paineis solares termo dinamicos

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

todos os exemplos se regem pelas leis q falei no meu post anterior nos mesmos moldes q eu exemplifiquei... :d:d:d por isso até aki nada de novo. texto parcialmente editado pela moderação, por infração ao artigo 1º das regras do forum.

cumps!


picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm
Localização: Coca Maravilhas

Mensagem por picatolas »

texto editado pelo moderador luciano kaefer, por infringir as regras do forum.

abaixo os artigos que foram infringidos:


1. um fórum é um espaço de debate e troca de opiniões. qualquer "post" que ultrapasse os limites da sã convivência social, seja por má-educação, afirmações insultuosas, ataques pessoais ou por mera vontade de incendiar um tópico será moderado. a decisão da moderação é final nesta matéria e sem espaço a discussão. no entanto, é possível pedir um esclarecimento aos moderadores via "private message".

...
base legal

8. a equipa de moderação reserva-se o direito de remover todo e qualquer tópico ou "post" considerado ofensivo.

12. qualquer membro que viole as regras do fórum será advertido. se manifestar reincidência, será banido pela administração.

13 - todas as reclamações ou pedidos de esclarecimentos relativas ao bloqueio ou transferencia de posts devem ser efectuadas para um dos moderadores por pm, não sendo permitido a abertura de novos topicos com esse objectivo ou a discussão do assunto em topicos já anteriormente criados com outros temas.


picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm
Localização: Coca Maravilhas

Mensagem por picatolas »

meu caro tozé a msg que apagaram dizia mais ou menos isto.

ok, afinal quem não percebe nada disto sou eu, vai uma fotografia minha desactualizada e desfocada para que não me reconheça acaso nos cruzemos por aí.

Imagem

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Bombas de Calor

Mensagem por Afonso »

já li neste forum muitos ######### a falar de bombas de calor de varias marcas, mas de facto não dominam o assunto, bomba de calor da daikin dizem eles que tem um cop de 5, sim senhor tem um cop de 5 até uma temperatura de agua de 40 ºc, o resto dos 25 ºc, terão que ser compensados por uma resistencia electrica de 3 kw o cop nesse caso irá para os 3 no maximo.
os paineis solares termicos tradicionais, são muito bons, sim, mas em cabo verde e eles não precisam lá de agua quente.
precisam sempre de apoio a gás ou electrico, por muito que se diga que não precisa de nada, se não ligarem nada, penso que tenham que habituar os vossos filhos a tomarem banho de agua fria, pois eu não mudo os meus habitos e tomando banho noite de borla por agua aquecida pelo sol de manha eu preciso de agua quente e a resistencia ou caldeira teriam que aquecer 300 litros durante a noite para eu e a minha familia terem agua quente de manha, para isso meus amigos, eu deixo estar o meu velho esquentador poi gasto muito menos energia.
painel solar termodinamico, por muito que digam que não é solar e que não faz o que eles dizem, tudo treta, funciona não pago mais que 4 euros por mês a gastar perto de 300 litros de agua por dia,sem ter de alterar os meus habitos. meus senhores, o vosso problema é de que tem muita teoria e de trabalho efectivo nada.
um bom ano de 2008 para todos.


Leandro Martins
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça abr 22, 2008 4:55 pm

Re: paineis solares termo dinamicos

Mensagem por Leandro Martins »

afonso Escreveu:já li neste forum muitos ######### a falar de bombas de calor de varias marcas, mas de facto não dominam o assunto, bomba de calor da daikin dizem eles que tem um cop de 5, sim senhor tem um cop de 5 até uma temperatura de agua de 40 ºc, o resto dos 25 ºc, terão que ser compensados por uma resistencia electrica de 3 kw o cop nesse caso irá para os 3 no maximo.
os paineis solares termicos tradicionais, são muito bons, sim, mas em cabo verde e eles não precisam lá de agua quente.
precisam sempre de apoio a gás ou electrico, por muito que se diga que não precisa de nada, se não ligarem nada, penso que tenham que habituar os vossos filhos a tomarem banho de agua fria, pois eu não mudo os meus habitos e tomando banho noite de borla por agua aquecida pelo sol de manha eu preciso de agua quente e a resistencia ou caldeira teriam que aquecer 300 litros durante a noite para eu e a minha familia terem agua quente de manha, para isso meus amigos, eu deixo estar o meu velho esquentador poi gasto muito menos energia.
painel solar termodinamico, por muito que digam que não é solar e que não faz o que eles dizem, tudo treta, funciona não pago mais que 4 euros por mês a gastar perto de 300 litros de agua por dia,sem ter de alterar os meus habitos. meus senhores, o vosso problema é de que tem muita teoria e de trabalho efectivo nada.
um bom ano de 2008 para todos.

