Aquecimento Central + AQS (Circulação Forçada ou Paineis Fotovoltaicos?)

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
fmnj
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta ago 10, 2017 12:43 pm

Aquecimento Central + AQS (Circulação Forçada ou Paineis Fotovoltaicos?)

Mensagem por fmnj »

Boa tarde,

Com as minhas pesquisas, deparei-me com dois tópicos interessantes este https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=19985 e https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=19570, em que o utilizador Quintas2 mencionou um aspeto interessante, a energia fotovoltaica aplicada ao depósito AQS.



Passo a explicar a minha situação e assim pode ser que me ajudem.


Vou colocar um Sistema de Aquecimento Central, em que vou colocar uma Salamandra a Pellets (Solzaima).
Irá aquecer água para o Aquecimento Central e também tem a possibilidade de mandar água para um depósito (pensei em 300L).


Mas como vivo no Algarve, foi equacionada a possibilidade de um Sistema Forçado, a mandar água para o depósito.
O meu raciocínio prende-se com a real usabilidade do mesmo ou não.


Duas possibilidades:
- Usar o Circulação Forçada todo o ano a bombar para o depósito e desperdiço as AQS da Salamandra durante o Inverno, usando-a apenas como apoio. (Recupero investimento do Solar em 6/7 anos)
- Usar o Circulação Forçada apenas no verão e no Inverno usar as AQS da Salamandra. (Recupero investimento do Solar em 12/13 anos).


Isto porquê, atualmente tenho Gás apenas para AQS. De inverno os consumos variam entre 70€ a 90€. De verão os consumos têm variado entre 20€ e 30€. O objetivo passa por reduzir a fatura de Eletricidade e Gás (no Inverno).


O tempo de recuperação do investimento circulação forçada é que me está a deixar muitas dúvidas. Apesar de saber que é bom para o ambiente, no entanto é dispendioso, bem como a manutenção (2x por ano).

Pois por um lado tenho a salamandra que faz as duas coisas de inverno (que sempre foi a minha ideia inicial e ficar com o Gás no verão).

Só que o Solar Fotovoltaico tem andado a mexer comigo... e quando vi a experiência do utilizador Quintas2, fiquei mais vocacionado para essa solução. Pois sempre tive intuito de produzir energia, só não apostei nisso este ano, porque as baterias estão como que ainda em "desenvolvimento".

Assim, o que acham da ideia de colocar apenas o sistema de salamandra a bombar AQS e Aquecimento Solar, e o apoio de verão ser feito com a resistência elétrica de um solar fotovoltaico? É possível?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”