construção de painel solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

tubos

Mensagem por joaojero »

são tubos de pex, q posteriormente foram pintados com tinta resistente à temperatura!
era o material mais barato , mas não recomendo! são mt difices de dobrar, mesmo com aquecimento.
daí q os proximos quero fazer em tubo de cobre. não só pq existem coletores, como consegue-se mais tubos por metro quadrado, exposto ao sol.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

cobre está ficar cada vez mais caro, tenta material +barato
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

o problema é que tirando o cobre , o inox (tambem caro) e o pex, tubos que aguentem calor não há muito mais escolha...


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Mensagem por j_r_m_c »

acho que este topico merece um up

como vão as construções???só conversa ou passou à realidade

vou iniciar a construcção do meu painel caseiro, depois coloco fotos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Nop

Mensagem por joaojero »

até fevereiro, março nao toco em mais nada!
devo acabar o curso até lá, arrumo a garagem e projectos para q te quero...

até lá, força nisso! bota aqui as fotos e nao tenhas medo dos erros, aprende-se tanto...

fica bem


Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Mensagem por Abiliodinis »

boa tarde ja tenho o painel solar pronto para por no telhado em paralelo com um kit da solco ja o experimentei a meter a agua aquecida para dentro de um vidão de pelástico chegou nesta altura do ano a 6o graus só estou a espera de ter tempo para o colocar no sítio ao lado do que comprei, penso no início de janeiro efectuar esse trabalho, tenho fotos da construção depois envio tudo junto cumprimentos feliz natal


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

será possível construir um painel "sem tubos"?

basicamente a minha ideia é fazer o "caixote" e em vez de colocar tubos, fazer um circuito em que a água percorre livremente todo o espaço entre a parte de baixo e a parte de cima. a caixa teria de ser estanque e completamente à prova de corrosão e as divisórias seria muito difíceis de fazer, mas seria possível ou estou para aqui com ideias malucas?


Imagem


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Mensagem por j_r_m_c »

isolar canais seria complicado
as perdas tb seriam grandes

o meu projecto é com um tubo de acrilico exterior e um de inox no interior (preto), fazendo vácuo entre eles

fazer um vácuo e vedar, não será fácil.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

r

Mensagem por joaojero »

esse tipo de painel ja existe. já vi um feito de plastico preto com essa configuração. os canais foram construidos, graças á cola. ou seja, onde tens desenhado os traços pretos é onde se coloca a cola entre dois plasticos resistentes, criando assim os canais.
fizeram isto para terem água quente no campismo.

dois pormenores.
os canais têm se estar deitados e a água entra fria por baixo. por termosifão, como decerto deves saber, ao aquecer a água sobe.

boa sorte.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

sim , eu sei. estava a pensar em ter os canais na vertical com auxilio de um circulador, para maximizar o aproveitamento da energia.
o problema é que comprar cola para fazer aquilo tudo não deve ficar nada barato.
que cola devo usar? aquelas das "pistolas" de cola não dá, pois não?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

existe cola

Mensagem por joaojero »

existe cola de pvc e outra melhor, da qual nao me lembro no nome.

basta ir a uma casa exclusiva de material de canalização e perguntar pela cola q é usada nas tubagens(roscas) de gás.

boa sorte!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: r

Mensagem por Ferra »

joaojero Escreveu:esse tipo de painel ja existe. já vi um feito de plastico preto com essa configuração. os canais foram construidos, graças á cola. ou seja, onde tens desenhado os traços pretos é onde se coloca a cola entre dois plasticos resistentes, criando assim os canais.
fizeram isto para terem água quente no campismo.

dois pormenores.
os canais têm se estar deitados e a água entra fria por baixo. por termosifão, como decerto deves saber, ao aquecer a água sobe.

boa sorte.
completamente de acordo
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Fioravante Furlaneto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado dez 29, 2007 11:28 am
Localização: Sorocaba, São Paulo, Brasil

Mensagem por Fioravante Furlaneto »

joãojero, como sou brasileiro e pobre (o que é pior!!), sou obrigado a fazer as coisas o mais barato possível. se ainda não conhece, acesse o google "asbc" ou "aquecedor solar de baixo custo". o primeiro projeto parece que foi retirado da página, mas é o que usei para montar o meu aquecedor de fundo de quintal, que uso há um ano, economizando uns 25 kw, por pessoa.
[email protected]


Fioravante Furlaneto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado dez 29, 2007 11:28 am
Localização: Sorocaba, São Paulo, Brasil

Mensagem por Fioravante Furlaneto »

olá, meus amigos portugueses, como sou brasileiro e não tenho euros para gastar, montei um aquecedor usando material do lixo (garrafas pet e caixas de leite longa vida, não sei se em portugal esses materiais estão disponíveis). se alguem estiver interessado, me mande um email que respondo anexando arquivo .doc com o projeto completo. o projeto não é original meu, apenas fiz algumas modificações, no que conto com a compreensão do projetista original. o fato é que funciona há um ano economizando mansalmente uns 25 kw por pessoa. [email protected]


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

não duvido q funcione pois existe mais gente com caixilharia e janelas velhas e grelhas de frigorificos velhos a funcionar com algum rendimento (tendo em conta q é de borla todo o rendimento é bem vindo), no entanto é preciso lembrar q portugal não é o brasil em termos de exposição solar, não é preciso ir lá para saber q eles têm mais horas de sol e melhor clima do que nós em grande parte do território, daí que sistemas menos optimizados tipo estes funcionem facilmente com bons rendimentos.

cumps!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

cuidado, que grande parte do brasil não tem mais horas de sol que portugal pelo simples facto de haver grandes quantidades de nebulosidade, típica dos climas tropicais e equatoriais. o que tem a favor é as temperaturas, não necessariamente a insolação, com excepção talvez do nordeste e do sudeste, em especial rio grande do sul e santa catarina.
pois é amigo brasileiro, porquê tanto segredo? porque não partilha aqui a informação com todos?


Fioravante Furlaneto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado dez 29, 2007 11:28 am
Localização: Sorocaba, São Paulo, Brasil

Mensagem por Fioravante Furlaneto »

caro amigo orbis, não há tanto segredo. em outro lugar do forum, o amigo rataoratao já havia colocado o site http://toutou.no.sapo.pt/aqmtr.pdf , onde se encontra o projeto. embora pareça algo rústico, a verdade é que o meu funciona há um ano. acesse, tente fazer e se tiver dificuldade ou descobrir algo novo, comente comigo. é sempre bom trocar idéias.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

ok. assim está bem.

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Mensagem por Curioso »

itisix Escreveu:será possível construir um painel "sem tubos"?

basicamente a minha ideia é fazer o "caixote" e em vez de colocar tubos, fazer um circuito em que a água percorre livremente todo o espaço entre a parte de baixo e a parte de cima. a caixa teria de ser estanque e completamente à prova de corrosão e as divisórias seria muito difíceis de fazer, mas seria possível ou estou para aqui com ideias malucas?


Imagem
deves deitar esse painel para ele prorpio poder fazer a convexão natural de aquecimento do fluido.

espero me ter explicado bem.

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!

Avatar do Utilizador

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: domingo nov 11, 2007 11:57 am
Localização: brasil

jeitinho brasileiro

Mensagem por florindo marcelo lopez »

talvez voces conheçam o que vou mostrar ,


mas aqui no brasil funciona uma maravilha... para aquecer agua e fantastico .

ai esta todo o manual de como fabricar...


http://www.ebanataw.com.br/4430/clubes/ ... 041127.htm
Energia limpa para todos os fins.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”