Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mar 12, 2008 4:24 pm

Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por pumpdown »

já começa a ser possivel, algumas marcas de maquinas já começam a colocar uma entrada de agua quente nas maquinas de lavar louça, mas infelizmente ainda são poucas, a menos que comprem maquinas semi industriais, essas sim tem todas entrada de agua quente.
as maquinas de lavar louça, apesar dos fabricantes dizerem não ser possivel, tem talvez alguma verdade pois vai alterar o tempo de lavagem obrigatoriamente e as maquinas são testadas para uma quantidade standard de detergente, mesmo assim eu ligaria o abastecimento de agua quente a uma maquina de lavar louça, a maquina obrigatoriamente tem que fazer a esterlização da louça, se entrar agua a 55ºc não tem problema.


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por NunoNeiva75 »

pumpdown Escreveu:já começa a ser possivel, algumas marcas de maquinas já começam a colocar uma entrada de agua quente nas maquinas de lavar louça, mas infelizmente ainda são poucas, a menos que comprem maquinas semi industriais, essas sim tem todas entrada de agua quente.
as maquinas de lavar louça, apesar dos fabricantes dizerem não ser possivel, tem talvez alguma verdade pois vai alterar o tempo de lavagem obrigatoriamente e as maquinas são testadas para uma quantidade standard de detergente, mesmo assim eu ligaria o abastecimento de agua quente a uma maquina de lavar louça, a maquina obrigatoriamente tem que fazer a esterlização da louça, se entrar agua a 55ºc não tem problema.
mas o tópico é sobre máquinas de lavar roupa, louça ou ambas?
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Master »

eu estou a finalizar uma encomenda de 1 painél solar e uma das minhas necessidades é realmente essa, a de aproveitar a aqua quente solar para lavar a roupa e a loiça (maquinas), pois poupo na electricidade, disseram-me que só é possível se tiver uma torneira misturadora que não deixe passar agua acima dos 55º.
por ser leigo na matéria eu vou pedir que coloquem uma na instalação, mas acho estranho, visto as máquinas terem programas que lavam a 90º.
no inverno a aqua quente solar não chegará, pelo que o painél irá usar a resistencia para aquecer a agua do seu interior, mas se entrasse fria a máquina tb o fazia, por isso penso que ficarei igual em cerca de 3 a 4 meses no ano e economizarei nos restantes meses.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por orbis »

as máquinas de roupa podem ir aos 90º mas as de louça ficam pelos 55º.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por jeanuc »

o problema das máquinas de lavar roupa e loiça é que as válvulas são feitas em plástico, pelo que se tiverem a ser utilizadas a uma temperatura elevada (>60ºc) e com alguma pressão a sua estrutura não resiste e cedem.
ceder pode ser uma racha que verte água, como a impossibilidade de suportar a ligação dos tubos de abastecimento e estes soltarem-se e verterem água por todo o lado.
as máquinas de lavar roupa chegam efectivamente aos 90ºc mas é na cuba, que usualmente é metálica ou fibra, e não têm que suportar uma pressão muito elevada (o tambor é suspenso, pelo que a pressão é essencialmente o peso da água).
em relação às máquinas de lavar loiça a temperatura máxima de admissão é de 60ºc, o máximo permitido por lei nas instalações sanitárias. e muitos construtores referem nos manuais a possibilidade de ligar a máquina directamente à aqs.
nas máquinas de lavar roupa a situação é um pouco mais complexa.
primeiro a temperatura de utilização tem um intervalo mais largo que as de loiça. isto porque podemos utilizar água fria até 90ºc. utilizar água a uma temperatura fixa (45ºc, temperatura de conforto para aqs), impossibilita a lavagem de roupa delicada e alguma roupa de cor. assim é obrigatório instalar uma torneira misturadora junto à máquina para poder controlar individualmente a temperatura.
além de controlar a temperatura de admissão têm que manter a resistência da máquina ligada porque a primeira água de lavagem ainda permanece algum tempo na máquina arrefecendo. mas o consumo é pequeno.
outro problema é o enxaguamento. deve ser feito com água fria ou quente? no inverno dá jeito porque a roupa seca mais depressa, mas a água quente também é escassa nessa altura. no verão será indiferente para quem não utiliza máquina de secar. então como conseguir fazer o enxaguamento com água fria?
podem comprar um kit específico que permite o controlo da temperatura e do tempo de circulação de água quente. algo caro, mas bonito e eficaz.
solução caseira. comprem duas electroválvulas, um temporizador, tubos de ligação, dois t de 16mm, braçadeiras e um rele.
parte hidraulica
realizem as ligações à torneira misturadora, e coloquem um t antes da ligação de água fria.
liguem uma electroválvula à saída de torneira misturadora, e a outra à saída da derivação do t da água fria. as saidas das electrovalvulas são ligadas ao t (pode ser um y), e a outra saída do t ligada à máquina de lavar.
parte electrica.
o rele (por exemplo um finder de 10a de duplo contacto), para quem não conhece tem oito contactos, dispostos em duas filas paralelas iguais. os dois contactos mais afastados são a excitação da bobine do relé, e os seis mais afastados para a parte de alta tensão/alimentação. neste grupo de seis contactos os pinos do meio são para fonte de alimentação (tomada), os pinos mais externos para a electroválvula da água da torneira misturadora, e os pinos mais internos para a água fria.
o temporizador vai dar excitação do rele abrindo e fechando as electroválvulas.
funcionamento.
o temporizador é ligado quando a máquina começa a lavar, enviando um sinal para o rele. este fecha a electrovalvula da água fria, abrindo a da água da torneira misturadora. o temporizador é programado até ao ao enxaguamento, desligando o rele. este então fecha a electrovalvula da água da torneira misturadora e abre a da torneira de água fria.
o temporizador pode ser daqueles baratos, electromecanicos.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Master »

