tempo quando tiver sistema fotovoltaico a funcionar, poderei alterar a potência desta para metade ou menos, e nas horas de pico, injectar a produção nela. Vamos com calma.

Imagem

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito interessante... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

Parece que os tubos de vácuo tb servem para outras coisas
https://youtu.be/6Eh4a2nYWpg


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

labutess Escreveu:como é que vais fazer para elas só ligarem quando a pressão diminuir? é que uma amiga minha tambem tem desses AQS e o vendedor vendeu-lhe uma bomba mas custou oitenta e tal euros.
Essa bomba que tem a tua amiga tb tem que se ligar manualmente ou no controlador,ainda estou a estudar qual a bomba que vou comprar,aliás para mim até ficava assim,mas tenho outros gostos cá em casa :shock:[/quote]

Boas

Pois elas é que mandam :shock: , não, a bomba que a minha amiga tem liga sozinha quando a pressão baixa ela arranca para compensar a pressão só que ela teve um problema no inicio, como tinha torneiras termostáticas a bomba arrancava e desligava logo de seguida porque ficava com pressão que vinha da agua fria, ela retirou as torneiras termostáticas e penso que ficou resolvido, mas nunca mais falei com ela.
Não conheço a tua casa mas penso que não vai ser muito prático ligarem e desligarem a bomba manualmente, porque por exemplo quando vais tomar banho tens que ligar a bomba e enquanto te despes está a bomba a funcionar sem sair agua e depois quando acabas de tomar banho e te estás a limpar a bomba está novamente a trabalhar sem sair agua não sei se não causará problemas a bomba estar sobre pressão sem sair agua como o preço tambem não é muito elevado é uma questão de experimentares.


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por lrds »

Boas

Como funciona esse acumulador «sem pressão»?
Não percebi bem, tem de se encher o depósito manualmente? E conforme vai gastando não entra fria? A água circula nos tubos? Não leva liquido solar?
Inté


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

lrds Escreveu:Boas

Como funciona esse acumulador «sem pressão»?
Não percebi bem, tem de se encher o depósito manualmente? E conforme vai gastando não entra fria? A água circula nos tubos? Não leva liquido solar?
O depósito é cheio automaticamente ou manual, por exemplo ontem esteve com mtas nuvens e eu enchi manualmente até aos 80%da sua capacidade, assim aquece melhor.
No controlador podes programar quando queres encher,mas sempre que ele atinge 20%da sua capacidade enche automaticamente até 100%.
No tubo que leva a água para o depósito tem uma electrovalvula que corta a entrada de agua.
Depois de teres o depósito cheio de água quente a fria só entra quando quiseres voltar a encher ou quando atinge os 20% da sua capacidade.
Este sistema não tem líquido solar e a pressão da agua quente é pouca, pq é a força da gravidade que faz a água correr.


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

alexjp4 Escreveu:
labutess Escreveu:como é que vais fazer para elas só ligarem quando a pressão diminuir? é que uma amiga minha tambem tem desses AQS e o vendedor vendeu-lhe uma bomba mas custou oitenta e tal euros.
Essa bomba que tem a tua amiga tb tem que se ligar manualmente ou no controlador,ainda estou a estudar qual a bomba que vou comprar,aliás para mim até ficava assim,mas tenho outros gostos cá em casa :shock:
Boas

Pois elas é que mandam :shock: , não, a bomba que a minha amiga tem liga sozinha quando a pressão baixa ela arranca para compensar a pressão só que ela teve um problema no inicio, como tinha torneiras termostáticas a bomba arrancava e desligava logo de seguida porque ficava com pressão que vinha da agua fria, ela retirou as torneiras termostáticas e penso que ficou resolvido, mas nunca mais falei com ela.
Não conheço a tua casa mas penso que não vai ser muito prático ligarem e desligarem a bomba manualmente, porque por exemplo quando vais tomar banho tens que ligar a bomba e enquanto te despes está a bomba a funcionar sem sair agua e depois quando acabas de tomar banho e te estás a limpar a bomba está novamente a trabalhar sem sair agua não sei se não causará problemas a bomba estar sobre pressão sem sair agua como o preço tambem não é muito elevado é uma questão de experimentares.[/quote]


