construção de painel solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Re: Destilador água do mar

Mensagem por joaojero »

nada de novo em israel! e em paises com mar e pouca agua doce.

caso nao saibas a industria de sal em portugal tem um peso consideravel, pq dele extrai-se sodio e cloro essencial para a produção de produtos quimicos, como a lixivia, acido cloridrico, e outros, sem os quais muitos dos produtos q usamos e todos os dias e q damos como aquiridos, nao existiriam.

preis205 Escreveu:já agora joão, és o homem indicado para projectares um destilador de água do mar, a energia solar, pois a água evapora (se fôr em câmara fechada pode ser recuperada-condesados) e o sal fica no fundo.

pode ser solução para regar o algarve e costa alentejana ...

cumps

preis


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

blimpe Escreveu: peço desculpa da minha ingenuidade que decerto é fruto de já ter "feito" as cadeiras de mecânica dos fluidos, etc, há quase 30 anos.

mas tubos para quê?
porque não um espaço plano, pouco espesso entre duas superfícies planas?

eu sei que temos problemas de camada limite, mas, com tubos esses problemas são ainda maiores, não?

eu sei que me está a escapar algo...

ajudas?

am
para ficar barato!!
digo-te já os tubos eram as palhinhas de beber refrigerantes!
já viste cobir o teu tenhado por 60 euros , e ficas com um painel solar!!
imagian que estas num pais onde a malta nao tem dinheiro para uma maquina de lavar roupa, lava á mao commuuito sabao e água fria!! junta água a 30ºc e verás o que acontece! gastas menso sabao poluis menos, e a roupa seca mais depressa pk já tá morna!!
tenta fazer uma chapa de 60m^2, plna com espaço para água ladentro por 60€,....

o sistema funcionava em termocifão.

abraço!

mtavares


blimpe
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta fev 02, 2007 3:18 pm
Localização: Porto

Mensagem por blimpe »

joaojero Escreveu:num painel temos q garantir a circulação da agua. a maneira mais facil, sem a utilização de bombas (avariam), é usar o efeito termosifão........
è esse o efeito q se pretende com os tubos, para além de que se vires ou painel "normal", temos em cada lado de um tubo, chapa retorcida para aumentar a area de contacto com o sol.
a mesma razão q os radiadores dos automoves, mas neste caso para o arrefecimento. daí a ideia dos rad de autom.
meu caro joão

claro que conheço o efeito termo sifão , mas tal efeito tanto funciona com tubos como com um "painel", por isso não me parece que isso seja razão para optar por tubos.
repara que, na prática eu estou a falar de um “tubo” mas de secção rectangular, e cuja secção tenha a área equivalente à do somatório das secções dos tubos (se me consigo fazer entender).

agora pensa nisto:

as razões porque os radiadores dos automóveis são feitos com "tubos" (mais ou menos) são fundamentalmente duas:
1º - a transferência de calor, nesse caso, é fundamentalmente por convecção ar/água (e não por radiação) daí que se utilizem tubos (com “alhetas”) para se conseguir a maior superfície possível de transferência de calor.
2º - exactamente por se tratar de convecção ar/água pretende-se que o ar atravesse o radiador (ainda por cima prejudicando o menos possível o comportamento aerodinâmico) o que não seria possível se fosse uma “placa”.

no caso de um colector solar para o aquecimento de água, a transferência de calor é por radiação (e não por convecção, pelo que nos interessa maximizar a área de exposição.
isso, a meu ver, consegue-se mais facilmente com a solução “placa” do que com a convencional solução “tubos”, repara que tu próprio chamaste a atenção para o facto de os tubos serem soldados a uma placa!!!
ora o que se passa é que a placa é aquecida por radiação e depois ajuda a aquecer a água por condução.
eu estou (mais ou menos) convencido que a solução tubos resulta da facilidade dos serralheiros trabalharem tubos e, talvez sobretudo, de “preguiça mental”.

não será assim? (ao menos em parte?)
am


blimpe
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta fev 02, 2007 3:18 pm
Localização: Porto

