Opinião, por favor - caldeira de gasoleo com aq. solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Opinião, por favor - caldeira de gasoleo com aq. solar

Mensagem por dmachado »

boas. a caldeira que tenho, roca, tem aquecimento de aguas sanitarias e um circuito fechado de aquecimento central. dado que a despesa no inverno é de 70% aqc e 30% aguas, tenho a ideia de integrar no circuito fechado um termoacumulador vulgar, ligado a painel solar (feito por mim ou comprado) e eventualmente com a resistencia alimentada por uma eolica (bateria 12v - inversor 1000w - resistencia 220v).

a despesa de aguas sanitarias é nesta altura de uns 40 eur/mês de gasóleo (3 banhos dia), pelo que o aqc é mesmo a prioridade.

gostaria de saber se adicionar o termoacumulador (com circulação no painel) ao circuito fechado poderá trazer problemas na circulação da água do aqc (3 pisos - radiante - uma bomba por piso).

obrigado e cumprimentos.


luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

várias perguntas:

o termoacumulador está na vertical?

os painéis podem ser postos por cima desse termoacumulador?

no termoacumulador, onde se encontra a resistência (em cima ou em baixo?)

de que material é feita a tubagem da casa?

considera-se que cada painel de 2 m x 1 dá para duas pessoas, quantos precisa?


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Mensagem por dmachado »

boas, ainda não tenho termoacumulador, ou seja, está fechado o circuito de aquecimento para 3 pisos, e a água passa e é aquecida pela caldeira, quando as bombas de circulação são activadas pelo termostato de cada sector.

tubos - pvc, n sei concretamente detalhes, vou precisar de um painel pois para piso radiante apenas são necessários 40º.

a lavandaria (anexo da casa) tem espaço para a caldeira, termoacumulador e painéis na placa com excelente exposição solar.

o termoacumulador deverá ser feito à medida com resist. 12v ou 220v, caso a queira usar com energia eólica, bateria 12v e inversor, mas o principal conceito é o seguinte:

integrar o termoacumulador no circuito de aquecimento, antes da caldeira, ou seja, quando as bombas circulam a água, vai primeiro a água já quente do termoacumulador e a caldeira só a aquece se necessário, senão, apenas a deixa passar.

assim a água que vem do circuito da casa vai para o termoacumulador, e circula nos painéis, pré-aquecendo novamente...

faz sentido?


luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

mas a própria caldeira pode servir de termoacumulador, metendo lá dentro essa própria resistência na parte superior dela(a 25% da parte superior), não necessitando de gastar mais dinheiro;

em opção, em vez de usar gasóleo, usa óleo de fritar batatas usado.

como a caldeira não se pode elevar; compra os painéis solares e uma ou duas bombas de circulação ligadas a um termostato dentro da caldeira, para quando a água estiver mais fria, que fará subir a água aos colectores solares;

eu perguntei qual o material das tubagens pelo seguinte:

os paineis solares são feitos em cobre e se por acaso a tubagem da casa fosse em galvanizado, fazia o efeito de bateria e a tubagem gastar-se-ia e entupiria os canos.

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Mensagem por crazyscientist »

no meu caso instalei dois paineis e um termoacumulador de 200 litros com dupla serpentina, uma delas ligada à caldeira a gasóleo e outra aos paineis solares. cada circuito com bomba de circulação própria controladas respectivamente pela caldeira e pelo termostato electrónico dos paineis solares. uma das coisas que pude também incluir, visto ter planeado tudo durante a construção da casa, foi um sistema de retorno da água quente, assim quando abro as torneiras sai logo água quente.
no teu caso se te servires da caldeira como acumulador podes ficar rapidamente sem água quente tanto para o aquecimento como para a parte sanitária. se colocares um acumulador separado para água sanitárias com dupla serpentina tens o benefício de não prejudicar o aquecimento quando gastares muita água sanitária e o mesmo ao contrário. só tens de estudar bem a instalação para colocares válvulas de sentido único nos tubos correctos para não teres circulação por termosifão entre os paineis e o acumulador. além disso se o teu acumulador tiver um termostato incluido podes desviar a circulação dos paineis, através de uma electroválvula, para o aquecimento quando a água do acumulador estiver à temperatura desejada e os paineis com tº superior.


