AQS tubos vácuo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por mcarneiro »

jpc Escreveu: sábado jan 28, 2017 10:04 pm Não vou ter esse problema porque tenho uma bomba relativamente forte a dar pressão na água quente e que consegue dar mais pressão que a da rede.
Até ao momento está a funcionar muito e posso abrir a água fria mesmo com a valvula termostática.

Boas,

Pelo aspecto da chaminé e do terraço já vi que estás no Algarve , verifica se o deposito do solar termico tem o anodo em bom estado, porque se estas a usar agua de furo , é extremamente dura , o calcario vai dar cabo do deposito rapidamente, e quando digo rapidamente é mesmo rapido , para dar uma ideia quando a camara de Lagos usava agua de furos para abastecimento publico aqui na minha zona, a resistencia do deposito do meu solar termico durava em media 6 meses...


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

mcarneiro Escreveu: domingo mar 12, 2017 4:01 pm
jpc Escreveu: sábado jan 28, 2017 10:04 pm Não vou ter esse problema porque tenho uma bomba relativamente forte a dar pressão na água quente e que consegue dar mais pressão que a da rede.
Até ao momento está a funcionar muito e posso abrir a água fria mesmo com a valvula termostática.

Boas,

Pelo aspecto da chaminé e do terraço já vi que estás no Algarve , verifica se o deposito do solar termico tem o anodo em bom estado, porque se estas a usar agua de furo , é extremamente dura , o calcario vai dar cabo do deposito rapidamente, e quando digo rapidamente é mesmo rapido , para dar uma ideia quando a camara de Lagos usava agua de furos para abastecimento publico aqui na minha zona, a resistencia do deposito do meu solar termico durava em media 6 meses...
boas mcarneiro.
obrigado pela dica.

vivo na mexilhoeira grande e estou a utilizar água da rede e o meu deposito não tem ânodo.
já pensei em colocar um no espaço que tenho para instalar a resistência mas até ao momento não mexi nisso.
no proximo fim‑de‑semana vou dar uma vista de olhos no deposito e tentar perceber se é possível instalar.


fsilva ainda não me esqueci de ti mas vai ter de ficar para amanhã.... desculpa a demora.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Ao tempo que nao passava por este topico.

Pessoalmente estou muito satisfeito com a aquisição que fiz.

Depósito de 200l + 20 tubos de vácuo + bomba pressão
por 525€ todo o material é chinês.

Muita gente dizia que era dinheiro deitado fora e que não prestava mas a verdade é que não me arrependo, já passaram 9 meses e nunca mais utilizei gás para aquecimento de água quente no andar de cima (2 adultos e 1 criança) e no andar de baixo continuam a utilizar esquentador porque ainda não terminei a obra.

Em questões de euros, em média gastavamos 1 garrafa de gás das grandes (90€) de 6 em 6 semanas e agora passou a ser quase de 4 em 4 meses.
Este ano ainda vamos na terceira garrafa colocada no início de Setembro.
Contas feitas por alto:
525€ investimento inicial
80€ misturadora termoestatica
60€ torneira de corte saída depósito
200€ mao de obra canalizador com o resto do material necessário para as ligações
270€ 3 garrafas de gás

até ao momento conseguimos reduzir para metade a utilização de gás para o aquecimento de água poupando perto de 300€

Se a poupança continuar a este ritmo todo o sistema ficará pago em menos de 2 anos :D e o meu desejo é que dure muitos e longos anos para sentir o retorno na carteira.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por serges »

Epa muito interessante!

Tens de por mais informações sobre este projecto pois tamnbem procuro algo assim mas seria para 2 pessoas e só temos um termoacumulador... será que merece a pena!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

serges Escreveu: quarta out 04, 2017 1:57 pm Epa muito interessante!

Tens de por mais informações sobre este projecto pois tamnbem procuro algo assim mas seria para 2 pessoas e só temos um termoacumulador... será que merece a pena!
Aproveitei uma campanha de verão e comprei com 50% de desconto.

Vou procurar o número do vendedor e falas com ele para ver se tem algum a bom preço.

Não podia estar mais satisfeito e acredito que venhas a poupar bastantes euros com a aquisição de um.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por serges »

Obrigado.

Acredito que sim pois faz muita diferença...

Depois partilho.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por labutess »

serges Escreveu: quarta out 04, 2017 4:48 pm Obrigado.

Acredito que sim pois faz muita diferença...

Depois partilho.
Acredita que é verdade ,o meu sistema que é irmão desse,agora ando com um gasto de 5 euros (+ taxas) de gás que é só para o fogão. Estive a ver as facturas de anos atrás e pagava entre 30 a 50 euros. SE vai durar ,não sei,mas no site da china diz que dura mais de 15 anos,vamos ver.....


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

labutes chegaste a instalar a resistência de aquecimento no depósito?