uaaauuuu
com esta explicação não fica mais nada a dizer.
obrigado por partilhares os teus conhecimentos.
eu pelo menos vou ter atenção na altura de fazer a ligação.
Dos Fracos Não Reza a História...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por manuelcar »

muito bem! só faltam aqui os esquemas e as fotos como fazemos na secção do ovd
eu faço a admissão a 40º na máquina da roupa já que nunca a lavo a mais de 30º. o controle do tempo é um problema que ainda não resolvi, mas já que apenas a 1ª lavagem é feita a quente no programa que utilizo, geralmente espero dois minutos para fechar a admissão de agua quente. tb já pensei usar uma ev controlada pelo relé da resistência.
Porreiro, pá!


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por jeanuc »

eis um esquema de ligações hidráulicas
Imagem

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Luciano Kaefer »

tem algo errado com a foto. ela não abre.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por jeanuc »

eis uma nova imagem
Imagem


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por manuelcar »

a legenda parece ser uma cópia do meu contrato de seguro, não consigo ler bem!
Porreiro, pá!


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por jeanuc »

peço desculpa pela trapalhada, mas na primeira vez surgem por vezes problemas...
eis um novo link
Imagem
as minhas desculpas...


Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Jotoli »

boas, obrigado pela partilha.

uma outra hipótese, seria, em vez de 2 ev's, 1 válvula de 3 vias motorizada na junção da água fria com a água misturada, quando ligada admitiria, por exemplo, água fria, e quando desligada, admitiria água misturada. é só mais uma sugestão.

cya.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por jeanuc »

a válvula motorizada de três vias é uma boa solução mas tendo em conta o preço, a mais barata que conheço custa cerca de 45€, é muito vantajoso utilizar válvulas de máquinas de lavar roupa pois são muito baratas, cerca de 4€.
tendo em conta o caudal, e sobretudo a amortização da instalação a utilização de electrovalvulas de máquinas de lavar deverá ser a solução mais barata.
como também são pequenas, pode-se acomodar tudo dentro de uma caixa.


Eddie
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda mai 25, 2009 8:58 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Eddie »

boas
estou a pensar em alimentar a maquina de lavar roupa e louça com agua quente, directo do acumulador. a maq de lavar loiça n é problema pq tem programas de 65 graus mas na da roupa n lavo acima de 30º a minha ideia é porque não usar uma válvula misturador termostática http://www.lusosol.com/caleffi.htm (n é publicidade é apenas um exemplo) e regular a entrada de agua na maquina para 30 graus, assim penso q n teria problemas e seria mt mais simples do que usar eletrovalvulas.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Master »

eu uso agua quente para as maquinas da roupa e loiça desde o ano passado.
è uma maravilha.
a roupa e loiça saiem a fumegar quando acaba o programa de lavagem.
no inverno é chato, pois as maquinas gastam a agua quente toda e de manhã não há....
tens que colocar uma valvula anti-retorno, para a agua da rede não ir para o painel.
Dos Fracos Não Reza a História...


Eddie
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda mai 25, 2009 8:58 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Eddie »

a válvula anti-retorno é colocada na ligaçao ao acumulador de aqs certo? para evitar q entre agua fria da rede no acumulador.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Master »

è entre a termostatica e o tubo que liga ao colector, portanto é no tubo que trás a agua quente.
eu coloquei as duas juntas (o regulador de temperatura e a valvula anti-retorno).
eu coloco fotos ainda hoje.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por Master »

fotos
Anexos
DSC07187.JPG
DSC07187.JPG (141.01 KiB) Visto 18870 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Abastecer maquina de lavar roupa com agua quente

Mensagem por manuelcar »

tens que colocar uma valvula anti-retorno, para a agua da rede não ir para o painel.
muito importante. ou esta válvula irá fazer admissão de água fria para a canalização da água quente.
a roupa e loiça saiem a fumegar quando acaba o programa de lavagem.
no inverno é chato, pois as maquinas gastam a agua quente toda e de manhã não há....
atenção que a máquina de lavar roupa não necessita de água quente em todos os ciclos, geralmente apenas na pré-lavagem e na lavagem. os enxaguamentos podem ser com água fria.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”