Já mandei vir a bomba e vai ficar com comando à distancia :lol:
http://m.ebay.com/itm/DC-12v-1CH-Wirele ... 0090789017
A bomba com 1000l/h
http://m.ebay.com/itm/Solar-DC-12V-24V- ... 8886913008


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

Já mandei vir a bomba e vai ficar com comando à distancia :lol:
http://m.ebay.com/itm/DC-12v-1CH-Wirele ... 0090789017
A bomba com 1000l/h
http://m.ebay.com/itm/Solar-DC-12V-24V- ... 8886913008[/quote]

Assim fica a maneira ;) mas viste qual era a pressão que a bomba tem? nas características só diz que pode transferir até 1000l/H quer dizer, o que deu para perceber com o meu inglês :evil: é que se a bomba não tiver pressão ficas praticamente na mesma eu tenho uma bomba de 200 L/H que está a fazer a circulação de agua dentro de uma mangueira e a agua circula porque a agua é elevada pela bomba a 1,50m e depois sai a 45cm mas se colocar a mangueira a cima do 1,50m a bomba não tem força para empurrar a agua que está dentro da mangueira.
Na tua situação como a agua já vem em queda em principio vai aumentar a pressão mas não sei se será suficiente, pode ser que assim já não se queixem :D
depois diz o resultado


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

É isso,é de pressão quanto à água para os banhos ou torneiras de água quente, a fria entra no depósito à pressão pré-estabelecida, não à pressão da rede, pois tem uma válvula reguladora de pressão à entrada, e obriga a água quente a sair, ao se abrir uma torneira.
O circuito de aquecimento é ou são, circuitos fechados, sem depósitos, seja o da caldeira, seja o dos paineis, que não tem qualquer depósito. Coisa primitiva, mas já tem uns anos.
Já liguei o aquecimento central a lenha nestes últimos dois dias, e agora sim, a EDP vai notar diferença, até eu.

O esquema é do género deste que est´aqui na imagem, dois circuito, falta aqui a tal resistência eléctrica, que a seu tempo quando tiver sistema fotovoltaico a funcionar, poderei alterar a potência desta para metade ou menos, e nas horas de pico, injectar a produção nela. Vamos com calma.

Imagem

Cumprimentos[/quote]

Assim há uma maior perca de calor, costumas fazer a manutenção dos painéis? Em principio e de quem não percebe nada disto, mas parece-me que o circuito dos painéis como é de circuito fechado deve ter liquido solar, alguma vez verificas-te o nível? ou sempre foi assim? não aquecia a agua durante o inverno ou só agora é que não aquece?

Avatar do Utilizador

Faisca230
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado out 09, 2010 7:49 pm
Localização: Coimbra

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por Faisca230 »

