AQS tubos vácuo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Boa tarde fórum.

Venho partilhar um pouco do meu novo sistema AQS.

Ainda não foi desta que comprei a bomba de calor, o sonho apenas ficou adiado por mais algum tempo até fazer obras profundas cá em casa.
Nessa altura a bomba de calor será para AQS e AQC dimensionada pelo Hynek.


Voltando ao tema, comprei um sistema dos xinos igual ao user labutess mas o meu é de 200l e custou 525€ (estrutura + depósito + 20 tubos vácuo + bomba pressão)

Não é investimento para o futuro mas pelo menos que dure os 2 anos de garantia para que o retorno seja quase o triplo do investido....

Gasto 90€ em bilhas de gás de 6 em 6 semanas o que dá quase 2000€ em gás cada 2 anos.

Ainda estou na fase de instalação mas a coisa até que vai indo e quase de certeza que fica pronto até ao final desta semana :)

2 fotos do que já está feito

Painel de controlo do AQS onde se pode ver a temperatura da água, nível de água no depósito, aquecimento da água por resistência e outras funções.

Imagem


Na segunda foto o depósito está montado no chão mas a ideia é elevar o mesmo e colocar sobre o muro à direita.
Já tenho pés para colocar do lado esquerdo à mesma altura do muro.

Imagem


Vai ser instalado um termoacumulador de 50l com misturadora termostática na garagem que irá guardar água quente para a casa e que por sua vez irá receber água quente do depósito AQS.

Como a distância do AQS até às tubagens de água quente em cada casa é muito longa optamos por instalar o termoacumulador mesmo ao lado das cozinhas e assim minimizar o desperdício de água fria enquanto a quente na chega às torneiras.

Só falta dizer que o termoacumulador nunca irá ser ligado à eletricidade em dias normais mas poderá vir a ser ligado em dias excepcionais sem sol e sem água quente no depósito principal.


Com isto dei mais um passo na minha ideia de ser verde e ajudar o ambiente.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por labutess »

É idêntico ao meu ,Mas o meu depósito tem menos buracos :lol: :lol: :lol:
Parabéns pelo projecto, sempre poupas umas bilhas de gás por ano 8-)
Vai dando novidades :geek:


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por alexjp4 »

Boas

tambem tenho um desses mas tambem com menos buracos lol...
A ideia do termoacomulador é boa porque o depósito desse AQS não conserva bem a agua quente, tem grandes percas durante a noite.
Se ainda não montaste os tubos de agua convem segurares bem os tubos que estão no depósito quando fores ligar os de entrada e de saida porque o que fixa os tubos do depósito é a espuma do isolamento, se apertares muito as porcas nesses tubos estás sujeito a que os tubos descolem da espuma e ficas com um pequena fuga que foi o que me aconteceu.
O meu já tem um ano e ainda trabalha lol... o painel de controle inicial vinha com problemas no display e o que está montado agora há uns dias diz que ainda está com 50% de agua no depósito e já não tem nenhuma não sei se a sonda descaiu tenho que lá ir acima ver o que se passa quando estiverem uns dias de sol.
Boa sorte


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

alexjp4 existe uma maneira para afinar a percentagem de água no depósito.
Mais logo quando chegar a casa partilho imagem com as indicações para acertares isso.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Hoje o tempo não foi muito mas ainda deu para concluir os pés que vão servir de apoio ao AQS

Imagem

Amanhã vou tentar deixar isto tudo completo ficando apenas as ligações de água.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

alexjp4 Escreveu:Boas

tambem tenho um desses mas tambem com menos buracos lol...
A ideia do termoacomulador é boa porque o depósito desse AQS não conserva bem a agua quente, tem grandes percas durante a noite.
Se ainda não montaste os tubos de agua convem segurares bem os tubos que estão no depósito quando fores ligar os de entrada e de saida porque o que fixa os tubos do depósito é a espuma do isolamento, se apertares muito as porcas nesses tubos estás sujeito a que os tubos descolem da espuma e ficas com um pequena fuga que foi o que me aconteceu.
O meu já tem um ano e ainda trabalha lol... o painel de controle inicial vinha com problemas no display e o que está montado agora há uns dias diz que ainda está com 50% de agua no depósito e já não tem nenhuma não sei se a sonda descaiu tenho que lá ir acima ver o que se passa quando estiverem uns dias de sol.
Boa sorte
Não sei se será a solução mas tenta fazer antes de ires lá acima.

