Pré-aquecimento de águas

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Pré-aquecimento de águas

Mensagem por dmachado »

boas.
tenho uma caldeira roca lidia gta a gasóleo para aquecimento de águas e da casa com piso radiante (moradia de 300 m2 e 3 pisos - para já são € 150,00/mês de gasóleo no inverno para tudo) e estou a avaliar a possibilidade de pré-aquecer a água de entrada na caldeira (a uns 30 graus ou mais se possível), usando um pequeno sistema solar (eventualmente híbrido com energia eólica).
assim, a caldeira apenas aqueceria "o que falta" para os 40º das águas e os 30º do piso radiante estavam praticamente garantidos...
gostaria de saber a opinião dos membros deste fórum acerca desta possibilidade, e se há já sistemas pensados para este fim. adicionalmente, será que a caldeira pode receber água já aquecida a 30º (ou mais?)
desde já obrigado pelas vossas contribuições.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

é perfeitamente possível e existem empresas no mercado que fazem isso. não percebi onde entra a energia eólica.


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Pré-aquecimento de água

Mensagem por dmachado »

http://www.reuk.co.uk/how-i-built-a-wind-turbine.htm

http://www.reuk.co.uk/200w-12v-immersion-heater.htm

esta é uma possibilidade que, na minha opinião, poderia ser usada, ou seja, fotovoltaicas (e eventualmente eolica) para carga de uma bateria de 12v, que pré-aquece a água num termo-acumulador com uma resistência de 12v.

não custa o balúrdio de um sistema solar, e talvez tenha a eficiência suficiente para manter a água quente, limitada aos tais 30º(ou mais) por um termostato, e que depois dará entrada na caldeira.

claro que um sistema de aquecimento de água solar "a sério" é mais eficaz, mas fiquei bastante entusiasmado com esta possibilidade, dada a diferença brutal de custos, e maior facilidade de implementação.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

O mais barato aquecedor solar...

Mensagem por joaquimdelisboa »

entre tantas ideias aqui fica mais uma....

o mais barato aquecedor solar pode ser "construido" do seguinte modo:

- colecte umas dúzias garrafas de plástico brancas, daquelas dos refrigerantes de litro e meio.

- faça-lhes no fundo um furo redondo onde vá enroscar o topo de outra garrafa... e assim sucessivamente.

- passe pelo interior do conjunto um tubo preto por onde circulará a água.

- coloque o seu aquecedor solar no melhor local e... já está!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

estar a produzir electricidade para depois converter em energia térmica não faz sentido.


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Pré-aquecimento de águas

Mensagem por dmachado »

a ideia é ter um sistema que carregue a(s) bateria(s) dia e noite, utilizando ambas as formas.

talvez eu esteja a ser demasiado ambicioso ou optimista...

num sistema solar, a água só circula se a temperatura nos painéis permitir o aquecimento, certo? de resto fica no termoacumulador, que disponibiliza a água quente (ou morna ), por exemplo durante a noite, quando não tem capacidade para recuperar a temperatura.

com um sistema de backup (eólico e artesanal - nada de 600-800€, uma vawt e um motor dc de 12v) e onde eu vivo (beira-mar), durante a noite seria assegurada uma manutenção da temperatura da água, e durante o dia a temperatura atingida seria ainda maior.

será um esquema demasiado complicado?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”