Aquecimento central: Solar vs Termodinamico vs Electrico...

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Mensagem por Afonso »

consumo electrico gás gasoleo
nº horas/dia ener12 gas gasoleo
jan 12 95,01 € 445,95 € 316,89 €
fev 11 80,39 € 408,79 € 290,48 €
mar 10 73,08 € 371,63 € 264,07 €
maio -
junho
julho
agosto
setemb.
outub. 10 73,08 € 371,63 € 264,07 €
novemb. 11 73,69 € 408,79 € 290,48 €
dezemb. 12 87,70 € 445,95 € 316,89 €
total 482,96 € 2.452,74 € 1 .742,89 €


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

opa cada caso é 1 caso, mas sem querer entrar em polémicas repara nisto grosso modo:

custo de 1 caldeira a gasoleo anda à volta dos 2mil€ para 44kw (preço actual de uma caldeira igual à minha com acumulador integrado de 100l a minha já vai fazer 10 anos!) sem radiadores e instalação
custo de um sistema ener12 à volta dos 12mil pra cima segundo o user nmsr sem radiadores e instalação.
ficas com 10mil€ para abater em diferença gasoleo-electricidade.
se o gasoleo gasta os tais 150€/mês e o ener12 80€ para fazer a mesma coisa abates 70€/mês, pelas minhas contas dava ao fim de um ano e acho q n estou errado 840€ pressupondo q usarias o aquecimento 12 meses...mesmo a pressupor q usarias o aquecimento durante os 12 meses precisavas de 10 anos para chegar aos 8400€ de poupança.
repara q estamos a falar em 20 anos para caso consideres os 6 meses de utilização (q como bem disseste nunca são bem 6 meses são menos)...
mesmo q o gasoleo suba para o dobro e utilizasses durante 6 meses abaterias em 10 anos, mas lembra-te q subindo o preço do combustivel a electricidade dada a dependencia q tem deste não fica com o preço constante também...
repara q estavamos a falar em quase 10 anos de abatimento na mesma no caso de pressupores o uso de 6 meses só no ano e a caldeira a gastar 300€/mês +/- como previste nas tuas contas... sem contar q muito provavelmente as contas pressupõem a caldeira a gasoleo a aquecer radiadores (a caldeira tb poderá aquecer piso radiante obviamente) e não piso radiante e o ener12 só aquece decentemente piso radiante não vamos por bombas de calor a aquecer água de radiadores senão os 80€ passam para 200€ concerteza pois é quase o dobro da temperatura....

eu sinceramente para aquecimento uso o "pior cenario" segundo dizem (são radiadores) e tenho a caldeira ligada das 7 da manhã até à meia noite, desliga-se apenas da meia noite ás 7 nessa altura só se ligando se a temp dentro de casa durante a noite descer dos 17.5º para de manhã o gradiente n ser mt elevado(claro q a caldeira acaba por só trabalhar 2-3h durante o dia todo pq é só periodos de 10-15min para subir a temperatura espalhados durante o dia e não sempre em continuo). e dificilmente tenho custos de 150€/mês durante esses 6 meses porque nunca passei dos 700€ de aquecimento/ano, este ano se calhar passará porque o gasoleo subiu, de qq forma está activo sempre durante o horário q falei pois possuo um parente de 89 anos a viver na minha casa, concerteza q se ligasse para 21º das 18 á meia noite o consumo seria mt mt menor pois durante o resto dia manteria só os 17.5º...

para ajudar à festa eu não faço mas sei de pessoas com caldeiras q fazem o seguinte: se o cenário estiver mt negro no preço do gasoleo de aquecimento sem qq alteração à caldeira e a custo zero passam a gastar misturas de 30% oleo usado de restaurante 70% de gasoleo como sei q algumas pessoas fazem, ou então usar biodiesel ou qq outro tipo de combustivel q todos sabemos q se usa nos carros hj em dia em alternativa ao gasoleo nem q sejam as promoções de oleo do lidl a 30centimos!
só a usar oleo do restaurante chinês da esquina em misturas de 30% a redução de custo era de quase 1/3, ou seja nos 150€ reduzias para quase 100€ grosso modo em caso de "emergencia" ou de contenção de custos.