Imagem
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por alexjp4 »

Obrigado!
Vou experimentar! apesar de ser ao contrário é quando está vazio, depois digo alguma coisa, de qualquer modo tenho que lá ir a cima quando apanhar uns dias bons para montar a resistência porque quando comprei o AQS o vendedor não tinha resistências e comprei a resistência depois e é melhor ter a resistência a funcionar neste que a resistência do AQS da Norquente apesar de este não ter termóstato para regular a temperatura mas tenho um relógio que vai ligar e desligar a resistência.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

O vendedor também me tentou vender a resistência mas não achei útil porque vou ter o termoacumulador e aí sim se for necessário alimento a resistência através do controlador do AQS.

Hoje andei entretido a montar isto é a obra vai indo.

Nova foto já com o AQS no lugar e alguns parafusos apertados para não cair.

Imagem

Pode see que amanhã termine de o fixar e na quinta começa a ligar tubagens :D
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Goncaloc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo nov 27, 2016 12:11 pm

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por Goncaloc »

Bom dia jpc,

Estou interessado na compra de um TF igual ao seu.

Será que me pode enviar uma PM com a loja e/ou contacto?

Obrigado e Parabéns!


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Obrigado Goncaloc.

Já envio por MP o link do OLX onde comprei este AQS com 50% de desconto :)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por alexjp4 »

jpc Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Boas

tambem tenho um desses mas tambem com menos buracos lol...
A ideia do termoacomulador é boa porque o depósito desse AQS não conserva bem a agua quente, tem grandes percas durante a noite.
Se ainda não montaste os tubos de agua convem segurares bem os tubos que estão no depósito quando fores ligar os de entrada e de saida porque o que fixa os tubos do depósito é a espuma do isolamento, se apertares muito as porcas nesses tubos estás sujeito a que os tubos descolem da espuma e ficas com um pequena fuga que foi o que me aconteceu.
O meu já tem um ano e ainda trabalha lol... o painel de controle inicial vinha com problemas no display e o que está montado agora há uns dias diz que ainda está com 50% de agua no depósito e já não tem nenhuma não sei se a sonda descaiu tenho que lá ir acima ver o que se passa quando estiverem uns dias de sol.
Boa sorte
Não sei se será a solução mas tenta fazer antes de ires lá acima.

Imagem

No feriado fui ao telhado para colocar a resistência no AQS eu prefiro ter a resistência neste que no da Norquente porque como este tem menor capacidade a agua que entra já vem mais quente que a dos canos do ramal e posso tirar a agua toda sem ele repor a agua assim poupo em energia electrica, não experimentei mas parece que já identifiquei o problema, a sonda da temperatura estava coberta de uma coisa branca (não era calcário pelo menos do modo como o conheço nas resistências das maquinas de lavar) parecia bulor, quando lhe toquei desfeche, limpei-a mas ainda não vi se o problema ficou resolvido, tirei fotos depois coloco aqui.
No teu fixaste os pés ao chão ou é só o peso do AQS? aproveita a despachares a montagem que vão estar uns dias bons para aquecer a agua.
Quando fores apertar as porcas aos tubos do AQS segura os tubos do AQS com um alicate de grifos para não rodarem porque os tubos estão fixos ao AQS pela espuma e não sei se o vendedor te disse mas quando montares os tubos convem que estes tenham agua para evitar que se partam com o choque térmico quando encheres o AQS, é que os tubos ao sol aquecem mesmo, bom trabalho!


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Bom dia alexjp4.

Essa coisa branca na sonda devia de ser calcário mas como esteve muito tempo sem água foi-se desfazendo até ficar em pó.
Estou a pensar colocar no meu uma barra de Ânodo de magnésio para proteger a Cuba e não acontecer o mesmo que a ti.
O meu fixei os pés do lado direito no muro mas os outros ainda estão soltos e vão ficar assim. Em vez de os fixar ao chão vou fixar a parte de trás do suporte à parede mas só vou fazer isso depois de o deposito estar cheio para que os pés fiquem em carga.
Vou ter esse cuidado ao apertar as porcas e vou montar os tubos ao final do dia para não apanharem sol. Assim elimino o choque término.
Obrigado pelas dicas que são bastante úteis ;)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por alexjp4 »

