construção de painel solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

construção de painel solar

Mensagem por joaojero »

olá, sou finalista de eng mecanica no isel.
após diversos estudos e investigações estou a preparar a construção de paineis solares usando o conceito de low cost, ou seja, com materiais o mais barato possivel e alternativos.
estou a ponderar o uso de radiadores de carros como permutadores de calor, pelas razões enunciadas.

para quem nao saiba, um painel nao passa de uma caixa isolada térmicamente (um frigorifico antigo e cortado,serve, ou uma caixa em madeira com placas "roofmate"), um permutador entre a caixa e um vidro (pode ser duplo=> 130ºc).

estou aberto à participação.
o verão está ai. é o momento para inicio da montagem e testes.

joão ribeiro



mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

joao jero!

ola!! seu quiseres posso-te emprestar!! em condicoes restritas o meu labjack u12 , pra fazeres os graficos de rendimento dos teus paines!!

as sondas para baixa temperatura custam-me apenas 3 euros!!

abraço !

mtavares

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

cuidado com a durabilidade dos materiais. caixas de madeira expostas às intempéries, tal vez não sejam uma boa solução.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

caixas de madeira era um exemplo para lowcost, embora sejam viaveis, pq o q faz o isolamento será o poliuretano expandido.
como trabalho facilmente em metal, em principio serao de chapa galvanizada ou zincada e posteriormente pintadas.

o exemplo q vi de um livro frances dos anos 70, eram em fibra de vidro.

este livro mostrava workshops de tres técnicos e amantes das energias renovaveis, q ponham as pessoas a construir os seus proprios paineis.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

já agora, oq é "labjack u12"?

mtavares Escreveu:joao jero!

ola!! seu quiseres posso-te emprestar!! em condicoes restritas o meu labjack u12 , pra fazeres os graficos de rendimento dos teus paines!!

as sondas para baixa temperatura custam-me apenas 3 euros!!

abraço !

mtavares


blimpe
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta fev 02, 2007 3:18 pm
Localização: Porto

Mensagem por blimpe »

caro joão jero

tenho andado a ganhar coragem para fazer o mesmo.
acho que para o colector seria possível reaproveitar um (ou mais) radiador(es) de parede dos utilisados nos sistemas de aquecimento central.
naturalmente que teriam que ser pintados de preto mate e enfiados na "estufa", mas, se for possível arranjá-los "de borla" na sequência de alguma demolição ou coisa que o valha parece-me uma alternativa muito razoável.

vai dando notícias a ver se ganho coragem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

umas das soluçoes era essa mesma, apesar de acreditar q o radiador terá mais rendimento.

estive a ver uns radiadores desses e os mais baratos custam 60€.

a minha ideia é construir durante a primavera com ensaio na piscina da minha filha. piscina daquelas estilo tanque, em lona, nao leva mais do q 1 m3.


blimpe
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta fev 02, 2007 3:18 pm
Localização: Porto

Mensagem por blimpe »

joaojero Escreveu:umas das soluçoes era essa mesma, apesar de acreditar q o radiador terá mais rendimento.

estive a ver uns radiadores desses e os mais baratos custam 60€.

a minha ideia é construir durante a primavera com ensaio na piscina da minha filha. piscina daquelas estilo tanque, em lona, nao leva mais do q 1 m3.
sem qualquer estudo (já acabei mecânica, na feup, em 1978 ) parece-me que o tipo de radiador de parede daqueles "estampados" (não o tipo aquecedor de óleo) deverão, para este efeito (absorver radiação) ter melhor rendimento que um radiador de automóvel (?).

mas claro que o ideal era arranjar de "borla" ou quase...

lembras bem experimentar numa piscina dessas, e também tenho uma, acho que de menos que 1m3, para a minha filhota (de 3 anos )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

uma das maneiras de aumentar a temperatura dentro do painel é a aplicação de vidro duplo, passa de 90ºc para 130ºc, dentro da caixa, aumentando a tranferencia de calor para a agua.

caso se arranje de borla, ou radiadores de automovel ou os q mencionas-te, sinceramente, comprar dois vidros, compensa sempre, monetariamente.

tenho de confirmar a q temperatura aguenta o "roofmate"!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o verão está ai. é o momento para inicio da montagem e testes.
deves estar a brincar!
mas como é que fazes um painel de 2 m2 com radiadores?
a lã de rocha e a cortiça resistem melhor como isolantes.
a minha experiencia com paineis solares (que só vai em 6 meses, diz o seguinte. no inverno um colector plano aquece agua a 30/ 35º em dias nublados. mas estamos a falar de superficies absorsoras de elevado rendimento e de vidros de alto rendimento tambem. no verão a energia é quanto baste para todos os usos e ao meio do dia tenho 130º medidos no topo dos colectores. pare-me portanto que o ideal será fazer paineis low-cost para uso principalmente no verão. poupa gás nos duches e electricidade nas máquinas de lavar.
assim parece-me que o plástico deve ser o material mais barato, embora não tenha a duração dos paineis industriais. o vidro duplo também não deve ser necessário


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

deixo-te aqui um desenho alternativo (isto supondo que tens terreno).

parabolic solar through (acho que é isso).
já me perguntei qual será o nivel de eficiencia de uma coisa destas...