alexjp4 Escreveu:
Assim há uma maior perca de calor, costumas fazer a manutenção dos painéis? Em principio e de quem não percebe nada disto, mas parece-me que o circuito dos painéis como é de circuito fechado deve ter liquido solar, alguma vez verificas-te o nível? ou sempre foi assim? não aquecia a agua durante o inverno ou só agora é que não aquece?
Olá alexjp4, boas tardes.
A manutenção dos painéis é como a manutenção dum carro na marca, fugimos dela com toda força, mas há gente que faz na marca e faz muito nem.
É assim, só tenho a dizer bem e estou satisfeito pelo trabalho realizado e material aplicado da empresa que tanto montou o AQC como mais tarde o AQS mas realmente nunca os chamei cá para uma manutenção de acompanhamento, e se não os chamei, não apareceram. Nos painéis a única manutenção é dar-lhes uma limpeza de vez em quando e que eles agradecem e bem. No sistema de AQC, vou tentando eu resolver as coisas conforme vão acontecendo. Como a parte de gasóleo só trabalhou dois anos, depois desliguei, tem trabalhado somente a lenha, devido aos custos e tenho pinhais, somente vou limpando a caldeira e substituindo o que vai avariando, como foi o caso dum termostato à uns 8 anos e logo na primeira utilização deste ano ( semana passada), a válvula de enchimento automático. Substituída e resolvido o problema. Nos painéis sei que na instalação, que acompanhei, foi colocado um liquido, que tinha a ideia ser um anticongelante para no inverno a água não congelar, posso estar enganado. Mas já está melhor em relação ao que estava. Ou seja, nos primeiros anos mesmo de inverno aquecia, não como no verão, mas satisfazia. à uns 3 anos a esta parte deixou de ser relevante o que aquecia, tendo de lhe dar uma ajuda com outra fonte. Já depois de colocar aqui o post neste tópico e depois de ler o que me alertaram, fui ver melhor a situação e realmente ouve incúria da minha parte em altura que não me lembro, mas teria sido mesmo eu, pois ninguém mais mexe naquilo. Como o sistema de painéis solares foi montado depois do sistema de AQC, o sistema de enchimento/regulação de água na tubagem dos painéis é metido manualmente, ou seja, não é através de válvula de enchimento automático como no circuito da caldeira, tem dois passadores, a ligar a água fria ao circuito dos painéis, através de cerca de 50cm de tubo pex, ficou assim por questão de custos e em concordância comigo. Alguma vez devia ter aberto os dois passadores, armado em técnico e meti água no circuito, talvez com o circuito em descanso, como disse fui analisar o material e a pressão dentro da tubagem estava superior ao pré-estabelecido, ultrapassava e de que maneira, o ponteiro plástico indicador da pressão ideal, no manómetro do circuito. Consegui desapertar a entrada do passador do lado da rede, abri o passador do lado da tubagem e retirei "material circulante" da tubagem. Agora está ligeiramente abaixo desse indicador, e quando a água aquece, já vai ficar com a pressão certa. Estou a pensar chamar cá o pessoal que montou, para dar uma vista de olhos e talvez vazar toda a tubagem dos painéis e repor o nível certo e colocar novamente o produto que meteram, pois com certeza que o material não foi feito para durar sempre. Mas já está a aquecer melhor desde que fiz esta alteração correctiva, que desde já agradeço por me terem alertado pela situação.

Imagem


Cumprimentos
Faísca 230


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

Como dizes o material não é eterno necessita de alguma manutenção tambem não quer dizer que tenha que ser da marca muitas coisas podemos ser nós a fazer como parece que consegues ir resolvendo as coisas, o liquido que colocaram é um anti congelante (glicol solar) é identico ao que se costuma usar nos carros só que este é indicado para o solar porque se houver uma rotura na tubagem e se misturar na agua de consumo, este não é tóxico como o dos carros, e para alem de ser anti congelante é o permutador de calor que aquece nos painéis e depois por transferência térmica aquece a agua do depósito, é uma questão de comprares o glicol e pores ao nivel (apesar de ser caro fica mais barato que chamares os técnicos) como dizes que entrou agua no circuito das duas uma ou substituis todo o liquido e sabes o que lá está dentro (diluis o glicol com a agua até a percentagem indicada para as temperaturas da tua zona), ou se for muito, como há glicol "concentrado" colocavas a olhómetro o glicol concentrado a mais não há problema só nos custos do glicol e ficas com o caso resolvido e ficas com glicol para todos os anos repores o que desapareceu, possivelmente deverás ter que retirar um pouco do liquido que lá está dentro para não aumentar a pressão.
Claro que no inverno não é a mesma coisa que no verão até uma mangueira ao sol atinge temperaturas muito altas, mas se tiveres a agua a 30cº só precisas de aquecer a agua mais uns poucos de graus para poderes utilizar se ela estiver a 8 ou 10cº vais ter que gastar muito mais para a utilizares.
Ainda bem que te podemos ajudar, tambem para isso é que aqui estamos para que se possa tirar o maior e melhor proveito das energias alternativas e já estás a tirar partido do AQS no inverno, .