Mensagem por blimpe »

mtavares Escreveu:
para ficar barato!!
digo-te já os tubos eram as palhinhas de beber refrigerantes!
já viste cobir o teu tenhado por 60 euros , e ficas com um painel solar!!
imagian que estas num pais onde a malta nao tem dinheiro para uma maquina de lavar roupa, lava á mao commuuito sabao e água fria!! junta água a 30ºc e verás o que acontece! gastas menso sabao poluis menos, e a roupa seca mais depressa pk já tá morna!!
tenta fazer uma chapa de 60m^2, plna com espaço para água ladentro por 60€,....

o sistema funcionava em termocifão.

abraço!

mtavares
ok
sem dúvida
mas o mesmo se consegue se tiveres uma mangueira muuuuuiiiitoooo cooomprida (e preta ), enrolada ao sol, ou não?

abraço
am

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

antes de mais nada peço desculpa pela minha linguagem simplista. a razãoé simples. quem nos ler pode nao entender algumas das coisas q falamos. tenho reparado isso em outros topicos.

claro que conheço o efeito termo sifão , mas tal efeito tanto funciona com tubos como com um "painel", por isso não me parece que isso seja razão para optar por tubos.
repara que, na prática eu estou a falar de um “tubo” mas de secção rectangular, e cuja secção tenha a área equivalente à do somatório das secções dos tubos (se me consigo fazer entender).

agora pensa nisto:

as razões porque os radiadores dos automóveis são feitos com "tubos" (mais ou menos) são fundamentalmente duas:
1º - a transferência de calor, nesse caso, é fundamentalmente por convecção ar/água (e não por radiação) daí que se utilizem tubos (com “alhetas”) para se conseguir a maior superfície possível de transferência de calor.
2º - exactamente por se tratar de convecção ar/água pretende-se que o ar atravesse o radiador (ainda por cima prejudicando o menos possível o comportamento aerodinâmico) o que não seria possível se fosse uma “placa”.

no caso de um colector solar para o aquecimento de água, a transferência de calor é por radiação (e não por convecção, pelo que nos interessa maximizar a área de exposição.
isso, a meu ver, consegue-se mais facilmente com a solução “placa” do que com a convencional solução “tubos”, repara que tu próprio chamaste a atenção para o facto de os tubos serem soldados a uma placa!!!
ora o que se passa é que a placa é aquecida por radiação e depois ajuda a aquecer a água por condução.
eu estou (mais ou menos) convencido que a solução tubos resulta da facilidade dos serralheiros trabalharem tubos e, talvez sobretudo, de “preguiça mental”.

não será assim? (ao menos em parte?)
am[/quote]

entendo a tua ideia, e foi minha durante meses.
1º. a ideia é, como disseste, aumentar a superficie através da alhetas para q a condução se faça. a mesma razão q esta técnica é usada nos paines solares.

tens sempre mais area de exposição por alhetas do q se for uma superficie plana.

2º a vantagem de ser radiador de automovel é pq este recurso existem em abundancia, quer nas sucatas quer à venda.
no caso de haver um furado, torna-se facil de reparar, excepto se for de alumino.

espero q vás para a frente com a tua ideia, o custo é minimo e a aprendizagem máxima.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

ok
sem dúvida
mas o mesmo se consegue se tiveres uma mangueira muuuuuiiiitoooo cooomprida (e preta ), enrolada ao sol, ou não?

o 1º painel q me despertou a atenção era um feito de tubo preto, daqueles q se usam para rega de plantações. era usado para aquecer a piscina.

grande para ter uma maior area, mas funcionava.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

joaojero Escreveu:ok
sem dúvida
mas o mesmo se consegue se tiveres uma mangueira muuuuuiiiitoooo cooomprida (e preta ), enrolada ao sol, ou não?

o 1º painel q me despertou a atenção era um feito de tubo preto, daqueles q se usam para rega de plantações. era usado para aquecer a piscina.

grande para ter uma maior area, mas funcionava.
è claro que consegues e se a isolares dentro de uma caixaisolada com vidro pro cima, ainda mais! nao vais ter o arrefecimento do ar!

o problema é que vais ter temperaturas elevadissimas, e a mangueira nao aguenta....