Imagem

Imagem

eu não percebo peva de serrelharia, mas isso com chapa polida, uns suportes e pingos de solda, a coisa era capaz de pegar...


preis205
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta jul 28, 2006 1:48 pm
Localização: Porto

Aquecedor solar

Mensagem por preis205 »

caro joão,

a caixa exterior pode ser em chapa desde que tratada contra corrosão.
o isolamento interior pode ser em placas de poliuretano ou "roofmate" azul.
toma em atenção que podes adicionar interiormente placas de pedra (se as arranjares de borla) pois tem mais inércia térmica, demoram a aquecer mas retém o calor durante mais tempo (p.ex durante a noite), à semelhança daqueles aquecedores eléctricos supostamente económicos que a edp recomenda.

cumprimentos

preis


preis205
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta jul 28, 2006 1:48 pm
Localização: Porto

Destilador água do mar

Mensagem por preis205 »

já agora joão, és o homem indicado para projectares um destilador de água do mar, a energia solar, pois a água evapora (se fôr em câmara fechada pode ser recuperada-condesados) e o sal fica no fundo.

pode ser solução para regar o algarve e costa alentejana ...

cumps

preis


blimpe
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta fev 02, 2007 3:18 pm
Localização: Porto

Re: Destilador água do mar

Mensagem por blimpe »

preis205 Escreveu:já agora joão, és o homem indicado para projectares um destilador de água do mar, a energia solar, pois a água evapora (se fôr em câmara fechada pode ser recuperada-condesados) e o sal fica no fundo.

pode ser solução para regar o algarve e costa alentejana ...

cumps

preis
e ainda se aproveita o sal...

cumps


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

exite um sistema , que morreu por causa de uma patente, sobre o seguinte!
que tinha origem na ideia de agua quente pra todos a baixo custo por 1€/m^2,

todos sabem que pouca água aquece mais rapido, logo muitos tubos fininhos "capilares" de plastico preto juntos , em cima de um telhado, tubos mesmo pequenos, no conjunto formavam uma manta! tinham uma capacidade de aquecimento brutal,ao preço do plastico. ...

o problema foi a união entre os capilares e os tubos de distribuicao , aquela ligacao entre tubos em t , está patenteada, e quem a registou pede uma brutalidade pelo registo

logo o painel solar de 1€/m^2, morreu por causa dessa patente.

mais nao posso informar....

abraço a todos
mtavares

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

uns dos problemas iniciais q tive foi exactamente, como fazer o colector.
pensei no pvc, e realmente encontrei os tais colectores de q falas-te, mas nao os consegui encontrar.

neste momento estou mais concentrado no ov, para o velho mercedes, apesar de continuar a pesquisa para na primavera começar a construção dos paineis.

tenho uma colega de curso q está a fazer, como projecto final de curso, o estudo de paineis solares. facilitei-lhe o q tinha e estou à espera da conclusão desse trabalho.

felizmente temos no politécnico, provavelmente um dos melhores craneos (práticos), de climatização, com obras executadas de grande envergadura. é daquele tipo de prof q nas aulas começa a falar de coisas simples, até começar a divagar sobre matérias q so doutorados têm acesso. mas na pausa do café dá-nos boas lições de vida e experiencias passadas.

è o q está a orientar essa colega. estou curioso pelo resultado!
vou dando noticias!


blimpe
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta fev 02, 2007 3:18 pm
Localização: Porto

Mensagem por blimpe »

mtavares Escreveu:....

todos sabem que pouca água aquece mais rapido, logo muitos tubos fininhos "capilares" de plastico preto juntos , em cima de um telhado, tubos mesmo pequenos, no conjunto formavam uma manta! tinham uma capacidade de aquecimento brutal,ao preço do plastico. .......

mtavares
peço desculpa da minha ingenuidade que decerto é fruto de já ter "feito" as cadeiras de mecânica dos fluidos, etc, há quase 30 anos.

mas tubos para quê?
porque não um espaço plano, pouco espesso entre duas superfícies planas?

eu sei que temos problemas de camada limite, mas, com tubos esses problemas são ainda maiores, não?

eu sei que me está a escapar algo...

ajudas?

am

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

" deves estar a brincar!
mas como é que fazes um painel de 2 m2 com radiadores?"

montas os radiadores em serio, ou paralelo, ou seja, a saída do anterior para a ser a admissão do posterior (série), ou puro e simplesmente, crias um colector com pex, para a entrada da agua fria e saida para a agua quente.

material disponivel. mais caro mas com uma duração superior.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

num painel temos q garantir a circulação da agua. a maneira mais facil, sem a utilização de bombas (avariam), é usar o efeito termosifão.

para quem nao sabe o q é, cá vai uma breve explicação.

qd temos um tubo q é aquecido a agua quente sobe, por se tornar menos densa. è o q acontece nos paineis. e a razão pq os depositos estao na parte de cima dos paineis solares.

quem já foi à praia de são torpes, em sines, ao pé da central hidroeléctrica , constata q a agua na parte de cima é quente e a junto ao fundo é fria, pelo efeito termosifão.
para quem nao sabe a agua aí é quente pq são feitas descargas para o mar dos permutadores.

è esse o efeito q se pretende com os tubos, para além de que se vires ou painel "normal", temos em cada lado de um tubo, chapa returcida para aumentar a area de contacto com o sol.

a mesma razão q os radiadores dos automoves, mas neste caso para o arrefecimento. daí a ideia dos rad de autom.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”