cumps!

para o itisix: eu tenho a casa bem isolada e sendo bastante maior q a tua gasto tanto ou menos em gasoleo e acredita com o isolamento a economia é enorme, vale mais a pena isso do q gastar num sistema novo. eu meti passados 2 anos de ter a caldeira janelas duplas (caixilharia simples - a velha q já era de aluminio- do lado de dentro do estore e caixilharia nova de vidro duplo por fora do estore para tapar a caixa dele por onde entrava sempre mt frio, injectei poliuretano no chão do sotão para reduzir o efeito chaminé e meti portas de exterior "estanques" com corte térmico, é 1 diferença abismal!a caldeira trabalha mt menos durante o dia pq só mantém a temperatura e a casa é mt menos sensivel a temperaturas exteriores mt baixas.durante a noite (entre as 00 e as 7h) ainda n se ligou nenhuma vez este ano, tenho uma estação metereologica a controlar a temperatura exterior e interior da casa, e entre a meia noite e as 7 da manhã a temperatura nc chega a atingir os 17.5º ainda! ou seja nas 7h de noite a caldeira não se liga e a casa desce dos 21º à meia noite para os 18-17.8º ás 7 da manhã qd a caldeira se liga de novo para subir para os 20-21º a temperatura, ou seja na altura mais fria do dia perde meio grau por hora...ou nem isso, durante o dia ainda menos perde por hora pois a temperatura exterior é bem + alta, pois já tive temperaturas de 0.2 graus exteriores este ano ás 5h da manhã!


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

toze_feup: estou desde março à espera das janelas.
mas tenho de dar desconto, o tipo tá no hospital e teve quase a morrer...
em casa dos meus pais coloquei janelas por fora das existentes e notou-se muito.
aqui para já não vou para portas estanques pq esta zona é muito húmida e quero que a casa respire. as casas aqui não gostam de estar muito "fechadas". mas as janelas já fazem falta.
de qq forma, agora que quase nunca estamos em casa, optei por desligar a caldeia e ligar um radiador a óleo no quarto. não vale a pena aquecer a casa se cá não estamos. ligo só ao fim de semana quando não acendo o recuperador.
tem piada que pelas minhas contas, a minha caldeira gasta quase tanto a aquecer o quarto o escritório e 1 wc como a aquecer a casa toda. a minha caldeira tem 20kw.

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Caro amigo teorico

Mensagem por Afonso »

sabes que já foi tudo inventado?
teoria é a historia da tua vida
facto: o problema não é meu se quiseres continuar a pagar gasóleo.
facto : o termodinamico existe
facto : tem elementos mais que suficientes na pratica para constactar que estas a ser otário.
facto : estas a ser teorico e otario
facto : é para o lado que eu durmo melhor
facto : a energie precisa de clientes que comprem
facto : não precisa de ti nem da tua teoria
facto . a energie esta á 25 anos a fabricar e a desenvolver
facto : como eu já tinha escrito num post os portugueses são muito mais inteligentes que os alemães os franceses e os espanhois
facto : os espanhois estão á nossa frente
facto : os franceses estão á nossa frente
facto : os alemães estão á nossa frente
facto : a explicação está na teoria deste nosso amigo que continua a achar que a caldeira é a melhor situação.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

modere os seus comentários. não precisa de ser ofensivo nem arrogante.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: liga o aquecimento

Mensagem por itisix »

afonso Escreveu:liga o aquecimento a sério não o ligues quando chegas a casa, ligar uma hora isso não é aquecer uma casa, com gasoleo gastas muito mais 150 euros ligas uma hora e gastas 150 euros, muda é de caldeira que essa esta mal afinada
tinha neste momento não a caldeira a 16º durante o dia e a 19º ao fim da tarde/noite, 24h por dia, 7 dias por semana e andava nisso. a caldeira tá afinadinha. aliás, ainda só tem 2 anos e manutenção direitinha. no ano passado, em +/- 5 meses gastei +/- 700 euros a trabalhar como descrevi.
mais alguma duvida??

e para informação, é bem provável que o aquecimento gaste mais a ligar só umas horas por dia do que a estar ligado o dia todo. a temperatura baixa demais e depois é o caraças para recuperar. esperimena fazer 1 mês de cada maneira e depois diz. claro que tb depende das casas.