Boas
O depósito nunca ficou sem agua, em principio só vejo a possibilidade de ser calcário, pensava que tinha tirado uma foto mas não.
por onde é que colocas o ânodo de magnésio (nunca vi nenhum só para o ano é que vou ajudar a fazer a manutenção de AQS de um amigo que tem o ânodo de magnésio)
Se vais fixar os suportes ao chão e se os colocares debaixo dos pés do AQS e se os outros 2 pés ficarem no muro não necessitas dos que estão ao meio porque não estão lá a fazer nada.
Não necessitas de montar os tubos ao fim do dia basta ires enchendo os tubos com agua conforme os vais montando, foi o que fiz com o meu e noutro igual ao teu de 200lts e foi num dia de bastante calor e sol e não houve problema.
outro pormenor não sei se já sabes deves utilizar detergente (da loiça) na parte superior do lado de fora dos tubos para as borrachas escorregarem e os tubos entrarem bem nos vedantes do depósito é que em seco ou com agua é difícil.
O painel de controlo já regista bem a capacidade do depósito, hoje já o despejei e registou bem a capacidade.
Tirei umas fotos da montagem da resistência no depósito se não te importares e a administração tambem não como são de um painel igual ao teu eu colocava aqui as fotos que se evitava criar outro tópico.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Obrigado amigo pelas dicas.
É claro que podes colocar fotos e ajudar.
Estava a pensar colocar o ânodo de magnésio por um buraco dos tubos de vacuo e ficava solto dentro do depósito.
A outra hipótese que tenho é colocar o ânodo em vez da resistência.
O AQS tem pés a mais mas já que os comprei ficam lá para dar algum suporte às ripas que coloquei.
Não fazia a menor ideia que os tubos ficavam cheios de água :D

Agora ando entretido na construção da estrutura para os painéis fotovoltaicos. A estrutura ja está feita,hoje durante a manhã vou montar os perfis em alumínio e tentar deixar alguns paineis montados.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por alexjp4 »

OK então a ver se amanhã coloco as fotos.
Como disse do ânodo de magnésio não tenho experiência nem nunca vi nenhum, mas pelo que sei dos outros AQS eles são substituído todos os anos, se o meteres pelo buraco do tubo de vácuo para o ano vais ter que retirar um tubo para poderes tirar o ânodo, o que não deve ser muito aconselhável porque os vedantes (chineses) não devem durar muito tempo a por e tirar tubos, quanto ao local da resistência tem uma tampa metálica que é danificada quando se tira para por a resistência (tenho uma foto da tampa) se o ânodo não tiver o diâmetro do buraco vais ficar com fugas de agua a não ser que coloques o ânodo e depois injectares espuma para vedar o buraco ou arranjares qualquer coisa para vedar o buraco.
Sim, as ripas tambem não estão lá a fazer nada porque o peso está localizado nos pés metálicos e na parede e se um dos pés metálicos onde assentam os pés do AQS se partisse as ripas tambem não iriam suportar o peso do AQS.
tens é que aproveitar enquanto está bom tempo para aqueceres a agua, hoje o meu ao fim do dia estava nos 89Cº.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

Vou esquecer o ânodo e ver como se aguenta o depósito.

No fim de semana vou-me virar para o AQS, passar as tubagens e tentar deixar a funcionar.

Depois coloca as fotos para a gente aprender :)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por alexjp4 »

foi falta de lembrança e de termos falado mais cedo, que assim tinha visto como é que estava o depósito por dentro é que nem sei de que é feito.
003.JPG
027.JPG
Para instalar a resistência tem que se retirar a tampa vermelha que sai com os dedos ou com uma chave de fendas e depois a peça preta de plástico com um alicate ou com os dedos, por fim a peça metálica que se pode bater para ela entrar para dentro do depósito (não recomendado) ou com uma chave de fendas que se coloca entre a espuma do isolamento do depósito e a parte lateral da peça metálica e ir forçando até descolar na totalidade e de modo que um alicate consiga agarrar para a puxar para fora.
029.JPG
Por fim colocar a resistência dentro de depósito e empurrar até prender e depois ligar os fios e isola-los bem para que não entre agua quando chover, um dos problemas desta resistência é que não tem termostato para se regular a temperatura veio com a resistência uma espécie de ficha que o vendedor diz que faz a resistência desligar quando chegar aos 99Cº não sei porque nunca experimentei nem devo experimentar porque não necessito de aquecer a agua a essas temperaturas o que vou utilizar é um interruptor horário para no caso de necessitar de ligar a resistência a possa programar para a tarifa de vazio.
se tiverem alguma duvida digam que pode ser que saiba responder.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por jpc »

alexjp4 tens de alujar as imagens e depois colar o link de cada uma para o fórum.

Vai a este site
https://postimage.org/?lang=portuguese
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por alexjp4 »

O problema foi que já tinha metade escrito e fui jantar e depois quando voltei e acabei o post ele mandou-me fazer novamente a confirmação do registo, mas aqui vão as fotos pela mesma ordem
local para colocar a resistência
local para colocar a resistência
resistência e peças que se tem que retirar do depósito
resistência e peças que se tem que retirar do depósito
resistência instalada e ligada
resistência instalada e ligada

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: AQS tubos vácuo

Mensagem por serges »

Fantastico trabalho...

Eu já estou a guardar estes tópicos quando tiver para por o meu... mas mais pequeno... 150lts creio
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”