Sistema Termosifão não forçado

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
marsam
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta jan 24, 2018 9:20 am

Sistema Termosifão não forçado

Mensagem por marsam »

Bom dia , precisava de uns esclarecimentos se me pudessem ajudar claro.
A cerca de seis meses montaram me um sistema de termosifão na minha casa , mas tiveram que deixar desligado porque a pressão da rede era de 7.40 bar,e a válvula de pressão do circuito de água fria era de 6 bar. Comprei uma válvula redutora de pressão , montei e coloquei a 3.5bar , passados uns dias deparei com a válvula de pressão a pingar sempre que estava sol e eu não usava agua , agora no inverno faz o mesmo quando liga a resistência, mas quando uso a agua durante uns minutos a válvula deixa de pingar.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema Termosifão não forçado

Mensagem por Quintas2 »

Penso que é normal pingar de forma intermitente. De forma contínua poderá indiciar uma válvula de segurança deficiente ou presa. A água aquece e dilata, aumentando a pressão interna no reservatório. A válvula de pressão está lá para impedir que a pressão ultrapasse um valor pré-definido de segurança, libertando água para o exterior e fazendo reduzir a pressão.

Um vaso de expansão pode evitar ou minimizar essas perdas, mas num sistema instalado há tão pouco tempo, penso que o melhor é esclarecer isso com o instalador.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”