ab mtavares


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

ola boa noite!
isto é o que eu penso:
o tubo é grande pq assim a água tem mais tempo para aquecer, reparem: quando a água se encontra em circulação se forem 10 tubos em paralelo e verticais tem-se + ou menos 1,25metros por cada tubo logo circula muita água mas que quase não tem tempo para aquecer! se for apenas um tubo que serpenteia 10 vezes no interior do painel temos 12,5m! a água tem assim mais tempo para aquecer!!! os tubos sao finos (na verdade devem rondar os 12mm) para não haver tanta inercia no aquecimento e para não entupirem facilmente uma vez que se fossem grossos so teriam vantagem se fosse para servirem de armazenamento e para isso já temos o termoacomulador!!! a ideia de usar uma chapa não serve pq das duas uma: ou a chapa é grossa e isso não é eficaz ou temos uma chapa fina que fica com uma "barriga" igualmente pouco eficaz! podia-se por reforços interiores mas se ela for grande não é possivez e cada soldadura era um foco de problemas... dai o usar-se tubos. se forem dispostos encostados uns aos outros temos uma chapa sem os inconvenientes desta e ainda com a vantagem de assim ficarmos com mais superficie pq são curvos!
fiquem bem.

Avatar do Utilizador

arucci
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado fev 17, 2007 6:28 pm
Localização: algarve

argolada bué

Mensagem por arucci »

pois, li o conteúdo desde o início e a engenharia mostra-se disponível para os aquecimentos.
muito bem, apoio em concreto e absoluto, dando espaço aos meus principios engenho(ca)sos (falhadas?) de algum efeito.
estou mais direccionado para colocar a minha casa independente na produção de energia pelo método de aproveitamento solar.
que me dizem a isto? sei muito pouco, mas tenho perseguido informação a pouco e pouco.
será possível e viável (baixo custo, claro) auto produzir a energia que necessito, dispensando até o excedente par a edp?
que me dizem?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

link

Mensagem por joaojero »



senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

olá a todos.

ao ler este tópico, surgiu-me uma ideia uma bocado louca. talvez seja possível utilizar água aquecida por um painel solar como sistema de aquecimento de um reactor de biodiesel. assim, poupava-se drasticamente na conta de electricidade. a minha ideia (é apenas isso, uma ideia) consiste no uso de uma espécie de chapa oca que envolvesse o reactor. esta chapa receberia água proveniente do painel solar, estando em permanente recirculação (lentamente, penso eu).

eu sei que utilizando esta opção, o aquecimento não seria constante, mas penso que seria suficiente para aquecer o reactor aos 55ºc necessários. para evitar o sobreaquecimento (evitando emulsões), por-se-ia um sistema de regulação que cortasse a recirculação da água quando a temperatura atingisse esse valor.

sei que parece um bocado "amalucada" esta ideia, mas será aproveitável de alguma forma?!

abraços a todos


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas.
não me parece que seja amalucada...
e no caso de alguns colegas que referiram usar um termoacomulador, se este for daqueles "grandes" equipado com uma serpentina que antes servia para aquecer água tanto melhor.
no verão não deve haver problema mas no inverno é capaz de não ser suficiente, mas se preparar o bio ao final da tarde é capaz de ter adquirido alguma temperatura que já não terá de ser posta pela resistencia. o inconveniente é que toda a temperatura que for para o bio deixa de ir para as águas sanitarias, isto no inverno claro, pq no verão deve haver de sobra.
é apenas uma opinião, mas como ainda sou novo nisto pode haver alguem que discorde...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não é uma ideia maluca, temperaturas de 55º não são nada de especial num dia menos que totalmente nublado. a mecânica da coisa corresponde, assim de repente, á de um sistema solar com tanque de armazenamento sendo que o tanque é o reactor. mas precisa de electrónica de controlo, de uma bomba de água e de um permutador de calor no interior do reactor. mesmo que não chegue aos 55º o aquecimento eléctrico só precisa de trabalhar muito menos. tens também que isolar termicamente o reactor, evidentemente.


senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

eu tinha pensado num painel solar que está num dos sites mencionados na 1ª pagina. é um feito a partir de restos de um frigorifico. não tenho conhecimentos suficientes para suportar o que vou dizer, mas penso que é para isto que o fórum existe! para complementar as ideias uns dos outros! e tal ja fizeram o manuelcar e o ferra! eu tinha pensado num circuito fechado, mas penso que não seja necessária muita electronica! há um sistema que utilizo na faculdade exactamente num reactor de biodiesel que está ligado a um termometro e a uma bracadeira de aquecimento. quando a temperatura do biodiesel atinge certo valor, o sistema desliga a bracadeira. tava a pensar em aplicar este sistema a uma válvula que desviasse o fluxo de água proveniente do painel solar.

quanto à bomba de água, uma vez mais afirmo que não possuo conhecimentos para suportar isto, não é possivel originar o fluxo através do efeito de termocifão?

ferra, é certo que a água utilizada não irá para para o sistema sanitário, mas através do uso do painel solar a que me refiro (e que está na primeira pagina deste topico) daria para utilizar um painel apenas para este fim.


a minha ideia é reduzir ao máximo os gastos inerentes à produção deste precioso liquido ao mesmo tempo que reduzir o impacto ambiental da mesma.


pode ser que até consigamos criar um novo sistema de produção de biodiesel low cost que nos ponha a todos ricos!! quem sabe?!


abraços

joão

p.s. - amanha vou ver se aponto o nome desse sistema de monitorização. o sistema contém um aparelho de controlo (digital, mas muito simples, uma simples caixinha pequena), um termómetro e uma caixa que processa todas as ligaçoes (penso que esta apenas é necessária para ligar a um computador).

Avatar do Utilizador

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

com este post, já arranjei maneira de me entreter nas férias, lol
a casa do meu pai em ponte de sôr, vai ser a vitima, qual o tipo de tubo que aconselham? estava a pensar naquele de cobre que é usado nas instalações de gás, porque é muito resistente e maleável com um pouco de calor, ou uma simples mangueira serve?
outra coisa, a devolução da água ou depósito deve ser feita pela parte de cima certo?
bem... vou ler mais sobre isso se calhar até já há aqui no forum, mas como estava a ler este post qd me lembrei disso, ainda não fui ver...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

pauloans Escreveu: a casa do meu pai em ponte de sôr, vai ser a vitima, qual o tipo de tubo que aconselham? estava a pensar naquele de cobre que é usado nas instalações de gás, porque é muito resistente e maleável com um pouco de calor, ou uma simples mangueira serve?

cobre é melhor, caso saibas fazer as soldaduras... não é nada de especial!

outra coisa, a devolução da água ou depósito deve ser feita pela parte de cima certo?

sim

bem... vou ler mais sobre isso se calhar até já há aqui no forum, mas como estava a ler este post qd me lembrei disso, ainda não fui ver...


senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

boas! tinha prometido ontem que iria apontar o nome do sistema de monitorização. no entanto, pelo que vejo, o mesmo foi encomendado pelo meu professor e é constituido por diversos equipamentos. por tal, o único nome que existe no dito sistema é a marca dos controladores digitais (que não passam de vulgares controladores de temperatura e pressão adquiríveis em qualquer loja de electronica).

pauloans, já somos 2!!! pelo menos a titulo experimental, tenciono fazer um painel solar low cost!

joaojero, assim que tenhas mais informações sobre os paineis solares (da dita colega que estava a fazer o trabalho sobre os mesmos), por favor vai avisando!!

