ligação termo-sifão

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
NINJAportuga
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda set 17, 2007 11:43 pm
Localização: Guimarães

ligação termo-sifão

Mensagem por NINJAportuga »

boas , malta.
vou colocar a seguinte questão.
numa habitação já construida, vai ser instalado um sistema de aqs por termósifão 350lt para abastecer de água quente 5 utilizadores. três tomam banho á noite e os outros dois de manhá.
eu pessoalmente não acho que o sistema alternativo de aquecimento por resistência eléctrica sija o ideal. já q após os três banhos claro que a resistência entra em acção e então demanhá teremos a água no ponto. defendo que a melhor solução e mais económica é arranjar forma de aproveitar o esquentador existente como apoio. a duvida é como é que se faz este tipo de instalação, de forma a q só passe no esquentador a agua que está abaixo de uma temperatura definida?
cumprimentos,


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

não sou profissionalmente entendido na matéria, mas tenho alguma experiência nestes sistemas pois gosto de conhecer e aprender para poder tomar as melhores decisões possíveis.
mas também estive no seu lugar há alguns anos atrás quando montei aquecimento central em casa.
a pessoa que me montou o aquecimento central e das águas sanitárias, na altura falou-me que existiam uns esquentadores a gás chamados, esquentadores solares, que são para utilizar em conjunto exactamente com os paineis solares que terão um qq tipo de bypass e circuito de controlo que caso a água já esteja suficientemente quente vai directa ás torneiras e só se liga e gasta gás caso a água lá chegue abaixo dessa temperatura (normalmente 55 graus). não dará para manter o esquentador que tem (penso eu - a não ser que arranje forma de fazer o bypass antes da água chegar ao esquentador, mas deve precisar de 1 circuito de controlo e uma electrovalvula que se calhar sai ao preço de comprar o tal esquentador solar, e ficará sempre com um sistema "inventado" o que poderá trazer alguns problemas, enquanto que uma solução comprovada traz mt mais garantias de bom desempenho) mas poderá manter toda a instalação que já possui, bastando para tal fazer chegar a água dos paineis ao sitio onde tem neste momento o esquentador e daí distribuir para toda a casa.
concordo consigo que o sistema electrico de backup é 1 sorvedouro de dinheiro de inverno e mesmo de verão em alguns casos acaba por ser utilizado o que torna o abatimento do investimento no sistema solar em tempo util muito dificil.
para além disso a electricidade proveniente da rede, é quase toda de fontes fosseis ou nucleares, apenas 5% do total é proveniente de fontes eólicas/solares/hidroelectricas o resto é tudo de queima de carvão, nafta, petróleo, gás natural ou afins ou então comprada lá fora em frança, espanha e alemanha e mt provavelmente proveniente do excedente de centrais nucleares...


espero ter ajudado.

cumps


Autor do tópico
NINJAportuga
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda set 17, 2007 11:43 pm
Localização: Guimarães

aquecimento de apoio.

Mensagem por NINJAportuga »

ok,
já ouvi falar nesses esquentadores solares, são esquentadores com chama medulante. funciona da seguinte forma, lê a temperatura de entrada e só da chama suficiente para a agua sair á temperatura defenida. acrescenta só o necessário.
mas deve haver forma de através de válvulas termostáticas de três vias aproveitar o esquentador existente.
obrigado pela atenção,
cumprimentos.


brunoribeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo set 16, 2007 8:52 pm
Localização: Agualva

Sistema solar termo sifão

Mensagem por brunoribeiro »

boa noite,

em relação ao painel solar termo sifão o que pode fazer é na saída da água quente do painel colocar uma valvula termoestáctica.
ela funciona da seguinte forma liga há saída da agua quente e há entrada de água fria e voçé vai estabelecer uma temperatura que acha que é adquada para essas pessoas tomarem banho. a valvula vai aproveitar a água fria e faz a regulação da temperatura e só manda para casa a agua a temperatura regulada. faz com que se gaste muito menos água quente do painel. na regulação da valvula convem não esquecer a distância desde o painel até as torneiras e tb se o isolamento dos tubos é o ideal.
se costumam tomar banho por voltas dos 35ºc é melhor regular a valvula para uns 50ºc mas só com o tempo é que vai vendo

cumprimentos
bruno ribeiro


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

acho que o sr brunoribeiro não percebeu a questão.
o esquentador solar seria para quando o painel solar não debitasse água suficientemente quente ou seja para elevar a temperatura até aos graus de conforto para um banho quente e não para regular a temperatura para baixo conforme está a dizer pelo uso da misturadora.

cumps


Autor do tópico
NINJAportuga
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda set 17, 2007 11:43 pm
Localização: Guimarães

ligação ao esquentador existente.