boas.

já que possui o sistema de painéis termodinâmicos, axo que é a pessoa indicada para me responder a isto:

- moradia para 4 habitantes
- fachada a sul com boa iluminação todo o ano
- faro, algarve

4 painéis termodinâmicos virados a sul, acumulador na cave de 300l (indepente da marca e com resistência para apoio), com vista a aqs e aquecimento por piso radiante na sala, cozinha e escritório (áreas sombreadas) e arrefecimento por tecto radiante para os quartos (área afectada pelo sol de verão).

será isto viável?
quanto custarão, em média, os 4 painéis com o acumulador de 300l?


obrigado.


pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mar 12, 2008 4:24 pm

Re: paineis solares termo dinamicos

Mensagem por pumpdown »

explicação do painel solar termodinamico como se eu não percebesse nada disto:

bombas de calor: ar condicionado, fazem frio e fazem uma inversão de ciclo "calor"

paineis solares termicos: aquecem agua só com radiação solar. em 24 horas aquecem durante menos de 50% do dia contando que esteja o dia limpo o que acontece uns 40% de dias ao ano.

geotermia: ar condicionado, fazem frio e fazem calor, a unica diferença é que os consumos são praticamente identicos todo o ano( muito bom na finlandia)

paineis solares termodinamicos: só fazem calor (não fazem frio nem podem), o painel esta exposto ao sol permitindo que capte temperaturas atraves de radiacção, convecção, as temperaturas de 40º são bem vindas, com incidencia solar vai aumentar o rendimento do equipamento, se estiver a 10 ºc permite captar a mesma temperatura que uma bomba geotermica consegue fazer, a baixo dessa temperatura aquece mas o consumo será maior um pouco, mas isso acontece um mês num ano, mesmo aqui no norte.

quanto a bombas de calor tipo dimplex e daikin, os técnicos tem que ler melhor os manuaisdas maquinas e o que fazem, para aqs, precisam da ajudinha de uma resistencia electrica e não me parece muito correcto omitirem o facto de ter essa ajuda a partir dos 35ºc.
os cops a partir dos 35ºc não são publicados.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: paineis solares termo dinamicos

Mensagem por DJGH »

caros amigos,

a tecnologia termodinâmica não é mais do que um sistema de bomba de calor. a chamada tecnologia “solar” termodinâmica, alegadamente desenvolvida e “inventada” por uma empresa portuguesa não é mais do que um sistema de bomba de calor, como tantos outros que por aí andam, que por ter um evaporador de enormes dimensões, semelhante a um painel solar, para colocar no exterior, usa abusivamente do termo “solar” para conseguir a vantagem comercial que este termo tem na actualidade. existem sistemas de bomba de calor bem mais interessantes porque dispensam aquele enorme evaporador (que só tem aquele aspecto para ludibriar os incautos) e apenas tem um bem mais pequeno e que não precisam de o colocar no telhado, fazendo um conjunto monobloco complementado com uma pequena conduta para o exterior. no fundo, para que precisam de estar ao sol se funcionam de noite, com chuva e vento, não é?

vejam esta notícia (http://spes.pt/pagina/index2.php?option ... f=1&id=177):