abraços

joão


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas.
quando referi as águas sanitárias pensava que ia ser aproveitado um sistema de uma casa mas, como vai ser montado um painel em exclusivo para o reator, o caso é um pouco mais simples.
quando um user falou, e muito bem, na porta de um frigorifico é logico que depois, tem de haver imaginação para o completar, no entanto ,é um bom ponto para começar.
quanto ao tubo do gaz é assim:
o tubo de cobre destinado a uma canalização tem um tratamento que o destinado ao gaz não possui, no entanto penso que para o fim a que se destina, e como não é preciso garantias, serve para o efeito. quanto ás soldaduras há uma maneira de as evitar, mas mais uma vez é preciso alguma imaginação (engenho). para uma canalização em inox são usados joelhos e uniões que se apertam com uma chave de bocas e que possuem para vedar, uma anilha metalica. escolhendo a secção de 15mm, esta ronda a de alguns tubos de gaz, apenas com uma pequena diferença que é anulada pelo aperto. para uma canalização não aconselho em nada este sistema, mas como estamos a falar de algo quase de caracter experimental é suficiente.
o tubo que sai da parte superior do painel deve ser ligado á parte superior do termoacomulador. assim a água vai circular pelo dito até chegar ao termoacomulador onde vai ceder o calor ao oleo. como cede o calor arrefece, fica mais densa (logo mais pesada) e sai pela parte inferior do termoacomulador dirigindo-se á parte inferior do painel para ser novamente aquecida e fechar o ciclo. este é o principio do termosifão.
quanto ao facto de usar este sistema é mt vantajoso pq não se gasta nenhuma energia electrica logo não necessita nenhum tipo de controlo. o inconveniente é que tambem não existe nada que limite o aquecimento quando se atinge os 55 graus a não ser tapar o painel ou usar uma torneira (isto no caso de um painel mt eficiente e bastante sol).
a parte inferior do termoacomulador deve ficar acima da parte superior do painel para que a água possa fluir.
no sistema de circulação forçada isto não é obrigatório (mas recomendado) pq a bomba encarrega-se de a fazer circular. para o efeito é necessario um termómetro diferencial com uma sonda no painel e outra no termoacomulador.
espero ter ajudado...


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

já que se anda numa de construir um painel solar e como tenho um apartamento surgiu-me a ideia maluca de construir um para lá.
então é o seguinte:
como tenho mais 2 andares por cima, por o dito no telhado e passar os tubos pela ventilação do exaustor não me pareceu grande idéia. vai daí, olho para a marquise virada a sul e oeste e surge a ideia. com uma parabólica toda polidinha, substituir o lnb por uma serpentina e obtenho o concentrador de calor... o pior foi quando me lembrei que este sistema necessitava de seguir o sol para este estar sempre focado então lembrei-me de construir um, usando parte da superficie envidraçada da mesma. obtinha deste modo uma superficie com 50cm de altura por 300 de largura. ainda me sobra 100cm de altura por 300 de largura para a marquise cumprir as funções a que está destinada.
já devem estar a pensar que sou maluco... mas não fico por aqui.
passa mais uma noite e surge a ideia de em vez de usar a superficie envidraçada, usar a parte cimentada da mesma. em vez de dispor de 50cm de altura passo a dispor de 100cm pelos mesmos 300cm de largura e não tiro luz á marquise.
há mais alguém que dê uma achega a esta ideia, ou é tão maluca que não merece ser comentada?...

Avatar do Utilizador

MaxPower
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda fev 26, 2007 2:43 am

Mensagem por MaxPower »

boas.

li assim por alto todo este tópico e tive uma ideia, nao sei se ja alguem a teve. nao sei se é simplesmente estupida ou genial.

pegamos num bidao de 200 litros, revestimos 3/4 com vidro, de preferencia esse duplo que gera mais energia e o outro 1/4 pode ser revestido com outro material que seja bom condutor termico. logicamente essa parte ficará virada a norte.
faz-se passar uma serpentina por dentro do bidao nas dimensoes que axem melhor, eu como nao estou dentro deste assunto nao sei, mas parece-me que um bidao de 200 litros tem espaço para muito comprimento de tubo. ou seja muita superficie de contacto.
o bidao seria cheio com oleo, visto ser a temperatura de ebuliaçao do oleo muito maior que a agua e por isso atingiria maiores temperaturas e aqueceria a agua muito mais rapido.
a parte nao exposta ao sol poderia ser revestida com ferro ou qq outro material que retesse a temperatura do oleo e assim mesmo que o sol ja se tivesse ido ainda haveria agua quente.

duvidas:
nao sei se o bidao aguentaria o aumento de pressao derivado ao aumento de temperatura caso tivesse fechado, axo que nao haveria necessidade de fechar o bidao, e o mesmo acontece com a serpentina caso a agua esteja parada muito tempo.

que dizem ?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”