Problemas com solução TS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
JM2
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta ago 17, 2018 10:37 am

Problemas com solução TS

Mensagem por JM2 »

Bom dia,

Tenho há cerca de oito anos uma solução de aqs, do tipo TS. Foi montado num telhado inclinado e é composto por um depósito de 400lts (somos 4 pessoas) e painel apoiado por resistência. Como não tinha pré instalação a tubagem foi passada por dentro da chaminé e foram colocadas torneiras a fazer de T na zona do esquentador.

A solução funcionou muito bem até 2017 e como tenho gás de garrafa, notei uma diferença abismal no consumo do gás, de 4/5 botijas por ano, passou para 2.

No entanto em 2017, o depósito passou a despejar a água, primeiro umas pingas e depois já era como uma torneira aberta. Diagnóstico, o depósito tinha rompido. Ainda foi feito um bypass, com a instalação de uma peça nova, que modificou o funcionamento da solução, mas essa alteração também acabou por falhar ao fim de alguns meses.

Não tenho muita informação sobre a solução em si (marca, modelo, etc. e até sobre o problema, para além do que era visível, porque, deixei que o tema fosse controlado pelo fornecedor (que também é meu amigo). Ele já me indicou que é possível trocar o depósito e manter o resto, mas por ter achado que o depósito deveria ter durado um pouco mais (até porque comparo com as soluções dos meus vizinhos, que ainda não se queixam de problemas), não queria voltar a colocar a mesma solução, antes de obter mais informação sobre este tema e poder decidir se foi um azar que tive ou se realmente com outra solução poderei estar mais bem servido.

Do que já li por aqui, julgo que no meu caso um depósito de 200/300lt, tendo em conta a utilização da mesma, será suficiente. A minha ideia baseia-se na indicação de que uma pessoa gasta 40 a 50lts no banho, se for em sequência teríamos 200lts, mas como não é matemático, a última pessoa pode não ter água quente. De qualquer maneira na solução que tinha, para a mesma situação, ficavam 200lts que não eram usados. Estarei correcto?

Outra questão prende-se com a universalidade dos painéis. Partindo do principio que os paneis estão a funcionar bem, é possível adicionar um depósito de outra marca, aos painéis que tenho? Na minha ideia, isto seria uma solução que a prazo poderia estar comprometida, dado que, se surgirem problemas, os mesmos poderão ser sempre colocados na outra parte.
Está correcto este pensamento ou é prática corrente colocar os depósitos em painéis já existentes qualquer que seja a marca?

Uma outra situação, que gostaria de discutir era a colocação de uma estrutura no telhado, onde pudesse ser colocado qualquer depósito. Esta solução, como disse foi colocada no telhado, mas agora se quiser colocar outra mais pequena ou maior, os pontos de apoio serão diferentes da actual. Existe vantagem em conceber um sistema onde o conjunto possa assentar, sem ser necessário estar criar novos pontos de apoio nas vigotas? Alguém tem experiência neste tema? vez ou já viu algo parecido? Ou como as medidas não são standard tem de ser caso a caso?

Apesar de tópico já estar longo, tenho mais duas dúvidas que gostaria de abordar.

Tenho dois pontos de água no sótão ainda em ferro, por baixo do aparelho. Esses pontos, tanto quanto julgo saber ligavam à casa de banho, do 1 piso. Com a renovação da casa, foi colocado pex, mas foi cortado o acesso a esses pontos. Na casa de banho do 1 piso existe um caixa de pex, que eu julgo que a peça que tem as ligações poderá ser substituída colocando uma com mais dois pontos de acesso, para se ir buscar novamente os pontos que estão no sótão. Fazendo isso, é possível ligar as duas ligações do depósito, que agora estão no esquentador (embora fechadas), a esses dois pontos de água para que a água quente entre no sistema por ai ou não é assim que funciona?

Por fim, tenho visto imagens de depósitos que têm controlos digitais, com n informação, temperatura, etc.
Este tipo de módulo, é comprado à parte e adaptam-se a qualquer sistema ou o sistema já terá que vir com esse módulo.

Para já não vos chateio mais.

Obrigado desde já a quem poder contribuir para esclarecer estas questões.
JMMB

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Problemas com solução TS

Mensagem por serges »

Bem o texto é longo mas detalhado e importante para ver se a malta te consegue ajudar, deixa ver a malta com alguns conhecimentos te consegue dar a ajuda preciosa.

Obrigado pela duvidas agora vamos a ver se conseguem dar a volta a coisa.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”