spes - alerta
25-set-2007
actualizado em 25-set-2007
a spes, associação portuguesa de energia solar, fundada em 1980, que tem como um dos seus objectivos prioritários a promoção da energia solar em portugal, assegurando a qualidade dos equipamentos e serviços entende, face ao aparecimento no mercado de notícias relativas a um determinado equipamento que abusiva e erroneamente aparece designado por colector solar ou painel solar e que não é mais do que uma simples bomba de calor, visto que o suposto painel não é mais do que um evaporador, alertar os meios de comunicação social onde se tem feito eco das notícias da empresa que promove esse equipamento, as instituições da defesa do consumidor, e as autoridades políticas e administrativas, perante a insinuação de que esse equipamento poderá ser aceite pelas instâncias públicas como colector solar (dl 80/2006).
recordando os malefícios que fez a difusão da energia solar em portugal quando da intervenção abusiva de certos
promotores e comerciantes de equipamentos solares nos anos oitenta, que vieram a justificar o atraso que portugal tem em número de metros quadrados instalados face a países como a áustria ou a grécia, a spes adverte as autoridades e os consumidores em geral, bem como as empresas e técnicos certificadores (decreto-lei 78/2006) para as graves consequências da negligência de todas as instâncias de direito nesta matéria no que toca a difusão e expansão da energia solar em portugal. a empresa em causa, a energie, de laundos, póvoa de varzim, anunciou painéis solares com vasto eco em toda a comunicação social quando, na realidade, se trata apenas de uma bomba de calor!!!
é claro que a temperatura do ar, o vento, e a chuva, tudo é comandado pelo sol. mas é evidente que o promotor se baseia na associação à energia solar,isto é, da radiação do sol para vender as suas bombas de calor.
seria urgente que as autoridades pudessem desmascarar esta situação altamente lesiva dos interesses da energia solar, tanto mais que se trata de uma falsa informação que tem estado a ser difundida a nível nacional.
a própria publicidade da empresa (http://www.energie.pt) reconhece que os painéis solares captam de noite e do vento
deixando para a incidência do sol uma situação de apenas benefício suplementar ao equipamento mas não essencial, o que, desde logo, condena o equipamento enquanto colector solar.
senão vejamos. teoricamente um colector solar deve ter um cop (coeficiente of performance) de algumas dezenas, isto é, a energia solar (radiação) captada pelo colector deve ser n vezes com n>30 (número indicativo tirado da prática corrente) a energia dita comercial (electricidade!) consumida para fazer funcionar o sistema de capataz (bomba eléctrica, por exemplo). ora, no caso destes equipamentos, o n poderá ser quando muito da ordem de 2 a 4. ensaios em tempos feitos no ineti apontavam para valores ainda inferiores. isto quer dizer que os ditos colectores energie usam no compressor e no ciclo termodinâmico até cerca de metade da energia que fornece, isto é, trata-se de uma bomba de calor com um cop de 2, o qual poderá a espaços ser de 4, quando o sol incidir nos painéis.
isto sem falar já nos colectores de termo sifão muito populares em alguns países (israel, austrália) nos quais não se gasta nenhuma energia para promover a captação.
spes.pt
http://spes.pt/

por outro lado a nova legislação que regulamenta o sector da construção civil em portugal no que diz respeito ao desempenho energético dos edifícios:
o rccte (dl 80/2006) – regulamento das características do comportamento térmico dos edifícios;
o rsece (dl 79/2006) – regulamento dos sistemas energéticos de climatização em edifícios;
o sce (dl 78/2006) – sistema nacional de certificação energética.
torna obrigatória a instalação solar e não apenas a pré-instalação em toda e qualquer nova construção e em remodelações de valor superior a 25% do imóvel, com determinadas excepções, nomeadamente quando existem obstruções permanentes com altura superior a 20º. esta obrigatoriedade corresponde à instalação de 1m² de colector por ocupante independente do tipo de colector. a obrigatoriedade de instalação de sistemas solares térmicos prevê que estes só poderão ser substituídos por outras tecnologias igualmente provenientes de fontes de energia renováveis, desde que captem uma quantidade de energias idêntica aos colectores solares. ficam, portanto, excluídas as bombas de calor, painéis termodinâmicos, ou outros sistemas equivalentes, que serão sempre considerados como sistemas de apoio aos colectores solares térmicos.

os sistemas de bomba de calor, ou termodinâmicos se preferirem (mas não lhe chamem de solar!) são sistemas interessantes, com o seu campo de aplicação como qualquer outra tecnologia, mas não utiliza energias renováveis, concretamente a solar térmica. não se fascinem com essa "tecnologia" (da banha da cobra) "à portuguesa", pesquizem que existem variadíssimos sistemas de bomba de calor semelhantes, quiçá muito mais interessantes e porventura mais económicos
DJGH


pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mar 12, 2008 4:24 pm

Re: paineis solares termo dinamicos

Mensagem por pumpdown »

a empresa conforlimpa e 45% do mercado dedicado á energia solar não acreditou no "spes"
ganhou dinheiro com isso e portugal ficou mais limpo.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”