Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Ferra »

e que tal substituir a resistência por uma serpentina alimentada com a agua quente? uma electroválvula controlada pelo termostato da máquina permitia o aquecimento da água na cuba. deste modo só se modificava a resistencia por uma serpentina! todo o resto ficava igual!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por manuelcar »

desnecessária complicação.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Master »

sim eu sei.
o problema é que depois de regular a temperatura, a mesma é igual até ao fim da lavagem
para colocar agua fria em alguns programas teria que estar sempre perto da máquina e ir regulando conforme o programa, o que não dá muito jeito...
as minhas lavagens são feitas só á noite por causa da bi-horária.
Dos Fracos Não Reza a História...


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Ferra »

daí eu ter sugerido trocar a resistencia pela serpentina! quando houvesse corrente para a resistencia ela iria para a electroválvula e abria o circuito. quando deixasse de haver, fechava o circuito! tudo como na máquina em origem! sem problemas se as peças aguentam a temperatura ou não..
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por manuelcar »

eu estou de acordo com a electroválvula. a serpentina é que me parece ser a complicação.
Porreiro, pá!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Ferra »

manuelcar Escreveu:eu estou de acordo com a electroválvula. a serpentina é que me parece ser a complicação.
é só faze-la com a configuração da resistencia e inseri-la no mesmo sitio...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Eddie
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda mai 25, 2009 8:58 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Eddie »

master Escreveu:è entre a termostatica e o tubo que liga ao colector, portanto é no tubo que trás a agua quente.
eu coloquei as duas juntas (o regulador de temperatura e a valvula anti-retorno).
eu coloco fotos ainda hoje.
muito obrigado pelo esclarecimento master

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Master »

tamos cá para isso eddie...
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

gravedigger
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta mai 22, 2008 3:52 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por gravedigger »

no mercado já existem máquinas com entrada de água quente e fria em separado.
para funcionar de igual modo com uma máquina vulgar não é assim tão fácil, pois a máquina não reconhece logo no inicio da lavagem se é para aquecer ou não!
se a temperatura da água que vai entrar não exceder os 45º, acho que não vai haver problema de se fazerem as lavagens (quase todas) com essa temperatura, ficaria ligada sempre na água quente. o problema está quando for mesmo necessário lavar a frio!!!! aí seria necessário trocar a mangueira para a fria, o que não seria nada práctico...
não sei se me fiz entender!!!


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por manuelcar »

num programa sem pré-lavagem e a 40º (o mais comum com as roupas coloridas e semi-sintéticas que todos usamos hoje me dia) o problema é muito simples de resolver:
1º - uma válvula antes da misturadora permite a passagem da água quente;
2º - uma misturadora tempera a água para a temperatura de funcionamento (30º - 40º - 45º)
3º - apenas o 1º ciclo usa água quente que será admitida nos primeiros minutos da lavagem;
4º - seguidamente fecha-se a válvula para que nos próximos ciclos apenas seja usada água fria;
5º - a resistência ajusta e mantém a temperatura durante o 1º ciclo;
6º - nos restantes ciclos a admissão será de água fria pois fechámos a válvula.
7º - este sistema é flexível e permite outros programas poupando sempre no consumo de electricidade do aquecimento inicial.

podem também adquirir um módulo de controlo que existe no mercado (desconheço marcas e custos).
Porreiro, pá!


callinas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 20, 2009 9:58 am

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por callinas »

Ao fim deste tempo todo, efectivamente compensa ou não ligar a maquina de lavar loução não preparada para tal com água dos painéis?

Pois eu basicamente antes de ver este tópico o que ia fazer era, uma vez que na maquina da lavar LOUÇA uso sempre o programa de 65º ou 70º:

Imagem

ligar em "T" a agua quente e fria da casa à maquina de lavar louça.
colocar uma válvula termostatica na ligação da agua quente
colocar válvula anti-retorno na agua quente

Face a isto e uma vez que vejo que pessoas adoptaram esta solução, não houve avarias nem inconformidades?

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Master »

Até hoje está tudo ok na minha instalação e desde a 4 anos que uso agua quente nas maquinas.
Quase todos os dias uso uma máquina (loiça ou roupa) pois somos 5....
Ainda n tive avarias, nem na máquina, nem na termostatica.
A economia é principalmente na electricidade.
Dos Fracos Não Reza a História...


