Pellets e solar termiCO

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
tdetone
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça dez 13, 2016 11:05 am

Pellets e solar termiCO

Mensagem por tdetone »

Bom dia

na minha habitação tenho aqs e aquecimento central (radiadores) a ser alimentado por uma caldeira roca laya confort alterada para pellets, vou meter dois painéis solares para o aqs mas não sei se os devo/posso ligar á caldeira ou se os coloco como independentes

Cumprimentos
Tdetone


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por jmlflorencio »

Boas.
O rendimento dos painéis solares térmicos diminui muito significativamente no inverno (mais que o solar fotovoltaico, por exemplo). Daí não ser aconselhada a instalação para aquecimento.

No entanto, alguma coisa há-de ajudar. Pode é não sobrar calor para as águas quentes sanitárias a seguir...

Vamos ver se alguém com 'conhecimento de facto' dá uma achega ;-)


Autor do tópico
tdetone
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça dez 13, 2016 11:05 am

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por tdetone »

Bom dia

a ideia era fazer apoio só as aqs mas como a caldeira ja tem um deposito nao sei como devo ligar ouse uso o painel só para as aqs sem usar a caldeira

cumprimentos

Avatar do Utilizador

DCEnergia
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta abr 20, 2017 5:04 pm

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por DCEnergia »

Boas tdetone...
O facto de pretender fazer apoio para aqs com painéis é uma ótima ideia e gera bastante poupança.
Quanto a duvida que coloca, deverá ter em conta o seguinte.
O sistema de painéis que pretende será de circulação forçada ou um sistema termossifão?
Se for termossifão(sistema já tem deposito de acumulação de aqs) poderá ligar apenas este sistema ao circuito já existente de aqs, se optar por um sistema de circulação forçada terá sempre de optar por um local onde acumular a agua quente que o painel aquece, uma vez que a caldeira possui um local de armazenagem poderá ser utilizado, mas não é recomendável. A meu ver, o ideal é optar por um sistema de painéis e acumulação separado do sistema atual que utilizará como prioritário, e utilizar apenas a caldeira como apoio.
30 anos ... a cuidar do que é seu.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por Quintas2 »

tdetone Escreveu: quarta dez 14, 2016 9:17 am Bom dia

a ideia era fazer apoio só as aqs mas como a caldeira ja tem um deposito nao sei como devo ligar ouse uso o painel só para as aqs sem usar a caldeira

cumprimentos
Penso que o tópico ficaria melhor na subsecção Energia Solar - AQS

Presumo, da afirmação acima e do primeiro post que a AQS é aquecida pela caldeira existente. Se assim é, existirá um depósito onde é acumulada a água quente. Esse depósito terá no interior uma serpentina onde circula o fluido aquecido pela caldeira, passando o calor para a água (AQS) do depósito. É um sistema tipo circulação forçada (forçada porque são as bombas elétricas que forçam a circulação do fluido).
Neste caso, provavelmente existe mais do que uma bomba: uma para aquecer a AQS no interior do depósito e outra(s) para o aquecimento central (AC) pelos radiadores. Ou então terá que existir algum sistema de separação (manual/mecânico ou automatizado) que evite aquecer os radiadores no verão, quando só se quiser aquecer a AQS e que dê preferência à AQS em relação ao AC, mesmo no inverno, pois água quente paras banhos é que não pode faltar.

Pelo título do tópico, a intenção é colocar um reforço com solar térmico, usando o depósito já existente. Logo, será por circulação forçada, pois o depósito existente não estará certamente no telhado.

Aqui, os painéis vão também aquecer um fluido que aquece a AQS acumulada no depósito.

Tanto quanto sei, não é recomendável misturar o fluido que circula nos painéis solares térmicos com o fluido do AC. Este está muitas vezes "sujo" até porque muitos instaladores (por exemplo o meu) não colocam nem recomendam a utilização de anticorrosivos, ou então estes não são verificados periodicamente.

Para dois fluidos distintos aquecerem a água do mesmo depósito existente sem se misturarem, esse depósito tem que ter duas serpentinas, o que não é usual em instalações feitas de raiz sem essa intenção inicial.

Se as minhas deduções/raciocínios estiverem corretos, QUAL A SOLUÇÃO?

Ou mudar o depósito para um de duas serpentinas (permite o reforço com solar térmico) ou usar o mesmo depósito e usar solar fotovoltaico como reforço, em vez do solar térmico. Isto porque os depósitos só com uma serpentina têm frequentemente a entrada para uma resistência elétrica de back-up. É este o meu caso e foi esta a minha solução MAS o solar fotovoltaico exige cuidados para não se produzirem excedentes de eletricidade que acabem por ser oferecidos à EDP. É necessária uma análise prévia bem ponderada.

Se os excedentes não puderem ser consumidos e mesmo no caso do solar térmico, se no inverno a AQS é aquecida pela caldeira, é possível que não justifique o investimento em solar de espécie nenhuma, pois 5 a 6 meses do ano ele não faz falta, pois uma caldeira que aquece uma casa aquece "sem" gasto adicional um depósito de AQS de tamanho normal (tipo 200 litros).
Vê assim: se a amortização de um sistema solar térmico ocorrer em 6 anos, se ele só vai ser usado em 6 meses do ano, a amortização passa para 12 anos (não é bem assim, pois haveria que distinguir diferenças verão/inverno). E, como o investimento do material existente já foi feito, serão ainda mais do que doze anos, o que vai quase cair no tempo de vida útil do solar térmico (um bom sistema durará uns 15 (*) anos ou pouco mais).

