Aquecimento de águas sanitárias e/ou piso radiante

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Deus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta mai 10, 2007 11:35 am

Aquecimento de águas sanitárias e/ou piso radiante

Mensagem por Deus »

olá!
eu sei que são perguntas de maçarico mas tenho que as fazer. eu comprei uma casa já velha de 100 anos. e agora apetece-me usar todo o potencial da sua exposição solar. ela é orientada a sul e o sol parece-me a fonte ideal para o aquecimento, e como não é exageradamente grande (90m2 a multiplicar por três pisos) gostaria de saber se há soluções que resolvam o problema das águas sanitárias e que proporcionem aquecimento do ambiente.
Ao Sol e à chuva desde 1973


toni64
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sexta mai 19, 2006 11:28 pm
Localização: SINTRA

Re: Aquecimento de águas sanitárias e/ou piso radiante

Mensagem por toni64 »

deus Escreveu:olá!
eu sei que são perguntas de maçarico mas tenho que as fazer. eu comprei uma casa já velha de 100 anos. e agora apetece-me usar todo o potencial da sua exposição solar. ela é orientada a sul e o sol parece-me a fonte ideal para o aquecimento, e como não é exageradamente grande (90m2 a multiplicar por três pisos) gostaria de saber se há soluções que resolvam o problema das águas sanitárias e que proporcionem aquecimento do ambiente.
o ideal era pores aqui fotos e descrever mais a casa, como o tipo de janelas, paredes, portas, telhado, etc...
CUMPRIMENTOS

toni64


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

existem soluções para tudo
paineis solares que aquecem a água e uma caldeira que complementa quando necessário.
piso radiante pode não ser solução a menos que faças obras nos pavimentos. mas podes sempre usar radiadores. a ideia é que os paineis fornecem aqs a maior parte do ano e complementam o aquecimento quando o tempo está nublado.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

ora bem, a energia solar térmica (aqs) só tem interesse económico para aquecimento de águas sanitárias e eventualmente para aquecimento de piscinas. para aquecimento central não tem a mínima viabilidade económica, que é como quem diz, é um investimento sem retorno.
(talvez) por isso a legislação obrigar agora as novas construções a estar preparadas para o aqs na sua vertente de aguas quentes sanitárias.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”