Claudina
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo ago 12, 2007 8:42 pm

Mensagem por Claudina »

olá

na minha opinião eu acho que deves esquecer a energia eólica, pões um depósito com serpentina dupla ligando uma serpentina em circuito fechado com os colectores, outra em circuito fechado com as tubagens da caldeira que proporcionam o aquecimento central e a saida de água quente do deposito ligada à entrada de água da rede da caldeira para as águas quentes sanitárias (aqs). claro que deves ter uma bomba circuladora para o circuito dos colectores e um controlo diferencial (é a parte electrónica que comanda o sistema também conhecida por central de controlo, centralina, etc). nunca esquecer que a serpentina mais baixa é que é a do solar!

o ideal seria ter 2 depositos: um para o aquecimento central e outro para aqs, em que com uma válvula de 3 vias e uma central de controlo apropriada se comutaria a água quente dos colectores de um depósito para o outro dando sempre prioridade ao da aqs.

quanto à quantidade de colectores de uma forma simples depende da área a aquecer e da quantidade de aqs. 2 colectores parecem-me pouco e o depósito penso de deveria ser no mínimo de 300 litros (máximo de 500).

o que acham?


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Entretanto chamei uns profissionais...

Mensagem por dmachado »

ora bem... nem imaginam!

ah e tal 270 m2 de moradia, 3 pisos - sistemas de 8 a 12 painéis, 12.000 a 16.000 euros!

ora se eu gasto 1500 euros de gasóleo por ano, e poupar uns 1000 com energia solar, rentabiliza-se isto em 12-16 anos?

um sistema com 4 painéis e 500 litros de acumulador não consegue atingir uns bons 50º-60º? isso arranja-se por 3-4.000 euros (lá fora...).

eu só preciso de 40º no circuito do piso radiante...

ou seja, estão, na minha opinião a sobredimensionar o sistema... maior o preço maior a margem!

agradeço comentários. obrigado.

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Re: Entretanto chamei uns profissionais...

Mensagem por Curioso »

dmachado Escreveu:ora bem... nem imaginam!

ah e tal 270 m2 de moradia, 3 pisos - sistemas de 8 a 12 painéis, 12.000 a 16.000 euros!

ora se eu gasto 1500 euros de gasóleo por ano, e poupar uns 1000 com energia solar, rentabiliza-se isto em 12-16 anos?

um sistema com 4 painéis e 500 litros de acumulador não consegue atingir uns bons 50º-60º? isso arranja-se por 3-4.000 euros (lá fora...).

eu só preciso de 40º no circuito do piso radiante...

ou seja, estão, na minha opinião a sobredimensionar o sistema... maior o preço maior a margem!

agradeço comentários. obrigado.
caro machado,

vou tentar ser o mais objectivo possivel pois quando começo a ver tanta asneira junta perco todo a pica de ler seija o que for.

já pensou em não gastar mais do que já gasta???

já pensou em trabalhar no pavimento radiante com menores temperaturas?? 35ºc n necessita de mais se tudo tiver bem feito.

gostava de saber como consegue provar que 70% do consumo representa aqc e 30% aqs.

existem n soluções desde que se investigue bem caso a caso, e o seu caso acho que n está bem analisado, e o que o ser humano faz de melhor é errar, pense bem antes de errar.

cumprimentos
sou um mero curioso
Be Smart Be You!!!


Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

a minha resposta a isto é "ipsis verbis" o que coloquei num outro post aqui no fórum, e que passo a transcrever...

se gastam tanto dinheiro por ano em aquecimetno é porque necessitam... se necessitam de aquecimento é porque a casa não tem características que permitam manter a temperatura dentro de casa a niveis confortáveis.
mais uma vez tenta-se tratar dos sintomas e não das causas.

porque não investir num revestimento térmico e acústico melhor para a habitação?

já sei... "a casa está construída, não há nada a fazer".

esse é o erro... há revestimentos que se colocam pelo exterior e desde que bem aplicados, garntem por si só uma redução do consumo de gasóleo para aquecimento bem superior a 50%... isto para já não falar na redução do consumo energético no verão, para arrefecimento, visto a casa não aquecer tanto. note-se que nem estou a falar do tipo de caixilharia que está empregue na casa, no tipo de vidro ou das persianas que estão a ser utilizados.

porquê continuar a atenuar sintomas, quando se pode tratar das causas?
acrescento uma outra solução. paredes de tromb.
o provlema não é o custo com aquecimento. o problema é a deficiente construção!


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Mensagem por dmachado »

o exemplo que dei de custo não é o meu real mas ilustrativo do "payback" de 12-16 anos com as propostas que recebi.

não estamos a falar de um t2, mas de uma casita grandinha, no norte de portugal e à beira-mar, em zona bastante desabrigada... temperaturas interiores de 21º em janeiro, não é temperatura de sobrevivência como alguns que conheço...

a casa tem um excelente isolamento térmico, mais ainda dado que tem janelas do tecto ao chão nas frentes norte e sul, não devendo gastar mais do que 1200-1300 euros por ano, incluindo águas sanitárias. como sei quanto gasto por mês com águas sanitárias? quando tenho o aquecimento desligado, é fácil saber... quanto gasto em aquecimento? é a diferença em termos de litros gasóleo por mês para os meses de inverno...

independentemente da casa e do custo do gasóleo, o que eu pretendia exprimir é o seguinte: podendo estar enganado/iludido com o potencial da energia solar para apoiar o aquecimento central, o retorno dos sistemas sobredimensionados (posso estar enganado) e sobrevalorizados face ao que vemos lá fora é muito baixo...

pegando no que disse o amigo curioso, e voltando ao que afirmei antes, um sistema de 4 painéis e acumulador de 500 litros não consegue atingir e manter temperaturas de 35º no inverno? o contributo térmico para o aqcentral não seria expressivo? a ideia é integrar isso no circuito do aquecimento... e não me sai por 12.000 euros nem nada que se pareça.

obviamente, pensar e pedir a opinião antes de "errar" é o que ando a fazer, senão já tinha montado tudo.

cumprimentos.


Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

pelo que dizes, a casa até pode estar com bom isolamento térmico, mas tá com uma distribuição interna pobre. a norte queres o mínimo de janelas possível para reduzir as perdas térmicas. divisões como cozinhas, dispensas ou wc são as divisões indicadas para colocar na fachada norte. não requerem muita luz ou então são quentes por natureza, o que compensa o facto da fachada norte ser a fachada mais fria. as janelas de alto a baixo, voltadas a norte, são um dos problemas da tua habitação. e isto é igual, quer seja um t0, t5 ou v50. as leis da física não se alteram por se ser pobre e viver num apartamento

como já foi referido, reduzir a temperatura do soalho radiante para 35º reduz o consumo energético sem comprometer o conforto térmico. o gradiente térmico é menor e se tiveres em conta que a velocidade com que perdes calor de um espaço é proporcional ao quadrado do gradiente térmico, já vês que uma pequena redução de temperatura pode ter um impacto bastante grande nos gastos energéticos.

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Mensagem por Curioso »

caro machado,

só estou aqui para o ajudar.

o solar pode atinguir por vezes essa temperatura quando existir bastante sol e a temperatura do interior da havitação não for tão grande em relação á temperatura exterior isso faz com que reduzas cerca de 20% isso n é nada praticamente.

em relação ao consumo quando referiu que 70% era aqc e 30% era aqs as contas referidas estão erradas, por uma razão a temperatura da agua da rede no inverno está inferior que no verão por vezes essa diferença é cerca de 10ºc o que representa bastante, outro situação é que no inverno tb pedimos mais temperatura que no verão, por esse motivo que afirmei os calculos estarem errados, se pensar que no inverno a temperatura da agua esta a menos que 10ºc e utiliza mais 5ºc de temperatura na agua porque exige mais já sao 15ºc por cada 100l de banhos tomados representa um consumo superior na ordem +/- 1,75kw de potência a mais dispendida em relação ao verão, dá que pensar...