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Peço desculpa caro amigo

Mensagem por Afonso »

mas penso que este forum esta a ganhar comigo aqui?
até agora só via perguntas desinteressantes e respostas mais desinteressantes.
só estou a por mais um bocadinho de dinamismo nas conversas para o pessoal reagir.
discutir faz parte
assim é que as coisas vão para a frente
se toda a gente concordar começa a perder o interesse
e as minhas perguntas são pertinentes
concordas?


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

@itisix gasta assim e estavas com a casa mal isolada segundo disseste, se gastares mais algum em isolamento (q fica pra sempre na casa qualquer q seja o sistema de aquecimento q metas) vais ver q gastas mt menos.
concordo totalmente com o q disseste sobre a caldeira estar sempre ligada pois depois para recuperar a temperatura de 10-11º para os 19 a caldeira está 1 ou 2horas de gás colado e é como um carro, a diferença entre ir a velocidade constante ou ir de gás colado...
a razão pela qual ela gasta quase tanto estando ligada na casa toda ou só em algumas divisões é porque o calor esvai-se de umas divisões para as outras pois o isolamento de portas e paredes internas é mt diferente das do exterior e como tens menos isolamento para o exterior as correntes de ar são malandras!
quanto à humidade por exemplo no meu caso quando ligo o aquecimento noto que a casa seca bastante mesmo os móveis nota-se o "mingar" ao ponto de algumas fechaduras de moveis mais antigos terem dificuldade em fechar, por isso o proprio aquecimento seca a casa por dentro.

ps. quanto ás teorias, está mais do q provado q o facto de nós em portugal sermos "bons" a matemática mostra que mesmo apresentando contas próprias n as sabemos analisar e calcular poupanças/abatimentos no devido horizonte temporal nem q seja a grosso modo...como eu disse o meu caso é prático com conhecimento de causa. a teoria q deve passar neste caso não é sobre o melhor sistema mas sobre q qq sistema q meta, o isolamento e a montagem sobrepõem-se antes de mais ao sistema escolhido, pois qq q ele seja irá poupar sempre muito com a casa devidamente isolada.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

claro que concordo mas os fins nem sempre justificam os meios.


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

esse amigo afonso para quem diz que não ganha nada com os sistemas termodinâmicos, anda muito dinâmico neste fórum a fazer publicidade ao sistema e ao fabricante.
bem pode dizer que não ganha nada com o assunto, mas só um estúpido é que acredita nisso... ou só se for ele muito estúpido para fazer publicidade de borla. até disponibiliza o seu e-mail para fornecer cálculos e orçamentos a quem quiser... serei eu muito estúpido?

se as regras do fórum são para cumprir, estes assuntos com referência a marcas são para ser tratados nos classificados, ou não?

esse fabricante, de salutar o empenho, não é a única empresa portuguesa a necessitar de vender... todas necessitam. vamos começar a ofender, chamando totós e outros epítetos, quem defende os interesses das outras empresas ou que não defende, especificamente, os interesses do sistema "solar" termodinâmico?

e, diga-se a verdade... porque raio de motivo é que esse sistema se denomina "solar" se o próprio fabricante diz que ele é tão bom que nem necessita de sol: funciona até durante a noite! então "solar" porquê? funciona com água da chuva, funciona com vento, até funciona dentro de casa como eu o vi na fil... "solar" porquê? é o mesmo que vender lampreia, dizer que é peixe mas que é melhor que peixe...

não sou contra o sistema pois conheço-o em utilização pessoal. há melhores, há piores.
apenas estou a ver demasiada publicidade fora dos classificados... só isso!

cumps
joão carlos
João Nunes


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Mensagem por jcn.jnunes »

aliás, agora lembrei-me que tenho um sistema termodinâmico na minha casa! o ar condicionado! só não aquece a água... mas é termodinâmico!

a diferença é que não tem a palavra "solar" no meio: ar solar condicionado... se calhar vendia mais!... hum? que acham?

