Sistema CF avariado

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
richard_silva
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 22, 2017 3:26 pm

Sistema CF avariado

Mensagem por richard_silva »

Boas,

ora bem, o sistema que tenho de CF, mais propriamente o Termoacumulador rompeu e deita agua, solução é a substituição do actual vitrificado para um de Inox.
O que acontece é que o sistema tem cerca de 3 anos e não fiquei contente com a situação como é obvio, agora de inverno faz-me falta e não tenho, tenho de usar o esquentador para aquecer a água.

Descontente chamei 2 empresas diferentes das que me montaram o sistema, para virem ver e dar orçamento, e aconteceu que tive duas opiniões diferentes em relação ao sistema, a primeira que estava mal montado e havia umas falhas, e a segunda que nada se passava com o sistema e era só trocar o termoacumulador para um de Inox, ora isto deixa-me confuso por não saber quem está certo e está errado, vou deixar umas fotografias com o sistema.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora a primeira empresa disse-me que os tubos que vão da caixa dos manómetros estão ao contrário, os de cima devem entrar pro baixo e vice-versa, e ao pé do "biombo" de cima tem uma torneira que está ligada directamente à agua fria (da rede) que não devia estar ali.

A segunda empresa disse-me que tudo está bem, há que trocar o vitrificado por um de inox, e que deveria ter o sistema ligado, para o anticongelante circular nas tubagens e não gelar, dado que em Bragança a geada cai com força....

Dito isto quero saber se alguém daqui me pode ajudar nesta situação, quem tem razão, está mal ligado ou não está, que se pode fazer....


Obrigado :)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por Emanuel Couto »

Espero que tudo se resolva...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
richard_silva
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 22, 2017 3:26 pm

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por richard_silva »

Alguma opinião em relação à minha situação?

Cumpz...

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por t3lmo »

As fotos não se vêm...
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
richard_silva
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 22, 2017 3:26 pm

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por richard_silva »

t3lmo Escreveu: terça jan 31, 2017 3:35 pm As fotos não se vêm...
Hmmm, eu consigo ver e ainda estão online, tenta limpar a cache do browser, ou usar outro...


Cumpz...


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por marcopns »

Eu vejo as fotos.
Nao percebo nada do assunto, mas tens aí uma instalação "esquisita". Comparando com a minha, tens mesmo os tubos trocados tal como diz o primeiro instalador, não sei se é importante para o bom funcionamento do sistema.

Também estranho teres a válvula de segurança a verter para dentro de casa. Tens a certeza que é mesmo o cilindro roto?


Autor do tópico
richard_silva
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 22, 2017 3:26 pm

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por richard_silva »

A válvula de segurança está para aquela "placa" que depois tem um "tubo ladrão que dá para fora da casa, já que no sítio onde está (sótão) não tem tubo de esgoto.
A água sai dos orifícios do lado direito do acumulador, por onde entra a sonda da temperatura a do fio branco.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por mcarneiro »

richard_silva Escreveu: domingo jan 22, 2017 4:40 pm Boas,

ora bem, o sistema que tenho de CF, mais propriamente o Termoacumulador rompeu e deita agua, solução é a substituição do actual vitrificado para um de Inox.
O que acontece é que o sistema tem cerca de 3 anos e não fiquei contente com a situação como é obvio, agora de inverno faz-me falta e não tenho, tenho de usar o esquentador para aquecer a água.

Descontente chamei 2 empresas diferentes das que me montaram o sistema, para virem ver e dar orçamento, e aconteceu que tive duas opiniões diferentes em relação ao sistema, a primeira que estava mal montado e havia umas falhas, e a segunda que nada se passava com o sistema e era só trocar o termoacumulador para um de Inox, ora isto deixa-me confuso por não saber quem está certo e está errado, vou deixar umas fotografias com o sistema.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora a primeira empresa disse-me que os tubos que vão da caixa dos manómetros estão ao contrário, os de cima devem entrar pro baixo e vice-versa, e ao pé do "biombo" de cima tem uma torneira que está ligada directamente à agua fria (da rede) que não devia estar ali.

A segunda empresa disse-me que tudo está bem, há que trocar o vitrificado por um de inox, e que deveria ter o sistema ligado, para o anticongelante circular nas tubagens e não gelar, dado que em Bragança a geada cai com força....