um boa bomba de calor, a fazer tudo e um mero sistema de termosifão para aqs é um espetaculo, e manda lixar a mafia que à em torno do petroleo.

eu em minha casa estou a pensar fazer um extremo isso porque a minha profissão quase que exige vou ter bc geotérmica e solar isto porque penso colocar um tanque pequeno no esterior e aquecer a agua com todo o excesso que possam produzir mas tb compro tudo a preços xpto não posso aconselhar a um cliente pois n iria ter retorno do investimento feito ou quando tinha a vida util ja era.

cumprimentos
curisoso
Be Smart Be You!!!


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Mensagem por dmachado »

junglas e curioso, já estamos a chegar a qualquer lado...

obrigado pelas vossas informações, vou de facto testar a redução de temperatura no circuito do piso radiante, assim que ligar o aquecimento.

entretanto, a casa está bem concebida, não sendo questão de ricos ou pobres, mas uma questão de áreas e exposição ao clima que eu pretendia expôr, face ao t2 que era a minha habitação anterior, muito bem isolado, e apenas com uma "frente".

pegando no que o curioso disse, a temperatura base da água que entra no circuito é de extrema importância, e era aí que eu queria chegar: a caldeira recebe água pré-aquecida até 60º - confirmei com a roca - pelo que o que o sistema solar der, é sempre um contributo, mesmo que seja água a 25º só tem de aquecer até 35º (sugestão do junglas), em vez de 10º para 35º, por exemplo.

agora - serão precisos 8 painéis e um tanque combinado de 1000 litros? 12.000 euros? e no verão, rebenta o sector de aquecimento (casa de rico - mas sem piscina )....

estou a ver que cá, qualquer sistema custa o dobro do que custam na alemanha, e quem os instala não percebe daquilo tanto como quer fazer entender, em alguns casos, pelo que vou ter de comprar fora, muito provavelmente. e se calhar sistemas independentes para aqs e ac...

cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Mensagem por Curioso »

dmachado Escreveu:junglas e curioso, já estamos a chegar a qualquer lado...

obrigado pelas vossas informações, vou de facto testar a redução de temperatura no circuito do piso radiante, assim que ligar o aquecimento.

entretanto, a casa está bem concebida, não sendo questão de ricos ou pobres, mas uma questão de áreas e exposição ao clima que eu pretendia expôr, face ao t2 que era a minha habitação anterior, muito bem isolado, e apenas com uma "frente".

pegando no que o curioso disse, a temperatura base da água que entra no circuito é de extrema importância, e era aí que eu queria chegar: a caldeira recebe água pré-aquecida até 60º - confirmei com a roca - pelo que o que o sistema solar der, é sempre um contributo, mesmo que seja água a 25º só tem de aquecer até 35º (sugestão do junglas), em vez de 10º para 35º, por exemplo.

agora - serão precisos 8 painéis e um tanque combinado de 1000 litros? 12.000 euros? e no verão, rebenta o sector de aquecimento (casa de rico - mas sem piscina )....

estou a ver que cá, qualquer sistema custa o dobro do que custam na alemanha, e quem os instala não percebe daquilo tanto como quer fazer entender, em alguns casos, pelo que vou ter de comprar fora, muito provavelmente. e se calhar sistemas independentes para aqs e ac...

cumprimentos.
e que tal resolver com uma bomaba de calor com uma boa bomba de calor vai reduzer cerca de 75% do que consome actualmente garantidamente, e sem problemas de temperaturas de saturação dos colectores no verão ect ect...

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Bomba de calor...

Mensagem por dmachado »

meu caro, de qto estaremos a falar: kw necessários e € necessários?

a ideia que tenho é de que isso sai carote... tipo 6.000 € as mais básicas e depois sempre a subir...