A hipótese de ligar um sistema à parte ao existente, na prática meter água já aquecida num novo depósito de solar térmico no sistema já existente terá o mesmo raciocínio do meu parágrafo anterior.

(*) Editado pouco depois: isto sem grandes reparações, pois com reparações pode durar bastante mais
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por Emanuel Couto »

Tem razão Quintas2..!

Obrigado.

Tópico movido.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

DCEnergia
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta abr 20, 2017 5:04 pm

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por DCEnergia »

Com a minha opinião dada anteriormente apenas queria explicar ao tdetone que aqui o essencial passa sempre pela compra de um acumulador externo ao que já esta introduzido na caldeira.
O acumulador desta caldeira esta apenas preparado para AQS, pelo que, quando se pretende fazer AC este é feito de forma instantânea.
Ora desta forma o tdetone terá de optar pelo sistema solar térmico que melhor se adapta a sua necessidade, podendo optar pela alteração do acumulador da caldeira (feito a medida com 2 serpentinas) ou apenas fazer a aquisição de um sistema solar térmico (termossifão ou forçado) e conectar ao sistema de AQS da casa.
A meu ver e respeitando apenas o tópico (Pellets e solar térmico) tdetone tem 3 opções.
1- opção: acumulador personalizado para caldeira roca laia com 2 serpentinas mais painéis solares térmicos. (certamente mais caro devido a personalização do acumulador, que nem sei se é possível.)
2- opção: acumulador + painéis + sistema de circulação forçada + 1/2 dúzia de acessórios para conexão ao circuito hidráulico já existente (custo medio, dependendo do volume da acumulação e da marca de painéis e acessórios do circuito de circulação (grupo hidráulico, principalmente))
3- opção: sistema termossifão + 1/2 dúzia de acessórios para conexão ao circuito hidráulico já existente (custo relativamente mais baixo, embora continue dependente do volume da acumulação e da marca de painéis, a instalação demora menos, é mais fácil de fazer e tem menos material necessário.

Fora isto o quintas2 não deixa de ter razão e o solar fotovoltaico também pode ser uma opção. mas não quero criar mais indecisão junto do tdetone.

Cumprimentos
30 anos ... a cuidar do que é seu.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por Quintas2 »

tdefone, mais uma achega para pensares ... ou baralhares-te mais um pouco.

Primeiro, repito, acrescentar um novo depósito para acumular água quente, seja por circulação forçada seja por termosifão, se, como me pareceu, aqueces a AQS pela caldeira, vai fazer com que o acréscimo só seja bem rentabilizado em pouco mais de metade do ano.

Eu já quis fazer isso no passado. Contactei o representante da Solahart que, depois de ver in loco a minha instalação, me desaconselhou fazê-lo e me recomendou que usasse o meu sistema mais uns anos até ele ficar mais velhote e depois reconvertesse tudo de raiz. Achei estranho tanta seriedade de quem deveria querer vender mais um equipamento, e segui o conselho. Recentemente, adicionei a resistência elétrica com fotovoltaico, porque consigo usar bem os excedentes de produção no inverno.

Os argumentos do comercial da Solahart foram os seguintes:

Na época quente, consegues fazer ligações para usar a AQS aquecida por solar térmico diretamente.

Na época fria, vais aquecer água por solar térmico de forma insuficiente, pelo que ou tens de juntar um back-up (tipo resistência elétrica), ou tens que transferir a AQS do solar térmico para o acumulador da caldeira para um aquecimento suplementar. Esta transferência tens grandes perdas de calor acumulado. Por ex., aqueceste a água a 30ºC no solar térmico, transferes para um segundo depósito que tem água a 20ºC e da msitura sai uma água que tens de aquecer pela caldeira com muitos poucos ganhos em relação à água fria que viria direta da rede para aquecer.

Outros 2 detalhes que ele apontou: a simples acumulação de água num depósito de um dia para o outro perde no mínimo cerca de 5ºC. Pode ser mais, dependendo dos volumes e locais onde estão os depósitos. Os ganhos que possas ter vão depender dos hábitos diários. Se toda a gente costuma tomar banho de manhã, as perdas da água aquecida são maiores pois o que aqueceu de dia pelo sol tem que passar mais uma noite com as perdas inerentes.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífica ajuda... não achas tdetone :?:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

DCEnergia
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta abr 20, 2017 5:04 pm

Re: Pellets e solar termiCO

Mensagem por DCEnergia »

tdetone...
A meu ver a melhor solução e explicada de forma simples, é a seguinte:
Coloque os painéis e um acumulador de 300 litros com 2 serpentinas.
Uma serpentina fica ligada ao solar e a segunda recebera a ligação direta da caldeira, isto ira inutilizar o acumulador da caldeira, contudo a caldeira só ira ligar quando a agua não conseguir ser totalmente aquecida pelos painéis.
30 anos ... a cuidar do que é seu.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”