Dito isto quero saber se alguém daqui me pode ajudar nesta situação, quem tem razão, está mal ligado ou não está, que se pode fazer....


Obrigado :)
boas

um equipamento solartermico com 3anos se não foste tu que o montaste, deve quase de certeza estar em garantia, acho que será a primeira coisa a verificar, entretanto certifica-te que a fuga de agua é mesmo o deposito roto , porque a não ser que tenho defeito de fabrica , nem aqui no algarve que a agua é estupidamente dura, eles se rompem em 3 anos.., certifica-te que não esta a verter pela junta da resistencia do anodo ou de outro lado qualquer.

há uma coisa que me deixa preocupado , vi nas fotos uma dos componentes com data de fabrico de 09/2011 o que me deixa preocupado, a CIMM fabrica bons produtos,mas acho que quem te instalou o sistema é que são uma cambada de aldrabões , ninguem tem material desse 2 anos em stock, há a possibilidade disso ter aí componentes usados.


Autor do tópico
richard_silva
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 22, 2017 3:26 pm

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por richard_silva »

mcarneiro Escreveu: quinta fev 09, 2017 7:06 pm boas

um equipamento solartermico com 3anos se não foste tu que o montaste, deve quase de certeza estar em garantia, acho que será a primeira coisa a verificar, entretanto certifica-te que a fuga de agua é mesmo o deposito roto , porque a não ser que tenho defeito de fabrica , nem aqui no algarve que a agua é estupidamente dura, eles se rompem em 3 anos.., certifica-te que não esta a verter pela junta da resistencia do anodo ou de outro lado qualquer.

há uma coisa que me deixa preocupado , vi nas fotos uma dos componentes com data de fabrico de 09/2011 o que me deixa preocupado, a CIMM fabrica bons produtos,mas acho que quem te instalou o sistema é que são uma cambada de aldrabões , ninguem tem material desse 2 anos em stock, há a possibilidade disso ter aí componentes usados.
A fuga de água é por onde entra a sonda da temperatura, o fio branco da 1ª fotografia, e por um outro daqueles buracos que se vê na primeira fotografia.
Onde é essa resistência do ânodo, ou para que serve.

Agora vou em discussão com a empresa que montou isso, na altura só os meus pais é que estavam em casa, e os gajos que foram lá montar não explicaram bem como funcionava e o que tinha de monitorizar naqueles manómetros, aliás nem explicaram que tinha uma torneira termostática para regular a temperatura...


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Sistema CF avariado

Mensagem por mcarneiro »

[/quote]
A fuga de água é por onde entra a sonda da temperatura, o fio branco da 1ª fotografia, e por um outro daqueles buracos que se vê na primeira fotografia.
Onde é essa resistência do ânodo, ou para que serve.

Agora vou em discussão com a empresa que montou isso, na altura só os meus pais é que estavam em casa, e os gajos que foram lá montar não explicaram bem como funcionava e o que tinha de monitorizar naqueles manómetros, aliás nem explicaram que tinha uma torneira termostática para regular a temperatura...
[/quote]

Boas

o Anodo é uma coisa a resistencia é outra, o anodo é uma barra em liga de magnesio que serve apenas para ser corroido em vez de corroer o deposito, os mais comuns usam uma rosca de 3/4" de 1 polgada, deve ser verificado todos os anos, e substituido se estiver muito corroido, a resistencia serve de backup para aquecer a agua, no teu caso se tiver, aposto que está dentro daquela tampa redonda grande que se vê na primeira foto, a que está mais perto do solo, por qualquer destes pontos pode haver uma fuga , dado que são peças enroscadas no deposito.

Se a empresa que montou isso não resolver o problema, o meu conselho é que vazes o deposito na totalidade e veriques todas as juntas.

a empresa que fabricou esse deposito é italiana chama-se riello http://www.riello.it, se esse deposito for igual a muitos que eles fazem , o anodo está no topo do deposito ( debaixo dos papeis que estão na primeira foto), tampa por debaixo do manometro do deposito, é onde deveria estar a resistencia em principio, a tampa grande tem la dentro a falange de acesso ao interior do deposito, vê o modelo do deposito e faz download do manual.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”