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Mensagem por Curioso »

boas,

precisa de cerca de 15kw de potência.

pois se quer barato e bom não conheço, posso lhe dizer que estou a pensar gastar cerca de 15000€ (so fonte de calor toda montada, sem aquecimento) para a minha e mais pequena que essa agora tudo depende do valor que dá as coisas, eu vou dar prioridade ao conforto, consumo, durabilidade do equipamento e instalação, e ambiente, acabamentos de certo modo fica mais para 2º plano ika vai me fazer maravilhas e eu a dar ao "caneto" a montar material .

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

boas tardes.
não sei porquê tanto "barulho" por causa do solar. possuo uma moradia terrea só de rés-do-chão, com 600m2 de area coberta habitável aproximada. possuo 22 radiadores e 2 ventiloconvectores. uso uma caldeira ferroli a gasoleo, com acumulador interno com 44kw de potencia nominal.
de 4 abril de 2007 (q foi qd desliguei o aquecimento central), desde então a caldeira gastou 82l de combustivel até dia 4 de setembro. pelas minhas contas e a 0.67€ o litro dá 55€ ou seja menos de 12€/mês para aquecimento de águas de banhos nos meses de verão (q é qd o sistema solar mais vantagens traz e também a altura em q posso comparar dado q de novembro a abril tenho o aquecimento central também ligado e não posso tirar dados reais e concretos sobre quanto custa aquecer só a água dos banhos nesses meses) contas feitas por cima e por alto. somos 3 pessoas cá em casa e tem 5 casas de banho.se a água do deposito acabar a caldeira em 10min aquece os 100l de agua até aos 60 graus.podendo também debitar agua quente a 1 qualquer casa de banho em tempo "real". um dia a caldeira poderá funcionar a biodiesel pelo menos com misturas de 70%.
compensará montar energias alternativas em termos de preço/retorno de investimento? para já penso que não.
no entanto a eficiencia que falo vem à custa de alguns pormenores de considero de extrema importancia e que aconselho a ter em conta ao montar o sistema de aquecimento.

a casa das maquinas está numa zona exterior da casa mas contigua à mesma para diminuir a distancia da tubagem, o diametro das tubagens foi calculado de molde a existir o minimo de agua a aquecer dentro dos tubos de recirculação de águas sanitárias, mas com caudal suficiente para ser confortável e com boa resposta, a tubagem está toda devidamente isolada, o sistema de aguas sanitárias tem 1 bomba de recirculação de água quente a cada torneira com temporizador para as alturas dos banhos (manhã e fim de tarde) para que mal abra a torneira saia logo água quente (tb é ecológico poupar água...sem falar q é confortável). a zona da casa das maquinas é soalheira (virada a sul e apanha sol o dia todo o q de verão reduz de sobremaneira o trabalho da caldeira para manter a agua quente no deposito, e a casa das maquinas é toda forrada a cortiça de 4cm por dentro para manter a temperatura o + alta possivel o q dá bastante economia quer a nivel de redução de perdas de inverno, quer mesmo de verão a reduzir ao máximo o trabalho da caldeira para as águas sanitárias...é 1 forno lá dentro...sem falar q absorve eventuais vibrações ou barulhos...

se cumprirem certas regras e muitas outras que o instalador se perceber de facto do assunto vos dirá, o sistema de gasoleo pode ser muito económico! pelo menos no meu caso estou satisfeitíssimo, não podia ser melhor e com um nível de conforto de utilização que deixa os sistemas solares do mesmo preço a anos de luz (solar)!...

cumps e espero ter ajudado
Última edição por toze_feup em quarta out 24, 2007 11:25 pm, editado 4 vezes no total.