Hoje andei a inspecionar o meu depósito e encontrei a tampa vermelha com água quente.... possível perda.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por labutess »

Sim montei
É só tirar essa tampa vermelha do fundo e encaixar a resistência .
Mas ainda a não utilizei, está montada e só terá uso quando acabar com o gás aqui em casa.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Terminado o ano é hora de fazer balanço.

Em 2016 compramos 9 garrafas de gás de 45 kg o que custou 810 euros e este ano ainda vamos na quarta garrafa totalizando 360 euros.
Conseguimos poupar 5 garrafas o que corresponde a 450€ de retorno (50% do investimento).

A ideia para 2018 é fazer a ligação para o andar de baixo e comprar este esquentador "Vulcano Sensor Ventilado WTD 14 BUT/PROP" que só aquece a água o necessário para atingir a temperatura desejada e se a água vier mais quente do que o pretendido ele regula com a termoestática e não gasta gás.

Com esta futura compra penso ser possível reduzir o consumo de gás para apenas 2 garrafas por ano.


Incentivo toda a gente a tirar o máximo partido do sol tanto para o aquecimento de água como para a produção de energia elétrica...
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


oliveirix
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta jan 24, 2018 11:10 am

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por oliveirix »

Bom DIA jPC
moro em lagos e estou a pensar meter um painel no meu apartamento como moro no ultimo andar
gostaria de saber se me consegue dizer que temperaturas tem na agua durante a manha, nos meses mais frios dezembro e janeiro, falando em horas entres as 06H00 e até as 09H00, pois é as horas que se costuma tomar banho ca em casa.
Sou zero nesta matéria mas a investir num sistema de AQS gostaria de saber sobre esta informação.
para ja tenho um orçamento da Junker TS de 300 que me parece muito puxado em relação ao preço dos "xinos". que voçe fala.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Boa noite oliveirix.

Estou super satisfeito com o AQS dos xinos e no futuro irei ampliar a produção de água quente colocando outro AQS com 20 tubos de vácuo.

Em dias de sol como esta semana o meu depósito atingiu todos os dias 99 graus e por volta das 6h da manhã costuma ter 200 litros entre 50 a 60 graus.
De referir que cá em casa normalmente tomamos banho ao final do dia e utilizamos a água quente para a máquina de lavar loiça e roupa.

Para colmatar os dias mais encobertos vou comprar o esquentador inteligente da Volcano.


Como és cá de baixo penso que raramente irás ter problemas de água quente desde que tenhas auxílio de resistência no depósito ou então o esquentador que indico.
Se quiseres posso enviar fotos da minha instalação para teres uma ideia da coisa.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por serges »

Fotos fotos...

Parece me muito bem, não sei se já tinhas colocado o valor investido mas vale sempre a pena pois as vezes!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Herpton
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 07, 2018 2:33 am

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por Herpton »

Olá a todos,

Estou a finalizar a remodelação da antiga casa dos meus avós e deixei alimentação e ligação de água na açoteia.
Sou de Olhão e gostava de ver as vossas instalações se possível.
A ideia era montar algo semelhante ao que tu tens JPC e registar aqui no forum a evolução. Onde compras-te o teu kit?
1 de julho quero me mudar para a casa mas ainda não tenho agua quente... :D


Herpton
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 07, 2018 2:33 am

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por Herpton »

Vou encomendar este Imagem

PAINEL solar Termossifão 200-LITROS INOX Garantia 10 ANOS
650€ + 100€ de portes

Opiniões?!

Avatar do Utilizador

Ze Pedro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: quarta nov 16, 2016 6:53 pm

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por Ze Pedro »

Eu recomendo um sistema com pressão.
De resto podes avançar pois é um boa opção!


Herpton
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 07, 2018 2:33 am

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por Herpton »

Ze Pedro Escreveu: sábado jun 09, 2018 9:51 pm Eu recomendo um sistema com pressão.
De resto podes avançar pois é um boa opção!
A casa tem os dois wcs no r/c, os quartos no primeiro andar e o painel vai ser montado no açoteia(2ºandar) fica com +/- 6 metros de coluna de água.
acham que pode ser problemático?


Herpton
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 07, 2018 2:33 am

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por Herpton »

Ze Pedro Escreveu: sábado jun 09, 2018 9:51 pm Eu recomendo um sistema com pressão.
De resto podes avançar pois é um boa opção!
dis lá "Sistemas Solares NOVOS Termossifão de 200 Litros Pressurizados com 20 Tubos de Vácuo."
Isto garante que a minha misturadora termo estática do chuveiro vai funcionar?! :D


josegomes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo jul 15, 2018 8:49 pm

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por josegomes »

boa tarde Herpton tambem tou interessado comprar um painel igual tens na foto mas de 300 litros ja compras te ? gostava de saber se compras te e o que axas material
obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por serges »

Bom dia; josegomes, desafio o a fazer uma apresentação no local certo.

Quanto a situação em questão vamos aguardar resposta, pois será interessante um compra em grupo pelo menos deveriam ter uma "atenção" no valor final.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”