Paulojorg
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda set 12, 2011 5:50 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Paulojorg »

Boas,
sei que as maquinas de lavar loiça nao tem problema quando sao alimentadas com agua quente vindo de um solar termico, pois elas trabalham sempre com temperaturas elevadas pela desinfecção termica que fazem.
Quanto as maquinas de lavar roupa e como refere nem todas permitem, tem de se analisar as caracteristicas da maquina e ver se é possivel adaptar.
A empresa Dynamicsolar lda fez varias adptações desse genero em maquinas de lavar roupa, no entanto isso tem de ser visto caso a caso.
Quando elas sao alimentadas com agua quente de um solar termico, elas alimentam-se pela parte quente ou fria,...de acordo com o programa seleccionado ex: o utilizador selecciona um programa de 40º ,... ela vai buscar agua quente e vai misturando fria até atingir a temperatura desejada, quando o utilizador selecciona um programa a frio, ela só vai buscar agua fria,.... Pela marca e modelo da maquina pode-se analisar isso.

Código: Selecionar todos

moderado, art4, mauri
Espero ter sido util.


xpt0
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 16, 2012 7:25 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por xpt0 »

calli


axo q o teu esquema é muito prático e simples...


axas que posso fazer o mesmo na maquina de lavar roupa metendo a valvula a 40º, visto normalmente lavar a 40º ou a 60º


Nelson1
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo mar 30, 2014 7:30 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Nelson1 »

Pessoal
Sou novo por aqui e bastante engenhocas.
O que fiz foi bastante simples:
1 torneira termoestatica de chuveiro e ficou feito! Ligo a máquina regulo a temperatura na torneira e já está.
Agora estou a pensar exatamente que a máquina desperdiça a água quente a partir do primeiro ciclo de lavagem e aqui gostaria da vossa opinião.
1ª opção
Antes da torneira termoestica e no tubo de água quente coloco uma eletrovalvula ligada à resistencia da máquina (resistencia liga a valvula abre e deixa passar a água quente), mas, pensando bem julgo que a máquina só começa a aquecer a água depois desta mesmo já lá estar dentro, ora se a resistencia só abrir depois da máquina ter água lá dentro a eletrovalvula também só vai abrir depois e não deixou entrar água quente:(.
2ª opção
Antes da torneira termoestica e no tubo de água quente coloco uma eletrovalvula temporizada (10 minutos +-) ligada à alimentação eletrica da máquina, seja eu ligo a máquina e a valvula vai ficar aberta durante 10 minutos (tempo suficiente para a máquina encher) fechando de seguida, isto vai fazer com que os próximos ciclos lavem só com água fria até a máquina ser desligada.

Que dizem?

Nelson


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por accoelho »

Grandes ideias.
Se calhar tudo depende da máquina, se requer sempre água quente nos ciclos e como ela reage no possível atrazo ou falha da água.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por CrOhN »

A 2ª opção parece-me a que vais ter sucesso. É uma questão de cronometrares o máximo de tempo que a máquina leva a fazer a primeira admissão de água. Não sei é se com pré-lavagem, o ciclo de lavagem também usa água quente.


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por vgomes »

Hoje em dia é algo comum ver máquinas da roupa à venda que têm entrada de agua fira e e de agua quente (bi térmicas).
Para além disso uma máquina nova é quase de certeza A+ ou A++.

Para quem não tiver uma maquina muito recente pode acabar por compensar. O maior gasto energético de uma máquina costuma ser o aquecimento da água
Ela só usa agua quente nalguns programas (não usa em lãs, delicados etc) e só em algumas partes do ciclo, gastando menos agua quente do deposito.

As máquinas de lavar loiça normalmente têm no tubo de admissão a temp máxima que admitem.
Ainda não vi bi-termicas para loiça.
Atenção que as maquinas de lavar loiça de gama muito alta não admitem agua quente. Em vez de uma resistência na cuba costumam ter um aquecedor instantâneo logo na entrada de agua. isto evita que entre agua fria no enxaguamento e que estale copos de cristal; diminui o tempo de aquecimento da agua encurtando os programas.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por visitante1 »

A minha siemens já tem uns 5 anitos! já algum tempo lhe meto diretamente agua quente vinda dum termoacumulador.
tem funcionado bem...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”