ah! e tenho o frigorífico e a arca congeladora... frigosolarífico! dava também um bom nome!

tá na moda usar a palavra "solar"... o ovd podia ser ovsd: óleo vegetal solar directo! afinal, este sim, necessita de sol para as plantinhas crescerem.

os sistemas termodinâmicos são bons mas nada como os nucleares! já viram os submarinos? aquilo tem uma autonomia do caraças sem necessitar de ir ao porto para abastecer. nuclear... isso sim!
oh em espanha, onde os engenheiros são mais inteligentes, têm centrais nucleares; uma pelo menos, em almería junto ao tejo.

como eu gostava de ter um frigorífico nuclear... frigonuclearífico. este, sim, um lindo nome!

boas festas
joão nunes
João Nunes

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

subscrevo.

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Eu não

Mensagem por Afonso »

não subscrevo


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

opa já q estamos nos neologismos do português e das nomenclaturas q tal o nome de sistema tangodinâmico por brincadeira?:d
e não é tango de danças é tango de tanga!:d

boas festas a todos!

ho! ho! ho! he! he! he!

cumps!

Avatar do Utilizador

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am
Localização: Rio Maior

Caro amigo

Mensagem por Afonso »

o post foi moderado por luciano kaefer por entender que em seu conteúdo, possui termos ofensivos à um de um nossos utilizadores, o que é vetado pelo regulamento.

fique atento às regras do forum:
1. um fórum é um espaço de debate e troca de opiniões. qualquer "post" que ultrapasse os limites da sã convivência social, seja por má-educação, afirmações insultuosas, ataques pessoais ou por mera vontade de incendiar um tópico será moderado. a decisão da moderação é final nesta matéria e sem espaço a discussão. no entanto, é possível pedir um esclarecimento aos moderadores via "private message".

prerrogativas da moderação:

8. a equipa de moderação reserva-se o direito de remover todo e qualquer tópico ou "post" considerado ofensivo.
a moderação reitera o pedido já efetuado, para que mantenha um linguajar adequado à convivência e ao debate, pois aqui trava-se o debate entre argumentos e não batalhas entre pessoas.

sds

luciano


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

segundo o simulador da energie, para a minha casa preciso de um energie 12.
gasta 2000w e debita 16000w.
a minha instalação de aquecimento tem +/- 13000 w de radiadores.
ora, contas muito por alto, e para aquecer a casa, precisaria de estar no máximo da capacidade.
a gastar 2000w por hora, dá mais de 5 euros, sensivelmente 150 euros por mês.

mas alguém me pode explicar como é que no inverno, num dia nublado e frio, aqueço a casa toda só com 2000w/h? tipo na semana passada que estavam temperaturas negativas e sol nem ve-lo? e claro, com as noites tão longas como estão ainda pior.

e se eu, com a minha caldeira a diesel gasto 150 euros por mês, para quê investir uma pipalhada de massa.
o diesel ainda tem de subir muito para compensar, ou os sistemas baixarem muito de preço.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

isso dá um cop (coeficient of performance) de 8. espectacular.
simplesmente, em dias muito frios é natural que o cop não seja tão favorável e portanto com um bocado de azar podem acontecer duas coisas em simultâneo: redução do conforto e aumento do consumo eléctrico. claro que as bombas de calor são óptimas mas não fazem milagres.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

orbis Escreveu:isso dá um cop (coeficient of performance) de 8. espectacular.
simplesmente, em dias muito frios é natural que o cop não seja tão favorável e portanto com um bocado de azar podem acontecer duas coisas em simultâneo: redução do conforto e aumento do consumo eléctrico. claro que as bombas de calor são óptimas mas não fazem milagres.
sim, mas como é possível anunciarem cop de 8? é que nem dizem em que condições. só diz que gasta 2000 e debita 16000.

eu não acredito, nem num cop de 4, quanto mais de 8.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

os de 4 existem: tenho-os em casa no ar condicionado. claro que a 0º deve ser aí de 3,5.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

sim, cop de 4 até que temperatura? os radiadores de aquecimento central precisam de cerca de 70ºc para trabalharem bem.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”