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

Hoje de manhã estava uns 6°graus na rua,durante o dia esteve um pouco de sol e já tenho água quentinha 8-)
Já alguém pensou em aproveitar estes tubos de vácuo para produzir eletricidade?
Anexos
20161219_183015.jpg


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por jpc »

Esta semana vou tentar concluir o meu AQS para começar a ter água quente de borla :mrgreen:
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

[quote="jpc"]Esta semana vou tentar concluir o meu AQS para começar a ter água quente de borla :mrgreen:[/quote]


Força com isso,
Quero ver se o teu aquece mais que o meu :lol: :lol:


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por jmlflorencio »

labutess Escreveu:Hoje de manhã estava uns 6°graus na rua,durante o dia esteve um pouco de sol e já tenho água quentinha 8-)
Já alguém pensou em aproveitar estes tubos de vácuo para produzir eletricidade?
Já me lembrei disso! Pegar nesse líquido, juntar alguma electricidade e fazer ferver água, aproveitar o vapor numa turbina... Mas as perdas devem ser tão grandes que torna a coisa inviável...

Caso contrário era feito em todo o lado, hehe...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: RE: Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por alexjp4 »

jmlflorencio Escreveu:
labutess Escreveu:Hoje de manhã estava uns 6°graus na rua,durante o dia esteve um pouco de sol e já tenho água quentinha 8-)
Já alguém pensou em aproveitar estes tubos de vácuo para produzir eletricidade?
Já me lembrei disso! Pegar nesse líquido, juntar alguma electricidade e fazer ferver água, aproveitar o vapor numa turbina... Mas as perdas devem ser tão grandes que torna a coisa inviável...

Caso contrário era feito em todo o lado, hehe...
Boas

Nestes tubos o liquido que têm é a agua que entra no depósito, não tem glicol.
Se colocares os 20 tubos e em vês de aqueceres 200lts de agua aqueceres só 100lts é capaz de não ser necessário a electricidade para fazer ferver a agua eles colocam 1 tubo por cada 10 lts de agua, agora é uma questão de fazeres contas e é capaz de ser interessante a turbina a vapor ;) e vendem só os tubos.


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: RE: Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por labutess »

Boas

Nestes tubos o liquido que têm é a agua que entra no depósito, não tem glicol.
Se colocares os 20 tubos e em vês de aqueceres 200lts de agua aqueceres só 100lts é capaz de não ser necessário a electricidade para fazer ferver a agua eles colocam 1 tubo por cada 10 lts de agua, agora é uma questão de fazeres contas e é capaz de ser interessante a turbina a vapor ;) e vendem só os tubos.[/quote]

Era mesmo esse o meu pensamento,
Menos água mais temperatura,
E os tubos de vácuo já os vi a 20 euros cada um,é só fazer contas.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por jmlflorencio »

Menos água = menos vapor ;-)
Isto partindo do princípio que tem sempre que se juntar alguma electricidade ao processo.

Andei a pesquisar e encontrei (no instructables) quem tenha criado de raíz uma turbina de 40kw :O

E no eBay aparecem turbinas de 100 eur, mas parecem mais brinquedos que outra coisa, e com potências de até 50W :-/

Avatar do Utilizador

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
Localização: Margem Sul (terra dos sonhos)

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por Romi »

labutess Escreveu:Hoje de manhã estava uns 6°graus na rua,durante o dia esteve um pouco de sol e já tenho água quentinha 8-)
Já alguém pensou em aproveitar estes tubos de vácuo para produzir eletricidade?
Em tempos pensei numas pastilhas Peltier. Fazendo séries e paralelos conforme a tensão pretendida talvez desse uma brincadeira jeitosa.
Agora no inverno seria o ideal, porque quanto maior o diferencial de temperatura, mais elas produzem.
Assim a grosso modo seria interessante acoplar uma chapa com uma serpentina para aproveitar o calor, colocar as Peltier, e a outra face das mesmas ficaria exposta ao frio.

Fica a dica para quem quiser experimentar, a teoria já têem :D
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Banhos quentes com a energia solar

Mensagem por CrOhN »

Desde que não excedas as temperaturas suportadas pelas células. Também tens que ter presente que a eficiência é baixíssima.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”