Autor do tópico
dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Mais uma ideia

Mensagem por dmachado »

concordo plenamente com o que disse, os isolamentos são de grande importância, e é uma área que irei verificar antes de começar a época do aquecimento.

uma novidade para mim, que não o será para muitos:

pelo que finalmente percebi, pesquisando na net, a poupança em energia é exactamente igual (em condições ideais, na realidade será provavelmente um pouco inferior) à redução do diferencial de temperatura que conseguimos, ou seja:

10º na rede para 40º no sistema - gasto de 100
10º na rede, pré-aquecidos a 25º, para 40º no sistema – gasto de 50

o segundo caso reduz o diferencial (40-10=30) para metade (40-25=15), o que implica poupança de 50% (em condições ideais) nos gastos energéticos...

ora isto quer dizer que um qualquer sistema, que consiga elevar a temperatura da rede para uns míseros 25º (e será provavelmente assim no pico do inverno com mau tempo, ou se calhar nem isso) já permite poupanças interessantes de consumos.

aliás, se ficar pelos 15º já são 16,66% (teoricamente), pelo que estou a pensar em começar com um sistema mais pequeno (obviamente expansível) em vez de me atirar para os 12.000 euros com uma porrada de painéis e depois vir para a rua vender água a ferver...

grato pelos comentários.

Avatar do Utilizador

Curioso
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: quarta jun 20, 2007 9:29 pm
Localização: a 50cm do monitor em Casal do Marco

Mensagem por Curioso »

toze_feup Escreveu:boas tardes.
não sei porquê tanto "barulho" por causa do solar. possuo uma moradia terrea só de rés-do-chão, com 600m2 de area coberta habitável aproximada. possuo 22 radiadores e 2 ventiloconvectores. uso uma caldeira ferroli a gasoleo, com acumulador interno com 44kw de potencia nominal.
de 4 abril de 2007 (q foi qd desliguei o aquecimento central), desde então a caldeira gastou 82l de combustivel até dia 4 de setembro. pelas minhas contas e a 0.67€ o litro dá 55€ ou seja menos de 12€/mês para aquecimento de águas de banhos nos meses de verão (q é qd o sistema solar mais vantagens traz e também a altura em q posso comparar dado q de novembro a abril tenho o aquecimento central também ligado e não posso tirar dados reais e concretos sobre quanto custa aquecer só a água dos banhos nesses meses) contas feitas por cima e por alto. somos 6 pessoas cá em casa e tem 5 casas de banho.se a água do deposito acabar a caldeira em 10min aquece os 100l de agua até aos 60 graus.podendo também debitar agua quente a 1 qualquer casa de banho em tempo "real". um dia a caldeira poderá funcionar a biodiesel pelo menos com misturas de 70%.
compensará montar energias alternativas em termos de preço/retorno de investimento? para já penso que não.
no entanto a eficiencia que falo vem à custa de alguns pormenores de considero de extrema importancia e que aconselho a ter em conta ao montar o sistema de aquecimento.

a casa das maquinas está numa zona exterior da casa mas contigua à mesma para diminuir a distancia da tubagem, o diametro das tubagens foi calculado de molde a existir o minimo de agua a aquecer dentro dos tubos de recirculação de águas sanitárias, mas com caudal suficiente para ser confortável e com boa resposta, a tubagem está toda devidamente isolada, o sistema de aguas sanitárias tem 1 bomba de recirculação de água quente a cada torneira com temporizador para as alturas dos banhos (manhã e fim de tarde) para que mal abra a torneira saia logo água quente (tb é ecológico poupar água...sem falar q é confortável). a zona da casa das maquinas é soalheira (virada a sul e apanha sol o dia todo o q de verão reduz de sobremaneira o trabalho da caldeira para manter a agua quente no deposito, e a casa das maquinas é toda forrada a cortiça de 4cm por dentro para manter a temperatura o + alta possivel o q dá bastante economia quer a nivel de redução de perdas de inverno, quer mesmo de verão a reduzir ao máximo o trabalho da caldeira para as águas sanitárias...é 1 forno lá dentro...sem falar q absorve eventuais vibrações ou barulhos...

se cumprirem certas regras e muitas outras que o instalador se perceber de facto do assunto vos dirá, o sistema de gasoleo pode ser muito económico! pelo menos no meu caso estou satisfeitíssimo, não podia ser melhor e com um nível de conforto de utilização que deixa os sistemas solares do mesmo preço a anos de luz (solar)!...