Mensagem por NINJAportuga »

ok,
eu percebi e sei como funciona a válvula termostática, mas a minha duvida continua a ser de aproveitar o esquentador existente como apoio ao sistema solar para quando a água do sistema está abaixo da temperatura desejada e entra em funcionamento o esquentador.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

pensando melhor e depois de me ter feito a descrição do sistema de funcionamento do esquentador solar penso que para ficar uma coisa bem feita, só mesmo usando um sistema testado.
porque repare neste exemplo hipotético, a água está a 53 graus, e a temperatura do bypass de controlo era de 55 por exemplo. nesse caso o circuito "inventado" deixaria a água passar para o esquentador e este aqueceria a full power, pondo a água quente demais, desperdiçando energia e gás.
nos esquentadores solares, segundo fala, existe uma calibração e um conhecimento do funcionamento tipico do sistema, de tal forma programado na electronica que permite usar só a chama necessária para por a água á temperatura previamente estabelecida. isto é o q percebi pelo que me fala de modulação da chama do esquentador solar.

cumps


Autor do tópico
NINJAportuga
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda set 17, 2007 11:43 pm
Localização: Guimarães

outra dica

Mensagem por NINJAportuga »

um engenheiro disse-me o seguinte:
para utilizar o esquentador existente normal, usava-se uma misturadora termostática em que na saida da áqua de mistura da válvula, ligava-se o tubo da água quente do termosifão, nas outras saidas uma ia para consumo e a outra ia para o esquentador???
fiquei a pensar na solução mas ainda não consegui perceber como isto funciona.
alguem presente enten de o exposto??


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

nunca vi nenhuma misturadora termoestatica a não ser a das banheiras cá de casa que penso concerteza não serem a mesma coisa que está a falar.
se o principio de funcionamento for o mesmo da misturadora da torneira, não vejo em que é q a misturadora o possa ajudar nesse caso em q pretende subir a temperatura da água usando o esquentador...caso contrário a ideia fosse descer a temperatura q sai do deposito do solar, aí sim faria sentido.para além disso a saída da misturadora é mesmo saída enquanto q a água quente e a água fria são entradas que misturadas dão a saída, assim já se consegue entender melhor o sistema. será melhor reformular e explicar melhor o q é entrada e o q é saída, pois numa misturadora 3 saídas sem nada a entrar é q n dá pra perceber


cumps


Autor do tópico
NINJAportuga
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda set 17, 2007 11:43 pm
Localização: Guimarães

Continuação aproveitar o esquentador existente.

Mensagem por NINJAportuga »

sim é uma valvula misturador de três vias. normal é de um lado liga-se agua fria no outro liga-se agua quente do termósifão na treceira saída sai a agua á temperatura escolhida,ok. com explico em cima o eng. disse que se ligava o tubo da agua quente do termósifão á valvula termóstática ao tubo de saída (treceira saída agua de mistura).
mas vou tentar que ele me explica melhor.
depois informo o pessoal, ok.


Autor do tópico
NINJAportuga
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda set 17, 2007 11:43 pm
Localização: Guimarães

Ligação do termosifão ao esquentador existente.

Mensagem por NINJAportuga »

já descobri o aparelho para aproveitar o esquentador existente como apoio ao sistema solar. que funciona da seguinte forma: a agua que vem do termósifão entra, se entrar com temperatura a mais é lhe misturado agua fria e sái, se vier com temperatura a menos é enviada ao esquentador para a aquecer depois entra novamente, como vem com temperatura elevada é lhe misturada agua fria para sair á temperatura de conforto +-45º. ok.
está resolvida a minha questão.
obrigado pela colaboração pessoal.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

bem me parecia q tinha q existir um circuito de controlo de temperatura e uma electrovalvula q encaminhava a água para o sitio certo conforme a sua temperatura, já o tinha dito em cima. não estava a ver a misturadora a ter esse efeito...mas como existem mts engs de obras feitas nc se sabe:)
quanto a utilizar o esquentador normal não resolve o qt a mim principal calcanhar de aquiles do sistema. que é o facto de por exemplo se a água estiver a 43 graus, o sistema deixa-a passar e ser aquecida pelo esquentador sempre com a mesma intensidade de chama e não existindo qualquer controlo sobre o dispêndio de energia do esquentador. muitas vezes irá ter água quente de mais a chegar ao circuito de controlo e daí ser necessária a mistura com água fria, no entanto queimou gás e desperdiçou energia q não vai utilizar.
de qq forma é viável e poupam-se uns trocos, mas não tão perfeita. quem gasta tanto € num sistema solar, concerteza não serão os "trocos" do esquentador solar que farão a diferença e aí sim concerteza poupará na conta do gás.ainda pra mais o sistema de controlo que necessita para usar o esquentador que já tem terá um custo acrescido com a complexidade da tubagem q vai e volta com electrovalvulas e misturadoras termoestaticas, que não sei se justificará o remedeio de não mudar esquentador. é uma questão de ver quanto custa cada sistema que eu n faço ideia, e ver se o que poupa a manter o esquentador actual e a diferença entre o custo do sistema de controlo que precisa para manter o esquentador actual e um esquentador solar que já faz tudo.na minha terra costuma-se dizer q quem remedeia passa mal...é ditado antigo...
abra a pestanola

cumps!

ps: se formos a ver isto numa perspectiva ecológica de poupança de energia o esquentador solar compensa sempre pois gastará menos energia e dependerá menos dos outros...mas como vê tem tudo q ser pesado e ponderado, pq um sistema mt caro e mt ecológico poderá inverter os pratos da balança de uma pessoa q saiba fazer contas e seja racional nas decisões apesar de querer ser ecológica...numa analogia, não custa fazer um carro mt mt caro ser ecológico em termos de gastos de energia e passar ao lado das fontes de energia fosseis(os carros a celulas de combustivel existem estão a ser testados mas o custo de produção de um ultrapassa o de o melhor super desportivo radical do momento), custa é com 1 orçamento racional e contido fazer o carro o mais eficiente e ecológico possivel...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”