cumps e espero ter ajudado
defacto é complicado nós conseguirmos ter outra comparação se só conhecemos a que temos.

as caldeiras a gasoleo como no geral têm eficiências na ordem dos 75% não posso considerar um bom produto ainda para mais sendo a que actualmente mais produz co2.

a solução que referi constuma andar nos 400% até o proprio regulamento assim o diz "eficiência 4 em aquecimento"

espero tambem que no nosso país que fassam como fazem já nos paises mais desemvolvido á muito tempo pagar as taxas de emissão de co2 e a obrigação de manutêncões periodicas masd pelos visto isso só vai acontecer para 2010 quando todas as casas tiveres a certificação energética se acontecer. veremos

cumprimentos
curioso
Be Smart Be You!!!


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

seria possivel o senhor curioso apresentar soluções concretas com custo/beneficio melhores.se possível com dados reais e não com "estudos" teóricos. é q o exemplo q eu dei é concreto e é real feito numa habitação que já teve cilindro eléctrico e 2 esquentadores a gás. foi-me dito que para ter 1 solução solar iria gastar o mesmo que para instalar a caldeira e só ficaria com aquecimento de águas sanitárias enquanto que pelo mesmo preço tenho aquecimento central nos meses de inverno também...
se me puder apresentar as contas dessa economia que fala, agradecia...
quando estou a falar em custo de benefício é abatimento do investimento em tempo útil e com igual conforto para o utente antes que o equipamento se torne obsoleto, porque por exemplo no meu caso a gastar assim, e tendo em conta que os meses em que tiraria mais partido do solar seriam os meses de verão em que gasto 55€ em média para aquecer água, ao fim de 10 anos gastaria 550€ e ao fim de 20 anos (q será o tempo máximo de vida de um sistema solar previsto, mas q todos sabemos q dificilmente durará esse tempo) 1100€, para abater o preço de um sistema solar que custa para o meu caso e lembro que são 3 pessoas, pelo menos 2mil euros...e quando digo pelo menos é mesmo por baixo, porque qq pessoa deste forum sabe que é muito mais em termos concretos e reais...seria 1m2 por pessoa o q equivale a 6m2 +/- e um deposito de 300l, etc etc etc
se é da bomba de calor que me fala, só para ter noção grande parte da energia eléctrica que chega ás nossas casas ainda é proveniente de fontes de queima de combustiveis fosseis, ou seja das termoelectricas, sejam elas de carvão, nafta, petroleo ou gás natural ou seja é tudo menos energia limpa. quanto a eficiências acima dos 100%, aprendi há mts anos na escola uma lei que até agora ng ainda conseguiu contornar que é a lei de lavoisier, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma...agr se andamos a dar numa de milagreiros ou se é publicidade enganosa cabe a quem tem pronunciar-se sobre quanto custa aquecer águas sanitárias com esse sistema nos meses de verão...se for assim tão bom não faltam pessoas neste forum a dizer q não gastam nada ou que gastam quantidades minimas, gostava de saber de alguém que use a bomba de calor expor aqui o caso como eu fiz, testando quanto gastam de electricidade para aquecer águas sanitárias nos meses de verão que serão quando n usam o aquecimento central...
já agora um pensamento, se a bomba de calor usa o mesmo principio do frigorifico como tanta gente fala, porque é q o meu frigorifico gasta tanta energia eléctrica para arrefecer nem 2 metros cúbicos de ar?! quando a divisão mais pequena da minha casa tem 50 metros cubicos para aquecer? será que devo trocar de frigorífico?!
se o principio da bomba de calor é transferir calor ou frio de 1 lado para o outro, e gastar "só" a energia de o bombear de 1 lado para o outro de onde vem esse calor no inverno? de fora de casa? e o frio pra arrefecer no verão? vem de onde? de fora de casa também? de alguma divisão que não conheço da casa? expliquem-me sff porque estou curioso a sério q estou...

bem fico à espera de soluções nas condições acima descritas, pois caso estas sejam viáveis concerteza que gostarei de as estudar para possível montagem e maior economia na minha habitação...

cumps!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”